Espacios. Vol. 35 (Nº 11) Año 2014. Pág. 24

Análise das habilidades empreendedoras de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville

Entrepreneur abilities analysis of Young Businessmen

Carla Vanessa MERKLE Titz 1, Fernando Luiz FREITAS Filho 2

Recibido: 26/06/14 • Aprobado: 17/08/14


Contenido

1. Introdução

2. Características e habilidades do empreendedor

3. Resultados e discussão

4. Considerações finais

Referências


RESUMO:
O empreendedor é aquele que cria riqueza através do desenvolvimento de novos produtos e mercados e pela adaptação e criação de novos métodos, sendo de fundamental importância para a sociedade. Essa é a razão pela qual decidiu-se realizar este estudo. O presente artigo tem com objetivo desenvolver uma análise acerca das características e habilidades essenciais dos empreendedores, de forma a identificar potenciais empreendedores. Essas características e habilidades foram obtidas através de um amplo levantamento bibliográfico sendo que o resultado demonstra o que difere o empreendedor do restante das pessoas. De modo a corroborar essa análise, foi aplicado um questionário junto ao Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) para então confrontar se essas habilidades são a realidade desse grupo. Ao final desse trabalho verificou-se as similaridades dos empreendedores entrevistados com a pesquisa bibliográfica realizada concluindo-se então que as características e habilidades levantadas pelos autores são similares as dos empreendedores de Joinville.
Palavras chave: Habilidades essenciais, Empreendedorismo, Núcleo de Jovens Empresários.

ABSTRACT:
The entrepreneur is the person who creates wealth through the development of new products and markets and by adaptation and creation of new methods, becoming very important for the society. That is the reason to realize this research. This article aims to study the characteristics and abilities of the entrepreneurs. These characteristics and abilities have been described through the bibliography and the results demonstrate the main difference between entrepreneurs and regular people. A questionnaire has been applied on the Young Businessmen Group of the Commercial and Industrial Association of Joinville (ACIJ) in order to compare the abilities mentioned in the literature and the ability of this group. It has been found the similarity between the entrepreneurs with bibliographic research concluding that this characteristics and abilities are similar with the young entrepreneurs of Joinville.
Key-words: Essential abilities, Entrepreneurship, Young Businessmen Group.

1. Introdução

O empreendedor é uma pessoa que sempre busca algo a mais, está constantemente insatisfeito e facilmente identifica oportunidades (DORNELAS, 2012). Porém, conforme estudo da Havard Business Review (2002), "das centenas de milhares de empreendimentos novos que os empreendedores lançam todos os anos, a maioria não chega a decolar. Outros se dissipam após inícios espetacularmente estrondosos". Mas por quais razões esses empreendimentos não deram certo? Sorte ou falta de preparo? Além da necessidade de um estudo detalhado desse futuro empreendimento (para verificar a sua viabilidade) é importante que a pessoa possua algumas características, habilidades estas que diferem o empreendedor. De acordo com Kuki, Kuki e Callegari (2014), o empreendedor é uma pessoa com iniciativa, em busca de inovação, sem medo de arriscar, inconformado com determinadas situações, buscando obter melhorias, sendo que estas trarão benefícios a todos. Já para SCHMIDT, BOHNENBERGER (2009) o empreendedor é autoeficaz, assume riscos calculados, é planejador, persistente, sociável, inovador, líder e detecta oportunidades.  Diante disso, foi desenvolvido este estudo com o principal objetivo de compreender o que difere os empreendedores do restante das pessoas. Pretende-se, portanto, elencar as características e habilidades essenciais relacionadas aos empreendedores de sucesso e confrontá-las com as habilidades dos participantes do Núcleo de Jovens Empresários da Acij. Esse levantamento será realizado através de um questionário, que após as informações serem compiladas, será confrontado ao levantamento bibliográfico.

2. Características e habilidades do empreendedor

Para Ferreira (1993) empreender é "propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil); pôr em execução" e empreendedor, de acordo com Chiavenato (2012) "é a pessoa que inicia e/ou dinamiza um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente". Ele busca, além da realização pessoal, desenvolver um negócio competitivo e que consiga sobreviver diante da acirrada concorrência do mundo atual. Para Farah (2008) o empreendedor sucessivamente busca novos métodos, tecnologias e filosofias para tornar o negócio mais sólido e competitivo nos mercados em que atua, aumentando a probabilidade de sucesso.

Ao se analisar a história de um empreendedor de sucesso, geralmente é explanado o que o difere no mercado de trabalho, assim encontram-se relatos do seu sucesso e do seu fracasso nos negócios. Para Dornelas (2012) o empreendedor de sucesso, além dos atributos do administrador, possui características extras, e algumas qualidades pessoais que, somadas a características sociológicas e ambientais, permitem o surgimento de um novo negócio ou o desenvolvimento de um novo produto. As principais características elencadas são ter iniciativa para criar um novo negócio, ser apaixonado pelo que faz, utilizar os recursos disponíveis de forma criativa (transformando o ambiente social e econômico onde vive), aceitar a possibilidade de fracassar e assumir os riscos calculados (DORNELAS, 2012). Além do desejo de montar o próprio negócio, ser independente e criativo, o fato de arriscar com ciência e planejamento é um ponto bastante importante. Diversas pessoas diariamente assumem riscos, porém o empreendedor tem noção dos efeitos negativos que surgirão e que prejudicarão tanto ele quanto as pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas ao negócio.

Para Baron (2007), as habilidades dos empreendedores são: "percepção social, expressividade, administração da imagem, persuasão, influência e adaptabilidade social". De acordo com o autor, expressividade está relacionada com a habilidade de expressar suas emoções de forma aberta, ou seja, ser claro, expor a sua opinião. Como exemplo, ele compara o vendedor que tem alta expressividade diante do vendedor mais reservado, sendo que nessa situação o primeiro tem mais sucesso que o segundo devido a essa característica. A administração da imagem refere-se às atitudes utilizadas para causar nos outros impressões favoráveis. Já a capacidade de influenciar e de persuadir, está estritamente ligada às pessoas que alcançam maior sucesso em muitas ocupações. Uma pessoa com adaptabilidade social é aquela que consegue conversar com qualquer um a respeito de qualquer assunto, adaptando-se a diferentes situações. E por fim percepção social está relacionada com a intuição e com a capacidade de perceber quando o outro lado não está sendo honesto e de encontrar as pessoas mais capacitadas para trabalhar em suas empresas, assim como em outras situações. Além dessas características, existem outras que estão interligadas com o negócio, como por exemplo, os empreendedores do ramo tecnológico que, conforme Brzozowski (2012), são lógicos, decisivos, planejadores, persistente, estratégicos, críticos, controladores, desafiadores, diretos, objetivos, justos e teóricos.

Necessidade de realização, disposição de assumir riscos e autoconfiança são as características básicas listadas por Chiavenato (2012). Para ele a visão do empreendedor está relacionada a ideias próprias, não disponíveis no mercado, ou seja, a percepção de uma oportunidade até então não visualizada pelos demais, ao novo que faz falta ao mercado e que o mesmo pode absorvê-lo caso seja desenvolvido. Também existe um fator muito importante para que o negócio tenha sucesso: a paixão e o entusiasmo. Esses dois componentes criam uma força que impulsiona positivamente a empresa, auxiliando o empreendedor a ser persistente, a transformar os seus sonhos em realidade e a tomar decisões. Também é necessário que o empreendedor seja inspirado, motivado e tenha sensibilidade além de assumir riscos com prudência, avaliando custos e as necessidades de mercado e do cliente.

As principais características desses empreendedores, conforme Farah (2008), são aproveitar as oportunidades , capacidade de assumir riscos calculados, força de vontade, iniciativa, busca de informações e conhecimento do ramo empresarial, senso de organização, planejamento, liderança, comprometimento pessoal, otimismo, espírito empreendedor, persistência, autoconfiança e independência pessoal. Entre as habilidades elencadas pelo autor destaca-se o senso de organização e a independência pessoal até então não citadas por nenhum dos autores descritos acima.

As principais características e habilidades elencadas pelos autores podem ser observadas no Quadro 1. 

Quadro 1. Principais características e habilidades dos empreendedores

DORNELAS (2012)

BARON (2007)

CHIAVENATO (2012)

FARAH (2008)

- Ter iniciativa para criar um novo negócio;

- Ser apaixonado pelo que faz;

- Utilizar os recursos disponíveis de forma criativa;

- Aceitar a possibilidade de fracassar;

- Assumir os riscos calculados.

- Percepção social;

- Expressividade;

- Administração da imagem;

- Persuasão e influencia;

- Adaptabilidade social.

- Necessidade de realização;

- Disposição de assumir riscos;

- Autoconfiança.

- Capacidade de assumir riscos calculados;

- Aproveitar oportunidades;

- Planejamento e senso de organização;

- Liderança;

- Comprometimento pessoal e otimismo;

- Persistência e espírito empreendedor;

- Autoconfiança e independência pessoal.

 

Fonte: Autor (2014)

De forma a analisar se as características e habilidades apontadas pelos autores estão presente nos empreendedores, foi aplicado o questionário de autoavaliação do perfil empreendedor desenvolvido por Dornelas (2003). Esse questionário apresenta questões relacionadas a comprometimento e determinação, obsessão pelas oportunidades, tolerância a riscos, ambiguidades e incertezas, criatividade, autocontrole e habilidade de adaptação e motivação e superação e liderança. Ao questionário foram acrescentadas algumas perguntas com o objetivo de obter uma caracterização deste jovem empresário, afim de descobrir o seu grau de escolaridade, quantos anos tinha o seu negócio, e o faturamento anual da sua empresa.  O questionário possui um total de 30 perguntas, sendo que as respostas possíveis variavam de 1 (insuficiente) até 5 (excelente), conforme apresentado no Quadro 2, onde pode ser visto as questões relacionadas à comprometimento e determinação.

Quadro 2. Questionário de autoavaliação do perfil empreendedor

Comprometimento e determinação

Características

Excelente

Bom

Regular

Fraco

Insuficiente

Nota

5

4

3

2

1

 

1. Proatividade na tomada de decisão.

 

 

 

 

 

 

2. Tenacidade, obstinação.

 

 

 

 

 

 

3. Disciplina, dedicação.

 

 

 

 

 

 

4. Persistência em resolver problemas.

 

 

 

 

 

 

5. Disposição ao sacrifício para atingir metas.

 

 

 

 

 

 

6. Imersão total nas atividades que desenvolve.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Dornelas (2012)

Esse questionário foi aplicado aos participantes do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ. Essa associação possui 103 anos, tendo bastante relevância na comunidade joinvilense, e esse núcleo possui mais de 15 anos de existência, sendo reconhecido nacionalmente com o projeto do Feirão do Imposto.  

A população desse estudo é composta por 16 participantes do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ. Como instrumento de coleta foi aplicado o questionário a 7 jovens empresários, representando aproximadamente 43% do núcleo ativo e participante, em maio de 2014. Com a aplicação do questionário, buscou-se verificar se todos possuíam o perfil empreendedor e quais as características mais marcantes dos mesmos visto que de acordo com Dornelas (2003) obtendo uma pontuação de 120 até 150, provavelmente a pessoa já é empreendedora, possuindo características comuns com eles, tendo um potencial muito grande para se diferenciar nas organizações.

3. Resultados e discussão

Conforme verificado junto aos questionários respondidos na análise do perfil empreendedor todos obtiveram pontuação superior a 120. A média foi de 129 pontos conforme apresentado na Figura 1.

Figura 1. Análise do perfil empreendedor

Fonte: O Autor (2014)

Dentre os entrevistados, 3 eram graduados (representando 42%), 3 tinham pós-graduação (representando 42%) e 1 estava cursando mestrado (representando 16%), conforme pode ser observado na Figura 2.

Quanto ao faturamento, 3 faturavam até R$ 50.000,00 (representando 44%) ao ano e 4 faturavam entre R$ 51.000,00 e R$ 400.000,00 (representando 56%) ao ano. Do total, seis empresas eram do setor de serviço e comércio e somente 1 era do ramo industrial.

Figura 2. Nível de escolaridade dos empresários

Fonte: O Autor (2014)

Com relação à idade das empresas, seis empresas possuíam entre 1 a 5 anos de existência e apenas uma menos de 1 ano, conforme apresentado na Figura 3.

Figura 3. Idade das empresas

Fonte: O Autor (2014)

A Figura 4 apresenta o faturamento médio das empresas nas quais estes empreendedores atuam.

Figura 4. Faturamento das empresas


              Fonte: O Autor (2014)

O resultado do questionário é apresentado no Quadro 3. Pode ser observado que quando analisadas as características desses empreendedores, observou-se que cinco deles (71,43%) tinham como principal qualidade a motivação. Como segundo atributo mais presente tem-se a propensão a assumir risco. Essa característica foi identificada como a principal de um empreendedor e a segunda mais importante para três deles. Dentre todas características, a liderança acabou ficando em último plano. Apesar de ser a menos presente, ela ainda assim é observada no grupo de empresários, uma vez que a pontuação em todos os quesitos foi alta, caracterizando um grupo com perfil empreendedor.

Quadro 3. Principais características dos jovens empresários

Empreendedor

Grau de importância da característica

1

Motivação

Assumir riscos

Resolução de problemas

Autocontrole

Influenciador

2

Motivação

Assumir riscos

Autocontrole

Resolução de problemas

Influenciador

3

Resolução de problemas

Assumir riscos

Motivação

Autocontrole

Influenciador

4

Motivação

Resolução de problemas

Influenciador

Autocontrole

Assumir riscos

5

Motivação

Autocontrole

Assumir riscos

Resolução de problemas

Influenciador

6

Motivação

Resolução de problemas

Assumir riscos

Autocontrole

Influenciador

7

Assumir riscos

Motivação

Autocontrole

Resolução de problemas

Influenciador

Fonte: O Autor (2014)

4. Considerações finais

Confrontando o levantamento bibliográfico ao questionário aplicado junto ao Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ observou-se que os empresários apresentam as características empreendedoras pois obtiveram uma pontuação acima de 120. Isso significa que eles  assumem os riscos de modo planejado, tomando riscos calculados, não esquecendo de buscar informações antes de agir; são apaixonados pelo que fazem (sendo neste caso a motivação a principal comprovação deste fato), fazendo as coisas acontecerem, atingindo os objetivos pré estabelecidos. Dentre os entrevistados, observou-se que todos eles possuem no mínimo ensino superior sendo que muitos deles estão buscando a educação continuada através da pós-graduação, e que 6 das 7 empresas já ultrapassou o primeiro ano. Diante desse estudo chegou-se a conclusão que os jovens empresários da ACIJ possuem todas as características empreendedores identificadas na bibliografia.

Referências

BARON, Robert A. Empreendedorismo (2007): Uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning.

BHIDE, Amar (2002). As Perguntas que todo Empreendedor deve Responder. In: Harvard Busness Review Empreendedorismo e Estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier. Cap 1, p 9-34.

BRZOZOWSKI, Ricardo Paulo; SANCHES, Cida (2012). Tipo psicológico do individuo empreendedor: um estudo do tipo psicológico predominante nos empreendedores, segundo o MBTI. Revista eletrônica de administração, jul dez.

CHIAVENATO, Idalberto (2012). Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manolo.

DORNELAS, José (2003). Empreendedorismo Corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.

DORNELAS, José (2012). Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.

DRUKER, Peter Ferdinand (2011). Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Cengage Learning.

DRUCKER, Peter Ferdinand (2002). O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel.

FARAH, Osvaldo Elias (2008). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning.

FANDIÑO, Antonio Martinez; MACIEL, Jocélio de Souza (2008). Análise do perfil empreendedor entre alunos de pós-graduação lato sensu (MBA). Revista Gerenciais, São Paulo, v.7, n.1.

HAVARD BUSINESS REVIEW (2002).Tradução: Fabio Fernandes. Empreendedorismo e estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier.

KUKI, Danielle, KUKI, Michelle Zampieri, CALLEGARI, Nelson Malta (2014). Empreendedorismo feminino: analise do perfil empreendedor e dos desafios enfrentados pela mesma na gestão de sua micro/pequena empresa na cidade de Carambeí - PR.  Disponível em <http://www.admpg.com.br/2013/down.php?id=603&q=1>. Acesso em: 17 abril 2014.

MINIDICIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1993(. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

MACIEL, Cristiano de Oliveira; CAMARGO, Camila (2010). Lócus de controle, comportamento empreendedor e desempenho de pequenas. RAM - Revista de Administração Mackenzie, v.11, n. 2. São Paulo, Mar/Abr.

SCHMIDT, Serje; BOHNENBERGER, Maria Cristina (2009). Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC, Curitiba, V.13, N. 3, art. 6, Jul/Ago.


1 (SOCIESC) - carlamerkle@carlamerkle.com.br

2 (SOCIESC) - fernando.freitas@sociesc.org.br

Vol. 35 (Nº 11) Año 2014
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]