Espacios. Vol. 33 (6) 2012. Pág. 12


TV Digital Interativa e Organizações de Aprendizagem

Interactive Digital TV and Learning Organizations

Marcelo Macedo 1 , Fernando Ostuni Gauthier 2 y Louise Botelho 3

Recibido: 20/11/2011 - Aprobado:01/02/2012


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.
Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.
Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
O presente trabalho, através de um estudo de caso em uma indústria do setor de bebidas, propõe um modelo para formulação de estratégias competitivas voltadas a compradores poderosos das indústrias do setor, que possibilite aos gestores, a busca de um crescimento empresarial sustentado e a melhoria da sua posição competitiva, através: da análise da posição estrutural e do ambiente setorial dos compradores, da identificação das estratégias atuais, tendências e oportunidades, da escolha do posicionamento competitivo, da identificação dos processos internos e competências organizacionais assim como o estabelecimento de um plano de negócios com atividades e estratégias de marketing. Ao final do trabalho, concluiu-se que: compradores e fornecedores devem ter o entendimento, que fazem parte de uma cadeia de suprimentos de produtos ou serviços voltados ao consumidor e que o negócio se torna rentável quando o valor que a empresa cria é superior ao custo do desempenho das atividades de valor. Também ficou evidenciada a importância de analisar a posição estrutural e setorial, quando da escolha da estratégia competitiva; assim como, elaborar um plano de negócio, para identificar todos os processos internos relevantes, e as competências organizacionais que gerem valor para o cliente. Constatou-se também que uma organização só é eficaz quando há compreensão da relação entre sua estratégia, suas práticas e suas competências.
Palavras-Chaves: Gestão Estratégica; Planejamento Estratégico; Estratégias Competitivas

 

ABSTRACT:
This paper presents, through a case study, in an industry of soft drinks section, proposes a model for formulation of competitive strategies addressed to powerful buyers of the industries of section, that makes possible to the managers, the search for a sustained business growth, to improve the competitive position and to reduce the vulnerability to their exercise of the power, through the analysis of the structural position and atmosphere of a branch of activity buyers, with the identification of the current strategies, tendencies and opportunities, competitive positioning choice, internal processes identification, organizational competences and establishment of a plan of businesses with activities and marketing strategies. At the end of the work, we concluded: buyers and suppliers should feel counts they make part of a chain of supplies of products or services directed to the consumer; the business is profitable when the value that the company creates is superior at the cost of the acting of the activities of value. It was also evidenced the importance of analyzing the structural and sectorial position; when elaborating a business plan, identifying all of the relevant internal processes, and the organizational competences that generate values for the customer. It was also found that an organization is only effective when there is understanding of the relationship among strategy, their practices and their competences.
Key-Words: Strategic Management; Strategic Planning; Competitive Strategies


1. Introdução

O uso das tecnologias digitais possibilita a criação e transmissão do conhecimento numa escala jamais observada em qualquer outra época, tornando esse processo mais rápido e barato (SACRINI, 2005), por meio da utilização de novas aplicações e serviços que oferecem suporte às Organizações de Aprendizagem.  Nesse sentido, o trabalho tem como propósito propor um modelo para analisar a adequação ao uso de aplicações e serviços da TV Digital Interativa às Organizações de Aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, apresenta-se uma análise realizada à partir da validação de um modelo que, dentro do campo das Organizações de Aprendizagem, define quão adequadas as aplicações e serviços da TVDI podem ser para que se desenvolva o processo de aprendizagem nestas organizações.

Para a consecução de seus objetivos, o artigo está dividido em oito capítulos além da introdução. No segundo capítulo é apresentado o procedimento metodológico do trabalho. No terceiro, é realizada uma análise descritiva sobre a teoria das organizações de Aprendizagem de Peter Senge, focando mais especificamente, as suas Cinco Disciplinas. No quarto capítulo são elencadas algumas aplicações e serviços inerentes à TVDI e seus conceitos. No quinto capítulo apresenta-se a definição formal do modelo de análise proposto, com a definição dos conceitos de suporte, contexto e confiança. No sexto capítulo mostra-se a aplicação do modelo e validação da sua adequação à fundamentação teórica; e no capítulo seguinte é feita a validação do modelo, No oitavo capítulo são realizadas as análises dos resultados dos processos de validação do modelo e, por último, são apresentadas as considerações finais.

2. Procedimento Metodológico

O procedimento metodológico empregado para a consecução dos objetivos deste trabalho pode ser dividido em quatro etapas principais. Inicialmente, apresenta-se a fundamentação teórica sobre Organizações de Aprendizagem, focando especificamente as Cinco Disciplinas de Peter Senge; e sobre TVDI. Logo após, é elaborado um modelo para analisar a adequação ao uso de recursos da TVDI às Organizações de Aprendizagem baseado nas Cinco Disciplinas de Peter Senge. Em seguida, faz-se a aplicação do modelo proposto à partir do referencial bibliográfico levantado utilizando a metodologia de análise prospectiva tecnológica; a avaliação do modelo e sua aplicação, realizada das seguintes formas: entrevistas com especialistas em TVDI; entrevistas com especialistas AO; correlação do modelo e sua aplicação com os fundamentos teóricos de Organizações de Aprendizagem e TVDI.

3. Organizações de aprendizagem

Segundo Senge (1990) o diferencial para o desenvolvimento organizacional pode estar no processo de aprendizagem, através das Learning Organizations (organizações que aprendem). Estas destacam-se por serem organizações aprendizes, com capacidade de reagir rapidamente às mudanças, resolvendo eficazmente os problemas e aproveitando as oportunidades. À partir deste conceito, são propostas pelo autor as Cinco Disciplinas da aprendizagem nas organizações. Essas disciplinas são fundamentais para que as organizações possam estar direcionadas ao aprendizado individual e grupal Nesta seção, são apresentados os conceitos de cada uma dessas disciplinas com o objetivo de relacioná-las às aplicações e serviços de TVDI e, construir assim, o modelo proposto.

O domínio pessoal é a disciplina voltada ao aprendizado e à expansão das capacidades pessoais. Por meio do autoconhecimento e da criação de um ambiente organizacional favorável as pessoas aprendem a esclarecer seus próprios objetivos, a concentrar esforços, alcançar resultados e a ver a realidade de forma objetiva. Modelos mentaissão idéias profundamente enraizadas que exercem uma grande influência na maneira como as pessoas vêem o mundo e tomam suas decisões. A visão compartilhada visa estimular o comprometimento da equipe, em detrimento da aceitação, em relação ao futuro que se pretende criar, e elaborar as diretrizes que permitirão que este futuro se torne realidade e atenda as aspirações coletivas. Assim, a visão compartilhada fundamenta-se na busca de imagens ou da visão do futuro. O aprendizado em grupo tem o objetivo de converter aptidões coletivas relacionadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver capacidades maiores do que a soma das competências individuais. O raciocínio sistêmico tem a função de integrar as demais disciplinas, impedindo que cada uma seja analisada de forma isolada. Considerada como a pedra fundamental de uma Learnig Organization, esta disciplina age como um elo entre teoria e prática.

Diante dos conceitos apresentados, constata-se que no âmbito das organizações, treinamento de indivíduos em novas habilidades, e bases de conhecimento não constituem aprendizado, a menos que o aprendizado destas pessoas seja convertido em competências coletivas e traduzido em práticas organizacionais amplamente difundidas. Nesse processo, os recursos da TVDI podem ser de grande valia para a tradução do aprendizado dos indivíduos em práticas organizacionais. À partir da escolha da abordagem de Peter Senge e suas Cinco Disciplinas para serem utilizados na elaboração e aplicação do modelo, parte-se, na seção seguinte, para a caracterização das soluções que a TVDI pode proporcionar ao processo de aprendizagem nas organizações em termos de aplicações e serviços.

4. Serviços e aplicações de TV Digital Interativa

   Mesmo com os avanços tecnológicos da TVDI as questões relacionadas à interatividade permanecem uma incógnita, afinal, ninguém ainda delineou exatamente o seu alcance (BECKER et al., 2006). Dessa forma muitas das ferramentas de interatividade que são previstas hoje podem nem entrar em operação, assim como muitas nem imaginadas podem surgir (BECKER e MORAES, 2003). Em virtude da carência de estudos mais aprofundados sobre o assunto, para a concepção dos objetivos deste trabalho será utilizada a taxonomia de aplicações e serviços de Macedo (2008). Esta taxonomia é abordada pelo autor em sua tese de doutorado e apresenta-se como parte do construto utilizado em uma análise realizada à partir da validação de um modelo que, dentro do campo da Gestão do Conhecimento Organizacional, define quão adequadas as aplicações e serviços da TVDI podem ser.

4.1Serviços de TVDI

O Modelo de Referência do CPQD (2006) define serviços como o conjunto de meios, recursos (entre eles, os sistemas tecnológicos) funcionalidades e procedimentos que habilitam o provimento de aplicações. Para Gauthier et al. (2008b) um serviço de TVDI é uma aplicação simples sem área. Dentre os serviços de TV Digital Interativa os autores citam: data casting, canal interativo, Internet on television, enhanced television, video-on-demand, near-video-on-demand, personal video recorders, repositórios de programas, quizzes, e repositórios de documentos. No quadro 1 é apresentado um quadro resumo que faz parte da taxionomia de serviços descrita por Macedo (2008).

Quadro 1 - Serviços de TVDI

Serviços de TVDI

Descrição

Autor

 

Quizzes , votação

 

Aplicativo que possibilita aos espectadores expressar sua opinião, estimulando a capacidade de produzir e analisar sua visão de mundo e, até mesmo, promover uma intervenção social crítica.

Waisman (2002)

Enhanced Television

É a característica da TVDI que possibilita a interatividade imediata entre o usuário e o programa que ele assiste. Por meio desse dispositivo oferecido pela TVDI, o telespectador poderá, por exemplo, responder a enquetes instantâneas.

Gawlinski (2003)

Repositórios de documentos

Permite o suporte à lição de casa, trabalho por projetos, testes, revisões, etc.

Waisman (2002)

Internet on Television

A Internet on Television se refere a possibilidade de acesso a Internet e todas as suas funcionalidades, como acesso a emails, compras on line e serviços de comunicação instantânea; utilizando como interface a TVDI.

Gawlinski (2003)

Video-on-demand

O Video-on-demand é uma característica que possibilita ao usuário acessar conteúdos disponíveis em um repositório, de acordo com as suas necessidades. Esse repositório poderá ser a própria emissora ou ainda provedores exclusivos para esse fim.

Gawlinski (2003)

Near video-on-demand

O near-video-on-demand é uma tecnologia que permite a transmissão de um programa específico em certos horários, em intervalos freqüentes, para um grupo de assinantes determinado.

Maclin (2001)

Personal Video Recorders

Personal Video Recorders é o instrumento que possibilita ao telespectador pausar e reiniciar um programa, mesmo quando é exibido ao vivo. Permite também que se grave um programa enquanto se assiste a um outro, para que se possa assisti-lo quando for mais oportuno.

Gawlinski (2003)

Repositórios de programas

Na perspectiva dos repositórios de programas, tem-se as próprias emissoras e provedores como atores principais da promoção desses novos usos para os conteúdos televisivos, a partir dos recursos próprios da TVDI.

Gawlinski (2003)

Canal Interativo

O canal interativo é um canal onde não existem programas de TV, apenas a oferta de produtos e serviços interativos. O telespectador navega por menus e textos usando o controle remoto.

Maclin (2001)

Datacasting

Datacastingpode ser entendido como a transmissão de fluxos de dados que serão armazenados e processados no set top box. Os dados recebidos podem estar associados a programas, de forma a permitir um nível de interatividade local, como o acesso à guia de programação (EPG – Electronic Programming Guide) ou podem simplesmente estar associados a serviços informativos.

 

Oliveira e Albuquerque (2006)

Fonte: Macedo, 2008

4.2 Aplicações de TVDI

De acordo com Gauthier et al. (2008a) uma aplicação de TVDI consiste na integração de múltiplas competências de software, infra-estrutura tecnológica e desenvolvimento de conteúdos onde o objetivo a ser alcançado é determinado pela área de aplicação. Dentre as aplicações de TVDI os autores citam: t-commerce, t-government, t-learning, t-banking, videoconferência, vídeos cooperativos e colaborativos, vídeo-institucional, eletronic program guides, walled gardens, console de jogos, e TV individualizada. No quadro 2 é apresentado um resumo que faz parte da taxonomia de aplicações descrita por Macedo (2008).

Quadro 2 – Aplicações de TVDI

Aplicações de TVDI

Descrição

Autor

Vídeo conferência interativa

 

A videoconferência é um sistema interativo de comunicação em áudio e vídeo, que permite que a interatividade aconteça em tempo real, ampliando o conceito de tempo e espaço da sala de aula, estendendo-se o evento presencial para grandes distâncias.

Abreu et al (2003)

Guia eletrônico de programação.

 

Serve como aplicativo de orientação para que o espectador possa fazer sua busca de conteúdo interativo de acordo com suas necessidades.

Waisman (2002)

Walled Gardens

Os Walled Gardens são composições de serviços interativos que permitem ao usuário comprar produtos e serviços por meio da interação deste com a TVDI, acessando serviços de compra virtuais que permitem o pagamento de forma imediata.

Gawlinski (2003)

Console de jogos

 

O console de jogos permite o uso da TV para jogos, seja contra a própria TV (a TV sendo a adversária), computador, ou em rede, contra outros jogadores.

Maclin (2001)

TV individualizada

 

A TV individualizada sin (2001) permite que a TV seja adaptada ao gosto do usuário, que pode escolher ângulos de câmera em transmissões esportivas ou espetáculos teatrais, personalizar a interface, com organização das janelas na tela e escolha de cores e fontes. Também permite ao telespectador fazer replays de cenas perdidas em transmissões de jogos, por exemplo.

Maclin (2001)

T-commerce

O T-commerce é o nome designado a tele-vendas. Por meio desse serviço disponível na TV digital interativa, o usuário pode selecionar, pelo controle remoto, determinado produto que aparece na tela da televisão, para receber informações ou efetuar a compra.

Freitas (2004)

 

T-government

A TVDI possibilitará ao governo transmitir qualquer tipo de dados ou serviços informativos e educacionais, transformando as relações internas e externas do setor público, por meio da interatividade proporcionada pela TVDI, para otimizar a prestação de serviços do governo a população.

Piccioni (2005)

 

T-learning

A expressão t-learning refere-se a convergência entre a TVDI e o uso de tecnologia computacional para dar sustentação a processos de treinamento e atividades educacionais.

 

Disessa (2000)

 

T-banking

T-banking é o nome dado ao conjunto de transações bancárias realizadas por meio da TVDI.  Segundo o este novo canal de comunicação associa a facilidade do acesso eletrônico bancário à praticidade e à capilaridade da TV.

CpQD (2007)

Vídeos institucionais

É uma ferramenta dinâmica de comunicação, utilizada no âmbito organizacional, que tem a finalidade de apresentar a organização, passar informações para seus públicos, além de repassar conceitos e valores que necessitam ser difundidos ou reforçados.

Shinkawa (2007)

Vídeos cooperativos

Ferramentas componentes de sistemas cooperativos que dão, aos indivíduos na organização, todo o apoio necessário para solucionar um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Flores (2002)

Vídeos colaborativos

Ferramentas componentes de sistemas colaborativos. São ferramentas utilizadas para oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes.

Camargo et al (2005)

Fonte: Macedo (2008).

Definida a fundamentação teórica sobre Organizações de Aprendizagem e sobre aplicações e serviços de TVDI que serão utilizadas na elaboração e aplicação do modelo, na seção seguinte far-se-á uma descrição do modelo que será utilizado como base para analisar a adequação ao uso das aplicações e serviços da TVDI às Organizações de Aprendizagem baseado nas Cinco Disciplinas de Senge. Este modelo é validado na tese de doutorado de Macedo (2008) e representa formalmente como foi realizada a análise da utilização da TVDI na Gestão do Conhecimento Organizacional.

5. Definição formal do modelo

Baseado no modelo de análise da utilização da TVDI na Gestão do Conhecimento de Macedo (2008) propõe-se um modelo para analisar a adequação ao uso de aplicações e serviços de TVDI às Organizações de Aprendizagem, apresentado à seguir.

Cinco Disciplinas de Peter Senge

   Definição 1 – As Cinco Disciplinas de Peter Senge podem ser representadas em um vetor D = {Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Equipe, Pensamento Sistêmico}.

Aplicações e serviços da TV Digital

   Definição 2 - As aplicações e serviços de TV Digital podem ser representados em um vetor S = {Quizzes, Enhanced Television, ....., Vídeo conferência interativa,....Console de jogos...}

Características inerentes as fases, serviços e aplicações

   Definição 3 - As Cinco Disciplinas, aplicações e serviços de TV Digital têm características que podem ser representadas em um vetor  C = {Estímulo a tensão criativa, promove o autoconhecimento, ajuda a substituir modelos mentais...}

Contexto das disciplinas

   Nas Cinco Disciplinas de Peter Senge, é possível estabelecer um contexto para cada uma delas representado pelas características nelas presentes.

   Definição 4 – Formalmente o contexto das disciplinas é dado pela tripla Kd = (D, C, DC) que consiste em um conjunto D de disciplinas, um conjunto C de características e uma relação binária DC Í D ´ C.

( d, c) Î DC se lê como “a fase d tem a característica c”.

   DC é dado por uma matriz [Disciplinas, Características] com valores 0 e 1 onde tem-se o valor 1 quando a característica esta presente na disciplina e 0 em caso contrário.

Contexto dos serviços

   Nos serviços e aplicações de TV Digital é possível estabelecer um contexto para cada um deles representado pelas características neles presentes.

   Definição 5 – Formalmente o contexto dos serviços e aplicações é dado pela tripla Ks= (S, C, SC) que consiste em um conjunto S de serviços e aplicações, um conjunto C de características e uma relação binária SC Í S ´ C .

(s , c) Î SC se lê como “o serviço/aplicação  s  tem a característica c”.

   SC é dado por uma matriz [Serviço, Características] com valores 0 e 1 onde tem-se o valor 1 quando a característica está presente no serviço/aplicação e 0 caso contrário.

Suporte de cada disciplina

   Suporte de cada disciplina é dado pelo número de características presentes em cada disciplina.

   Definição 6 - Formalmente o suporte das disciplinas é dado pela dupla SupD = (D, SF) que consiste em um conjunto D de Disciplinas e um conjunto SD de valores inteiros, onde

SDi = DCi,j               j=1 ...13

Suporte da associação de serviço/aplicação de TVDI às disciplinas de Senge

   O suporte da associação de um serviço ou aplicação de TV digital à uma disciplina pode ser avaliada pela quantidade de características em que o serviço / aplicação e a disciplina compartilham.

   Definição 7 - Suporte da associação de cada serviço ou aplicação de TV Digital nas disciplinas de Senge é dado pela tripla SupA (SC,DC, SSD) que consiste em uma relação de contexto de serviços SC,  uma relação de contexto de disciplinas DC, e uma relação de suporte SSF Í SC ´ DCT

SSF é dado por uma matriz SSD [Serviços, Disciplinas].

SSD [Serviços, Disciplinas] = SC [Serviço, Características] ´ DCT [Características, Disciplinas]

Confiança da associação de cada serviço/aplicação de TVDI nas disciplinas

A confiança da associação de cada serviço ou aplicação de TV digital é dada pela relação entre o suporte da associação de um serviço ou aplicação de TV digital (definição 7), e o suporte das disciplinas (definição 6).

Definição 8 - Confiança da associação de cada serviço ou aplicação de TV digital nas disciplinas é dada pela relação do número de características presentes simultaneamente nos serviços e disciplinas, pelo número de características da disciplina.

Fator de Confiança associação do serviço à disciplina = Suporte da Associação de serviço/aplicação às disciplinas / Suporte de cada disciplina

ConfSD [Serviços, Disciplinas] =  SSD [Serviços, Disciplinas] / SD [Disciplinas]

6. Aplicação do modelo e validação da sua adequação à fundamentação teórica

O primeiro passo da aplicação do modelo consiste na realização de uma análise, com base no referencial bibliográfico apresentado, da relação entre as cinco disciplinas elencadas na teoria de Peter Senge (1990) e suas características; da relação entre as características das cinco disciplinas e as aplicações e serviços de TVDI; e por fim, da relação entre as características presentes simultaneamente nos serviços/aplicações e disciplinas, pelo número de características das disciplinas.  O processo de validação da adequação à fundamentação teórica é feito por meio da avaliação do contexto das disciplinas; contexto dos serviços; suporte de cada disciplina; suporte da associação de serviço/aplicação de TVDI às disciplinas; e confiança da associação de cada serviço/aplicação de TVDI nas disciplinas (GAUTHIER et al., 2008b).

6.1 Cinco Disciplinas

As Cinco Disciplinas apresentadas aqui nesta seção (quadro 3) estão descritas, com mais detalhes, no contexto teórico deste artigo na seção 5.

Quadro 3 - Cinco Disciplinas.

Cinco Disciplinas

1

Domínio Pessoal

2

Modelos Mentais

3

Visão Compartilhada

4

Aprendizagem em Grupo

5

Pensamento Sistêmico

Fonte: Peter Senge (1990).

6.2 Aplicações e serviços da TV Digital Interativa

   As organizações podem contar com diversas possibilidades para utilização dos recursos de TVDI no âmbito da aprendizagem. Como na literatura ainda não há uma distinção clara entre esses termos, é realizada neste trabalho uma pesquisa bibliográfica reunindo e classificando algumas das principais aplicações e serviços de TV Digital Interativa, conforme mostra o quadro 4.

 Quadro 4 - Aplicações e serviços da TVDI.

Aplicações e Serviços de TVDI

1

Quizzes

2

Enhanced Television

3

Repositórios de documentos

4

Internet on Television

5

Video-on-demand

6

Near video-on-demand

7

Personal Video Recorders

8

Repositórios de programas

9

Canal Interativo

10

Datacasting

11

Vídeo conferência interativa

12

Guia eletrônico de programação

13

Walled Gardens

14

Console de jogos

15

TV individualizada

16

T-commerce

17

T-government

18

T-learning

19

T-banking

20

Vídeos institucionais

21

Vídeos cooperativos/colaborativos

Fonte: Macedo (2009).

6.3 Características pertencentes às disciplinas, serviços e aplicações

   Cada uma das disciplinas apresentadas no quadro 5, possui uma série de características, apresentadas na tabela 1. Para enunciar essas características, foram usados os construtos básicos desenvolvidos dentro do contexto teórico da teoria de Peter Senge. Essas características também se estendem às aplicações e serviços de TV digital

Quadro 5 - Características inerentes às disciplinas, serviços e aplicações.

Características pertencentes às disciplinas, serviços e aplicações

1

Ajuda a definir objetivos pessoais

2

Auxilia na definição clara da realidade

3

Estímulo à tensão criativa

4

Identifica paradigmas que limitam a tomada de decisão

5

Estímulo à reflexão constante

6

Desenvolvimento de processos que permitam a livre expressão

7

Alinhamento da capacidade do grupo

8

Promove diálogo e discussão

9

Auxilia na integração entre teoria e prática

10

Preconiza inter-relacionamentos

11

Estímulo ao comprometimento com objetivos e metas

12

Ajuda a substituir modelos mentais

13

Promove o autoconhecimento

   Fonte: adaptado de Senge (1997).

6.4 Contexto das disciplinas

   As Cinco Disciplinas de Peter Senge anteriormente apresentadas foram analisadas quanto às suas características determinando-se os respectivos contextos. Em cada disciplina é possível estabelecer um contexto apropriado para a facilitação do processo de aprendizagem. Esse contexto é descrito em cada uma das disciplinas e é representado pelas características nelas presentes, conforme ilustra a tabela 1.

Tabela 1 - Contexto das disciplinas

                            Características das disciplinas

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

 

Domínio Pessoal

1

1

1

 

 

1

 

 

 

 

1

 

1

6

Modelos Mentais

 

 

 

1

1

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Visão Compartilhada

1

1

1

 

1

1

 

 

 

 

 

 

 

5

Aprendizagem em Grupo

1

 

 

 

1

1

1

1

 

 

 

 

 

5

Pensamento Sistêmico

1

1

 

1

 

 

 

 

1

1

1

1

1

8

Fonte: Macedo (2009).

6.5 Contexto dos serviços e aplicações

Os serviços e aplicações anteriormente discutidos foram analisados quanto as suas características determinando-se os respectivos contextos. A tabela 2 apresenta a relação entre as 13 características inerentes às cinco disciplinas e as aplicações e serviços da TVDI.

Tabela 2 - Contexto dos serviços / aplicações

 

Características dos serviços e aplicações

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

Quizzes

 

 

 

 

1

 

 

1

 

 

 

1

 

Enhanced Television

 

 

 

 

1

 

 

1

 

 

 

1

 

Repositórios de documentos

 

1

1

 

1

 

 

1

 

 

 

1

 

Internet on Television

 

 

1

 

1

1

 

1

 

1

 

1

 

Video-on-demand

 

 

1

 

1

 

 

1

 

 

 

1

 

Near video-on-demand

 

 

1

 

1

 

 

1

 

 

 

1

 

Personal Video Recorders

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Repositórios de programas

 

1

1

 

1

 

 

1

1

 

 

1

 

Canal Interativo

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Datacasting

 

 

1

 

1

 

 

1

 

 

 

 

 

Vídeo conferência interativa

 

 

 

 

 

1

1

1

 

1

 

 

 

Guia eletrônico de programação

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Walled Gardens

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Console de jogos

 

 

 

 

 

 

 

1

 

1

 

 

 

TV individualizada

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

T-commerce

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

T-government

 

1

 

 

1

 

 

1

 

 

 

 

 

T-learning

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

T-banking

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Vídeos institucionais

1

1

 

 

1

1

1

 

 

1

1

 

 

Vídeos cooperativos/colaborativos

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

 

Fonte: Macedo (2009).

6.6 Suporte de cada disciplina

   O quadro 6 apresenta o suporte de cada disciplina, isto é, o número de características presentes em cada uma das Cinco Disciplinas de Peter Senge.

Quadro 6 - Suporte das disciplinas

Suporte de Cada Disciplina

Domínio Pessoal

6

Modelos Mentais

2

Visão Compartilhada

5

Aprendizagem em Grupo

5

Pensamento Sistêmico

8

Fonte: Macedo (2009).

6.7 Suporte da associação de serviço/aplicação de TVDI às disciplinas de Senge

   A associação de um serviço ou aplicação de TVDI à uma disciplina pode ser avaliada, conforme demonstra a tabela 3 pela quantidade de características que o serviço / aplicação e a disciplina compartilham.

Tabela 3 - Suporte da associação de serviço/aplicação de TVDI às disciplinas de Senge.

 

Domínio Pessoal

Modelos Mentais

Visão Compartilhada

Aprendizagem em Grupo

Pensamento Sistêmico

Quizzes

0

1

1

2

1

Enhanced Television

0

1

1

2

1

Repositórios de documentos

2

1

3

2

1

Internet on Television

2

1

3

3

2

Video-on-demand

1

1

2

2

1

Near video-on-demand

1

1

2

2

1

Personal Video Recorders

-

-

-

-

-

Repositórios de programas

2

1

3

2

3

Canal Interativo

-

-

-

-

-

Datacasting

1

1

2

2

0

Vídeo conferência interativa

1

0

1

3

1

Guia eletrônico de programação

-

-

-

-

-

Walled Gardens

-

-

-

-

-

Console de jogos

0

0

0

1

1

TV individualizada

-

-

-

-

-

T-commerce

-

-

-

-

-

T-government

1

1

2

2

1

T-learning

6

2

5

5

8

T-banking

-

-

-

-

-

Vídeos institucionais

4

1

4

4

4

Vídeos cooperativos/colaborativos

5

2

5

5

7

Fonte: Macedo (2009).

6.8 Confiança da associação de cada serviço/aplicação de TVDI nas disciplinas

   A partir dos suportes são calculados os valores de confiança. Conforme demonstra a tabela 6, a confiança da associação de cada serviço ou aplicação de TVDI nas disciplinas é dada pela relação do número de características presentes simultaneamente nos serviços / aplicações e disciplinas e pelo número de características da disciplina.  Quanto maior o valor de confiança mais adequado é o serviço ou aplicação à disciplina.

Tabela 4 - Confiança da associação de cada serviço/aplicação de TVDI nas disciplinas

 

Domínio Pessoal

Modelos Mentais

Visão Compartilhada

Aprendizagem em Grupo

Pensamento Sistêmico

Quizzes

0%

50,00%

20,00%

40,00%

12,50%

Enhanced Television

0%

50,00%

20,00%

40,00%

12,50%

Repositórios de documentos

33,33%

50,00%

60,00%

40,00%

12,50%

Internet on Television

33,33%

50,00%

60,00%

60,00%

25,00%

Video-on-demand

16,66%

50,00%

40,00%

40,00%

12,50%

Near video-on-demand

16,66%

50,00%

40,00%

40,00%

12,50%

Personal Video Recorders

0

0

0

0

0

Repositórios de programas

33,33%

50,00%

60,00%

40,00%

37,50%

Canal Interativo

0

0

0

0

0

Datacasting

16,66%

50,00%

40,00%

40,00%

0%

Vídeo conferência interativa

16,66%

50,00%

20,00%

60,00%

12,50%

Guia eletrônico de programação

0

0

0

0

0

Walled Gardens

0

0

0

0

0

Console de jogos

0

0

0

20,00%

12,50%

TV individualizada

0

0

0

0

0

T-commerce

0

0

0

0

0

T-government

16,66%

50,00%

40,00%

40,00%

12,50%

T-learning

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

T-banking

0

0

0

0

0

Vídeos institucionais

66,66%

50,00%

80,00%

80,00%

50,00%

Vídeos cooperativos/colaborativos

83,33%

100,00%

100,00%

100,00%

87,50%

 Fonte: Macedo (2009).

7. Validação do modelo

A validação do modelo proposto foi realizada das seguintes formas: entrevistas com dois especialistas em TVDI (TVDI1, TVDI2); entrevistas com dois especialistas em Aprendizagem (A1, A2); correlação do modelo e sua aplicação com os fundamentos teóricos de Organizaçoes de Aprendizagem e TVDI. Para validar o modelo foram realizadas entrevistas guiadas para que os entrevistados pudessem responder livremente o que pensam sobre o modelo.Os especialistas foram solicitados a comentar as seguintes perguntas: o que acha da relação TVDI e OA? O modelo é util? Que tipo de TVDI poderia ser usada no modelo? Que tipo de empresa poderia usar TVDI? Concorda com os resultados do modelo? O que acha do modelo em ação? O que mudaria?

A análise dos resultados do processo de validação foi feita seguindo alguns critérios (MACEDO, 2008). São eles: viabilidade da abordagem, utilização por organizações, tipos de TVDI, fraquezas do modelo e sugestões. Na seção seguinte é apresentado um resumo dos resultados obtidos por meio das entrevistas com os especialistas em OA e TVDI.

8. Análise dos resultados dos processos de validação do modelo

8.1.1 Viabilidade da abordagem

Todos os especialistas concordam que o modelo apresentado é útil e importante para a função a que se propõe. Os especialistas reforçam ainda que o modelo serve para trabalhar o processo de aprendizagem nas organizações, identificando as aplicações e serviços mais viáveis ao atendimento das necessidades de aprendizagem da organização.

8.1.2 Utilização por organizações

Três dos especialistas afirmam que o modelo proposto pode ser utilizado em todas as organizações. Um deles argumenta que o modelo poderia ser usado apenas em empresas de grande e médio porte. Considera-se pertinente a percepção do OA 2, de que as organizações mais burocráticas podem utilizar o modelo com algumas restrições. Da mesma forma, corrobora-se com a opinião do TVDI2 quanto ao argumento de que para atingir um grande número de pessoas, a TVDI pode ser um importante instrumento no processo de aprendizagem.

8.1.3 Tipos de TVDI

Dois dos especialistas afirmam que as empresas podem utilizar tanto aparelhos fixos quanto aparelhos móveis para viabilizar o processo de aprendizagem nas organizações. O TVDI1, pertinentemente, afirma que além de algumas ferramentas da TV aberta, também podem ser usadas aplicações e serviços de TVDI e alguns mecanismos proporcionados pela interatividade da TV sobre IP. Considera-se importante também a assertiva do TVDI2 que ressalta a importância da distribuição de programas em circuito fechado, utilizando a tecnologia Blue Ray como suporte. De acordo com o especialista, são os softwares que permitirão incrementar o aprendizado nas organizações e não o broadcast.

8.1.4 Fraquezas do modelo 

O especialista OA1 está de acordo com a utilização da abordagem de Senge no modelo para fazer a analise do processo de aprendizagem a nível organizacional. No entanto, por questões pessoais, sugere a utilização de outros modelos de aprendizagem.

8.1.5 Sugestões

Todos os especialistas consideram que não há necessidade de fazer mudanças no modelo. Apenas o OA1 sugere a utilização da variável individual, considerando as limitações físicas, cognitivas no processo de adaptação a TVDI. Considera-se as sugestões apresentadas por alguns especialistas pertinentes e cabíveis. No entanto, a inclusão ou não destas não afeta diretamente os resultados do modelo, pois a adequação do serviço ou aplicação à determinada fase é determinada pelos conceitos de confiança e suporte.

9. Considerações finais

As soluções que a TV Digital Interativa pode proporcionar às Organizações de Aprendizagem são apresentadas; Essas soluções são baseadas na taxonomia de aplicações e serviços de TVDI de Macedo (2008).      Um modelo de que permeia a utilização das aplicações e serviços da TV Digital Interativa nas Organizações de Aprendizagem é elaborado. Dessa forma, foi possível avaliar a adequação do uso de cada serviço ou aplicação à cada uma das Cinco Disciplinas, que é o objetivo do trabalho. A principal contribuição deste modelo é mostrar um caminho metodológico útil para avaliar a adequação do uso de um serviço ou aplicação de TVDI às Organizações de Aprendizagem e possibilitar uma avaliação criteriosa de novos negócios ligados às aplicações e serviços que podem surgir com a TVDI.

Alguns pontos positivos podem ser destacados no modelo, dentre eles: o modelo é útil para trabalhar o processo de aprendizagem nas organizações; facilita a identificação das aplicações e serviços mais adequados as necessidades de aprendizagem da organização; e, por fim, pode ser usado por qualquer tipo de organização, sobretudo as de médio e grande porte.

Referências bibliográficas

ABREU, Aline França de; GONÇALVES, Caio Márcio; PAGNOZZI, Leila. Tecnologia da Informação e Educação Corporativa: contribuições e desafios da modalidade de ensino-aprendizagem a distância no desenvolvimento de pessoas. Revista PEC, Curitiba, v.3, n.1, p.47-58, jul. 2002-jul. 2003.

BECKER, Valdecir; MORAES, Áureo. A necessidade da inovação no conteúdo televisivo digital: uma proposta de comercial para TV interativa. In: SIMPÓSIO CATARINENSE DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS. 2003, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: SCPDI, 2003.

BECKER, Valdecir; FORNARI, Augusto; HERWEG FILHO, Günter H; MONTEZ, Carlos. Recomendações de Usabilidade para TV Digital Interativa. In: II WORKSHOP DE TV DIGITAL. 2006, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2006.

CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno de et al. O Uso de Sistemas Colaborativos na Gestão de Projetos: Fatores Relevantes para o Sucesso. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS. 2005, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo: PMI, 2005.

CPQD. Modelo de Referência do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Projeto Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Relatório Técnico. Campinas, SP, 2006.

DISESSA, Andy. Changing Minds: Computers, Learning and Literacy. Cambridge: MIT Press, 2000.

FLORES, Ricardo Resende. Sistemas Cooperativos. Minas Gerais: Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), 2002.

FREITAS, Igor Vilas Boas de. Televisão digital: que imagem terá o modelo brasileiro? Brasília: Coordenação de Estudos da Consultoria Legislativa do Senado Federal, 2004.

GAUTHIER, Fernando; MACEDO, Marcelo; TODESCO, José Leomar. Contribuições da TV Digital Interativa para Gestão do Conhecimento Organizacional. In: XV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2008, Bauru. Anais eletrônicos. Bauru: 2008a.

GAUTHIER, Fernando; MACEDO, Marcelo; TODESCO, José Leomar. Um modelo para utilização da TV Digital Interativa na Gestão do Conhecimento Organizacional. In: XV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2008, Bauru. Anais eletrônicos. Bauru: 2008b.

GAWLINSKI, Mark, Interactive television production. Oxford: Focal Press, 2003.

MACEDO, Marcelo. TV Digital Interativa e Gestão do Conhecimento Organizacional. 2008. 202f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MACEDO, Marcelo. TV Digital Interativa e Organizações de Aprendizagem. 2009. Trabalho apresentado como pré requisito ao concurso para professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

MACLIN, Bem. What Every Marketer Needs to Know about iTV. New York: eMarketer Analyst Brief, 2001.

OLIVEIRA, Etienne; ALBUQUERQUE, Célio. TV Interativa: Uma alternativa para o processo de aprendizagem, In: WORLD CONGRESS ON COMPUTER SCIENCE, ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION. 2006, Santos. Anais do congresso. Santos: UNISANTOS, 2006.

PICCIONI, Carlos A. et al. Júri Virtual: Uma aplicação de governo eletrônico usando TV Digital Interativa. In: II CON eGOV. 2005, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis IJURIS, 2005.

SACRINI, Marcelo. O uso ta televisão digital no contexto educativo. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.1, p.31-44, dez. 2005.

SANTOS, Davi Trindade dos et al. Digital TV and Distance Learning: Potentials and Limitations. In: 36th ASEE/IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE. 2006, San Diego, CA. Proceedings of the 36th ASEE/IEEE. San Diego, CA: 2006.

SENGE, Peter.M. A Quinta Disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Ed. Best seller, 1990.

SHINKAWA, Mariana Lie. Video Institucional. News Letter Canal RP. Publicação Interna da Coordenadoria de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Ano 5 - Nº 13, Junho de 2007. Disponível em: http://www.facasper.com.br/rp/arquivos/TV%20corporativa.pdf. Acesso em março de 2008.

WAISMAN, Thaís. TV Digital Interativa: afinal de contas, interatividade para quê? In: 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2002, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo: ABED, 2002.


1 (SOCIESC) Brasil-SC marcelo.macedo@sociesc.org.br
2 (UFSC) Brasil-SC gauthier@inf.ufsc.br
3 (UFFS) Brasil-RS louisebotelho@gmail.com


Vol. 33 (6) 2012
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]