Espacios. Vol. 35 (Nº 9) Año 2014. Pág. 7


Desenvolvimento de Produto com Registro de Indicação Geográfica (IG): Uma Análise do Mercado

New Product Development With Protect Geographical Indication: A Market Research

João Pedro de Castro Nunes PEREIRA 1; Diego de Castro FETTERMANN 2

Recibido: 30/05/14 • Aprobado: 25/07/14


Contenido

RESUMO:
A potencialidade do registro de Indicações Geográficas (IG) agregar valor aos produtos ou serviços é frequentemente mencionada na literatura. No estado da Bahia/Brasil são verificadas inciativas visando incentivar esse tipo de registro em produtos locais. Este estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre a caracterização do mercado para produtos artesanais de Maragogipinho (BA) sob a proteção do registro de IG. O distrito de Maragogipinho (BA) consiste em um dos mais tradicionais locais de produção de cerâmica artesanal do Brasil. Para tanto, este estudo teve como pauta teórica o desenvolvimento de produto associado a estrutura legal do registro de IG. Este estudo utilizou uma pesquisa com uma amostra com 125 respondentes. Os resultados encontrados indicam para o ambiente estudado que o registro de IG pode realmente agregar valor aos produtos. Estes resultados contribuem para o desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento de novos produtos direcionados para uma maior agregação de valor proporcionada pela IG.
Palavras chave: Desenvolvimento de produto, Indicação Geográfica, Cerâmica artesanal

ABSTRACT:
The potentiality of Protected Geographical Indications (PGI) add value to products or services is often indicated in the literature. In the state of Bahia / Brazil there are several initiatives aimed at encouraging this kind of protection in local products. In the state of Bahia / Brazil there are several initiatives to develop this kind of protection in local products. This article aims realize a market research to caracterize craft products from Maragogipinho (BA) under the Protect Geographical Indication. The Maragogipinho district is one of the most traditional local production of handmade pottery from Brazil. Therefore, this study develops a literature review about New Product Development associated with the legal structure Protected Geographical Indications. This study used a survey with a sample of 125 respondents. The results indicate for the environment studied the Protected Geographical Indication can add value to products. These results contribute to the promotion of strategies for the New Product Development with Protected Geographical Indication.
Keywords: New Product Development, Protect Geographical Indication, Handmade pottery.


1. Introdução

O processo de desenvolvimento de produto consiste em umas das principais funções exercidas em qualquer organização (Slack et al., 2002). Este processo consiste em um conjunto de atividades que consideram as necessidades de mercado, as possibilidades e restrições tecnológicas para o desenvolvimento do produto, a estratégia de produto da empresa como forma de atingir um conjunto de especificações de projeto e processo de produção e distribuição (Rozenfeld et al., 2006). Recomenda-se que para o sucesso do produto, as decisões do seu projeto estejam baseadas em informações confiáveis do mercado (Davis, 1993). Para tanto, a compreensão da formação do mercado consumidor consiste em uma importante variável para a redução da incerteza inerente ao processo de desenvolvimento de produto (Berchicci; Tucci, 2010). Desta forma, o conhecimento das características do mercado pode ser decisiva para direcionar o projeto de produtos para o atendimento de necessidades específicas para determinados perfis de clientes.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é um reconhecimento dado a algum produto ou serviço que possua uma origem geográfica específica, sendo que seu registro reconhece a reputação, qualidade e características que estão vinculadas ao local (Inpi, 2012). O registro de IG tende a proporcionar uma maior valorização do produto ou serviço protegido, e com isso a possibilidade de valorização do mesmo no mercado (Babcock, Clemens, 2004; Hall, 2009). O registro de IG também contribui para a fidelização do consumidor e proporcionando maior confiança ao cliente, evidenciando características específicas do produto ou serviço e seu processo de produção, cujas características são singulares e estão conectadas intimamente com a sua região (Arruda, 2002).

A proteção dada pelo registro de IG é amplamente utilizada em diversos produtos no mundo, principalmente para os destinados à alimentação (Hall, 2009), com destaque para os provenientes de agricultura orgânica (Silveira et al., 2006). No Brasil, a maior parte das proteções por Indicação Geográficas se referem a produtos alimentícios, tais como café da Serra da Mantiqueira (MG) ou do Cerrado Mineiro (MG), vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos (RS) ou de Pinto Bandeira (RS), doces de Pelotas (RS), arroz do Litoral Norte Gaúcho (RS), carne bovina do Pampa Gaúcho (RS), aguardentes de Paraty (RJ) entre outros (Giesbrecht, 2011). Os produtos nacionais com registro de IG não destinados à alimentação estão restritos ao artesanato em Capim Dourado (Jalapão-TO), produtos de couro (Vale dos Sinos-RS) e panelas de barro de Goiabeiras (Vitória-ES) (Giesbrecht, 2011).

Diversos autores atribuem ao registro de IG uma potencialidade de proporcionar uma maior valorização do produto, e com isso a possibilidade de valorização do mesmo em um mercado especifico (Babcock; Clemens, 2004; HALL, 2009). Além disso, o registro de IG também contribui para a fidelização do consumidor, proporcionando maior confiança ao cliente, evidenciando características específicas do produto ou serviço e seu processo de produção, cujas características são singulares e estão conectadas intimamente com a sua região (Arruda, 2002). Para o registro de IG agregar valor ao produto é necessário o direcionamento do projeto de produto, seu processo produtivo e marketing para clientes que valorizem a garantia de procedência disponibilizada pelo registro de IG. Com isso, faz necessária a pesquisa sobre qual perfil de cliente está mais propenso a valorizar a presença do registro de IG e direcionar o projeto dos produtos para o atendimento das necessidades deste público alvo.

A certificação de IG expressa características específicas do produto ou serviço de uma determinada localidade. A percepção da qualidade destas características tende a ser complexa e possuir alta variabilidade entre os contextos sócio culturais dos clientes (Oliver, 1997). Ao avaliar a percepção de qualidade de clientes sobre a certificação de IG em vinhos, foi identificado que clientes com maior grau de instrução e solteiros tendem a valorizar mais a certificação de IG nas bebidas (Dimara; Skuras, 2001). Ao avaliar a percepção de qualidade de azeite de oliva entre uma amostra de tunisianos e franceses foi identificado uma maior valorização da região de origem e de um processo de fabricação tradicional pelos franceses em comparação com os tunisianos (Dekhili; Hauteville, 2009).

Um projeto de produto que priorize os atributos percebidos como relativos à localidade permite reforçar a identidade do produto com sua procedência. Dessa forma, o conhecimento sobre quais os atributos do produto associados à procedência pode contribuir para que o projeto de novos produtos priorize estes atributos como forma de intensificar esta associação entre o produto e a sua procedência. Além disso, o conhecimento sobre os atributos do produto associados à procedência também pode direcionar a regulamentação do registro de IG, a fim de preservar a identidade do produto com sua procedência.

Entre os potenciais produtos brasileiros para o desenvolvimento do registro de IG está a produção de cerâmica artesanal desenvolvida em Maragogipinho (BA). As características específicas da produção artesanal de Maragogipinho é frequentemente mencionada na literatura (Pinto Neto, 2008; Dias Filho, 2009, Nascimento, 2012). Os produtos produzidos no distrito de Maragogipinho (Aratuipe/BA) apresentam características específicas que permitem identificá-los à esta localidade. Desta forma, se faz necessário compreender melhor como deve ser organizado e direcionado o registro de IG nos produtos como forma de atingir aos benefícios mencionados na literatura. A partir disso, o objetivo deste estudo é realizar uma pesquisa sobre a caracterização do mercado para produtos artesanais de Maragogipinho (BA) sob a proteção do registro de IG. Para tanto, busca-se identificar os perfis de clientes associados à valorização do registro de IG nos produtos de Maragogipinho, bem como a identificação dos atributos do produto que estão associados à IG nesses produtos.

Este artigo está estruturado em cinco seções. A primeira seção apresentou o contexto do problema de pesquisa, o objetivo do artigo e sua justificativa. Na segunda seção está a revisão de literatura sobre os temas de desenvolvimento de produto e a proteção disponibilizada pelo registro de Indicação Geográfica (IG) nos produtos. O método de pesquisa utilizado, com a descrição de todas as etapas do trabalho é descrito na terceira seção. A quarta seção apresenta os resultados obtidos e sua discussão. Por fim são apresentadas as considerações finais na quinta seção.

2. Revisão de Literatura

Para a formulação deste artigo foram abordados os temas da utilização da pesquisa de mercado no projeto de produto e o registro de Indicação Geográfica (IG).

2.1. Desenvolvimento de produto

O desenvolvimento de produto corresponde a um conjunto de atividades que inicia com a identificação da oportunidade de mercado e incorpora atividades relacionadas ao projeto, processo de fabricação, vendas e entrega do produto (Ulrich; Eppinger, 2000). Durante este processo, diversos profissionais são envolvidos, tais como responsáveis pelo projeto do produto, processo, logística, vendas, marketing entre outros (Rozenfeld et al., 2006). Apesar disso, os modelos de desenvolvimento de produto tradicionalmente estão direcionados às atividades do projeto do sistema técnico, com foco mais restrito concepção estrutural do produto (Ulmann, 1997; Pahl; Beitz, 1996, Pugh, 1991; Clausing, 1994; Roozemburg; Eekels, 1995).

A necessidade de incorporação da visão de negócio e do marketing no projeto de produto proporcionou o desenvolvimento de novas abordagens ao projeto de produto (Kotler, 1997; Crawford; Di Benedetto, 2000). Essas abordagens procuraram estabelecer atividades para o planejamento das características do produto de modo a atender as necessidades do mercado e viabilidade comercial do produto. Para tanto, a realização de pesquisas de mercado são parte essencial deste processo, direcionando a identificação de oportunidades de produtos, a geração e seleção de conceitos para os produtos, verificar a viabilidade de comercialização e estruturação da estratégia de marketing para o produto (Cunha, 2008). A aplicação de práticas para captar e processar as informações relacionadas ao mercado tem sido identificadas pela literatura como um importante fator de sucesso para o projeto de novos produtos (Cooper; Kleinschmidt, 1995; Barclay; Dann, 2000, Barczak et al., 2009; Kahn et al., 2012), principalmente como forma de proporcionar a inovação (Cunha et al., 2013).

2.2. Indicação Geografica – IG

Indicação Geográfica é uma das diversas formas de proteção de direito relativo à propriedade industrial, aplicada a produtos originários de determinada região que possuem reputação, qualidades ou características intrínsecas à sua origem (Inpi, 2012). A principal diferença entre a propriedade intelectual proporcionada pelo registro de IG e de uma patente consiste na sua abrangência relacionada a uma localidade e por possuir uma característica coletiva, diferente da patente que proporciona uma defesa individual (Hall, 2008).

O Registro de Indicação Geográfica (IG) é atribuído ao produto ou serviço que possui certa particularidade relacionada à sua origem, bem como a sua identidade cultural e histórica. A conexão entre o produto e a localidade ocorre em razão da delimitação da zona de produção, das tecnologias de produção, controle de qualidade e do conhecimento empregado, fatores estes que garantem a especificidade da localidade referente ao produto ou serviço protegido pela IG. Desta forma, a certificação de IG possui o potencial de conectar a aspectos relacionados à produção, sociais, culturais, e aspectos ambientais de lugares específicos, afim de diferenciá-los dos demais bens semelhantes produzidos em outras localidades (Barham, 2003), consistindo em um importante símbolo de propriedade intelectual (Ramos; Fernandes, 2012) e referendado por uma ampla rede de instituições em todo o mundo (Bowen; Zapata, 2009).

As Indicações Geográficas podem ser classificadas em dois tipos: Denominação de Origem (DO); ou Indicação de Procedência (IP). O registro de Indicação de Procedência é o reconhecimento que um país, cidade, região ou uma localidade de seu território que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço. Já a Denominação de Origem (DO) consiste no reconhecimento de que as qualidades ou características do produto se devem exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico (Inpi, 2012). No Brasil, a regulamentação do registro de IG está inserido nos mecanismos de Proteção da Propriedade Industrial, tendo sua regulamentação incluída na Lei nº 9.279/96.

Os mais antigos e bem desenvolvidos sistema de proteção relativos à IG são encontrados na Europa (França, Itália, Espanha). Nos últimos anos, os países em desenvolvimento têm cada vez mais intensificando esforços para desenvolver a IG como uma ferramenta para promover o desenvolvimento e proteger os produtos e tradições locais e a sustentabilidade (Bowen, Zapata, 2009). Apesar da potencialidade de agregação de valor aos produtos protegidos pelo registro de IG (Arruda, 2002; Hall, 2008; Inpi, 2012), ainda é muito incipiente a discussão e estudos relacionados especificamente ao desenvolvimento de estratégia de produto da coletividade, associada à IG.

3. Método de Pesquisa

Este trabalho é classificado como uma pesquisa aplicada de natureza explicativa (Cervo; Bevian, 2002). O levantamento e análise de dados seguem as recomendações para a realização de pesquisas de mercado, seguindo recomendações propostas por Malhotra, 2010. O estudo foi planejado e realizado em duas etapas, a primeira exploratória e qualitativa e a segunda quantitativa e confirmatória.

3.1. Etapa qualitativa

Na primeira etapa, foi realizado um levantamento exploratório procurando identificar quais são os atributos dos produtos cerâmicos artesanais de Maragogipinho (BA). Para de identificar estes atributos foram realizadas entrevistas em profundidade. A amostra foi selecionada por conveniência, utilizando como critério a familiaridade dos entrevistados com os produtos. A amostra foi formada por atendentes de lojas de artesanato, gerentes de pousadas, vendedores ambulantes além de pesquisadores acadêmicos conhecedores da produção artesanal de Maragogipinho (BA), totalizando 20 entrevistas. As entrevistas tiveram o seu áudio gravado e foram posteriormente transcritas. O roteiro de entrevista inicia com a apresentação de fotos de diversos produtos de Maragogipinho (BA).

Posteriormente, o entrevistado é questionado sobre quais atributos são valorizados pelos clientes desses produtos. As entrevistas tiveram seu conteúdo analisado pelos autores com o objetivo de elaborar uma lista dos atributos mais lembrados pelos entrevistados. Foram identificados 16 diferentes atributos relacionados aos produtos. Esses atributos foram agrupados por similaridade em quatro diferentes categorias: (a) produto, com cinco atributos, (b) processo, com cinco atributos, (c) embalagem, com quatro atributos e (d) localidade, com dois atributos.

3.2. Etapa quantitativa

A partir da lista de atributos identificados para os produtos artesanais de Maragogipinho (BA), levantados na etapa qualitativa, foram estabelecidas as seguintes fases para a execução da pesquisa: (i) construção do instrumento de pesquisa; (ii) coleta de dados e validação do questionário; (iii) roteiro de análise dos dados.

3.2.1. Construção do instrumento de pesquisa

Para identificar a importância atribuída para cada um dos atributos dos produtos foi utilizada uma escala do tipo Likert de 9 pontos. Foram incluídas questões sobre a intenção de compra dos produtos e sobre a importância atribuída à presença nos produtos de um selo que garanta a sua origem e sua forma de produção, como o caso do registro de Indicação Geográfica (IG), conforme observado na Figura 1. Além disso, foram incluídas questões relacionadas ao perfil do cliente, sendo as questões relacionadas ao produto e ao selo de registro de IG apresentadas de forma completa no APÊNDICE A.

Bloco

Variáveis do questionário

Categorias/escalas

Introdução

Você gostaria de adquirir algum dos produtos artesanais cerâmicos da Bahia?

[sim];[não]

Perfil do Cliente

Sexo

[mas];[fem]

Idade

quantidade de anos

Escolaridade

Número de anos de estudo

Renda familiar

Reais por mês

Atributos de Produto

Importância dada pelo respondente sobre o atributo na cerâmica artesanal

Escala Likert 9 pontos

[1] pouco importante/[9]muito importante

Atributos de Processo

Importância dada pelo respondente sobre o atributo na cerâmica artesanal

Escala Likert 9 pontos

[1] pouco importante/[9]muito importante

Atributos de Embalagem

Importância dada pelo respondente sobre o atributo na cerâmica artesanal

Escala Likert 9 pontos

[1] pouco importante/[9]muito importante

Atributos de Localidade

Importância dada pelo respondente sobre o atributo na cerâmica artesanal

Escala Likert 9 pontos

[1] pouco importante/[9]muito importante

Selo de IG

Importância dada pelo respondente sobre a presença de um selo de registro de Indicação Geográfica (IG) no produto

Escala Likert 9 pontos

[1] pouco importante/[9]muito importante

Figura 1: Variáveis e escalas de medida
Fonte: os autores

Foi utilizada a ferramenta do Google Docs® para a construção e disponibilização do questionário pela internet. Posteriormente, foi aplicado um teste piloto com dez respondentes para verificar a compreensão do mesmo.

3.2.2. Coleta de dados e validação do questionário

Em razão dos custos associados a uma amostragem estratificada e aleatória optou-se por uma amostragem por conveniência, baseada principalmente em listas de contatos de alunos e professores da universidade dos autores deste trabalho. Entre as listas de contatos utilizadas para a distribuição deste questionário estão as da rede social Facebook® e listas de e-mails de alunos e professores da universidade. O questionário utilizado nesta pesquisa ficou acessível para resposta durante 12 dias, no período entre 02 a 14 de julho de 2012, obtendo um total de 125 respondentes.

Para análise da consistência interna das questões relacionadas a importância dos atributos dos produtos e do registro de IG foi utilizada a medida alfa de Cronbach (Cronbach, 1951), sendo que valores mais próximos a 1, indicam uma maior consistência do questionário. Para pesquisas exploratórias, como no caso em estudo, são aceitos valores de até 0,6 (Hair Jr. et al., 2005). Os resultados encontrados indicam uma consistência satisfatória para o questionário, assim como para cada um dos blocos separadamente (TABELA 1).

Tabela 1 : Consistência interna do questionário - alfa de Cronbach

Blocos do Questionário

Numero de itens

Alfa de Cronbach (α)

Atributos da cerâmica artesanal (produto, processo, embalagem e localidade) e Selo de IG

17

0,890

Atributos de Produto

5

0757

Atributos de Processo

5

0,638

Atributos de Embalagem

4

0,733

Atributos de Localidade

2

0,768

Fonte: os autores

3.2.3. Roteiro de análise dos dados

Inicialmente procedeu-se a organização dos dados utilizando uma planilha do Microsoft Excel®, em seguida os dados introduzidos e analisados no software SPSS® v.17. Para mensurar o nível de associação entre as variáveis quantitativas (idade, renda, anos de escolaridade, importância dos atributos do produto e do registro de IG) optou-se pelo emprego do coeficiente de correlação produto momento de Pearson (ρ) (HAIR et al., 2005). Para mensurar a associação entre uma variável categórica (sexo) e outra quantitativa (importância do registro de IG) foi utilizada a técnica One Way ANOVA (HAIR et al., 2005), utilizando como fator a variável sexo e a importância atribuída ao registro de IG como variável resposta. Posteriormente, foi testado a presença de associação dos atributos identificados para o produto e a valorização do registro de IG. Esta análise também foi realizada utilizando a análise de correlação de Pearson (ρ) (Hair et al., 2005). Todas as análises foram realizadas utilizando o software estatístico SPSS® v.17.

4. Resultados

Após uma análise nas respostas obtidas foram excluídas cinco respondentes, em razão dos defeitos ou de as respostas estarem incompletas, constituindo uma amostra composta por 120 respondentes. Na variável renda familiar, foram identificadas cinco respostas consideradas atípicas, provavelmente resultado de erro, sendo também retiradas da análise (TABELA 2).

Tabela 2 : Descritivo da amostra utilizada

Sexo

Idade (média)

27,91 anos

Masculino

62(51,7%)

Até 20 anos

20 (16,6%)

Feminino

58(48,3%)

De 20 a 30 anos

64 (53,3%)

Escolaridade

De 30 a 40 anos

19 (15,8%)

Médio incompleto

1 (0,8%)

De 40 a 50 anos

13 (10,83%)

Médio completo

10 (8,3%)

Mais de 50 anos

4 (3,3%)

Superior incompleto

65 (54,2%)

Renda familiar (média)

R$ 4.667,83

Superior completo

27 (22,5%)

Até 2 salários

14 (12,2%)

Mestrado Doutorado

17 (14,2%)

De 2 a 5 salários

39 (33,9%)

De 5 a 10 salários

41 (35,7%)

Frequência observada (percentual)

Mais de 10 salários

21 (18,3%)

Fonte: Próprio autor

De forma geral, os respondentes indicam uma maior importância presença do registro de IG nos produtos. Na escala Likert de 9 pontos utilizada, se verifica uma frequência superior a 80% de respostas entre os pontos 6 a 9 da escala, indicando uma maior importância atribuída à presença do registro de IG nos produtos analisados (Figura 2 ).

Figura 2 - Importância atribuída a presença de um selo de registro de IG nos produtos
Fonte: os autores

Para identificar a associação entre as variáveis demográficas quantitativas consideradas e a importância atribuída ao registro de IG nos produtos foi realizada a análise de correlação (TABELA 3). Os resultados indicam que na amostra analisada, as variáveis idade, renda e anos de escolaridade não estão associadas com importância atribuída ao registro de IG nos produtos cerâmicos artesanais da Bahia.

Tabela 3 . Análises de correlação de Pearson

Importância atribuída ao selo de IG

Idade (anos)

Correlação de Pearson (ρ)

-0,165

Significância

0,071

n

120

Renda (R$)

Correlação de Pearson (ρ)

0,004

Significância

0,965

n

115

Anos de escolaridade

Correlação de Pearson (ρ)

-0,088

Significância

0,339

n

120

*significativo a 5%

Fonte: os autores

Para a variável categórica sexo foi utilizada a técnica One Way Anova, tendo como fator a variável sexo (masc/femi) e como variável resposta a importância atribuída ao registro de IG nos produtos. A partir do resultado do teste de homogeneidade de variâncias (Levene Statistic) (5,856; p=0,017), foi rejeitada a hipótese de homogeneidade de variâncias. Nesses casos, recomenda-se a realização de ajustes (Hair et al., 2005). Para tanto, sugere-se que o ajuste de Welch (Roth, 1983; Kaselman et al., 2000) ou Brown-Forsythe (Roth, 1983) são robustos para este objetivo, principalmente contra erros do tipo I (Roth, 1983; Kaselman et al., 2000). Ambos os ajustes possuem resultados confiáveis para amostras com n>30 (Roth, 1983), como as utilizadas neste estudo. O resultado da análise de variância e dos ajustes aplicados é apresentado na Tabela 5. Os resultados apontam uma diferença significativa de médias, ao nível de 5%, para ambos os ajustes (Welch e Brown-Forsythe), indicando uma maior importância atribuída ao selo nos produtos por parte das mulheres.

Tabela 4 . Teste comparativo de médias (One Way ANOVA)

One Way ANOVA

Robust Tests of Equality of Means

 

 

Soma dos Quadrados

DF

Média quadrada

F

Sig.

Ajuste

Statistica

Sig.

Importância atribuída a presença de um selo de registro de IG

Entre Grupos

26,339

1

26,339

7,070

0,009*

Welch

112,228

0,008*

Dentro do Grupo

439,586

118

3,725

Brown-Forsythe

112,228

0,008*

Total

465,925

119

*significativo a 5%

Fonte: Próprio autor

Como forma de identificar a associação entre a importância atribuída ao registro de IG e os 16 atributos dos produtos identificados durante a etapa qualitativa da pesquisa foi realizada uma análise de correlação. Os resultados indicam que apenas um dos atributos do produto (1.4) não está associado à importância atribuída ao registro de IG (TABELA 5).

Tabela 5 : Análise de correlação de Pearson

Importância atribuída ao registro de IG

p value

1-Produto

1.1 Peças criativas e originais (inovação)

0,382**

p<0,000

1.2 Possuir ornamentação

0,395**

p<0,000

1.3 Variedade de peças

0,214*

p=0,019

1.4 Funcionalidade dos produtos

0,171

p=0,062

1.5 Utilização para decoração

0,562**

p<0,000

2-Processo

2.1 Ausência de rachaduras

0,215*

p=0,018

2.2 Modelagem bem feita

0,200*

p=0,028

2.3 Resistente à quebra

0,228*

p=0,012

2.4 Processo artesanal

0,457**

p<0,000

2.5 Utilizar uma matéria prima natural

0,260**

p=0,004

3-Embalagem

3.1 Embalagem com materiais artesanais

0,364**

p<0,000

3.2 Opção de embalagem para presente

0,257**

p=0,005

3.3 A presença de alça na embalagem para facilitar o seu transporte

0,446**

p<0,000

3.4 Resistência a impactos durante o transporte (quebra, riscos...)

0,369**

p<0,000

4-Localidade

4.1 Cultura histórica

0,553**

p<0,000

4.2 Produto original da Bahia

0,642**

p<0,000

*significativo a 5%/ ** significativo a 1%

Fonte: Próprio autor

Estes resultados indicam que a importância dada ao registro de IG nos produtos que garanta a sua origem e sua forma de produção está associada significativamente a maior parte dos atributos do produto identificados, indicando que o produto possui elevada associação com sua procedência. Entre os atributos mais associados à importância do registro de IG estão justamente os relacionados à localidade (4.1 e 4.2), se mostrando mais relevantes considerando-se as correlações apresentadas. De acordo com a amostra analisadas. Além disso, também se ressalta a associação identificada com os atributos utilização para decoração (1.5) e processo artesanal (2.4). Estes atributos apresentam uma maior associação com importância do registro de IG, e recomenda-se que a certificação de IG promova a regulamentação dessas características como forma de manter a identidade da localidade nos produtos.

4.1. Discussão dos Resultados

Os resultados encontrados indicam que entre o perfil de clientes que mais valoriza a presença nos produtos de um selo que garanta a sua origem e sua forma de produção, como no caso da IG, está associada a clientes do sexo feminino. Em um estudo semelhante sobre o efeito da IG em vinhos, foi identificado uma maior valorização da certificação em níveis superiores de escolaridade (Dimara; Skuras, 2003). Essa diferença sugere a necessidade de estudar individualmente cada produto e sua percepção sobre a agregação de valor com a garantia de procedência disponibilizada pelo registro de IG. Além disso, essa informação sobre o mercado deve orientar as decisões durante o desenvolvimento de produto como forma de melhorar a aceitação do produto e proporcionar o atingimento das vantagens de agregação de valor e desenvolvimento local a partir da certificação de IG.

Foi verificada uma associação significativa entre quinze atributos identificados do produto e a importância atribuída ao registro de IG no produto. Essa associação indica uma forte relação entre a percepção de qualidade do produto e a localidade, representada pela IG. O Registro de IG nos produtos cerâmicos de Maragogipinho (BA) se apresenta como uma possibilidade de assegurar a manutenção dessa percepção de qualidade nos produtos, visto que pode regulamentar a continuidade desses atributos nos produtos. No caso do registro de IG atribuído a Tequila da região de Amatitán, México, se verificou a perda de qualidade no produto em razão de problemas relacionados a ampla delimitação da área e da falta de regulamentação dos processos produtivos (Bowen; Zapata, 2009). Como forma de evitar estes problemas, a garantia de manutenção dos atributos mais associados ao registro de IG em sua regulamentação pode contribuir para melhorar as vantagens de sua obtenção.

5. Considerações finais

A compreensão da percepção do mercado em relação ao produto consiste em uma importante informação para o desenvolvimento e desempenho de um registro de Indicação Geográfica (IG). Nesse sentido, os resultados obtidos indicam que o público feminino apresenta maior valorização do registro de IG nos produtos artesanais de Maragogipinho/BA, permitindo opções estratégicas importantes a serem exploradas pelos produtores locais. Além disso, dentre os 16 atributos mais importantes identificados para os produtos, foi possível observar que aqueles relacionados à localidade, a utilização para decoração e processo artesanal de fabricação são os que apresentam maior associação com importância da marca distintiva da IG nos produtos.

Nesse sentido, entende-se que a busca do registro de IG para os produtos cerâmicos de Maragogipinho apresenta-se como uma opção estratégica promissora para os fabricantes locais. Os resultados encontrados evidenciaram mercados e atributos dos produtos capazes de proporcionar efetiva geração de valor aos produtos produzidos em Maragogipinho. Além disso, recomenda-se a utilização desse estudo para orientar a regulamentação do registro de IG nos produto cerâmicos artesanais de Maragogipinho (BA) afim de garantir a manutenção da qualidade percebida nos produtos.

Referências

Arruda, M. A (2002) "Inserção de produtos no mercado". Revista SEBRAE. Brasília, n. 6, set./out.

Babcock, B. A. Clemens, R. (2004) "Geographical indications and property rights: protecting value-added agricultural products Briefing" paper 04-MBP 7 Iowa State University, Midwest Agribusiness Trade, Research and Information Center, Ames IA.

Barclay, I.; Dann, Z. "Management and Organisational Factors in New Product Development (NPD) Success". Concurrent Engineering: Research and Applications, v.8, n.2, p.115-132, 2000. Doi:10.1177/1063293X0000800204.

Barczak, G.; Griffin, A.; Kahn, K. B. (2009) Perspective: Trends and Drivers of Success in NPD Practices: Results of the 2003 PDMA Best Practices Study. Development. Journal of Product Innovation Management, v.16, n.1, p.3-23 Doi: 10.1111/j.1540-5885.2009.00331.x

Barham, E. (2003) "Translating terroir: the global challenge of French AOC labeling". Journal of Rural Studies, v. 19, n.1, p.127-138. Doi: 10.1016/S0743-0167(02)00052-9.

Berchicci, L.; Tucci, C.L. (2010). "There is more to Market learning than gathering good information: the role of shared team values in radical product definition". Journal of Product Innovation Management, v.17, n.7, p.972-990. Doi: 10.1111/j.1540-5885.2010.00765.x.

Bowen, S.; Zapata,(2008) A.V. "Geographical indications, terroir, and socioeconomic and ecological sustainability: the case of tequila". Journal of Rural Studies, v.25, n.1, p.108-119, 2009. Doi: 10.1016/j.jrurstud.07.003.

Cervo, A. L.; Bervian, P., A. (2002) "Metodologia científica". São Paulo: Prentice-Hall.

Clausing, D. (1994)"Total Quality Development: a Step-by-step Guide to Concurrent Engineering". New York: ASME Press.

Cooper, R. G. and Kleinschmidt, E. J. (1995), "Benchmarking the Firm's Critical Success Factors in New Product Developmen"t. Journal of Product Innovation Management, 12: 374–391. doi:10.1111/1540-5885.1250374

Crawford, C. M.; Di Benedetto, C.A. (2000) "New Products Management". Boston: McGraw-Hill.

Cronbach, L. J. (1951) "Coefficient alpha and the internal structure of test". Psychometrika, v.16, n.3, p.297-334. Doi: 10.1007/BF02310555.

Cunha, G. D. (2008) "A evolução dos modos de gestão do desenvolvimento de produto". Produto & Produção, v.9, n.2, p.71-90.

Cunha, V. P.; Oliveira, M. G. O.; Rozenfeld, H.(2013) "Planejamento da inovação: análise e identificação das suas principais fases". Revista Produção Online, v.13, n.2, p.737-758,. Doi: 10.14488/1676-1901.v13i2.1335.

Davis, R. E. (1993) "From Experience: the role of Market research in the development of new consumer products". Journal of Product Innovation Management, v.10, n.4, p.309-317. Doi: 10.1111/1540-5885.1040309.

Dekhili, S.; Hauteville, F. D. (2009) " Effect Of The Region Of Origin On The Perceived Quality Of Olive Oil: An Experimental Approach Using Control Group". Food Quality And Preference, V.20, N.7, P.525-532. Doi: 10.1016/J.Foodqual.2009.05.008

Dias Filho, C. S. (2009) "Produção, distribuição e consumo dos bens simbólicos: uma reflexão sobre os programas de apoio ao artesanato. Anais do V ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura), Salvador, Bahia, 27 a 29 de maio de 2009.

Dimara, E.; Skuras, D (2003). "Consumer evaluations of product certification, geographic association and traceability in Greece". European Journal of Marketing, v.37, n.5/6. Doi: 10.1108/03090560310465099.

Giesbrech, H. O. (Org) (2011) "Indicações geográficas brasileiras". Brasília : SEBRAE, INPI, 2011.

Hair JR, J. F.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L.; Black, W. C (2005) "Multivariate Data Analysis". 5th ed. New Jersey: Prentice Hall.

Hall, S. (2009). "The Political Economy of Geographic Indications: Cooperation and Discord in the WTO". Journal of the Indiana Academy of Social Sciences, v.13: 142-159.

Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) (2014). "Indicação Geográfica". Arquivo disponível em http://www.inpi.gov.br/portal/acessoainformacao/artigo/indicacao_geografica_1351692102723. Acessado em 14/02/2014.

Kahn, K. B.; Barczak, G.; John, N.; Ledwith, A.; Perks,  (2014)." An Examination of New Product Development Best Practice." Journal of Product Innovation Management, v.29, n.2, 180-192, 2012. Doi:10.1111/j.1540-5885.2011.00888

Kaselman, H. J.; Angina, J.; Wilcox, R. R.; Kowa, R. K.(2000) "Testing Repeated Measures Hypotheses When Covariance Matrices are Heterogeneous: Revisiting the Robustness of the Welch-James Test Again." Educational and Psychological Measurement, december, v.60, n.6, p. 925-938. Doi: 10.1177/00131640021970998

Kotler, P. (1997) "Marketing Management - Analysis, Planning, Implementation, and Control". London: Prentice-Hall.

Malhotra, N.  (2010) "Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada". 6ª ed. Porto Alegre: Bookman.

Nascimento, L. M. A. L. (2012) "Saberes e fazeres na construção social da maestria: um estudo dos mestres ceramistas da Bahia". Revista Inter-legere, v.10.

Oliver, R. L. (1997) "Satisfaction: A Behavioral Perspective on the Consumer". New York, NY: McGraw-Hill,

Pahl, G.; Beitz, W.(1996) "Engineering Design – A Systematic Approach". London: Springer-Verlag.

Pinto Neto, A. D. (2008) "A atividade ceramista artesanal de Maragogipinho e a relação com a degradação ambiental: perspectivas e sustentabilidade". Dissertação de Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana, UFBA.

Pugh, S. (1991) "Total Design: Integrated Methods for Successful Product Engineering". Wokingham: Addison-Wesley.

Ramos, B. D.; Fernandes, L. R. R. M (2012) "An overview of Geographical Indications in Brazil". Journal of Intellectual Property Rights, v. 17, p. 133-140,

Roozenburg, N.F.M.; Eekels, J (1995) "Product Design: Fundamentals and Methods". Nova Iorque: John Wiley & Sons.

Roth, A.J. (1983). "Robust Trend Tests Derived and Simulated: Analogs of the Welch and Brown-Forsythe Tests". Journal of the American Statistical Association, v. 78, n.384, p.972-980, december. Doi: 10.1080/01621459.1983.10477048

Rozenfeld, H.; Forcellini, F. A.; Amaral, D. C.; Toledo, J. C.; Silva, S. L.; Alliprandini, D. H.; Scalice, R. K. (2006) "Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo". São Paulo: Saraiva.

Silveira, J. V. F.; Resende, L. M.; Pilatti, L. A. "Rastreabilidade: uma exigência da cadeia agroindustrial para produtos especiais". Revista Produção Online, v.6, n.1, p.1-13. Doi: 10.14488/1676-1901.v6i1.88.

Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2002) "Administração Da Produção", 2ªed. São Paulo: Atlas.

Ulmann, D. G. (1997). "The Mechanical Design Process". New York: McGraw-Hill.

Ulrich, K. T.; Eppinger, S. D. (2000) "Product Design and Development". New York: McGraw-Hill, 2000

------

APÊNDICE A – Questionário Quantitativo – Questões relacionadas aos atributos do produto cerâmico artesanal de Maragogipinho (BA)

Em relação aos atributos dos produtos cerâmicos artesanais de Maragogipinho/BA

Qual a importância atribuída por você para os seguintes atributos

(Escala Likert de 9 pontos – 1- pouco importante/ 9- muito importante)

1. Em relação aos atributos relacionados ao produto

1.1 Peças criativas e originais (inovação)

As peças não são copiadas (originais) e possuem características únicas que as diferenciam das outras e ainda servem como atrativo ao cliente

1.2 Possuir ornamentação

Ter algum tipo de pintura, enfeite ou detalhes que valorizem a peça

1.3 Variedade de peças

Possuir diversos produtores, cada um com uma característica específica, aumentando a variedade de produtos

1.4 Funcionalidade dos produto

O produto possa ser utilizado como utensílio doméstico (cozinha, pratos, filtros, bilhas, vasos, panelas...)

1.5 Utilização para decoração

A peça possa ser utilizada na decoração dos ambientes externos e internos

2. Em relação aos atributos relacionados ao processo de fabricação

2.1 Ausência de rachaduras

A peça não possuir pequenas rachaduras ou frestas

2.2 Modelagem bem feita

Não possuir ondulações ou imperfeições na forma da peça

2.3 Resistente à quebra

A resistência da peça a impactos diversos

2.4 Processo artesanal

O processo de fabricação ser realizado a mão pelo artesão resultando em peças sempre diferentes. Não produzidas em série.

2.5 Utilizar uma matéria prima natural

Os produtos são feitos com matéria prima natural. Não utilizar materiais industrializados

3. Em relação aos atributos relacionados à embalagem

3.1 Embalagem com materiais artesanais

O tipo de material utilizado no produto deve condizer com as características artesanais do produto

3.2 Opção de embalagem para presente

Ter disponivel uma embalagem diferenciada para presente

3.3 A presença de uma alça ou pega na embalagem para facilitar o seu transporte

A embalagem ter algum tipo de alça que facilite o seu transporte

3.4 Resistência a impactos durante o transporte (quebra, riscos...)

A capacidade da embalagem de proteger a integridade do produto

4. Em relação aos atributos relacionados à localidade

4.1 Cultura histórica

O processo de produção foi transmitido por diversas gerações mantendo tradições locais presentes na localidade

4.2 Produto original da Bahia *

Ser um produto que seja original e com identidade do estado da Bahia

5. Importância atribuída à presença de um selo de registro de IG

5.1 A presença de um selo que garante a origem do produto, procedência e a forma de produção *

Um selo do Insituto Nacional de Proteção de Industrial (INPI) que garante a procedência do produto de acordo com requisitos de qualidade. (Exemplo: Queijo de Minas Gerais, Vinhos do Vale dos Vinhedos, Panelas de Goiabeiras)


1 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Ilhéus, BA - Brasil e-mail: jpcnpereira@uesc.br
2 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Ilhéus, BA - Brasil e-mail: dcfettermann@gmail.com


Vol. 35 (Nº 9) Año 2014
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]