Espacios. Vol. 35 (Nº 13) Año 2014. Pág. 20

Estruturação de um Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção em uma Indústria de Alimentos

Structuring of a Department of Planning, Programming and Production Control in Food Industry

Tainara Rigotti de CASTRO 1; Claudilaine Caldas de OLIVEIRA 2; Márcia de Fátima MORAIS 3; Tânia Maria COELHO 4; Antônio Renato Pereira MORO 5

Recibido: 04/09/14 • Aprobado: 12/10/14


Contenido

1. Introdução

2. Referencial Teórico

3. Cenário Atual do Planejamento, Programação e Controle da Produção na Empresa X

4. Proposta de Estruturação do Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção na Empresa X

5. Discussões

6. Considerações Finais

Referências


RESUMO:
O presente estudo foi realizado em uma Indústria de biscoitos e salgadinhos para aperitivo, localizada na região Noroeste do Paraná, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma proposta de estruturação de um Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) para a mesma. Foi realizada uma análise da atual estrutura organizacional da empresa, a descrição do fluxo de informações e produção e das atividades desenvolvidas que possuíssem relação com o PPCP. O método de abordagem utilizado foi o qualitativo. A pesquisa realizada classifica-se quanto aos fins como descritiva, explicativa e exploratória e quanto aos meios como bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de reuniões presenciais e entrevistas. A proposta da implantação e estruturação de um Departamento PPCP apresentada neste trabalho engloba uma nova estrutura organizacional, apresentando os cargos, funções e descrição das atividades a serem desempenhadas pelo novo Departamento.
Palavras chave: Gestão Organizacional; Departamentalização; Planejamento e Controle da Produção (PCP).

ABSTRACT:
The present study was carried out in an industry full of cookies and chips for appetizer, located in the Northwest of Paraná, Brazil. The objective of this research was to develop a proposal for deployment and structuring of a Department of planning, programming and production control (PPCP) for the same. An analysis was conducted of the current organizational structure of the company, a description of the information flow and production and of the activities developed with relation to the PPPC. The approach used was qualitative. The survey classified as for purposes such as explanatory and exploratory and descriptive as to the means as documentary and bibliographical case study. The data were collected through face-to-face meetings and interviews. The proposal of deploying and structuring of a Department PPCP presented in this work encompasses a new organizational structure, showing the positions, functions and description of activities to be performed by the new Department.
Key words: Organizational Management; Organizational Structure; Production Planning and Control (PCP).

1. Introdução

A estruturação de novos departamentos na Estrutura Organizacional (EO) possuem foco na Gestão Organizacional. A Gestão Organizacional inerente a subárea de Gestão Estratégica e Organizacional, está inserida na grande área de Engenharia Organizacional que, de acordo com a ABEPRO (2008), é definida como o conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.

A inserção de departamentos dentro de uma empresa é essencial para agrupar a estrutura dos recursos organizacionais, estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação para o alcance dos objetivos estabelecidos, de modo a evitar a sobrecarga de outros departamentos.

O setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP) em uma empresa de manufatura tem como objetivo principal desenvolver atividades relativas ao atendimento das necessidades da empresa com relação à administração da produção, envolvendo inclusive a necessidade de disponibilizar informações para controle dos processos e recursos.

Na literatura pesquisada, são escassos os trabalhos que tratam especificamente da estruturação e/ou implantação de departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) em quaisquer segmentos empresariais. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estruturação de um Departamento de PPCP para uma Indústria de Alimentos localizada no noroeste do Paraná, Brasil, denominada aqui por Empresa X. A pesquisa aqui apresentada é classificada como descritiva, explicativa e exploratória. Também, considerada como bibliográfica, documental e estudo de caso.

2. Referencial Teórico

2.1 Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional (EO) de uma empresa indica o modo como as atividades são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos, essa estrutura especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros (Peci, Sobral, 2008).

Ghani et. al., (2002) definiu a EO como a alocação formal dos papéis de trabalho e mecanismos administrativos para controlar e integrar as atividades de trabalho (Schermerhorn, Hunt, Osborn, 1998). Para Shrivastava (1994), a EO refere-se ao padrão de autoridade e às relações de responsabilidade que existem em uma organização. Uma EO nasce para resolver ou para estabelecer um padrão de coordenação das atividades de uma organização (Almeida, Machado Neto, Giraldi, 2006).

Para Chiavenato (2007) há três tipos básicos de EO, conforme segue:

Organização linear: cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém;

Organização funcional: aplica o princípio da especialização das funções, onde o cada superior tem autoridade parcial, relativa e decorrente de sua especialidade;

Organização linha-staff: é a combinação dos tipos linear e funcional, onde as unidades de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa e delegam autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa, estas se denominam assessoria (staff).

Para Peci e Sobral (2008) a departamentalização é a forma de se estruturar as diferentes atividades, a fim de alcançar os objetivos da empresa da forma mais eficiente possível, permitindo aumentar a eficiência e a eficácia da administração, contribuindo para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações, onde os critérios usados para departamentalizar devem refletir o agrupamento que melhor contribui para o alcance dos objetivos organizacionais, consistindo em agrupar e integrar tarefas, atividades e funcionários em departamentos a fim de melhorar a coordenação.

Segundo Chiavenato (2007) os principais tipos de departamentalização são:

Funcional: é a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional;

Por produtos e serviços: todos os principais deveres e tarefas relacionados com um produto ou serviço são reunidos e atribuídos a um especifico departamento, no sentido de coordenar as atividades requeridas para cada tipo de saída ou resultado;

Por base territorial: requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa;

Por clientela: envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou agencia para quem o trabalho é feito;

Por processo: a diferenciação e o agrupamento se fazem pela sequencia do processo produtivo ou operacional ou pelo arranjo físico e disposição racional do equipamento utilizado;

Por Projeto: adapta a estrutura da empresa aos projetos que ela se propõe a construir, onde grupos de empregados são destacados e concentrados em projetos específicos;

Matricial: é a combinação das formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura.

2.2 Planejamento, Programação e Controle da Produção

O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) também conhecido na literatura como Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um sistema de informações estruturado para obter dados, processá-los e avaliá-los e com base nas informações obtidas e nos dados gerados, decidir sobre objetivos, metas e ações em longo, médio e curto prazo, monitorando e reagindo de acordo com os dados obtidos, conforme Scarpelli (2007).

O Departamento de PPCP é um setor de apoio à produção, geralmente ligado à Diretoria Industrial (Tubino, 2009), estando diretamente relacionado ao alcance das estratégias da organização e dos objetivos de desempenho da produção (Nanci et. al., 2008). As atividades de PCP são desenvolvidas nos níveis estratégico, tático e operacional, sendo esses níveis caracterizados nos horizontes de planejamento (HP), conforme segue: a) longo prazo: em meses, trimestres ou até anos; b) médio prazo: em semanas a até meses; c) curto prazo: em dias para uma semana (Tubino, 2009).

Nanci et. al. (2008) ressaltam que no nível estratégico são definidas políticas de longo prazo, no nível tático são definidas políticas de médio prazo e no nível operacional, as políticas de curto prazo. A Figura 1 mostra um esboço desses níveis divididos em atividades específicas do PPCP.

Figura 1. Atuação do PCP nos três níveis estratégicos.
Fonte: Nanci et al. In Lustosa et al. (2008, p.10).

2.2.1 Funções do PPCP

O PCP possui funções imprescindíveis para a sobrevivência da empresa, conforme afirmam Nanci et. al. In Lustosa et. al. (2008), tais como: comandar, coordenar e controlar o processo produtivo.

No horizonte de planejamento de longo prazo, o PCP trabalha para decidir todas as informações referentes ao plano de produção. Essas possuem um relacionamento mais estreito com o planejamento estratégico da empresa, envolvendo aspectos mais abrangentes relacionados à produção, tais como a definição da estratégia de produção a adotar, previsão de demanda, estabelecimento do plano de produção em função do plano de vendas, definição prévia dos recursos produtivos necessários e capacidade de produção (Tubino, 2009).

No horizonte de planejamento de médio prazo estão os planos mais detalhados, denominado plano mestre de produção. Neste horizonte de planejamento o PCP estabelece com o planejamento mestre da produção os produtos que serão produzidos por período e avalia a capacidade de produção da empresa em relação à carga de trabalho que será exigida da máquina ou mão de obra para o cumprimento do plano de produção (Tubino, 2009).

No horizonte de planejamento de curto prazo as funções estão relacionadas com o nível operacional, onde o PCP prepara a programação da produção (PP), administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção (ACP) (Tubino, 2009).

2.2.2 Fluxo de Informações, Pré-Requisitos e Atividades do PPCP

O organograma de uma empresa industrial não é prático quando se deseja estudar o fluxo de produção e administrativo da empresa, sendo este estudo facilitado por meio da apresentação do fluxo de informações e de produção (Russomano, 1976). O fluxo de informações é o fluxo que diz ao processo: o que, quando e quanto fabricar e o fluxo de produção é o movimento de todo material dentro do processo de fabricação, entre ele e seus fornecedores/clientes, sendo estas informações normalmente analisadas pelo departamento de PCP, cuja responsabilidade é repassá-las às etapas de produção.

Para que a atividades de PPCP sejam desenvolvidas há a necessidade de uma série de pré-requisitos e atividades a serem desempenhadas, conforme pode ser visualizado na Figura 2.

 

Figura 2. Atividades e Pré-Requisitos do PPCP
Fonte: Elaborado pelo autor.

De acordo com Tubino (2009) e Russomano (1976) Planejamento da Capacidade, Previsão da Demanda e Roteiro da Produção, considerados pré-requisitos para o PCP são a seguir descritos.

Planejamento da Capacidade (PC): tem por objetivo calcular a carga de cada centro de trabalho, a fim de prever se o chão de fábrica terá capacidade para executar um determinado plano de produção para suprir uma determinada demanda de produtos ou serviços (Tubino, 2009);

Previsão de Demanda (PD): é a variável mais importante na definição de um sistema de produção, em especial para as funções desenvolvidas pelo PPCP (Tubino, 2009); e

Roteiro de Produção (RP): é responsável pela emissão de diversos documentos e tem por objetivo determinar o melhor método de produção (Russomano, 1976).

As atividades do PPCP, Planejamento Agregado, Planejamento Mestre da Produção, Programação da Produção, Gestão de Estoques e Acompanhamento e Controle da Produção, segundo Tubino (2009), são descritas a seguir.

Planejamento Agregado (PA): busca dimensionar recursos para uma família de produtos que compartilham os mesmos recursos de produção, tendo por propósito garantir que estes estejam disponíveis, quando for decidir sobre o quanto produzir de cada produto, antes mesmo que tal decisão seja tomada (Lustosa, Nanci, 2008);

Planejamento Mestre da Produção (PMP): tem por objetivo determinar quando e quanto deverá ser feito de cada produto final a partir dos estoques disponíveis de produtos finais, dos pedidos já em carteira, das vendas acordadas e política de determinação dos lotes de produção (Lustosa, Nanci, 2008);

Programação da Produção (PP): estabelece a curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais. Tendo por objetivo minimizar atrasos, reduzir o estoque em processo e minimizar ociosidades (Mesquita et. al., 2008).

Gestão de Estoques (GE): "é um conjunto de políticas e controles que monitoram os níveis de estoque e determinam quais níveis deveriam ser mantidos e quando os estoques devem ser reabastecidos" (Chase, Jacobs, Aquilano, 2004, p. 520);

Acompanhamento e Controle da Produção (ACP): tem por objetivo "fornecer uma ligação entre o planejamento e a execução das atividades operacionais, identificando os desvios, sua magnitude e fornecendo subsídios para que os responsáveis pelas ações corretivas possam agir" (Tubino, 2009, p.163).

3. Cenário Atual do Planejamento, Programação e Controle da Produção na Empresa X

3.1 A Empresa X e sua Estrutura Organizacional

Localizada no Noroeste do Paraná e atuando no setor alimentício há 13, a Empresa X produz e comercializa bolachas e salgadinhos para aperitivo. A Empresa X conta com três linhas de produção, conforme segue: i) rosquinhas e biscoitos de leite; ii) salgadinhos de milho extrusado; e iii) pasteizinhos de trigo.

O organograma da Estrutura Organizacional da Empresa X é apresentado na Figura 3.

 

Figura 3. Organograma da Estrutura Organizacional da Empresa X.

Com uma Estrutura Organizacional (EO) do tipo linha-staff, verifica-se que na Empresa X a estrutura é centralizada na Presidência e na Gerência Geral, responsável pela tomada de decisões nos níveis estratégico, tático e operacional.

A departamentalização é do tipo funcional, sendo os departamentos de Finanças, Produção, Recursos Humanos, Transporte e Vendas são subordinados a Gerência Geral.

3.2 Planejamento, Programação e Controle da Produçào da Empresa X

3.2.1 Fluxo de Informações e de Produção na Empresa X

O sistema de produção da Empresa X é classificado como puxado e empurrado. É empurrado quando os Gestores de Produção fabricam uma quantidade adicional de produtos para a formação de estoques a fim de atender aos pedidos dos Vendedores à pronta entrega. É puxado nos demais tipos de produção.

Na Empresa X, o fluxo das informações e de produção, observado na Figura 4, é idêntico para as três linhas de produção. A linha de produção de bolachas possui seus próprios estoques de produtos acabados e estoques de insumos. Esses insumos dizem respeito aos produtos utilizados para a incorporação do produto final, sendo as matérias primas utilizadas e os materiais para embalagem. As matérias primas dizem respeito ao milho, farinha de trigo, aromas, açúcar, amido, entre outros. Os materiais para embalagem dizem respeito à rolos de bobina, fita adesiva, caixas de papelão, sacos plásticos, entre outros. Como em todas as linhas de produção estes estoques são distintos, eles serão chamados de estoque de matérias primas e estoque de materiais. As linhas de produção dos salgadinhos de milho extrusado e dos pasteizinhos de trigo dividem o mesmo estoque de materiais, porém seus estoques de matéria prima e produtos acabados são distintos (Figura 4).

 

Figura 4. Fluxo de Informações e de Produção da Empresa X.

Os Vendedores e Representantes encaminham suas solicitações por meio de fax e e-mail para o Gestor de Faturamento no Departamento de Finanças, que emite as notas de vendas, faz o controle de montagem de cargas e traça as rotas dos caminhões para a entrega, passando essas informações para o Gestor de Carregamento e Expedição. O Gestor de Faturamento envia uma cópia dos pedidos ao Gerente Geral.

De posse das solicitações, o Gerente Geral emite as Ordens de Produção para os Departamentos de Produção de biscoitos e de salgadinhos para aperitivo e as envia aos seus respectivos Gestores de Produção.

Os Vendedores à pronta entrega solicitam seus carregamentos apenas nas sextas-feiras e enviam suas solicitações ao Departamento de Finanças, para que o controle dos pedidos sejam realizados e enviados ao Gestor de Carregamento e Expedição. Os Vendedores à pronta entrega não possuem contato com a Gerência Geral, nem com os Gestores de Produção, por isso, estes Gestores incluem em suas ordens de produção, ao longo da semana, pequenas quantidades de produtos, para que seja possível atender essas solicitações. Os Vendedores à pronta entrega fazem ainda, a devolução dos produtos que não foram vendidos, ao Estoque de Produtos Acabados e essas informações são controladas pelo Gestor de Controle.

Os produtos acabados são enviados ao Estoque de Produtos Acabados. De posse das solicitações dos pedidos dos Vendedores, Representantes e Vendedores à pronta entrega, o Gestor de Carregamento e Expedição entra em contato com o Auxiliar de Controle do Departamento de Produção de biscoitos e com o Auxiliar de Controle do Departamento de Produção de salgadinhos para aperitivo, para que estes separem os produtos, nas quantidades solicitadas. Posteriormente, os Auxiliares de Carregamento e Expedição fazem o transporte dos produtos acabados, já separados, dos respectivos estoques de biscoitos e salgadinhos para aperitivo e o carregamento dos mesmos nos caminhões.

O Controle das quantidades de materiais para embalagem, produtos acabados e matérias primas disponíveis são realizados pelo Gestor de Controle. Essas informações são enviadas à Gerência Geral, para que as compras necessárias sejam realizadas. Recebendo os pedidos, os Fornecedores ficam responsáveis pela entrega das matérias primas e materiais para embalagem na Empresa, em seus respectivos Estoques.

Por fim, cabe aos Vendedores à pronta entrega e Motoristas entregarem o produto acabado ao Consumidor, seguindo as instruções do Gestor de Faturamento.

3.2.2 Pré Requisitos e Atividades do PPCP na Empresa X

A Empresa X não possui um Departamento específico de PPCP em sua estrutura organizacional. A mesma não possui nenhum dos pré-requisitos descritos anteriormente e as atividades de PPCP não obedecem às características de um PPCP formal. As atividades que possuem relação com o PPCP são descritas a seguir.

3.2.2.1 Planejamento Agregado

O Planejamento Agregado é realizado pelo Gerente Geral, em relação aos insumos de produção. Ele realiza as compras uma vez por semana, com base nas compras realizadas na semana anterior e nas informações enviadas pelo Gestor de Controle. Estas informações dizem respeito à quantidade de matérias primas e materiais para embalagem existentes em cada estoque.

3.2.2.2 Planejamento Mestre da Produção

O planejamento mestre da produção não é realizado pela Empresa. O Gerente Geral gera ordens de produção para um único dia, onde as mesmas são produzidas e expedidas no mesmo dia. Essas são geradas através das cópias dos pedidos de vendas dos Representantes, Vendedores e Vendedores à pronta entrega, recebidas do Departamento de Finanças.

Essas ordens são entregues aos Gestores de Produção com 12 horas de antecedência, ou seja, ao término do último turno no dia que antecede a realização da ordem de produção.

3.2.2.3 Programação da Produção

A programação da produção é realizada com base nas ordens de produção enviadas pelo Gerente Geral.

O Gestor do Departamento de Produção de biscoitos inicia a produção pelo produto que possua o tom de massa mais claro, para que no tempo de setup da troca de massa não precise parar também para que o equipamento seja lavado.

O Gestor do Departamento de Produção de salgadinhos para aperitivo inicia a produção nas extrusoras, levando em consideração as ordens de produção do dia e o que possui menor quantidade em produtos ensacados no Armazenamento. No empacotamento ele inicia o empacotamento pelos produtos que possuem as menores quantidades a serem produzidas.

3.2.2.4 Gestão de Estoques

Os Gestores de Produção geralmente incluem em suas ordens de produção uma quantidade adicional de produtos a serem produzidos, na tentativa de atender os Vendedores à pronta entrega que fazem seus carregamentos nas sextas feiras.

Os parâmetros utilizados para produzir essa quantidade adicional são os números de caminhões existentes para esta atividade e a quantidade de produtos a serem carregados, sendo estes idênticos em todas as semanas. Ressaltando que estes vendedores ainda fazem devoluções das mercadorias que não foram vendidas, apenas para controle, pois, geralmente acabam carregando-a novamente, já que as cargas sempre são compostas pelas mesmas quantidades de produtos.

O Gestor de Controle realiza uma contagem diária nos três estoques de matérias primas existentes, sendo eles: o de biscoitos, o de salgadinhos extrusados e o de pasteizinhos de trigo.

As saídas dos materiais de embalagem dos estoques de materiais e a entrada de produtos acabados dos estoques de produtos acabados, tanto de biscoitos, como de salgadinhos para aperitivo são realizadas através do preenchimento de relatórios e posteriormente passados para o Gestor de Controle. Este insere as informações em um banco de dados, com o auxílio do Microsoft® Excel, passando o número total de insumos de produção existentes nos estoques para o Gerente Geral, para que este realize as compras necessárias.

3.2.2.5 Acompanhamento e Controle da Produção

O acompanhamento e controle da produção são realizados pelos dois Departamentos de Produção.

Na Produção de biscoitos há o preenchimento de relatórios no setor de fabricação da massa e empacotamento. Durante a fabricação da massa são preenchidos relatórios a partir da coleta de dados da duração de tempo que a massa ficou no misturador, bem como o preenchimento dos motivos de paradas, quando estas ocorrem. Com base na produção diária, o Gestor de Produção faz um relatório de tudo que foi gasto com matéria prima, enviando-o ao Gestor de Controle.

No setor de empacotamento, os dados coletados são relacionados às quantidades de caixas de produtos prontos fabricados, os rolos de embalagens utilizados, bem como o horário e motivos de paradas, estes são enviados ao Gestor de Controle para serem repassados para um banco de dados, com o auxílio do Microsoft Excel.

Na Produção de salgadinhos para aperitivo há preenchimentos de relatórios nos setores de extrusão de salgadinhos de milho, fabricação dos pasteizinhos e empacotamento de salgadinhos e pasteizinhos de trigo.

No setor de extrusão, há a coleta dos tempos de setup de cada extrusora, quantidade de sacos produzidos e o peso de cada um deles. Esses dados são coletados e armazenados em banco de dados, com o auxílio do Microsoft® Excel, para a realização do cálculo de eficiência, a fim de bonificar os funcionários que atingirem a meta de 90% de eficiência ao mês.

Na produção dos pasteizinhos de trigo são coletadas as quantidades de matérias primas utilizadas, os sacos produzidos e o peso de cada um deles, preenchidos em relatórios e armazenados em caixas de papelão.

No empacotamento, os dados coletados dizem respeito ao horário de funcionamento de cada embaladora, motivos de parada, tipo e quantidade em quilogramas de salgadinhos extrusados utilizados, gramatura e quantidade de sacos embalados e quantidade de rolos de embalagens utilizados. Essas informações são armazenadas em banco de dados, com o auxílio do Microsoft® Excel e utilizadas pelo Gestor de Controle, para o controle dos estoques de produtos acabados.

4. Proposta de Estruturação do Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção na Empresa X

4.4.1 Estrutura Organizacional Proposta

O Departamento de PPCP deve inserido na estrutura organizacional da Empresa X mantendo a organização em linha-staff e a departamentalização funcional. No organograma proposto (Figura 5) propõe-se que os Departamentos de Produção de biscoitos e de salgadinhos para aperitivo estejam agregados e subordinados ao Departamento de PPCP.

 

Figura 5. Organograma Proposto para a Estrutura Organizacional da Empresa X.

4.4.2 Pré-Requisitos e Atividades do Departamento de PPCP e os Cargos e Funções Relacionados

O Planejamento da Capacidade, o Planejamento Agregado e a Gestão de Estoques serão de responsabilidade do Gestor de Planejamento Estratégico e Estoques, de acordo com os Quadros 1, 2 e 3.

Planejamento da Capacidade (PC)

Nível hierárquico

Estratégico

Horizonte de Planejamento

Longo Prazo

Cargo

Gestor de Planejamento Estratégico e Estoques

Funções

Determinar parâmetros da produção

Descrição da Atividade

i) Determinar a quantidade da produção a ser atingida;

ii) Determinar  rendimento de matérias primas.

Número de Funcionários

01

Quadro 1. Planejamento da Capacidade, Cargo e Funções Relacionadas.

A partir da Previsão da Demanda e da capacidade da produção, o Planejamento da Capacidade terá por finalidade prever se o chão de fábrica terá capacidade para suprir a demanda.

Planejamento Agregado (PA)

Nível hierárquico

Estratégico

Horizonte de Planejamento

Longo Prazo

Cargo

Gestor de Planejamento Estratégico e Estoques

Funções

Elaborar o Plano de Produção

Descrição da Atividade

i) Especificar o volume de produção desejado;

ii) Determinar a quantidade de produtos finais a serem produzidos;

iii) Determinar a necessidade de estoques;

iv) Determinar a necessidade de contratação de pessoal, horas extras e subcontratações.

Número de Funcionários

01

Quadro 2.Planejamento Agregado, Cargo e Funções Relacionadas.

Com base no Planejamento da Capacidade e na Previsão de Demanda, o Planejamento Agregado realizará um Plano de Produção para períodos mensais.

Gestão de Estoques (GE)

Nível hierárquico

Operacional

Horizonte de Planejamento

Curto Prazo

Cargo

Gestor de Planejamento Estratégico e Estoques

Funções

Definir políticas de estoques

Descrição da Atividade

Determinar necessidade de compra de insumos e matérias primas.

Número de Funcionários

01

Quadro 3. Gestão de Estoques, Cargo e Funções Relacionadas.

A Gestão de Estoques se dará com a finalidade de suprir e regular a diferença entre suprimento e demanda, evitando estoques excedentes, falta de matéria prima, bem como auxiliando na prevenção do aumento do preço da mesma.

A Previsão de Demanda e o Planejamento Mestre da Produção serão de responsabilidade do Gestor de Planejamento Tático e Previsão, conforme apresentado nos Quadros 4 e 5.

Previsão de Demanda (PD)

Nível hierárquico

Estratégico

Horizonte de Planejamento

Longo Prazo

Cargo

Gestor de Planejamento Tático e Previsão

Funções

Coletar e analisar dados históricos de vendas

Descrição da Atividade

Determinar a demanda de produtos.

Número de Funcionários

01

Quadro 4. Previsão de Demanda, Cargo e Funções Relacionadas.

A Previsão de Demanda será elaborada com o objetivo de criar uma estimativa do comportamento do mercado futuro. Para a realização desta atividade serão utilizadas as informações dos bancos de dados, onde constam as entradas e saídas de matérias primas dos estoques de matérias primas e saída de produtos acabados do Estoque de Produtos Acabados.

Planejamento Mestre da Produção (PMP)

Nível hierárquico

Operacional

Horizonte de Planejamento

Curto Prazo

Cargo

Gestor de Planejamento Tático e Previsão

Funções

Elaboração do PMP

Descrição da Atividade

i) Desmembrar o Plano de Produção para o período semanal;

ii) Realização do Plano Mestre de Produção: determinar a produção de cada tipo de produto;

ii) Determinar os recursos necessários para a realização da produção.

Número de Funcionários

01

Quadro 5.Planejamento Mestre da Produção, Cargo e Funções Relacionadas.

Com base no Planejamento Agregado, o Planejamento Mestre da Produção será elaborado para períodos semanais. Com este Planejamento será criado o Plano Mestre de Produção semanal, neste é especificada a produção de cada tipo de produto, incluindo previsões de demanda e pedidos em carteira.

O Roteiro da Produção, a Programação da Produção e o Acompanhamento da Produção serão de responsabilidade do Gestor de Programação, Acompanhamento e Controle da Produção, conforme os Quadros 6, 7 e 8.

Roteiro da Produção (RP)

Nível hierárquico

Estratégico

Horizonte de Planejamento

Longo Prazo

Cargo

Gestor Programação, Acompanhamento e Controle da Produção

Funções

Elaboração do Roteiro de Produção

Descrição da Atividade

Criar documentos com as etapas e procedimentos de produção padronizados.

Número de Funcionários

01

Quadro 6. Roteiro da Produção, Cargo e Funções Relacionadas.

O Roteiro da Produção terá por objetivo determinar o melhor método para a produção dos produtos.

Programação da Produção (PP)

Nível hierárquico

Tático

Horizonte de Planejamento

Curto Prazo

Cargo

Gestor Programação, Acompanhamento e Controle da Produção

Funções

Adaptar o PMP à produção diária

Descrição da Atividade

i) Desmembrar o Plano Mestre de Produção para o período diário;

ii) Emitir ordens de produção aos Departamentos de Produção;

iii) Definir a sequência da execução das operações de produção.

Número de Funcionários

01

Quadro 7. Programação da Produção, Cargo e Funções Relacionadas.

Com base no Planejamento Mestre da Produção, a Programação da Produção definirá como o chão de fábrica operará diarimente, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

Acompanhamento e Controle da Produção (ACP)

Nível hierárquico

Operacional

Horizonte de Planejamento

Curtíssimo Prazo

Cargo

Gestor Programação, Acompanhamento e Controle da Produção

Funções

Verificar o andamento da Produção

Descrição da Atividade

i) Detectar irregularidades na produção;

ii) Corrigir as irregularidades;

iii) Repassar as informações geradas aos demais setores da Empresa.

Número de Funcionários

01

Quadro 8. Acompanhamento e Controle da Produção, Cargo e Funções Relacionadas.

O ACP terá o objetivo de verificar se o andamento da produção está conforme o planejado. Este será realizado constantemente, a fim de se obter tempos, rendimentos do processo e irregularidades. O controle da produção será realizado através da aplicação de ferramentas da qualidade, para correção dessas irregularidades. As informações geradas por esta atividade serão repassadas aos demais setores da Empresa.

Todos os pré-requisitos e atividades apresentadas serão realizados, pelo Departamento de PPCP, para todas as linhas de produção. Porém, as atividades operacionais que envolvem a Programação da Produção e o Acompanhamento e Controle da Produção serão desempenhados pelos Departamentos de Produção de bolachas e salgadinhos para aperitivo em suas respectivas linhas de produção.

A Programação da Produção das linhas de produção será realizada pelo Departamento de PPCP, porém será executada pelos Departamentos de Produção. Estes ficarão responsáveis por cumprir as ordens de produção diárias, colocando-as em prática.

O Acompanhamento e Controle da Produção também serão realizados pelo PPCP. As atividades de acompanhamento, tais como: as coletas de tempos, rendimentos do processo e irregularidades serão executadas pelos Departamentos de Produção. As atividades de controle, tais como: a aplicação de ferramentas da qualidade para correção de irregularidades serão executadas pelo Departamento de PPCP. A responsabilidade de passar as informações geradas por esta atividade aos demais setores da Empresa será do Departamento de PPCP.

5. Discussões

Em se tratando da estruturação de um Departamento de PPCP, este trabalho não teve por foco a implantação deste, mas sim a elaboração de uma proposta que fosse capaz de oferecer uma base para esta.

O Departamento de PPCP, de acordo com a proposta aqui apresentada, foi inserido na Estrutura Organizacional (EO) como um Departamento subordinado a Gerência Geral, em função da característica da estrutura organizacional da empresa.

A proposta de estruturação do Departamento de PPCP envolveu a descrição das atividades inerentes a este departamento e dos cargos e funções relacionados a cada atividade.

Com a inserção de um Departamento de PPCP na estrutura organizacional da Empresa X será possível integrar suas diferentes áreas, reduzindo os conflitos existentes pela falta de informações.

Ressalta-se ainda, que por intermédio do PPCP será possível atender a demanda de forma mais eficiente, coordenando a produção por meio de planejamentos, com base na previsão da demanda, criando assim, uma melhoria na competitividade e eficiência da Empresa, como um todo.

Algumas atividades do Departamento de PPCP poderão ser realizadas por pessoas já inseridas na Empresa X, havendo a possibilidade de realocação de funcionários para oferecer suporte à estas atividades.

As atividades apresentadas no Quadro 1, 2 e 3 por exemplo, de responsabilidade do Gestor de Planejamento Estratégico e Estoques poderão ser realizadas pelo Gerente Geral da Empresa X.

Embora, a elaboração da Programação da Produção (PP) seja de responsabilidade do Gestor de Programação, Acompanhamento e Controle da Produção, sua execução poderá ser de responsabilidade dos Gestores dos Departamentos de Produção de biscoitos e de salgadinhos para aperitivo.

A elaboração do Acompanhamento e Controle de Produção (ACP) é de responsabilidade do Gestor de Programação, Acompanhamento e Controle da Produção, porém a execução do acompanhamento da produção poderá ser de responsabilidade de uma equipe de apoio subordinada aos Departamentos de Produção de biscoitos e salgadinhos para aperitivo.

Quando implantado, dentro do organograma proposto, haverá necessidade de contratação de dois funcionários com noções de técnicas de gestão e conhecimentos de PPCP, para exercerem os cargos de Gestor de Planejamento Tático e Previsão e Gestor de Programação, Acompanhamento e Controle da Produção.

6. Considerações Finais

Analisando a estrutura organizacional (EO) da Empresa X, notou-se uma organização do tipo linha-staff e uma departamentalização do tipo funcional. Na proposta de criação e estruturação de um departamento de PPCP, procurou-se manter este tipo de estrutura e departamentalização. De tal forma, objetivou-se inserir o PPCP no contexto de funcionamento já existente na Empresa e minimizar qualquer rejeição que pudesse surgir com a proposição de mudanças drásticas na estrutura organizacional.

Elaborou-se ainda uma descrição do fluxo de produção e informações da Empresa X. Em termos do PPCP tal descrição mostrou-se fundamental para identificação de informações cruciais para seu funcionamento tanto no que diz respeito a um roteiro de produção quanto no que se trata das relações interdepartamentais existentes em termos de atividades do PPCP.

Analisando-se a execução das atividades de PPCP na Empresa X, salienta-se que a mesma ainda não se vale das técnicas de planejamento de forma integral e que as técnicas utilizadas são distribuídas por vários departamentos da Organização. Com tal análise constatou-se como a ampliação das atividades de planejamento e uma proposta de PPCP poderiam ser úteis para a Empresa que se encontra em processo de expansão e, desta forma, necessita de um planejamento cada vez mais eficaz para o alcance de seus objetivos em termos de competitividade principalmente.

Por fim, destaca-se que a estruturação de um Departamento de PPCP traria benefícios para a Empresa X, como: o planejamento de seus recursos produtivos, a integração das diferentes áreas da Empresa e o atendimento da demanda de forma eficiente. A centralização das atividades de planejamento em um único departamento permitiria uma sinergia maior de ações, o que se torna mais difícil com a segmentação das atividades em vários departamentos já que esta permite o aumento de interferências estocásticas na comunicação e o aparecimento de divergências entre as decisões interdepartamentais.

Referências

ABEPRO. Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Áreas e Subáreas da Engenharia de Produção. (2008); Disponível em: <http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=399&m=424&s=1&c=362>. Acesso em 04 de setembro de 2012.

Almeida, F.C. de; Machado Neto, A.J.M.; Giraldi, J. de M.E. (2006); "Estrutura e estratégia: evolução de paradigmas", Revista de Gestão USP, 13 (2), 15-26.

Batalha, M.O.; Rachid, A. (2008); Estratégia e Organizações. In: Batalha, M.O. (org.). Introdução à Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: Elsevier.

Chase, R.B.; Jacobs, F.R.; Aquilano, N.J. (2004); Administração da Produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman.

Chiavenato, I. (2007); Administração: Teoria, Processo e Prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Ghani, K.A.; Jayabalan, V.; Sugumar, M. (2002); "Impact of advanced manufacturing technology on organizational structure", J. Tech. Manage. Res., 13, 157–175.

Liao, C.; Chuang, S-H.; To, P-L. (2011); "How knowledge management mediates the relationship between environment and organizational structure", Journal of Business Research, 64, 728–736.

Lustosa, L.; Nanci, L.C. Planejamento Agregado e Planejamento Mestre da Produção. In: Lustosa, L.; Mesquita, M.A.; Quelhas, O.; Oliveira, R. (2008); Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier.

Mesquita, M. A. Previsão de Demanda. In: Lustosa, L.; Mesquita, M.A.; Quelhas, O.; Oliveira, R. (2008); Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier.

Nanci, L.C.; Quelhas, O.L.G.; Carvalho; R.A.; Simão, V.G. O PCP no contexto estratégico. In: Lustosa, L.; Mesquita, M.A.; Quelhas, O.; Oliveira, R. (2008); Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier.

Peci, A.; Sobral, F. (2008); Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall.

Russomano, V.H. (1976); PCP: Planejamento e Acompanhamento da Produção. São Paulo: Pioneira.

Scarpelli, M. Planejamento e Controle da Produção. In: Batalha, M.O. (Org.). (2007); Gestão Agroindustrial. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1.

Shrivastava, P. (1994); Strategic Management: concepts and practices. South-Western

Publishing.

Schermerhorn Jr., J.R.; Hunt, J.G.; Osborn, R.N. (1998); Fundamentos de Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Bookman.

Tubino, D.F. (2009); Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Zapfel, G.; Missbauer, H. (1993); "Production planning and control (PPC) systems including load-oriented order release - problems and research perspectives", International Journal of Production Economics, 30-31, 107-122.


1. Mestranda em Engenharia Urbana, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil. Email: tayrigotti@hotmail.com
2  Doutoranda em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Email: claudilainecaldas@gmail.com
3  Professora Mestre da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão, Brasil. Email: marciafmorais@yahoo.com.br
4 Professora Doutora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão, Brasil. Email: coelho.tania@ymail.com.
5 Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Email: renato.moro@ufsc.br

Vol. 35 (Nº 13) Año 2014
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]