Espacios. Vol. 35 (Nº 2) Año 2014. Pág. 9


Influência da certificação ISO 14001 nas empresas que emitem poluentes atmosféricos no Estado de São Paulo.

Influence of ISO 14001 within companies that emit air pollutants in São Paulo.

Eduardo Gomes SALGADO 1. Fábio de Oliveira NEVES 2

Recibido: 19/11/13 • Aprobado:09/01/14


Contenido

RESUMO:
As últimas décadas foram marcadas pelo impacto das organizações industriais sobre o meio ambiente, no qual estão em clara evidência. Dessa forma, empresas buscam medidas para amenizar e/ou solucionar esse problema. A norma ISO 14001 é uma das ferramentas que surgiram com o objetivo de solucionar esse empecilho e têm atraído atenção de vários pesquisadores e empresários. Este trabalho analisa empiricamente a quantidade de empresas certificadas pela norma ISO 14001 e que emitiram algum tipo de poluente atmosférico no estado de São Paulo no período de 2001 a 2009, através dos relatórios anuais emitidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) do tema relatórios da qualidade do ar. Do total de empresas certificadas pela norma 50% encontram-se no estado de São Paulo. Os anos de 2004 e 2005 foram os anos com maiores porcentagens proporcionais de empresas que emitiram algum tipo de poluente tóxico atmosférico. Utilizando o teste da hipótese da média e de Tukey houve rejeição para ambos os casos (com/sem ISO), porém a variância para empresas com a norma foi menor. Houve um total de 23 empresas com certificação ambiental que emitiram poluentes tóxicos atmosféricos sendo que a área com maior quantidade de empresas foram as indústrias extrativistas seguido pela química. E a emissão de gases emitidos na atmosfera é diretamente proporcional a sua média.
Palavras- chaves: Poluição atmosférica, certificação ISO 14001, companhia de tecnologia de saneamento ambiental.

ABSTRACT:
The last decades were marked by the impact of industrial organizations on the environment, which are in clear evidence. Over this, companies seek measures to mitigate or solve this problem. The ISO 14001 norm is one of the tools that have emerged with the aim of addressing this impediment and also have attracted attention of several researchers and entrepreneurs. This study empirically analyses the number of companies certified by ISO 14001 and issued some sort of air pollutant in the State of Sao Paulo from 2001 to 2009, through the annual reports issued by CETESB (State Basic Sanitation Engineering Company) from the theme of air quality reports. The total of certified companies by this norm 50% (fifty percent) can be found in the State of São Paulo,Brazil. The years of 2004 and 2005 were the years with the largest proportional percentages of companies which have issued some sort of toxic atmospheric pollutant. Using the average hypothesis tesing and also the test of Tukey, there was a rejection for both cases (with or without ISO), however the variance for companies with the norm was lower. There were a total of 23 (twenty-three) companies with environmental certification that issued any atmospheric toxic pollutants, so the businesses with the highest amount were the extractive industries and followed by chemical ones. And the emission of gases spread into the atmosphere is directly proportional to its average.
Key words: Atmospheric Pollution, ISO 14001 certification, CETESB (State Basic Sanitation Engineering Company).


1. Introdução

A qualidade ambiental, nos últimos anos, está recebendo importante destaque no meio empresarial social. Além das pressões de cunho regulador e social, seja: por meio de empresas, investidores, empregados, consumidores, e órgãos governamentais além da busca de melhor reputação estão, cada dia, mais atentos às relações entre as empresas e o meio ambiente, cobrando elevados preços mesmo que acidentais (Alberton e Costa-Jr, 2007)

Regulamentos internacionais tornam-se uma importante forma para que empresas tenham êxitos em acesso ao mercado, (Nishitani, 2009), e assim muitas empresas utilizam a gestão ambiental como prioridade definitiva para serem aceitas economicamente (Nishitani, 2009 e Gomez e Rodrigues, 2011).

Em resposta a uma melhora da qualidade ambiental foi criada através da Organização Internacional para Normalização (ISO) uma série de padrões conhecidos como ISO 14000 (Bansal e Bogner, 2002). A ISO 14001 é a parte de uma série, sendo um padrão que fora projetado como meio de atender as necessidades através de um sistema de gestão ambiental (Bansal e Bogner, 2002, Nishitani, 2009 e Gomez e Rodrigues, 2011). Todavia, várias empresas relutam em adotar este padrão, pois não compreendem os benefícios obtidos a partir de sua aplicação (BABAKRI et al.; 2004).

No Brasil, o número de empresas que praticam o sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14001 vem aumentando no decorrer dos anos. O crescimento deste tipo de certificação tem permitido uma nova oportunidade de negócios, e assim, facilitando a inclusão de empresas brasileiras no mercado internacional (Silva e Medeiros, 2004).

No que se refere aos padrões de qualidade do ar, segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde (2005), depende da abordagem adotada para um balanço de risco, viabilidade técnica, considerações econômicas, de fatores políticos sociais, além do mais dependem do nível de desenvolvimento e da capacidade nacional de gerenciar a qualidade do ar (Cetesb, 2009). As diretrizes recomendadas segundo a OMS levam em conta a heterogeneidade e, em particular, reconhecem que ao formular políticas de qualidade do ar, os governos devem considerar cuidadosamente suas circunstâncias locais antes da adoção valores propostos como padrões nacionais (Cetesb, 2009).

O presente trabalho teve como objetivo avaliar quantitativamente as empresas certificadas com a norma ISO 14001 com as não certificadas, cadastradas no Inmetro, emissoras de poluentes atmosféricas no estado de São Paulo, no período de 2001 a 2009 seu potencial poder poluidor, não houve continuação dos anos posteriores pois a CETESB não divulgou as empresas em seus relatórios. Esse estudo baseia-se em relatórios anuais, emitidos pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), em que são intitulados qualidade do ar no estado de São Paulo. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica que Moresi (2003) relata ser um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.

2. Revisão da literatura

Ao longo dos últimos anos, organizações têm procurado melhorar o desempenho ambiental, como resultado da crescente pressão do mercado (Khanna, 2010). Proteger o ambiente é vital para a melhoria da qualidade de vida (Pun et al., 2001).

As atividades ambientais no interior da indústria estão passando por um processo de mudança caracterizado de questionável, para uma abordagem proativa, sendo considerada como uma questão estratégica importante (Hart, 1997, Ritzen et al., 2006).

Um passo nessa direção é a implantação dos chamados Sistemas de Gestão Ambiental SGA (ISO 14001). O SGA é a parte do sistema de gestão organizacional utilizado para projetar, implementar e gerenciar a política ambiental. Ele inclui elementos interdependentes, como a organização, a partilha de responsabilidades e práticas de planejamentos, procedimentos e recursos necessários para determinar e alcançar a referida política ambiental da empresa e os seus objetivos (Melnyk et al, 2002).

Para além da responsabilidade social e da criação de condições para cumprir a legislação em vigor, este sistema permite identificar oportunidades de redução de material e consumo de energia, bem como melhorar a eficiência do processo (Chan e Wong, 2006). Vários trabalhos relatam que indústrias que oferecem esse sistema de certificação têm um maior potencial socioeconômico e ambiental, e como resultado é uma maior captação de recursos financeiros (Quigley, 1997; Sayre, 1996).

2.1. ISO 14001

O setor industrial é um dos maiores responsáveis ​​pelo aumento da poluição. Este resultado entra em consonancia com o processo de produção além da maneira equivocada que alguns consumidores utilizam seus produtos durantea sua vida útil, por exemplo, um automóvel, sem a manutenção adequada (Bellas e Nentl, 2007).

Desde a cúpula do Rio 92, o conceito de desenvolvimento sustentável está sendo disperso pelo mundo. As empresas reconhecem esse potencial, como um objetivo comum, aliando desenvolvimento econômico e proteção ambiental (Karlsson, 1997).

A norma ISO 14001 foi projetado para fornecer um nivel de quadro técnico internacional reconhecido para o sistema de gestão ambiental tais como: avaliação, medição e auditoria. Ela não prescreve metas de desempenho ambiental, mas fornece às organizações as ferramentas para avaliar e controlar o impacto ambientalis de suas atividades, produtos ou serviços. O padrão aborda os seguintes princípios: auditoria ambiental, declarações ambientais, rotulagem ambiental, e avaliação de desempenho ambiental, bem como abordagens: gestão ambiental e avaliação do ciclo de vida (Glavi e Lukman, 2007).

Não obstante, essa ferramenta prática está contida no conjunto de instrumentos contidos na certificação ISO 14001 (Iso 14000, 1995; Karlsson, 1997). Dentre as quais esse padrão se baseia:

  • Estabelecer uma posição estratégica;
  • Definição de uma política ambiental e compreensão com um sistema formal de gestão ambiental;
  • Criação de um plano para o cumprimento e políticas ambientais
  • Desenvolvimento de recursos humanos, financeiros, técnicos e outras capacidades com o objetivo de atingir políticas iniciais ambientais;
  • Medição, monitoramento e avaliação do desempenho ambiental;
  • Revisar e melhorar continuamente o seu sistema de gestão ambiental.

Estudos recentes indicam que muitas empresas percebem os benefícios além de seus impactos na adoção da norma ISO 14001. Tais benefícios incluem: redução de custos operacionais, acesso a mercados, demonstração da conformidade com regulamentos, maior desempenho ambiental, confiança e satisfação do cliente, melhora da imagem corporativa, credibilidade e envolvimento através da educação de seus trabalhadores (Ofori et al., 2001).

2.2 Empresas certificadas com o sistema de gestão ambiental

De acordo com a Isoword (2007) que retrata o número de certificações ISO 14001 mundial. Verifica-se que as empresas brasileiras estão distantes em relação às principais economias mundiais (Gavronski, 2003).

Essa distância abre um leque para alguns problemas, no qual podemos salientar: o impacto do fornecimento das empresas brasileiras para empresas certificadas em outros países (Gavronski, 2003).

Não obstante, é de suma importância explicar que o impacto do Sistema de Gestão Ambiental na estratégia de operações possa ser uma base de propriedade de ferramentas de análise e tomada de decisões à inserção de empresas brasileiras de uma maneira mais competitiva em um rol de empresas ambientalmente responsáveis (Gavronski, 2003).

Mas segundo D’ Avignon et al.; (2004) verifica que há um aumento da certificação da norma ISO 14001 no Brasil ocasionada por diversos interesses de diversos segmentos mercadológicos, destacando-se principalmente empresas de pequeno e médio porte, concomitantemente demonstra a maleabilidade da norma em atender diversos tipos de interesses econômicos.

Segundo os estudos realizados pelo autor citado acima mostram uma crescente procura de empresas por certificação da norma ISO 14001 de acordo com dados colhidos pelo INMETRO. E mais, segundo o mesmo autor supracitado há várias empresas que possuem a certificação, todavia, não estão cadastradas no INMETRO por políticas internas ou por não acharem necessário esse cadastro. Não obstante, eles se filiam a outros sistemas de acreditadores, consequentemente o número de empresas com a certificação da norma ISO 14001 é maior que os dados que se encontram no INMETRO. E mais, de acordo com dados levantados pela Revista Meio Ambiente Ambiental Industrial demonstra mais de 1.000 empresas certificada pela norma ISO 14001. 

2.3  Companhia de tecnologia de saneamento ambiental (CETESB)

Localizado na região sudeste do país, o estado de São Paulo, é o maior centro econômico e industrial do Brasil (Ministério da Fazenda, 2011) devido a seu sistema financeiro ele apresenta várias áreas com diferentes características de abrangência e como causa resultante um padrão de qualidade ambiental afetado (Cetesb, 2009).

Desde a década de 70, a Cetesb mantém redes de monitoramento de avaliação da qualidade do ambiental, sendo inicialmente através de estações manuais e hoje com uma avaliação em tempo real em 41 estações fixas em 26 municípios.

Por ser a unidade da federação de maior ocupação territorial, além do que corresponde a uma área aproximada de 249.000Km2 e 2.9% do território nacional (Cetesb, 2009). Possui um alto contingente populacional e a maior frota automotiva apresentando dentre os estados a maior alteração da qualidade do ar, dentre as regiões do estado destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e o município de Cubatão (Cetesb, 2009).

2.4 Fontes de poluição

A atmosfera é considerada um dos grandes locais que ocorrem reações químicas, absorvendo: sólidos, líquidos e gases oriundos de diversas fontes naturais e artificiais. Esses mecanismos podem se dispersar ou reagir entre si ou com outra substâncias presentes na atmosfera, com isso a concentração real gasoso irá depender da remoção ou produção da mesma (Inea, 2011)

De acordo com dados do relatório da qualidade de ar da Cetesb (2009) a má qualidade do ar em algumas regiões do estado de São Paulo é decorrente de emissões atmosféricas de cerca de 2000 industrias com elevado potencial poluidor uma frota registrada de aproximadamente 9,7 milhões de veículos (Prodesp, 2009).

Segundo a Lucato et al.,(2013), em relatório emitido em 2010 o ano de  2009 as emissões gasosas na RMSP totalizaram aproximadamente 3,5 milhões de tonelada dos gases que absorvem UV e aumentam a camada de ozônio.

2.5 Aplicação de instrumentos econômicos para o controle ambiental do ar

Em países vinculados a OCDE (Organização para o Desenvolvimento Econômico) adotam medidas para o controle e prevenção da qualidade do ar, dentre aos quais está a dedução de impostos (Mendes e Mota, 1997). Entre os países destacam-se: Austrália, Bélgica, Japão e Noruega. Em Portugal os investimentos ambientais das empresas são abatidos dos impostos, assim como despesas pessoais com a implantação de fontes de energia renovável podem ser abatidas do imposto de renda. 

A China subsidia tarifas, concede empréstimos e incentivos fiscais para iniciativas de melhoria na eficiência energética (Mendes e Mota, 1997).

3. Análise dos dados

Para a elaboração do presente estudo, a primeira etapa foi a seleção das empresas que emitem poluentes atmosféricos no estado de São Paulo, para tanto foi utilizado os relatórios de qualidade de ar emitidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) entre os anos de 2001 a 2009.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) é responsável pelo monitoramento de poluição atmosférica, aqüífera e de solo do estado de São Paulo.

A segunda etapa do trabalho consistiu em verificar as empresas que possuem a certificação ISO 14001 através do Inmetro um organismo acreditador brasileiro responsável pela emissão de certificados de ISO 14001 e ISO 9001.

Como visto na Figura 1, dados coletados do Inmetro verificam que 37,82% das empresas, 230 do total, que possuem certificação ISO 14001 estão localizadas no estado de São Paulo numa população de 27 Estados brasileiros.

Segundo D’ Avignon et al.; (2004) esse baixo índice de empresas cadastradas no Inmetro pode vir ser associado a políticas internas ou por não acharem necessário o cadastro.

Figura 1: Percentual de empresas que possuem certificação ISO 14001
no estado de São Paulo comparados com o Brasil.
Fonte: Elaborado pelos autores

Concluídas todas essas etapa obteve a Tabela 1 em que verifica comparativamente o número total de empresas entre os anos de 2001 a 2009 que possuem a certificação de qualidade ISO 14001 com as quais não a possuem.

Tabela 1: Comparativo do total de empresas com/ sem certificação
da norma ISO 14001 entre os anos de 2001 e 2009

Ano
Total
Empresas sem ISO 14001
Empresas com ISO 14001
2001
77
68
9
2002
77
66
11
2003
93
81
12
2004
103
92
11
2005
87
77
10
2006
86
72
14
2007
86
73
13
2008
119
105
14
2009
143
128
15

Fonte: Elaborado pelos autores

Conforme demonstra a Tabela 1, a grande maioria das empresas que emitem poluição atmosférica não possuem a certificação de qualidade ambiental ISO 14001. As empresas que possuem a certificação são em sua grande maioria empresas de grande porte

Figura 2: Porcentagem de empresas que emitem poluentes atmosféricas
com certificação ISO 14001 entre os anos de 2001 a 2009 no estado de São Paulo.
Fonte: Elaborado pelos autores

Pode-se perceber na Figura 2 uma oscilação entre 10,48% a 16,30% de empresas com certificação ISO 14001 entre os anos de 2001 a 2009. Chegando ao pico máximo no ano de 2006 e no ano de 2009 com o menor patamar atingido.

Essa baixa porcentagem deve-se ao fato de além das empresas com certificações em sua maioria serem de grande porte, e para que possam possuir a certificação necessitam segundo a (Abnt Nbr Iso 14001, 2004) de treinamento, conscientização e competência. Segundo estes requisitos as organizações devem identificar as necessidades de treinamento e determinar que todos os funcionários cujas tarefas pré-determinadas possam criar um impacto significativo sobre o meio ambiente tenham treinamento apropriado. Além de que, a organização em si estabeleça a mantenha procedimentos que façam com empregados ou membros em cada nível de função estejam conscientes.

Na Tabela 2, foi feito o cálculo da média anual de gases emitidos no estado de São Paulo. Totalizando 9 diferentes tipos de gases. Fora feita sua média e logo em seguida feita a média anual.

Tabela 2: Média anual dos gases emitidos (toneladas/ano) por empresas
com/ sem certificação ISO 14001 no estado de São Paulo

Ano
Empresas com ISO 14001
Empresas sem ISO 14001 
2001
3,55
22,7
2002
2,4
19,29
2003
3,47
18,2
2004
1,58
97,07
2005
1,78
42,9
2006
2,96
12,24
2007
1,84
14,34
2008
3,17
11,93
2009
2,74
18,6

Fonte: Elaborado pelos autores

Observa-se pela análise da Tabela 2 que empresas certificadas pela Norma 14001, embora emitissem algum tipo de poluente atmosférico a sua emissão se deu em uma forma extremamente menor do que àquelas que não possuem a certificação.

Fato que também pode ser observado ao se comparar através da Figura 3. Nos anos de 2004 e 2005 os picos obtidos na Figura 3 se deram especificamente por ter 4 empresas que imitiram poluentes de forma exorbitante na atmosfera nestes anos. Segundo Margulis (1996) caso as multas sejam fixadas em um nível de preço abaixo da utilização de um sistema de tratamento desses poluentes, os poluidores preferem pagar as multas a criar controles adequados.

Figura 3 : Comparativo das  médias anuais de
empresas  com/sem cetificação ISO 14001
Fonte: Elaborado pelos autores

Ao realizar o teste de correlação de hipotese da média obteve as Tabelas 3 e 4 e para o teste de Tukey as Tabelas 5, 6, 7 e 8.  Elas demonstram que os testes não se correlacionam pelo fato de tantos as empresas com ISO 14001 e sem ISO 14001 poluirem acima do permitido por lei. Ao procurar na literatura o nível de poluição aceitação  à emissão dos gases tóxicos obteve-se uma média de aproximadamente 1, no qual esse valor foi utilizado como hipótese = H0. Sendo ambos os testes bilaterais.

Tabela 3: Hipótese da Média para empresas
sem Certificação ISO 14001

Tamanho da amostra:                         9
Média da amostra:                    14.396000
Variância da amostra:                18.269000
Teste da  hipótese: Ho: m =           1.000000
t calculado: tc =                     9.402406
Probabilidade:  P(t>|tc|)=          0.000013
Rejeita-se Ho ao nível de 5.00%  de probabilidade

Fonte: Elaborado pelos autores

----

Tabela 4: Hipótese da média para empresas
com Certificação ISO 14001

Tamanho da amostra:                          9
Média da amostra:                     2.786000
Variância da amostra:                 0.686000
Teste da  hipótese: Ho: m =           1.000000
t calculado: tc =                     6.469052
Probabilidade:   P(t>|tc|)=          0.000194
Rejeita-se Ho ao nível de 5.00%  de probabilidade

Fonte: Elaborado pelos autores

Embora ambos os testes tem sido rejeitados para 5% de graus de liberdade, já que ambos a média dos poluentes atmosféricos é aproximadamente 1. Assim, é importante notar a variância de ambos para o teste de hipótese da média e a própria média para o teste de Tukey.

Para empresas com a certificação de qualidade ISO 14001 a variância está em torno de 0,68 já para empresas sem certificação foi de 18,29. A  média para empresas com cetificação é aproximadamente 2,8 e sem a certificação 14,4. Mostrando novamente que embora as empresas com a norma de qualidade ambiental poluam a emissão dos gases tóxicos quando comparados com as sem a norma está numa proporção menor. Outro fator importante a ser notado no teste de Tukey é que a média é diretamente proporcional a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera, quanto menor for a emissão dos poluentes menor será a poluição.

Tabela 5: Causas da variação para empresas
sem Certificação ISO 14001

FV                     GL                 SQ                QM         Fc  Pr>Fc
ANO                     8           5.486622          0.685828 1.0E+0009 0.0000
erro                    0  0.000000000E+0000  0.00000000E+0000
Total corrigido         8           5.486622
CV  (%) =               0.00
Média geral:          2.7855556      Número de observações:            9

Fonte: Elaborado pelos autores

----

Tabela 6: Teste de Tukey para empresas
com a norma NBR ISO 14001

Tratamentos                             Médias      Resultados do teste 
2004                                   1.580000 a1                         
2007                                   1.840000    a2                      
2002                                   2.400000       a3                   
2001                                   2.600000          a4                
2009                                   2.740000             a5             
2006                                   2.960000                a6          
2008                                   3.170000                   a7       
2003                                   3.480000                      a8    
2005                                   4.300000                         a9 

Fonte: Elaborado pelos autores

----

Tabela 7: Causas da variação para empresas
sem Certificação ISO 14001

FV                     GL                 SQ                QM         Fc  Pr>Fc
ANO                     8         146.156422         18.269553  1.0E+0009 0.0000
erro                    0  0.000000000E+0000  0.00000000E+0000
Total corrigido         8         146.156422
CV  (%) =               0.00
Média geral:         14.3955556      Número de observações:            9

Fonte: Elaborado pelos autores

----

Tabela 8: Teste de Tukey para empresas sem a norma NBR ISO 14001

Tratamentos                             Médias      Resultados do teste 
2001                                   7.730000 a1                         
2004                                   9.500000    a2                      
2008                                  11.940000       a3                   
2006                                  12.250000          a4                
2007                                  14.340000             a5             
2005                                  17.700000                a6          
2003                                  18.200000                   a7       
2009                                  18.600000                      a8    
2002                                  19.300000                       a9 

Fonte: Elaborado pelos autores

Ao analisar as áreas industriais com a norma de qualidade ISO 14001que mais emitiram poluição atmosférica confeccionou  a Figura 4.

Figura 4: Área industrias com a Norma NBR ISO 14001
que mais emitiram gases tóxicos no período de 2001 a 2009.
Fonte: Elaborado pelos autores

Observa-se que dentre as 6 áreas as indutrias extrativistas e em seguida a química foram as grandes campeãs em emissão de poluentes atmosféricos.

Algumas das atividades – extrativistas, metalurgia, química, papel e  celulose e  materiais plásticos –  mais que triplicaram  sua participação nas exportações  brasileiras, o que significa, como mostra Torres (1993) que esse segmento de indústrias tende a continuar relativamente competitivo internacionalmente, apresentando maior capacidade de resistir à abertura comercial do que outros setores. Assim, o segmento industrial brasileiro mais dinâmico – o de indústrias intermediárias  – é também o segmento com maior poder  de degradação ambiental, delineando o perfil ambiental da inserção brasileira na economia internacional ( Freitas et al., 2003).

Figura 5: Média de poluentes emitido pelas
23 empresas durante os anos de 2001 a 2009
Fonte: Elaborado pelos autores

Ao verificar a média das empresas poluidoras com certificação ambiental ISO 14001 verifica-se através da Figura 5 que houve um total de 23 empresas sendo que muitas delas não constavam todos os anos como poluidoras. A empresa A foi que emitiu a maior quantidade de poluentes na atmosfera, seguido pela empresa E. Sendo a ambas as empresas (A e E) da industria química.

Totalizou 11 empresas que poluiram em grande quantidade, 5 empresas que poluiram anualmente no período de 2001 a 2009 e 7 distintamente. O setor químico e de industrias extrativistas foram os que obteve a maior quantidade de industrias com poluições contantes no período estudado, a área de silvicultura e construção foram as áreas que poluiram em apenas 1 ano a química e a agricultura entravam exporadicamente em anos distintos.

A queima de biomassa para algumas industrias de celulose é a principal causadora da emissão de poluentes atmosféricos para a silvicutura, já para a industria química está relacionada a diversos setores industriais. (Cetesb, 2009).

4. Conclusão

O estudo teve como objetivo avaliar as empresas que emitissem poluentes atmosféricos no estado de São Paulo no período de 2001 a 2009 possui certificação ISO 14001.

Foi observado um baixo índice de empresas com a certificação ISO 14001 no ano de 2009, Com o maior índice percentual de 16,30% e um menor índice de 10,48 % do ano de 2006. Estes resultados evidenciam que como no Brasil não existe a obrigatoriedade da certificação ambiental ISO 14001 e da certificação ISO 9001 como forma da garantir a qualidade de seus produtos as empresas as utilizam como estratégia mercadológica.

Uma das premissas desse baixo índice da adoção de empresas com a certificação ambiental, 230, no Brasil pode estar atrelada a uma não compreensão das questões ambientais, e que as empresas que possuem a certificação estão na vanguarda da inclusão de variáveis ambientais. Acreditam-se também, que acima de tudo gerenciar com responsabilidade social e ambiental pode ser competitiva, efetiva e lucrativa desde que a empresa atue dinamicamente incorporando a questão ambiental em sua estratégia de negócio.

Houve um total de 23 empresas que emitiram poluentes, as quais foram numeradas de “A a Z”, em que a maior média foi da “A” e seguida pela empresa “E” ambas da indústria química, sendo que elas estão na segunda colocação  das áreas industrias que emitem poluentes atmosféricos, o primeiro colocado do ranking são das industrias extrativistas, seguido pela química, como mencionado anteriormente, construção e agricultura.

Além do que a certificação ISO 14001 não implica, necessariamente, que ocorrerá uma melhoria econômica, social e ambiental.

E mais, os anos de 2004 e 2005 foram aqueles que proporcionalmente tiveram maior índice de poluição pelo fato de 4 empresas jogarem seus poluentes na atmosfera. A análise da hipótese das médias anuais e de Tukey dos gases emitidos pelas empresas com/sem certificação ISO 14001 demonstrou rejeição para ambos os casos. Todavia, a variância mostra que as empresas que possui a norma emitem poluentes atmosféricos em quantidades menores. E que a média é diretamente proporcional aos poluentes emitidos na atmosfera. A certificação do sistema de gestão ambiental como demonstrou para o caso de algumas empresas não atesta à certificação zero, atesta, simplesmente a presença de instrumentos minimizadores.

A aplicação da ISO 14001 contribui efetivamente para a melhoria e diminuição dos poluentes emitidos na atmosfera.

Em suma, além dos benefícios socioambientais que a ISO 14001 gera, outras beneficies são produzidos para a empresa como: aumento da produtividade; melhoria do comportamento dos empregados, com relação a exigência ambiental, entrada dos produtos em mercados internacionais e controle das ameaças ambientais.

Como sugestão de trabalhos futuros propõe um estudo das empresas que emitem poluentes: atmosférico, aqüífero e de solo e um estudo estatístico quantitativo/qualitativo das empresas com certificação ISO 14001. Além disso, poderia ser verificado a correlação das empresas dos 3 diferentes tipos de poluição com as que possuem a certificação ISO 14001 com as que não a possuem.

5. Referências bibliográficas

ABNT ISO 14001, (2004) Sistema de Gestão Ambiental- Requisitos com Orientações para Uso, Norma Brasileira, Brasil, 1-35.

ALBERTON, A.; COSTA-JR, N.C.A. (2007) “Meio Ambiente e desempenho econômico financeiro: benefícios dos sistemas de gestão ambiental (SGAs) e o impacto da Iso 14001 nas empresas brasileiras”.Rac-Revista Eletrônica, 1(2), 153-171.

BABAKRI, K.A.; BENNETT, R. A.; RAO, S.; FRANCHETTI, M. (2004) “Recycling performance of firms before and after adoption of the ISO 14001standard”. Journal of Cleaner Production. 12(6), 633-637.

BANSAL, P.; BOGNER, W. C.(2002), “Deciding on ISO 14001: economics, institutions, and context”. Çong Range Plannning, 35(3), 269-290.

BELLAS, A.S., NENTL, N.J., (2007); “Adoption of environmental innovations at US power plants”. Journal of Business & Industrial Marketing, 22(5), 336-341.

CETESB, COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório da Qualidade do Ar do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1-292, 2009.

CHAN, E.S.W., WONG, S.C.K.(2006); “Motivations for ISO 14001 in the hotel industry”. Tourism Management, 27(3), 481-492.

D’ AVIGNON, A..; SCHEEFFER, M.; VALLE, R. (2004);  Análise de uma experiência exitosa de implementação de sistemas de gestão ambiental no Brasil: o papel do treinamento e capacitação. CEPAL- Comissão Econômica para Desenvolvimento da América Latina e Caribe, 1-44.

GAVRONSKI, I.(2003) Gestão Estratégica de Operações Sustentáveis: Levantamento das Empresas Brasileiras Certificadas na Norma ISO 14001. Programa de Mestrado em Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Econômicas, São Leopoldo.

GLAVI_C., P., LUKMAN, R.(2007); “Review of sustainability terms and their definitions”. Journal of Cleaner Production, 15(18), 1875-1885.

GOMEZ, A.; RODRIGUEZ, M. A. (2011); “The effect ISO 14001 certification on toxic emissions: an analyses of industrial facilities in the north of Spain”. Journal of Cleaner Production,19(10), 1091- 1095.

HART, S.L. (1997); “Beyond greening: strategies for a sustainable world            “. Harvard Business Review, 75(1), 66-76.

INEA-INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE, Relatório Estadual da Qualidade do Ar, Rio de Janeiro, Brasil, 2011.

ISO 14000 (1995),   A report of current situation In TC 207, In Swedish, Stockholm, Sweden.

ISOWORLD. Acesso em julho de 2011. The number of ISO 14001/ EMAS Certification/ Registration of the World, disponível em: :http://www.ecology.or.jp/isoworld/english/analy14k.htm, 2007.

KARLSSON, M. (1997); “Green Concurrent Engineering”. Lund, Licentiate thesis, LundSweden.

KHANNA, V.K. (2010); “ An Indian experience of the environmental management system”. International journal of innovation and technology management,7(4), 423-445.

LUCATO, W. C.; VANALLE, R.M.; SANTOS, J.C.S.(2013) “Uma avaliação das práticas e do desempenho industrial na região metropolitana de São Paulo”. Espacios, 34(6), 3.

MARGULIS, S. A. Regulamentação ambiental: instrumentos e implementação. IPEA, Institutos de Pesquisa Econômica Aplicada. Texto para discussão, 437, 1-41, 1996.

MELNYK, S.A.(2002) “Assessing the effectiveness of US voluntary environmental programmes: an empirical study”. International Journal of Production Research, 40(7), 1853-1878.

MENDES, F. E.; MOTTA, R. S.(1997); “Instrumentos econômicos para o controle ambiental do ar e da água: uma resenha da experiência internacional”. IPEA, Institutos de Pesquisa Econômica Aplicada, 1(479), 1-62.

MORESI, E.(2003) Metodologia de Pesquisa,Universidade Católica de Brasília – UCB, Programa de pós-graduação strictu sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação,1-108.

NISHITANI, K.(2009); “An empirical study of the initial adoption of  ISO 14001 in Japanese manufacturing firms”. Ecological Economics, 68(3), 669-679.

OFORI, G.; GANG, G.; BRIFFECT, C. (1997); “Implementing environmental management systems in construction: lessons from quality systems”. Building and Environmen, 37(6), 397-407.

PRODESP. Acesso em julho de 2011. Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, disponível em: http://www.prodesp.sp.gov.br/.

PUN, K. F.; HUI, I. K.; LEE, W.K . (2001); “An EMS approach to Environmentally friendly construction operations”. The  TQM Magazine.13(2), 112-119.

QUIGLEY, R. (1997) “Meeting the ISO 14000 environmental challeng”; Control Engineering,4(2), 58-62.

RITZÉN, S.; BÄCKMAR, J.; NORELL, M. (2006); “Product development- Integration of Environmental aspects. Proceedings 4th International Seminar on Life Cycle Engineering”. Journal of Cleaner Production, 14(16), 1409-1419.

SAYRE, D.(1996); Inside ISO 14000: The Competitive Advantage of Environmental Management, St. Lucie Press, First edition, 1996.

SILVA, G.C.S., MEDEIROS, D.D.,(2004); “Environmental management in Brazilian companies. Management of Environmental”. Quality: An International Journal, 15 (4), 380-388.


1 Federal University of Alfenas Alfenas/MG, Brazil. E-mail: egsalgado@yahoo.com.br
2 Federal University of Alfenas Alfenas/MG, Brazil. Corresponding author: E-mail:fabiooneves@gmail.com


Vol. 35 (Nº 2) Año 2014
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]