Espacios. Vol. 35 (Nº 10) Año 2014. Pág. 15


Gestão de conhecimento aplicada em escritorios de advogacia: estudo de caso "Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados"

Applied knowledge management in offices of advocacy: a case study "Trajano Neto & Paciornik Advogados Associados"

Eloir MILANO 1, Jorge Marcos. FELICIANO 2; Antonio José dos SANTOS 3

Recibido: 16/06/14 • Aprobado: 30/08/14


Contenido

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre Gestão do Conhecimento, compreender seu contexto e, avaliar sua aplicabilidade em ambientes jurídicos como escritório de advogacia. Conforme Constituição Federal (Artigo 133), o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei, podendo reunir-se em sociedade civil de prestação de serviço de advocacia. Logo, os escritórios de advocacia, prestam serviços essenciais à comunidade tal como outros segmentos, sendo importante avaliar, observar e pesquisar sua forma de atuação para melhorar sua gestão. Procedimento processual ou rito é o fluxo de atos necessários ao inicio, andamento e finalização do processo. Este fluxo é orientado por conhecimentos tácitos e explícito do advogado, porém também é constituído de pessoas, dados e informações que devem ser registradas, processados e comunicados por sistemas formais ou informais. Buscou-se levantar bibliografias e artigos científicos que abordam a Gestão de Escritórios de Advocacia e a gestão do Conhecimento aplicada aos mesmo. Para identificar a compreensão e aplicabilidade pratica da gestão do conhecimento, avaliou-se o escritório de advocacia "Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados". Concluiu-se que a aplicação de idéias de gestão de conhecimento pode garantir a competitividade aos desafios de um ambiente jurídico cada vez mais globalizado.

ABSTRACT:
This article aims to review existing literature on Knowledge Management, understand context and evaluate their applicability in legal environments as a law firm. As Federal Constitution (Article 133), the lawyer is indispensable to the administration of justice, is inviolable for his actions and demonstrations in the profession, within the law, may convene civil society in the provision of advocacy services. Soon, law firms, providing essential services to the community as other segments, is important to a1 ssess, observe and research the way it operates to improve its management. Procedural procedure or rite is the flow of actions required to start, progress and completion of the process. This flow is driven by tacit and explicit knowledge of the lawyer, but also consists of people, data and information that must be recorded, processed and communicated through formal and informal systems. We attempted to raise bibliographies and scientific articles that discuss Management Firms and Knowledge management applied to it. To identify the understanding and applicability of knowledge management practices, assessed the law firm "Trajan and Paciornik Neto Advogados Associados". It was concluded that the application of knowledge management ideas can ensure competitiveness challenges of an increasingly globalized legal environment. Key words: Knowledge management, legal environment, court procedures.


1. Introdução

Valentin (2008) resume que "a gestão da informação e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais se constituem em alicerces ao 'fazer' organizacional, ao processo decisório, ao planejamento e às estratégias de ação. Nesse sentido, compreender as organizações em sua complexidade redimensiona o papel da informação e do conhecimento nesses ambientes".

Essas abordagens se referem, genericamente, a qualquer organização, onde se inclui a prestação de serviços jurídicos e assim saber se a gestão do conhecimento é aplicada em escritórios de advocacia.

Conforme Silva e Casarim (2010), na atualidade devido a um fenômeno denominado "explosão informacional", há um volume crescente do fluxo de informações e de recursos informacionais em meio eletrônico. Esta característica é verificada no setor jurídico brasileiro, onde há fluxo abundante de produção de informação, que pode ser constatado pela proliferação de atos normativos, jurisprudências, doutrinas, dentro outros

De acordo com Pires (2013), advogados valorizam a informação, no entanto, não há investimento para que suas bancas tenham sistemas de gestão eficientes e profissionais. A gestão da informação e do conhecimento, é prejudicada nestes ambientes devido à dificuldade de compartilhar informações e  da falta de cultura  da gestão e da informação.

Logo, a Gestão de Conhecimento em ambientes jurídicos passou a ser objeto de estudo de pesquisadores. Esse trabalho busca identificar e avaliar a aplicação da Gestão do Conhecimento em escritórios de advocacia, tendo como base de estudo o escritório Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados.

2. Gestão de Conhecimento: Abordagem Conceitual

A gestão do conhecimento é um tema altamente atual. É comum debates sobre novos métodos, práticas e principalmente conceitos de gestão de conhecimento. Mas, gestão do conhecimento no contexto organizacional ainda é um termo bastante novo - e muito controverso. Até mesmo o termo "gestão do conhecimento", gera discussões. Para muitos, não se trata de administrar o conhecimento, e sim gerenciar os processos de conhecimento.

A história da Gestão do Conhecimento está intrinsecamente ligada à globalização e ao surgimento da Internet, uma vez que estes dois conceitos mudaram radicalmente a maneira das organizações trabalharem. Os vários tipos de ferramentas da Internet, dos portais aos sistemas de gestão de conteúdo e colaborativos, mudaram a forma como as organizações funcionam. 

 Segundo Perrotti e Vasconcellos (2005), alguns autores chegam a colocar o conceito quase como sinônimo da própria ciência da administração, na tentativa de dar mais importância ao tema. Os autores defendem que é um conceito em construção.

De acordo com Rossatto (2003), gestão do conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados, além de estimular a conversão do conhecimento. Desse modo, deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinado todo o processo de gestão  do conhecimento.

Nonaka (1997), considera o conhecimento fator fundamental para obtenção de vantagens competitivas. Todas essas abordagens se referem, genericamente, a qualquer organização. No entanto, este trabalho foca na prestação de serviços jurídicos e assim, precisamos entender onde e como podemos aplicar a gestão do conhecimento nos escritórios de advocacia.

3. Conhecimento Organizacional

Estimular a produção intelectual de seus colaboradores é o principal ponto se obter uma organização baseada em conhecimento. Há necessidade de reunir em um mesmo local diferente pessoas, com diferentes especialidades, para produção intelectual dos dia a dia. Assim, as organizações precisa se tornar instituições de aprendizagem e ensino, sempre pensando em um ambiente que propicia a criação de novos conhecimentos.

Segundo Choo  (2006, p.186), o conhecimento Codificado ou formalizado ou codificado é aquele que pode ser armazenado ou  registrado e se dissemina rápido. Já o conhecimento não Codificado é aquele que  não é disseminado e que "permanece fechado dentro da cabeça de alguém, ou porque é difícil de expressa-lo ou porque a pessoa resolveu deixa-lo lá".

Choo (2006, p.187) recorre à tipologia de Boisot que classifica o Conhecimento Codificado em Conhecimento Privado que é aquele que a pessoa ou grupo codifica por conta própria e o Conhecimento Publica como o conhecimento disponível à sociedade como livros, pesquisas e outras fontes impressas.

Nesta classificação o Conhecimento não Codificado seria o Conhecimento Pessoal que nasce da experiência própria, não é acessível aos outros e sua comunicação requer que as partes partilhem experiências concretas. O Conhecimento de  Senso Comum é aquele que gradualmente é adquirido ao longo da vida por meio de experiências e interações com a sociedade, sendo que a interiorização do senso comum será afetado pela condição social e a influencia dos outros sobre o individuo.

Posteriormente, Choo (2006, p.188), classifica o Conhecimento em Tácito, Explicito e Cultural. O Conhecimento Cultural consiste em estruturas cognitivas e emocionais dos membros da organização. São regras, crenças e valores pelas quais os membros da organização constroem a realidade. Já ""O Conhecimento explicito é aquele que pode ser expresso formalmente com a utilização de um sistema de símbolos, podendo portanto ser facilmente comunicado e difundido".

Choo comenta que O Conhecimento  tácito é o conhecimento implícito, não codificado e difícil de verbalizar. É o aprendizado de longos períodos de experiência, onde o individuo desenvolve capacidade de julgamentos intuitivos sobre a realização bem sucedida de uma atividade. 

Choo (2006, p.189) cita exemplos de bancários, médicos, administradores  como exemplos de profissões onde o conhecimento tácito desempenha papel instrumental e informa que o conhecimento tácito é vital para as organizações – "as empresas só podem aprender e inovar estimulando de algum modo o conhecimento tácito de seus membros".

4. Geração do Conhecimento em Escritórios de Advocacia

Para Selem e Bertozzi (2006) os escritórios de advocacia passam por profundas e rápidas transformações e a advocacia torna-se empresarial em sua concepção, tanto na geração do conhecimento, como na prestação de serviços, na complexidade do dia a dia e na administração das bancas.

A nova realidade dos escritórios de advocacia, com o aumento da demanda de serviços jurídicos tem forçado a se adaptar a novas estratégias, para que se tornem competitivos e consigam se mantiver e crescer estrategicamente, mostrando claramente que a aplicação de uma gestão do conhecimento é plenamente plausível.

Considerando que o conhecimento é fator fundamental para obtenção de vantagens no ambiente jurídico, tem-se que no mundo contemporâneo a gestão do conhecimento se torna a melhor das opções para evolução dos escritórios.

Para Nonaka e Takeuchi (2008) os escritórios são hoje percebidos como uma empresa criadora de conhecimento, passando a assumir papel de destaque dentro das organizações. Assim, pode-se afirmar que, dentro de um ambiente jurídico, o conhecimento é primordial para sua estabilidade e destaque em um mercado competitivo.

Nesse sentido os escritórios de advocacia são verdadeiras fabricas de soluções, que utilizam das habilidades e experiência de seus profissionais na criação de documentosde precedentes jurídicos, necessitando sempre da atualização base legislativa e jurisprudencial.

Nonaka e Takeuchi (1997), afirmam que criação do conhecimento deve ser entendida como um processo que aplica o conhecimento criado pelas pessoas, ou seja, começa a se pensar em criação organizacional do conhecimento.

5. Direito e Escritorios de Advocacia

No Brasil, o Direito classifica em Direito Publico (Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Processual Penal, etc.) em Direito Privado (Ambiental, Civel, Tributario, Trabalhista, Empresarial, Eleitoral, etc.).

As organizações jurídicas possuem características muito especificas, visto o mercado em que atuam. Afinal, mesmo com muitos ramos, o trabalho advocatício, em tese, oferece apenas um tipo de serviço, qual seja a prestação de serviço jurídico.

Os serviços prestados por um escritório de advocacia, embora vistos somente como prestação de serviços jurídicos, são muitos e variáveis, seus serviços incluem a advocacia extrajudicial e a advocacia judicial.

A advocacia extrajudicial compreende a elaboração de e/ou revisão de contratos, apresentação de pareceres, acompanhamento de clientes a delegacias entre outras atividades. O tempo despendido em cada uma delas varia de acordo com a complexidade, o pagamento desses serviços é verificado na tabela de honorários das OAB´s estaduais.

Já a advocacia judicial, caracterizada pelo contencioso, possuiuma gama ampla de possibilidades e prazos de duração. Ela incluimandados de segurança e questões trabalhistas, ações ordinárias (porcontrato) e acompanhamento processual (sustentação oral em tribunais,embargos, agravos, recursos etc) entre muitas outras.

Com exceção do mandado de segurança e das ações trabalhistas, cujos honoráriossão pagos segundo acordo entre o cliente e o Escritório (quandoeste advoga para o réu), as demais ações (ordinárias) constituem-seem autênticos empreendimentos de risco: o cliente paga uma pequenaquantia inicial; e o restante, normalmente, só é pago ao final, se a causativer êxito.

Na ocorrência do ganho de causa, o cliente paga o percentual acordado. Se o cliente perder acausa, qualquer possível ônus judicial é arcado por ele, mas o escritórionão ganha nada.

O presente artigo tem como foco a atuação judicial em Direito Privado, Ramo Empresarial, seguindo o rito ordinário.

6. Procedimento Processual

O procedimento processual é uma sequencia de atos simétricos que todos os processo "caminham" em direção ao fim.

Para Gonçalves (2012), por procedimentos processuais podemos entender todos os atos praticados pelas partes com finalidade de criar, modificar ou extinguir a relação jurídica processual.

O procedimentos processuais pordem ser comuns ou especiais; os procedimentos comuns seguem sempre o mesmo padrão; e os procedimentos especiais são cada um a sua maneira.

O código de processo civil cuida do procedimento comum em duas categorias, rito ordinário e rito sumário e para cada rito é estabelecido um padrão a se seguir.

Tendo em vista o objetivo no presente artigo serão apresentadas apenas breve noção sobre o procedimento comum, na categoria ordinário, isso porque o rito Sumario, segue um sistema mais simplificado de tramitação de processo.

Com efeito, o procedimento ordinário, é subdividido em 4 fases sucessivas: a postulatória, o julgamento conforme o estado do processo, instrução e a fase de decisão.

Descripción: http://1.bp.blogspot.com/-KvZtbiYrGHQ/UE6f7FSADjI/AAAAAAAAACc/Jjr2GzAKt5Q/s640/Sem+t%C3%ADtulo.png

Fonte:http://concursovoupassar.blogspot.com/2012/09/rito-ordinario-processo-civil.html

Da fase postulatória até a fase de decisão são realizados sequencias de atos que se iniciam com o protocolo de uma petição inicial, passando pela apresentação de defesa, exames preliminares do juízo, especificações de prova e sentença.

Após prolação de sentenças há ainda a possibilidde de recurdos até o transito em julgada do ação.

O procedimento processual, é composto por fluxo de informações, registros, conhecimentos explícitos e conhecimentos tácitos. Neste processo, poderá haver pessoas detentoras de conhecimento, aprendizes e iniciantes.

Em outra ótica, o procedimento processual contem conhecimento codificado (privado e publico) e conhecimento não codificado (conhecimento pessoal e conhecimento de senso comum). Logo, a gestão do conhecimento deve ser objeto de atenção deste ambiente.

7. Informação

Conforme Choo (at al., 2006, p. 119), a necessidade da informação surge quando o individuo reconhece vazios em seu conhecimento e em sua capacidade de dar significado a uma experiência:

O uso da informação ocorre quando o individuo seleciona e processa informações ou mensagens que produzem uma mudança em sua capacidade de vivenciar e agir ou reagir à luz de desses novos conhecimentos. A busca e o uso da informação fazem parte da atividade social e humana por meio da qual a informação torna-se útil para um individuo ou grupo.

Pires (2013), avaliando o repositório digital Dspace, informa que escritórios de advocacia precisam criar estruturas gerenciais que tratem a informação estrategicamente e que a gestão da informação apresenta-se como ferramenta, sendo que um  depositório digital impacta na geração do conhecimento organizacional.

Ainda com relação à gestão da informação, em suas considerações finais (Valentin at al. 2008), informa:

A gestão da informação e do conhecimento em ambientes organizacionais  contribuem para amenizar diferentes aspectos que afetam o desenvolvimento da organização como o desenvolvimento de atividades/tarefas, a aprendizagem organizacional, as práticas  organizacionais, a criatividade inovativa, o grau de incerteza no processo decisório, entre outros aspectos que influenciam o dia-a-dia das organizações.

8. Escritório Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados.

Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados é um escritório tradicional na cidade de Curitiba, estabilizado no mercado há 10 anos. Trata quaisquer processos do ramo do Direito Privado.

O Escritório é composto por vinte advogados, sendo quatro proprietários, três contratados e três advogados estagiários em inicio de carreira além de mais de cem funcionários divididos entre administrativos e financeiros.

Para compreender a aplicação da gestão do conhecimento neste escritório foram aplicados questionários a todos os advogados.

Os principais resultados foram:

70% afirmam que a organização possui processo de atualização (normas, procedimentos e processos de atualização de legislação/novidades do segmento) para os funcionários.

70% afirmam que experiências são compartilhadas entre todos os colaboradores

Apenas 20% afirma que o compartilhamento de informações é incentivado;

60% entendem que a organização não encaminha os colaboradores para palestras, convenções ou outro meio para atualização;

80% afirmam que há programas para retenção de talentos

Quanto à utilização da Internet como ferramenta, 90% confirmaram que é utilizada amplamente.

Para os manuais de procedimento, 100% afirmam que as informações não são totais, 80% julgam as informações parciais e 20% creem que não manuais de procedimento.

Com as respostas, nota-se avanço em atitudes que demonstra preocupação com o conhecimento, porém é percebido também que há a necessidade de foco e organização desta gestão. Por exemplo, a organização demonstra preocupação em atualizações convencionais, porém os colaboradores afirmam que estas atualizações não são externas (palestras, convenções, etc.).

9. Considerações Finais

A Gestão do Conhecimento é um tema emergente e envolvente, porém torna-se complexo  por considerar em seu contexto o conhecimento tácito e implícito e as motivações que podem levar o individuo a sua divulgação.

Diante da abrangência dos conhecimentos públicos e privados; das informações que podem ser ou não codificadas; dos fluxos e sistemas de informação; e da experiência pessoal acumulada do profissional do direito, sugere-se que estudos envolvendo Gestão de Conhecimento em escritórios de advocacia sejam direcionados.

A revisão bibliográfica e de artigos científicos demonstram a importância da gestão do conhecimento aplicada ao ambiente organizacional e também na ambiente organizacional jurídico.

A empresa Trajano Neto e Paciornik Advogados Associados demonstra receptividade à questão da gestão do conhecimento e informação, porém evidencia a necessidade de tratar o tema como ferramenta estratégica, para o que se recorre a Choo (2006): "as empresas só podem aprender e inovar estimulando de algum modo o conhecimento tácito de seus membros".

Segundo os colaboradores as informações são compartilhadas (provavelmente espontaneamente), porém não há incentivo para este compartilhamento.

Em eventuais analises futuro o programa de retenção de talentos apontados por 80% e os manuais de procedimento considerados imparciais, devam ser objeto de atenção ou detalhadamente.

Referencias

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2ª.ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Direito processual civil esquematizado. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2012.

NONAKA, I.;TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação.20.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre. Bookman, 2008.

PERROTTI, Edoardo e VASCONCELLOS, Eduardo P. G.. Estrutura organizacional e gestão do conhecimento. Brasília, DF: Anais do 29º. Enanpad, 2005.

 PIRES, Daniele Brene; LOPES, Janaína e; VALLS, Valéria Martin. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 48-70, jan./jun. 2013.

ROSSATTO, Maria Antonieta. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

SELEM, LC de A.; BERTOZZI, R.D. A reinvenção da advocacia. Rio de Janeiro; Forense, 2006.

SILVA, Marli Vitor e CASARIN, Helen de Castro Silva. O Comportamento Informacional de Advogados: Uma Revisão da Literatura. In, VALENTIM, Marta Lígia Pomim . Gestãomediação e uso da informação. Livro coletivo. Cultura Acadêmica Editora. 2010 Editora UNESP

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento em Ambientes Organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. v. 1, n. 1, 2008.

Figura. Fonte http://concursovoupassar.blogspot.com/2012/09/rito-ordinario-processo-civil.html


1. Mestrando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UNISOCIESC. Joinville Brasil. eloir.milano@hotmail.com
2. Mestrando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UNISOCIESC. Joinville Brasil. jm.feliciano@yahoo.com.br3. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular do programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção do Centro Universitário UNISOCIESC. Joinville Brasil. - antoniodos.santos@bol.com.br


Vol. 35 (Nº 10) Año 2014
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]