Espacios. Vol. 34 (5) 2013. Pág. 6


Recursos Hídricos e Gestão: um estudo bibliométrico da produção científica e dos hot topics publicados na base Web of Science na última década

Water Resources and Management: a bibliometric study of scientific and hot topics published in the database Web of Science over the last decade

Adilson Carlos da Rocha 1; Caroline Rossetto Camargo 2; Jordana Marques Kneipp 3; Clandia Maffini Gomes 4 y João Fernando Zamberlan 5

Recibido: 12-12-2012 - Aprobado: 16-02-2013


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.
Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.
Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
Este artigo analisou as características das publicações relacionadas aos temas recursos hídricos e gestão. A pesquisa foi realizada na base de dados Web of Science da ISI Web of Knowledge, procurando identificar as principais áreas temáticas, autores, tipos de documentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, agências de financiamento, idiomas e países destas publicações, assim como a identificação dos “hot topics” relacionados ao tópico “Water Resources and Management”. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). De acordo com os resultados deste estudo, o número de publicações cresceu, multiplicando-se em 2,6 vezes no período analisado, concentrando-se nos Estados Unidos e na China, com 97,1% das publicações escritas no idioma inglês tendo como principal fonte os periódicos: Water Resources Management, Water Science and Technology, Journal of Hydrology, Physics and Chemistry of the Earth e Agricultural Water Management, e como principais temas: Recursos Hídricos, Ciência Ambiental e Ecologia, Engenharia, Agricultura e Geologia. Dentre os 20 tópicos combinados com o tema pesquisado, 19 se destacaram como “hot topics”, entre esses os principais foram: Ecossistemas, Impacto ambiental, Rios e Qualidade da água.
Palavras-chave: Recursos Hídricos, Gestão, Pesquisa bibliométrica

ABSTRACT:
This paper analyzed the characteristics of publications related to water resources and management issues. The research was conducted in the database Web of Science from ISI Web of Knowledge, identifying the main thematic areas, authors, document types, sources of title, year of publication, institutions, funding agencies, countries and languages of these publications, as well as the identification of "hot topics" related to the topic "Water Resources and Management." Data analysis was based on the index calculations in h-b Banks (2006). According to the results of this study, the number of publications grew, multiplying by 2.6 times in the period analyzed, focusing on the United States and China, with 97.1% of the publications written in English with the primary source journals: Water Resources Management, Water Science and Technology, Journal of Hydrology, Physics and Chemistry of the Earth and Agricultural Water Management, and how major themes: Water, Environmental Science and Ecology, Engineering, Agriculture and Geology. Among the 20 topics combined with the research topic, 19 stood out as "hot topics" among these the most important were: Ecosystems, Environmental Impact, Rivers and Water Quality.
Key-words: Water resources, Management, Bibliometric research


1. Introdução

A preservação dos recursos naturais representa um desafio em âmbito global, no qual, para obter desenvolvimento econômico e social, não necessariamente os recursos naturais devem ser degradados. A sustentabilidade traz à tona a necessidade de ações e de decisões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para a construção do futuro no planeta. Portanto, esta nova visão têm como resultado, novas diretrizes e um arcabouço legal, que vem a delinear os novos projetos de desenvolvimento, alterando desta forma a gestão dos recursos naturais, sendo um deles a água.

A temática da água tem adquirido uma maior relevância nos últimos tempos sendo objeto de estudo nas mais diversas áreas do conhecimento. Tal importância tem se revelado mediante ao papel vital que a água desempenha e desempenhou ao longo da história da humanidade, sendo um marco do desenvolvimento das civilizações.

Com o desenvolvimento econômico e social, houve uma maior utilização dos recursos naturais por parte da humanidade, principalmente em relação aos recursos hídricos. Desse modo, um dos desafios da humanidade no que se refere aos problemas ambientais está em suprir as demandas dos múltiplos usos que a água possui sendo sua distribuição e disponibilidade global irregular, tanto pelo aspecto quantitativo quanto qualitativo. A disponibilidade hídrica é condicionada e determinada basicamente pela sazonalidade e variabilidade climáticas, e estas é que tornam os recursos hídricos mais ou menos escassos em algumas regiões.

Os recursos hídricos, mais precisamente a água, é segundo Lanna (2004), um bem de consumo final ou intermediário que possui uma importância estratégica e alta vulnerabilidade, sendo causa de inúmeros conflitos.

A gestão dos recursos hídricos deve estar orientada a fornecer benefícios para a sociedade, na qual os stakeholders devam promover uma interação e articulação entre os diferentes interesses a fim de criar uma gestão adequada, visando o desenvolvimento econômico, a equidade social e acima de tudo a conservação dos recursos hídricos.

O estudo justifica-se dada a característica de interdisciplinaridade dos temas recursos hídricos e gestão, sendo possível verificar a partir do levantamento das características das publicações, novos rumos para a pesquisa, áreas do conhecimento de maior e de menor destaque. Portanto, o presente estudo possui como objetivo analisar as características das publicações relacionadas aos temas recursos hídricos e gestão.

2. Gestão e os recursos hídricos

Gestão significa gerenciamento, administração onde visa promover a utilização de todos os recursos de maneira eficaz com intuito de atingir um objetivo. Tal meta a ser alcançada atualmente é a sustentabilidade, onde o meio ambiente está no centro das discussões e dos planejamentos de desenvolvimento das nações. O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ganhar notoriedade e a se incorporar nas políticas de desenvolvimento dos países na década de 90, quando iniciou-se a busca pelo equilíbrio entre o investimento no crescimento e a conservação ambiental (Tucci, Hespanhol & Cordeiro Netto, 2003).

Segundo os referidos autores, a legislação específica para gestão dos recursos hídricos no Brasil surgiu em 1997 com a lei 9433 que se encontra em implementação, onde trata do gerenciamento da água com base em seus múltiplos usos, tendo como base a legislação francesa, porém leis que tratam do meio ambiente no país foram promulgadas na década de 80 estabelecendo critérios de controle dos sistemas hídricos e hidrelétricos. A gestão dos recursos hídricos é uma atividade analítica e criativa com o intuito de formulação de documentos, diretrizes, princípios, normas para a tomada de decisão e para o sistema gerencial o qual objetiva, o inventário, uso, controle e conservação dos recursos hídricos (Lanna, 2004).

Anteriormente, pensava-se que a água era um recurso abundante e infinito utilizado até pouco tempo de maneira até irracional e sem critério, pois a mesma é um recurso renovável. Sabe-se atualmente que sua quantidade é invariavelmente a mesma através dos tempos, possuindo uma grande variação espaço temporal, onde se não for observado o seu poder de resiliência, a sua disponibilidade é reduzida drasticamente. Com base neste consumo exagerado e na distribuição irregular do recurso, hoje somente 87% da população mundial possui acesso à água potável de qualidade, portanto os esforços da gestão dos recursos hídricos basicamente estão calcados no acesso à água e ao saneamento básico as populações (ONU, 2010).

Os recursos hídricos têm sido motivo de muitos conflitos nos quais a gestão tem adquirido vital relevância em sua conservação e na amenização dos conflitos existentes. Segundo Van Cauwenberg et al., (2008), a escassez de água se deve muito mais a problemas relacionados com a gestão do que propriamente a falta de água em determinadas regiões.

A avaliação do problema hídrico segundo Rebouças (1997), não deve restringir-se a simples seara da oferta e demanda, tendo em vista a complexidade e o número de inter-relações e interdependências que os recursos hídricos possuem, tanto ambientais quanto socioculturais e econômicas. Fato este corroborado por Vargas (1999) onde afirma que se estabelecem múltiplas interações entre os recursos hídricos e a sociedade. Este tipo de abordagem mais holística e abrangente segundo o autor vislumbra garantir uma melhor qualidade de vida, um desenvolvimento econômico e social mais equitativo e principalmente a conservação das reservas de capital ecológico. Este fator vem ao encontro do exposto por Lanna (2004), onde menciona a necessidade da formação de grupos interdisciplinares que contemplem as mais diversas áreas do conhecimento a fim de realizarem uma gestão eficaz.

A água é um fator que tem suscitado enorme preocupação dos planejadores e gestores das mais diversas áreas (Tucci, Hespanhol & Cordeiro Netto, 2003). Até porque segundo os referidos autores, as grandes concentrações urbanas se apresentam como empecilho a sustentabilidade dado o excesso de cargas de poluição doméstica e industrial e a forte demanda pela água, sendo que a racionalização do uso e a reutilização da mesma torna-se uma solução mais sustentável para o problema. A gestão integrada dos recursos hídricos é fundamentada no uso sustentável do meio ambiente e na multidimensionalidade, sendo que esta abordagem é quase um corolário de desenvolvimento sustentável, associando o desenvolvimento a equidade social e a manutenção da capacidade de suporte do meio ambiente (Muñoz, 2000 apud Silva & Porto, 2003).

É dentro deste contexto de sustentabilidade que o planejamento e a gestão integrada devem ser balizados e discutidos, onde a palavra integrada remete a que, os recursos hídricos devam ser analisados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo estando dentro de um contexto que determina sua disponibilidade (Braga, Barbosa & Nakayama, 1998). Sendo assim, segundo os referidos autores, os recursos hídricos são sistemas complexos e, portanto necessitam para sua gestão e mesmo conservação, que os tomadores de decisão possuam uma formação variada e até mesmo eclética.

A gestão dos recursos hídricos no Brasil tem como unidade de gestão a bacia hidrográfica, existindo uma grande diversidade hidrológica pelo fato da extensão territorial e a diversidade de climas (Tucci, Hespanhol & Cordeiro Netto, 2003), portanto, este fator é indicador de que cada bacia possui características intrínsecas, onde a gestão deve ocorrer de acordo às peculiaridades de cada uma. Os fatores culturais, sociais e econômicos também têm influencia e devem ser levados em conta na gestão dos recursos hídricos. Segundo Tundisi (2008), uma bacia hidrográfica tem todos os elementos para integração de processos biogeofísicos, econômicos e sociais, é a unidade natural que permite integração institucional, integração e articulação da pesquisa com o gerenciamento. Portanto, construir conhecimento na área de gestão de recursos hídricos deve ser objeto de estudo das mais diversas áreas, a fim de tornar a gestão dos recursos maturais mais racional e eficaz com vistas a um desenvolvimento sustentável.

3. Método do estudo

3.1. Tipo de estudo

O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliométrica, objetivando ampliar o conhecimento referente às publicações relacionadas aos temas Recursos Hídricos e Gestão (Water Resources and Management), na base de dados Web of Science no período de 2002 a 2011 e identificar quais tópicos relacionados a temática estão sendo estudados e quais são mais relevantes (hot topics).

Segundo Silva (2004), a bibliometria possui como objetivo analisar a atividade científica ou técnica através do estudo quantitativo das publicações. Complementando esta ideia, Rostaing (1997) coloca que o estudo bibliométrico consiste na aplicação dos métodos estatísticos ou matemáticos sobre o conjunto de referências bibliográficas. Para Macedo, Casa Nova e Almeida (2007), a bibliometria ajuda a conhecer o estágio em que uma pesquisa em determinada área se encontra.

O estudo possui abordagem quantitativa tendo em vista que procurou quantificar algumas variáveis referente a produção científica sobre Recursos Hídricos e Gestão (Water Resources and Management).

3.2. Definição da amostra

Os dados para realização desta pesquisa foram coletados na base Web of Science do Institute for Scientific Information (ISI). Segundo Franceschet (2010) o ISI foi fundado por Eugene Garfield em 1960 e adquirida pela Thomson (hoje Thompson-Reuters) em 1992, e consiste em uma das maiores companhias do mundo da informação.

A Web of Science consiste em uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações na web, onde além de identificar as citações recebidas, referências utilizadas e registros relacionados, pode-se analisar a produção científica com cálculo de índices bibliométricos e o percentual de auto-citações, assim como a criação de rankings por inúmeros parâmetros. Possui atualmente mais de 11.000 periódicos indexados (Capes, 2011).

As referências de todos os itens indexados são extraídas e a interface das referências citadas demonstram todas as citações de trabalhos às obras de um autor, independentemente dos itens citados serem indexados pela Web of Science ou não (Bar-Ilan, 2008).

Para tanto, a partir do mecanismo de busca da Web of Science, utilizando como palavras - chave: Recursos Hídricos e Gestão (Water Resources and Management), delimitando a busca para o período de 2002 a 2011 (10 anos) foram buscadas as publicações para análise.

3.3. Modelo conceitual

Para proceder a análise bibliométrica o estudo buscou identificar as variáveis dispostas no Quadro 1.

Características gerais das publicações

Número de citações de cada publicação

  • Total de publicações
  • Índice h-b
  • Áreas temáticas
  • Índice m
  • Tipos de documentos
  • Ano das publicações
  • Autores
  • Título das fontes
  • Instituições
  • Agências financiadoras
  • Países
  • Idiomas

Quadro 1 – Modelo Conceitual para análise bibliométrica

O h-index (índice-h) foi proposto por Hirsch (2005) em sua pesquisa denominada “An index to quantify an individual’s scientific research output” como forma de caracterizar a produção científica de um pesquisador. Hirsch (2005) parte do princípio de que, a quantificação do impacto e a relevância da produção científica individual são muitas vezes necessárias para a avaliação de pesquisadores e comparação de propósitos.

Posteriormente, Banks (2006) propôs o índice h-b uma extensão do h-index, que é obtido através do número de citações de um tópico ou combinação em determinado período, listados em ordem decrescente de citações. O índice h-b é encontrado em publicações que tenham obtido um número de citações igual ou maior à sua posição no ranking. Banks (2006) também explica o cálculo do índice “m”, o qual é obtido através da divisão do índice “h-b” pelo período de anos que se deseja obter informações (n). Para a análise dos índices h-b e m, foram utilizadas as definições de Banks (2006) evidenciadas no Quadro 2.

Índice m

Tópico/combinação

0 < m ≤ 0,5

  • Pode ser de interesse para pesquisadores em um campo específico de pesquisa, o qual engloba uma comunidade pequena;

0,5 < m ≤ 2

  • Provavelmente pode se tornar um “hot topic” como área de pesquisa, no qual a comunidade é muito grande ou o tópico/combinação apresenta características muito interessantes;

m ≥ 2

  • É considerado um “hot topic”, tópico exclusivo com alcance não apenas na sua própria área de pesquisa e é provável que tenha efeitos de aplicação ou características únicas.

Quadro 2 – Definições para classificação de hot topics
Fonte: Banks (2006)

A partir das definições de Banks (2006) neste estudo serão considerados hot topics as combinações com índice m ≥ 2.

3.4. Etapas para a coleta dos dados

A realização da pesquisa dividiu-se em quatro etapas. Inicialmente digitaram-se as palavras: Recursos Hídricos e Gestão (Water Resources and Management) como tópico no campo de pesquisa da Web of Science, delimitando-se o período de 2002 a 2011 (10 anos). Dessa forma, foram levantadas as informações: número total de publicações, áreas temáticas, tipo de documentos, ano das publicações, autores, título das fontes, instituições, agências financiadoras, países e idiomas.

Na segunda etapa foram identificados os tópicos a serem combinados com os tópicos Recursos Hídricos e Gestão (Water Resources and Management). A partir de uma breve análise das publicações encontradas na primeira etapa foram enumerados 20 tópicos relacionados à gestão ambiental a serem combinados com os termos Water Resources and Management. Para a seleção dos tópicos utilizou-se como principal critério a relação com o termo pesquisado.

Na terceira etapa, ocorreu a segunda busca ao sistema, combinando cada um dos tópicos relacionados com os termos Water Resources and Management no período de dez anos (2001 a 2012). Em seguida, na quarta etapa, realizou-se a classificação das publicações e foram identificados os “hot topics” através do cálculo do índice h-b e m. A Figura 1 evidencia as etapas da pesquisa.

Figura 1 - Etapas da pesquisa

4. Análise e discussão dos resultados

Os resultados da pesquisa evidenciam as principais características da produção científica relacionada aos termos Water Resources and Management. Primeiramente pesquisou-se os termos na busca na Web of Science no critério tópico e período de tempo de 2002 a 2011 sendo encontradas 11.903 publicações. Inicialmente serão apresentadas as características gerais das publicações e por fim os hot topics relacionados ao tema.

4.1. Características gerais das publicações sobre Water Resources and Management na Web of Science

A seguir serão apresentadas as características gerais das publicações relacionadas ao tema de acordo com as seguintes categorias: áreas temáticas, tipo de documentos, ano das publicações, autores, título das fontes, instituições, agências financiadoras, países e idiomas.

4.1.1 Áreas temáticas das publicações

A Tabela 1 apresenta as vinte principais áreas temáticas relacionadas ao tema de acordo com o número de publicações.

Tabela 1 – Áreas temáticas no estudo sobre Water Resources and Management.

Áreas temáticas

Nº publicações

  • Water Resources (Recursos Hídricos)

4717

  • Environmental Sciences Ecology (Ciência Ecológica e Ambiental)

4326

  • Engineering (Engenharia)

2998

  • Agriculture (Agricultura)

1579

  • Geology (Geologia)

1364

  • Computer Science (Ciência da Computação)

766

  • Marine Freshwater Biology (Biologia marinha e água doce)

759

  • Meteorology Atmospheric Sciences (Meteorologia Ciências atmosféricas)

510

  • Business Economics (Negócios)

357

  • Fisheries (Pesca)

334

  • Mathematics (Matemática)

289

  • Operations Research Management Science (Operações de pesquisa em gestão)

255

  • Remote Sensing (Sensoriamento Remoto)

248

  • Public Administration (Administração Pública)

241

  • Oceanography (Oceanografia)

233

  • Geography (Geografia)

228

  • Physical Geography (Geografia Física)

223

  • Science Technology other topics (Ciência, tecnologia outros tópicos)

205

  • Forestry (Floresta)

192

  • Plant sciences (Ciências da Planta)

170

Em relação às áreas do conhecimento que abrangem a temática de Recursos Hídricos e Gestão, evidenciou-se que Recursos Hídricos (Water Resources), Ciência Ambiental e Ecologia (Environmental Sciences and Ecology), Engenharia (Engineering), Agricultura (Agriculture) e Geologia (Geology) são aquelas que obtiveram um maior número de publicações. O fato da área de Recursos Hídricos, Ciência Ambiental e Ecologia ocuparem as primeiras posições no ranking de publicações apresentado, evidencia que a preocupação com o meio ambiente consiste em uma abordagem emergente nos estudos relacionados a gestão de recursos hídricos.

4.1.2 Tipos de documentos

A Tabela 2 apresenta os tipos de documentos referentes as publicações encontradas.

Tabela 2 - Classificação das publicações quanto ao tipo

Tipos de publicação

Frequência

Percentual

Artigos

8613

72.36

Papers em Anais

3683

30.94

Resenhas

528

4.43

Material editorial

119

1.00

Capitulo de livro

33

0.27

Resumo de reunião

25

0.21

Totais

13.021*

100%

* As publicações foram classificadas em mais de um tipo, desse modo o total é superior ao número total de publicações.

A maioria das publicações encontradas são artigos, papers em anais e resenhas evidenciando o caráter científico das mesmas.

4.1.3 Publicações por ano

No período compreendido entre 2002 e 2011, constatou-se que o número de publicações aumentou gradativamente ao longo dos dez anos analisados. A Figura 2 apresenta a quantidade de artigos publicados por ano relacionado aos temas Water Resources and Management.

Figura 2 – Publicações por ano

Comparando o número de publicações do ano 2002 com 2011, evidencia-se que a quantidade de publicações relacionadas ao tema multiplicou-se em 2,6 vezes no período, demonstrando a emergência dos estudos relacionados a temática pesquisada, tendo em vista que a busca por soluções que minimizem os impactos ambientais proporcionadas pela ação do homem nos recursos hídricos representa um grande desafio no que se refere a sustentabilidade.

4.1.4 Principais autores

No que tange os autores que mais publicaram sobre os temas Water Resources and Management, desconsiderando as publicações não assinadas, foram listados os 25 autores que mais publicaram sobre o tema, conforme Tabela 3.

Tabela 3 – Quantidade de artigos publicados por autor

Autor

Artigos publicados

  1. HUANG, G. H.

96

  1. LI, Y. P.

49

  1. KHAN, S.

33

  1. PAHL-WOSTL, C.

32

  1. CHEN, X.

30

  1. VAN DER ZAAG, P.

25

  1. YANG, Z. F.

25

  1. SIMONOVIC, S. P.

24

  1. CAI, X. M.

22

  1. JEFFRE,Y, P.

21

Observou-se uma multiplicidade e diversidade quanto à autoria dos trabalhos, já que uma pequena parcela desses autores publicou um número elevado de artigos sobre a temática. O autor que lidera com 96 publicações relacionadas ao tema pesquisado é HUANG, Guohe, H., pesquisador do Laboratory of Regional Energy Systems Optimization da North China Electric Power University, Pequim, China. Outro autor que se destaca com 49 publicações é LI, Yong Ping, que também atua na North China Electric Power University.

4.1.5 Títulos das fontes

A Tabela 4 apresenta as principais fontes de publicações relacionadas a temática Water Resources and Management.

Tabela 4 – Principais fontes

Título da fonte

Nº artigos

  1. Water Resources Management

325

  1. Water Science and Technology

221

  1. Journal of Hydrology

218

  1. Physics and Chemistry of the Earth

212

  1. Agricultural Water Management

186

  1. Water International

181

  1. Nato Science for Peace and Security Series c Environmental Security

164

  1. Water Resources Research

160

  1. Wit Transactions on Ecology and the Environment

153

  1. IAHS Publication

149

  1. Hydrological Processes

144

  1. Journal of the American Water Resources Association

144

  1. Journal of Environmental Management

135

  1. International Journal of Water Resources Development

123

  1. Environmental Management

117

  1. Environmental Modelling Software

113

  1. Hydrogeology Journal

101

  1. Journal of Water Resources Planning and Management ASCE

96

  1. Water Policy

90

  1. Water AS

90

  1. Desalination

88

  1. Irrigation and Drainage

88

  1. Environmental Monitoring and Assessment

87

  1. 18th World IMACS Congress and Modsim09 International Congress

85

  1. Environmental Geology

77

A maioria das publicações referente ao tema foi publicada nos periódicos: Water Resources Management, Water Science and Technology, Journal of Hydrology, Physics and Chemistry of the Earth e Agricultural Water Management. Entre os periódicos com maior número de publicações, destacam-se periódicos que tratam especificamente sobre os temas água e recursos hídricos, o que mais uma vez denota a relevância deste tema associado às preocupações inerentes a gestão dos recursos hídricos, ao meio ambiente e a vida do planeta.

4.1.6 Principais Instituições

As instituições que mais publicaram trabalhos relacionados aos temas Water Resources and Management estão em destaque na Tabela 5.

Tabela 5 – Principais instituições

Instituição

Nº artigos

  • Chinese Academic Science

274

  • United States Department of Agriculture - Agricultural Research Service

126

  • CSIRO Land Water

122

  • University Arizona

108

  • US Geololy Survey

106

  • Texas A&M University

105

  • University California Davis

99

  • International Water Management Institute

92

  • University Regina

87

  • Beijing Normal University

84

  • Australian National University

82

  • Indian Institute Technololy

73

  • CSIRO

71

  • University Washington

70

  • University Melbourne

69

  • HOHAI University

68

  • University Florida

68

  • University Waterloo

66

  • Delft University Technololy

65

  • Oregon State University

65

  • CSIRO Sustainable Ecosystem

64

  • Aristotle University Thessaloniki

63

  • University Illinois

63

  • Colorado State University

62

  • University Wisconsin

61

As instituições que mais se destacaram no que refere as publicações relacionadas a Water Resources and Management foram: Chinese Academy of Sciences com sede em Pequim - China, United States Departament of Agriculture – Agricultural Research Service, CSIRO Land Water da Austrália e University Arizona localizada nos Estados Unidos da América.

4.1.7 Principais agências financiadoras, países e idiomas

Em relação às agências financiadoras de trabalhos que englobam o tema em pesquisa, enumeraram-se aquelas com maior número de publicações: National Natural Science Foundation of China (121), European Commission (86) e National Science Foundation of China (68).

A Tabela 6 apresenta os principais países que possuem publicações relacionadas ao tema pesquisado.

Tabela 6 – Principais países

Países

Nº publicações

  1. Estados Unidos da América

3097

  1. China

1201

  1. Austrália

1070

  1. Inglaterra

728

  1. Canadá

636

  1. Alemanha

623

  1. Índia

490

  1. Espanha

463

  1. Franca

444

  1. Holanda

417

Quanto ao número de publicações por países, os Estados Unidos da América lidera o ranking de publicações, seguido da China, Austrália, Inglaterra e Canadá. Dessa forma, pode-se inferir que nesses países se encontram a maior parte das instituições que possuem pesquisas relacionadas a temática de Water Resources and Management. Destaca-se que o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking das publicações relacionadas ao tema pesquisado, o que representa um aspecto positivo, dada a representatividade da problemática inerente a gestão dos recursos hídricos.

Corroborando com os países que mais publicaram sobre a temática (Estados Unidos, China e Austrália), o idioma inglês se sobressai com 11.564 publicações, totalizando 97,1% do total. Em seguida evidencia-se o francês com 117 publicações e o espanhol com 64 estudos publicados.

4.2. Recursos Hídricos, Gestão e os “hot topics

Nesta etapa da pesquisa, foram investigadas as publicações sobre Recursos Hídricos e Gestão e os principais tópicos relacionados a essa temática que estão sendo estudados no contexto da gestão ambiental. Com base em uma análise prévia das publicações encontradas na Web of Science, foram selecionados 20 tópicos relacionados a temática.

A Tabela 7 classifica os 20 tópicos relacionados à temática, selecionados conforme o número de publicações:

Tabela 7 – Tópicos relacionados aos temas Water Resources and Management no período de 2002-2011

Área temática

Nº de publicações

  • Escoamento (Flow)

674.700

  • Tecnologia (Technology)

506.877

  • Impacto ambiental (Environmental)

326.420

  • Indústria (Industry)

202.498

  • Rios (Rivers)

106.487

  • Tratamento da água (Water Treatment)

101.923

  • Ecossistemas (Ecosystems)

82.228

  • Qualidade da água (Water Quality)

67.976

  • Inovação (Innovation)

65.716

  • Agricultura (Agriculture)

40.306

  • Águas residuais (Wastewater)

35.903

  • águas subterrâneas (Groundwater)

35.772

  • Abastecimento de água (Water Supply)

28.368

  • Irrigação (Irrigation)

27.392

  • Desenvolvimento sustentável (Sustainable Development)

26.912

  • Poluição da água (Water Pollution)

22.192

  • Aquíferos (Aquifers)

17.288

  • Conservação da água (Water Conservation)

14.575

  • Hidrologia (Hydrology)

11.244

  • Hidrogeologia (Hydrogeology)

1.406

Posteriormente, foi realizada a combinação de cada tópico listado na Tabela 7 com os termos Water Resources and Management, sendo calculado o total de publicações para cada combinação (tópico relacionado), o h-index e o coeficiente m (Tabela 8).

Tabela 8 – Hot topics no estudo sobre o tema pesquisado

Tópicos

Total de publicações

Índice h-b

Índice m

  • Ecossistemas (Ecosystems)

1.791

61

6,100

  • Impacto ambiental (Environmental Impact)

3.496

57

5,700

  • Rios (Rivers)

3.455

56

5,600

  • Qualidade da água (Water Quality)

3.172

54

5,400

  • Escoamento (Flow)

2.060

50

5,000

  • Conservação da água (Water Conservation)

1.556

48

4,800

  • Abastecimento de água (Water Supply)

2.014

43

4,300

  • Agricultura (Agriculture)

1.368

43

4,300

  • Irrigação (Irrigation)

1.798

42

4,200

  • Hidrologia (Hydrology)

739

40

4,000

  • Poluição da água (Water Pollution)

1.180

39

3,900

  • Tecnologia (Technology)

1.113

39

3,900

  • Águas subterrâneas (Groundwater)

1.883

38

3,800

  • Desenvolvimento sustentável (Sustainable Development)

1.360

35

3,500

  • Tratamento da água (Water Treatment)

930

31

3,100

  • Aquíferos (Aquifers)

1.008

27

2,700

  • Indústria (Industry)

681

27

2,700

  • Águas residuais (Wastewater)

552

22

2,200

  • Inovação (Innovation)

172

20

2,000

  • Hidrogeologia (Hydrogeology)

82

12

1,200

A partir do cálculo dos índices “h” e “m” é possível mensurar o desempenho dos tópicos/combinações pesquisados tendo por base o número de citações que estas tiveram (Kelly & Jennions, 2006). Orientando-se pelas considerações de Banks (2006) pode-se classificar como “hot topcis” ou tópicos quentes as combinações dos temas Water Resources and Management com os 19 tópicos classificados na Tabela 8, com destaque para: Ecossistemas (Ecosystems), Impacto ambiental (Environmental Impact), Rios (Rivers) e Qualidade da água (Water Quality).

Desse modo, percebe que a maioria dos tópicos relacionados a temática Water Resources and Management são hot topics, por apresentarem m ≥ 2, podendo ser classificados como tópicos exclusivos com alcance não apenas na sua própria área de pesquisa e que provavelmente tem efeitos de aplicação ou características únicas.

Apenas o tópico Hidrogeologia (Hydrogeology), por apresentar 0,5 < m ≤ 2, pode ser consideradas como “hot topics” emergentes como áreas de pesquisa.

Nesse sentido, denota-se que a temática envolvendo Water Resources and Management consiste em uma temática emergente, tendo grandes desafios no que se refere ao desenvolvimento de estudos sobre o tema, principalmente porque está diretamente ligada com a gestão de recursos ambientais e dos inúmeros impactos sociais e ambientais que a ações produtivas impõe ao planeta.

5. Considerações finais

A análise das publicações sobre Water Resources and Management na base de dados Web of Science, evidenciou 11.903 publicações relacionadas aos temas, estando relacionadas principalmente às áreas temáticas: Recursos Hídricos (Water Resources), Ciência Ambiental e Ecologia (Environmental Sciences and Ecology), Engenharia (Engineering), Agricultura (Agriculture) e Geologia (Geology).

Constatou-se que a maioria das publicações encontradas são artigos, sendo que no período compreendido entre 2002 e 2011, a produção científica relacionada ao tema aumentou gradativamente ao longo dos dez anos analisados. A maioria das publicações referente ao tema foi publicada nos periódicos: Water Resources Management, Water Science and Technology, Journal of Hydrology, Physics and Chemistry of the Earth e Agricultural Water Management, que destacam-se com o maior número de publicações.

Verificou-se ainda que os Estados Unidos da América lidera o ranking dos países que mais publicaram sobre a temática e o idioma inglês é o predominante nas publicações. Evidenciou-se como principais “hot topcis” ou tópicos quentes as combinações do tópico Water Resources and Management com os tópicos: Ecossistemas (Ecosystems), Impacto ambiental (Environmental), Rios (Rivers) e Qualidade da água (Water Quality). Apenas um dos 20 tópicos relacionados não foi considerado “hot topics”, o que demonstra que os assuntos envolvendo a temática são emergentes, sendo objeto de pesquisas nos mais diversos campos do conhecimento.

No decorrer do trabalho, foi possível verificar a utilidade de mecanismos de busca como a Web of Science para a realização de pesquisas acadêmicas, que servem de ferramenta para que a comunidade acadêmica tenha acesso às publicações bem como busque informações a respeito da evolução de seus temas de interesse.

Os resultados desta pesquisa evidenciam que o tema pesquisado é uma temática emergente, tendo em vista que foram identificados vários “hot topics” no estudo em questão. Como limitação do estudo, destaca-se a sua realização utilizando apenas em uma base de dados específica. Por esta razão, sugere-se que estudos futuros desta natureza, possuam uma amplitude maior, abrangendo, por exemplo, eventos acadêmicos nacionais e internacionais, periódicos científicos ou outras importantes bases de dados científicos.

Referencias

Banks, M. G (2006). An extension of the Hirsch index: indexing scientific topics and compounds. Disponível em: <http://www.arxiv.org/abs/physics/0604216>. Acesso em Jul. 2010.

Braga, B., Barbosa, P. S. F. & Nakayama, P. T (1998). Sistemas de suporte a decisão em recursos hídricos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. v. 3, n. 3, p. 73-95.

Bar-Ilan J. Which h-index? (2008). A comparison of WoS, Scopus and Google Scholar. Scientometrics, v. 74, n. 2, p. 257–271.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2011). Web of Science lança nova versão de base de dados. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/servicos/>. Acesso em Jul. 2012.

Franceschet, M. (2010). A comparison of bibliometric indicators for computer science scholars and journals on Web of Science and Google Scholar. Scientometrics, v. 83, n. 1, p. 243–258.

Hirsch, J. E. (2005). An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 102, n. 46, p. 16569-16572.

Kelly, C. D. & Jennions, M. D. (2006). The h index and career assessment by numbers. Trends in Ecology and Evolution, v. 21, n. 4, p. 167-170.

Lanna, A. E. (2004). Gestão dos recursos hídricos. In: Tucci, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. 3a Ed. Porto Alegre, UFRGS/ABRH. 943 p.

Macedo, M. A. S., Casa Nova, S. P. & Almeida, K. (1999). Mapeamento e análise bibliométrica da utilização da análise envoltória de dados (DEA) em estudos das áreas de contabilidade e administração. In: ENANPAD, 23, 1999, Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçu: ANPAD.

Rebouças, A. C. (1997). Água na região nordeste: desperdício e escassez. Estudos Avançados, v. 11, n. 29.

Rostaing, H. (1997). La bibliométrie et sés techniques. Toulouse: Sciences de la Société; Marseille: Centre de Recherche Rétrospective de Marseille.

Silva, M. R. (2004). Análise bibliométrica da produção científica docente do programa de pós-graduação em educação especial/UFSCar: 1998-2003. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil.

SILVA, R. T., & PORTO, M. F. A. (2003). Gestão urbana e gestão das águas: caminhos da integração. Estudos Avançados. 17, (47).

Tucci, C. E. M., Hespanhol, I., & Cordeiro Netto, O. M. (2001). Gestão da água no Brasil. Unesco.

Tundisi, J. G. (2008). Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, n. 22 (63).

United Nations. (2010). The Millennium development goals report. Nova York.

Van Cauwenberg, et. al. (2008). Multi-objective, multiple participant decision support for water management in the Andarax catchment, Almeria. Environmental Geology. v. 54, p. 479-489.

Vargas, M. C. (1999). O gerenciamento integrado dos recursos hídricos como problema socioambiental. Ambiente e Sociedade. n.5, p.109-134.


1 Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, Brasil, e-mail: adm.damiana@gmail.com
2 Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil, e-mail: phil.zaz@terra.com.br
3 Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil, e-mail: rolando@ct.ufsm.br
4 Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, Brasil, e-mail: thiago.ibdaiwi@metodistadosul.edu.br


Vol. 34 (5) 2013
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]