Espacios. Vol. 24 (2) 2003

Política e gestão da inovação tecnológica: Estudo comparativo da evolução da disciplina no Brasil e na Ibero-América

Política y gestión de la innovación tecnológica: Estudio comparativo de la evolución de la disciplina en Brasil y en Iberoamérica

Policy and management in technological innovation: comparative study of the discipline in Brazil and Iberoamerica

Roberto Sbragia*, Ivete Rodrigues**, Maria Selma Baião*** y Tarcízio Rego Quirino****


Contenido


RESUMO
O objetivo deste estudo é acompanhar a evolução da disciplina "política e gestão da inovação tecnológica" no contexto de consolidação da cooperação entre a América Latina e a Península Ibérica sobre o tema, comparando os resultados alcançados no marco dos “Simpósios Nacionais de Gestão da Inovação Tecnológica (SIGITECs)”, realizados no Brasil pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da  Universidade de São Paulo (PGT/USP) até 2002, e dos “Seminários Latino-iberoamericanos de Gestión Tecnológica (ALTECs)”, realizados pela Associação Latino-Iberoamericana de Gestão Tecnológica (ALTEC) até 2001 em diferentes países. Tais eventos têm acontecido bienalmente nos últimos anos, em regime de alternância, sendo os primeiros nos anos pares e os segundos nos anos ímpares.
As contribuições a ambos têm sido usadas como fonte de evidências para acompanhar os rumos da disciplina no Brasil e distinguir suas fases de mudanças, assim como analisar o perfil da evolução da mesma no contexto da cooperação entre os países ibero-americanos.
Como instrumentos de análise foram utilizados os documentos existentes sobre os referidos eventos, como anais, chamadas de trabalhos e programas. Foram examinados aspectos da evolução do acervo de conhecimentos produzidos, os autores que os produziram, os países e organizações que estes representam e as áreas de conhecimento cobertas. São identificadas semelhanças e diferenças entre períodos e áreas geográficas. As informações estão categorizadas e tratadas gráfica e estatisticamente para distinguir perfis, descrever mudanças e identificar tendências. Espera-se que os resultados sirvam como base para diagnose de rumos, prospecção de caminhos, identificação de lacunas e proposição de direções desejáveis.
RESUMEN
El objetivo de este artículo es acompañar la evolución de la disciplina “Política y gestión de la innovación tecnológica” en el contexto de la consolidación de la cooperación entre América Latina y la península ibérica, comparando los resultados alcanzados en el marco de los “Simposios nacionales de gestión de la innovación tecnológica (SIGITECs)”, realizados en Brasil por el Núcleo de Política y Gestión Tecnológica de la Universidad de Sao Paulo, hasta el año 2002, y los “Seminarios Latino-Iberoamericanos de Gestión Tecnológica (ALTEC)” realizados hasta el año 2001, en diferentes países. Tales eventos se han celebrado bienalmente en los últimos años, en régimen de alternancia, siendo los primeros realizados en los años pares y los segundos en los años impares.
Las contribuciones de ambos han sido utilizadas con evidencias para acompañar los rombos de esta disciplina en Brasil y distinguir sus cambios, así como analizar el perfil de evolución de la misma en el contexto de la cooperación entre los países ibero-americanos.
Como instrumentos de análisis fueron utilizados los documentos existentes sobre los referidos eventos, tales como anales, llamadas de trabajos y programas. Fueron examinados aspectos de la evolución del acervo de conocimientos producidos, sus autores, los países y organizaciones representados y las áreas de conocimientos cubiertas. Son identificadas semejanzas entre períodos y áreas geográficas. Las informaciones están tratadas gráfica y estadísticamente para distinguir perfiles, cambios, e identificar tendencias.
Se espera que los resultados sirvan de base para el diagnóstico de rumbos, prospección de
caminos, identificación de lagunas y propuestas de de dirección deseables.

ABSTRACT
This article’s objective is to accompany the evolution of the discipline “Policy and management in technological innovation” in the context of consolidation in cooperation between Latin America and Iberian peninsula, comparing the results reached in the frame of the “National Symposiums in Technological Innovation Management (SIGITECs)” held in Brazil by the Technological Innovation Management Nucleus from Sao Paulo University until year 2002, and the “Latin - Iberoamerican Technological Management Seminaries (ALTEC)” held in year 2001 in different countries. Such events have been held biennially in the last years, in alternation regimen, being celebrated the first ones in pair years and the second ones in odd years. Contributions from both events have been used as evidences to accompany the rhombus of this discipline in Brazil and distinguishing its changes, and analyzing its evolution profile in the context of cooperation among iberoamerican countries. Documents related to the referred events were used as analysis instruments, such as annals, phone calls and programs. Aspects of produced knowledge common property were examined, its authors, countries and organizations represented and knowledge areas covered. Similarities among periods and geographical areas are identified. Information is treated graphical and statistically to distinguish profiles, changes and identifying tendencies. It is hoped that results are useful in the base for directions diagnosis, roads prospecting, lakes identification and desirable direction proposals.

1. Introdução

Dois eventos tradicionais marcam a cena da política e gestão tecnológica no ambiente ibero-americano. Por um lado, o Brasil tem sido sede, desde 1977, dos Simpósios de Gestão da Inovação Tecnológica (SIGITECs) organizados pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo e, por outro, a ALTEC – Associação Latino-Iberoamericana de Gestão Tecnológica tem realizado, desde 1985, em alternância ao evento brasileiro, os Seminários Latino-Iberoamericanos de Gestão Tecnológica (ALTECs).

Três artigos detiveram-se na análise destes eventos, pois tem sido observado que as contribuições de autores, tanto ao SIGITEC quanto ao ALTEC são uma fonte de evidências para acompanhar os rumos da disciplina no Brasil e na América Latina, distinguir suas fases de mudanças e traçar o perfil da evolução da mesma. O primeiro artigo, escrito por Quirino & Baião (1987) fez uma abordagem dos dez anos de desenvolvimento da Administração de Ciência e Tecnologia no Brasil. A trajetória da disciplina foi acompanhada a partir da análise dos artigos publicados no SIGITEC no período de 1977 a 1986. Em artigo publicado em 2000, Quirino e outros analisaram um segundo período do SIGITEC (1987-2000), onde retomaram o tema e compararam os dados com os resultados encontrados no estudo anterior (Quirino et alii, 2000). Inspirados na experiência positiva da pesquisa bibliométrica, em 2001 os autores estudaram as contribuições aos Seminários ALTEC desde 1985 até 1999 para traçar o perfil daevolução das mesmas, no contexto da cooperação entre os países ibero-americanos (Quirino et alii, 2001).

No que diz respeito à evolução do tema no Brasil, os estudos com base nas contribuições para o SIGITEC apontaram para uma contínua expansão da disciplina de Política e Gestão da Inovação Tecnológica no país, revelada pelo número crescente de autores, de organizações envolvidas e a média também crescente de trabalhos por evento. Em relação ao contexto latino-americano, o quadro desenhado pelas análises do Seminário ALTEC foi bastante similar no que diz respeito a esta evolução, notadamente a partir de 1997, quando se expandiu consideravelmente o interesse pela área e a mobilização dos pesquisadores dos diferentes países do continente.

O presente trabalho se propõe a atualizar tais análises, por meio da comparação dos resultados encontrados nos dois últimos estudos (Quirino et alii, 2000 e Quirino et alii, 2001), procurando extrapolar algumas tendências para o campo da disciplina "política e gestão da inovação tecnológica" na Ibero-América, fundamentadas na análise de dois dos mais tradicionais eventos da região: o SIGITEC e o ALTEC. O objetivo do estudo, assim, é acompanhar a evolução da disciplina "política e gestão da inovação tecnológica" no contexto de consolidação da cooperação entre a América Latina e a Península Ibérica sobre o tema, comparando os resultados alcançados no marco dos “Simpósios Nacionais de Gestão da Inovação Tecnológica (SIGITEC´s)”, realizados no Brasil pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT/USP) até 2002, e dos “Seminarios Latino-iberoamericanos de Gestión Tecnológica (ALTECs)”, realizados pela ALTEC até 2001 em diferentes países do continente. Tais eventos têm sido realizados bienalmente nos últimos anos, em regime de alternância, sendo os primeiros nos anos pares e os segundos nos anos ímpares.

2. Metodologia

Assim como nos trabalhos anteriores cujos resultados ora são objeto de comparação, foi seguida a sugestão de Wormell (1998) de que é preciso aprender a explorar bases de dados não somente para ter acesso a documentos ou a fatos, mas também para traçar as tendências e o desenvolvimento da sociedade, das disciplinas científicas e das áreas de produção e consumo. Os autores também procuraram seguir a orientação de Sebastián (1998), que defende a utilização da bibliometria enquanto instrumento de análise da cooperação entre pesquisadores, uma vez que esta abordagem parte da hipótese de que as copublicações são produtos tangíveis de atividades de natureza cooperativa.

Portanto, este trabalho utilizou-se da abordagem bibliométrica, tomando como instrumentos de análise os documentos existentes sobre os eventos SIGITEC (período de 1997 a 2000) e ALTEC (período de 1985 a 2001), tais como anais, chamadas de trabalhos e programas, além dos resultados alcançados pelos dois trabalhos já citados no capítulo introdutório. Os dois eventos foram comparados em aspectos como evolução global do acervo de conhecimentos produzidos, os autores que os produziram, as organizações que estes representam e as áreas de conhecimento cobertas. Foram identificadas semelhanças e diferenças entre os dois eventos. As informações foram categorizadas e tratadas gráfica e estatisticamente para distinguir perfis, descrever mudanças e identificar tendências.1

3. Análise dos indicadores de 1985 a 2002

A ênfase da presente análise recai no período em que há dados disponíveis sobre os dois eventos, ou seja, a partir de 1985. Os números de eventos brasileiros e latino-iberoamericanos são diferentes no período, mas a análise das proporções e a apresentacao gráfica permitem representar fielmente as comparações e tendências. Os gráficos e a análise comparada dizem respeito ao período focal mas, quando possível, foram feitas comparações mais abrangentes que incluem o período inteiro dos dois eventos e estão nitidamente referidas no texto.

3.1 Número de trabalhos

O primeiro elemento para uma análise comparativa entre os resultados obtidos nos dois eventos (ALTEC e SIGITEC) é o número de trabalhos apresentados (gráfico 1). No total, foram 2.174 trabalhos nos 20 eventos em análise com uma média, portanto, de 108,7 trabalhos por evento. É possível inferir que, ao se comparar essa média com cada um dos eventos separadamente, não se verifica uma diferença significativa, já que se observou uma média de 104,46 trabalhos no SIGITEC e de 113,66 trabalhos para o evento ALTEC.

Cabe ressaltar que no período em estudo foram realizados 9 eventos da ALTEC e 11 do SIGITEC, ou seja, uma diferença percentual de 18,81% quanto ao número de eventos a favor do SIGITEC. Porém, esta mesma diferença cai para 11,12%, ou o equivalente a 128 trabalhos, quando se compara o número de trabalhos apresentados, denotando a maior produtividade do evento ALTEC.

Analisando o mesmo gráfico do ponto de vista da variação anual das contribuições, nota-se a expressividade do período 1996-1997, que se caracteriza como marco de evolução no número de trabalhos apresentados, partindo de um patamar de 76 para 193 trabalhos no caso da ALTEC e de 70 para 108 no SIGITEC. Os demais anos mantêm esta curva ascendente e trazem um elemento novo: a predominância da ALTEC sobre o SIGITEC no que diz respeito ao número de artigos. A partir do ano de 2001 os dois eventos voltam à equivalência em termos de produtividade, devido a uma queda brusca no número de trabalhos do ALTEC. Não se pode afirmar se esta queda foi atípica ou se significa uma tendência. Porém, números obtidos junto à organização do evento de 2003, a ser realizado no México, indicam, preliminarmente, que a produção do ALTEC deve retomar o patamar anterior a 2001.

A maior produção do evento ALTEC a partir de 1996-1997 parece retratar uma tendência de valorização, por parte dos cientistas, da integração e cooperação entre os países da região ibero-americana.  A expansão crescente no número de trabalhos dos dois eventos revela, no entanto, que independentemente do fato de o evento ser nacional ou internacional, a disciplina vem ganhando força, mesmo com os requisitos demandantes de área tipicamente interdisciplinar e de elevado grau de especialização.

[Volver al inicio] [siguiente]


Vol. 24 (2) 2003
[Editorial] [Índice]