Espacios. Vol. 36 (Nº 13) Año 2015. Pág. 4

Os benefícios físicos e psicológicos da dança de salão na terceira idade

Physical and psychological benefits of ballroom dancing in third age

Sthephanie Gabrielle de FREITAS 1; Giselle FOUREAUX 2

Recibido: 15/03/15 • Aprobado: 12/04/2015


Contenido

1. Introdução

2. Métodos

3. Resultados

4. Discussão

5. Conclusão

Referências


RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela prática da dança de salão em pessoas que se encontram na terceira idade, através de revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que os benefícios físicos, envolvem; diminuição da pressão arterial; melhora do sistema cardio-respiratório; aumento da força e massa muscular; aumento da flexibilidade; aumento da densidade mineral óssea; aumento da propriocepção e equilíbrio, entre outros. Já os benefícios psicológicos, propiciam: melhora da qualidade de vida; melhora da socialização; diminuição da ansiedade; diminuição da sensação de solidão; diminuição da depressão; diminuição do tempo ocioso; e melhora da memória.
Palavras-chaves: idoso, terceira idade, dança de salão, atividade física

ABSTRACT:
The objective of this study was to analyze the physical and psychological benefits provided by the practice of ballroom dancing in people who are in old age, based on a review. The results demonstrated that physical benefits, involve; low blood pressure; improvement of the cardio-respiratory system; increase in strength and muscle mass; increase in flexibility; increase in bone mineral density; increase in balance and proprioception, among others. Already the psychological benefits provide: improve in quality of life; improveme of socialization; decrease in anxiety; decrease in sense of loneliness; decrease in depression; decrease in downtime; and improve of memory.
Keywords: aged, elderly, ballroom dancing, physical activity

1. Introdução

A população de idosos, que corresponde àquela que abrange as pessoas com mais de 65 anos, vem crescendo a cada dia e uns dos possíveis fatores que possibilita esse crescimento significativo é a baixa taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimou-se, com base no senso de 2010, que a população acima de 65 anos deveria ultrapassar 14,9 milhões em 2013, e até o ano de 2060 (se esta proporção se mantiver) existirão aproximadamente 58,4 milhões de idosos, correspondendo a aproximadamente 26,7% da população brasileira (BBC, 2013).

É notável que  a evolução da medicina vem contribuindo para este crescimento, uma vez que, a população idosa tem acesso a melhores tratamentos proporcionados pelos: avanço tecnológico, que visam o desenvolvimento tanto de melhores recursos hospitalares quanto para a vida prática e funcional dos idosos; e avanço nos tratamentos farmacológicos ou homeopáticos (Tibincoski et al., 2007; Pedrazzi et al., 2007).

Além do referido avanço na medicina, a mudança no estilo de vida é um dos grandes fatores que tem implicado na diminuição da taxa de mortalidade, uma vez que  diminui a incidência de doenças cardiovasculares e outras intervenções médicas (Sebastião  et al., 2008; Gobbi et al., 1997). Assim, a conscientização sobre a importância do cuidado com a vida e com o corpo permite hoje, que muitos idosos amadureçam com maior qualidade de vida, preocupando-se com alimentação, prática regular de atividade física, manutenção do lazer e  da socialização (Toscano e Oliveira, 2009; Gobbi et al., 1997).

As atividades físicas que são mais praticadas pelos idosos, envolvem a musculação, a hidroginástica, o pilates e a dança. Dentre estas, a atividade mais procurada por este público-alvo é justamente a dança de salão, e a escolha não é aleatória, mas feita por trazer muitos benefícios para os idosos (Bocalini et al., 2007; Kinas e Vendruscolo, 2010; Santana, 2011). A dança de salão é uma modalidade de atividade física completa e satisfatória. Seus benefícios vão além da melhora no condicionamento físico, flexibilidade, capacidade funcional, consciência corporal, alcançando uma melhora significativa na qualidade de vida, sobretudo, para os praticantes da terceira idade. É uma atividade lúdica e altamente inclusiva, que propicia bem-estar físico e emocional, ou seja, através da dança é possível tratar e prevenir doenças de cunho físico e também psicológicos que acometem toda a população, mas que, na terceira idade, é percebida com maior evidência (Santana, 2011; Guimarães et al., 2011).

Diante do exposto e da escassez de material sobre este assunto (foram encontrados apenas 11 trabalhos) relacionados especificamente à dança de salão e idosos, em língua portuguesa, o objetivo do presente estudo foi analisar os benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela prática da dança de salão em pessoas que se encontram na terceira idade.

2. Métodos

O método utilizado foi uma revisão bibliográfica sistematizada, realizada predominantemente através de busca em base de dados eletrônicos, na qual foram incluídos artigos com domínios em dança de salão. A busca eletrônica foi realizada na base de dados  Lilacs, Scielo e Scholars. Foram utilizados os seguintes descritores: "dança", "idosos", "benefícios" e "qualidade de vida", como mostra a Tabela 1.

A primeira análise foi feita com base no título dos artigos e posteriormente, através dos resumos. Após a leitura dos resumos, os artigos pertinentes foram obtidos na íntegra. Também foram realizadas buscas pelo nome do primeiro autor dos artigos selecionados, visando localizar outras publicações que pudessem ser agregadas ao presente estudo. Um quadro inicial foi preenchido com informações metodológicas relevantes de todos os artigos incluídos na revisão.

Tabela 1: Descritores da amostra dos artigos selecionados pelas bases de dados investigados.

Portal

Palavras-chave

Universo

Lilacs

Benefícios atividade física

288

Lilacs

Dança

2.364

Lilacs

Idosos

2.290.960

Lilacs

Qualidade de vida

152.841

Scholar

Benefícios atividade física

150.000

Scholar

Idosos

185.000

Scholar

Dança

109.000

Scholar

Qualidade de vida

1.240.000

Scielo

Benefícios atividade física

84

Scielo

Dança

105

Scielo

Idosos

182

Scielo

Qualidade de vida

4.074

3. Resultados

A Tabela 2 mostra os autores, ano de publicação, região de publicação, título do artigo e título da revista dos artigos especificamente relacionados à dança de salão e idosos.

Tabela 2: Relação dos artigos especificamente relacionados à dança de salão e idosos.

Autor

Ano da Publicação / Região

Obra / Periódica

1 - Danilo Sales Bocalini

Rodrigo Nolasco dos Santos

Maria Luiza de Jesus Miranda

2007 / SP

Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Efeitos da Prática de dança de salão na aptidão Funcional de Mulheres idosas)

2 – Rovana Kinas

Giana Bernardi Brum Vendruscolo

2010 / RS

Revista Psico (O despertar do amor nos bailes da Terceira Idade)

3 - Isabel de Castro Schenkel

Daiana Cristine Bundchen

Mirele Porto Quites

Rafaela Zulianello dos Santos

Márcio Borgonovo dos Santos

Tales de Carvalho

2011 / SC

Revista Brasileira de Cardiologia (Comportamento da Pressão Arterial em Hipertensos após Única Sessão de Caminhada e de Dança de Salão: estudo preliminar)

4 - Adriana Coutinho de A. Guimarães

Aryana Vieira Scotti

Amanda Soares

Sabrina Fernandes

Zenite Machado

2012 / SC

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (Percepção da qualidade de vida e da finitude de adultos de meia idade e idoso praticantes e não praticantes de atividade física).

5 - Maria da Silva Santana

2011 / RN

Revista de Psicologia (Dimensão psicossocial da atividade física na velhice)

6 - Ana Clara de Souza Paiva

Salma Soleman Hernandez

Emerson Sebastião

Antônio Carlos de Quadros Junior

Maira Cury

José Luiz Riani Costa

Lilian Teresa Bucken Gobbi

Sebastião Bucken Gobbi

2010 / SP

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (Dança e envelhecimento: uma parceria em movimento!)

7 - Cristiane Costa Fonseca

Rodrigo Luiz Vecchi

Eliane Florencio Gama

2012 / SP

Revista de Educação Física (A influência da dança de salão na percepção corporal)

8 - Adriana Coutinho de A. Guimarães

Aline Pedrini

Darlan Laurício Matte

Fernanda Guidarini Monte

Silvia Rosane Parcias

2011 / SC

Fisioterapia e Movimento (Ansiedade e parâmetros funcionais respiratórios de idosos praticantes de dança)

9 - Fernanda Christina de Souza

Isabel de Castro Schenkel

Victor Carvalho Kessler

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

Talles de Carvalho

2013 / SC

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Dança de salão: respostas crônicas na pressão arterial de hipertensos medicados)

 

10 – Indara Jubin Leal

Aline Nogueira Haas

2005 / RS

Revista Brasileira de Ciência do Envelhecimento Humano (O significado da dança na terceira idade)

11 - Maria da Silva Santana

Eulália M. Chaves Maia

2009 / RN

Revista de Salud Pública (Atividade Física e Bem-Estar na Velhice)

 

A análise  destes 11 trabalhos específicos e de outros trabalhos não específicos, permitiu elucidar os seguintes benefícios físicos e psicológicos decorrentes da prática da dança de salão para pessoas que se encontram na terceira idade:

Benefícios físicos

  1. Proporciona sobrecarga suficiente para aprimoramento das respostas motora e metabólica;
  2. Diminuição da pressão arterial;
  3. Melhora do sistema cardio-respiratório;
  4. Melhora do retorno venoso;
  5. Aumento da liberação de endorfinas relacionadas à sensação de bem-estar;
  6. Aumento da força e massa muscular;
  7. Aumento do tônus muscular;
  8. Aumento da capacidade física de flexibilidade;
  9. Aumento da densidade mineral óssea;
  10. Aumento da propriocepção e equilíbrio;
  11. Melhora da coordenação motora;
  12. Aumento da capacidade funcional;
  13. Melhora da consciência corporal.

Benefícios psicológicos:

  1. Melhora da qualidade de vida;
  2. Melhora da socialização;
  3. Diminuição da ansiedade e do sentimento de inutilidade;
  4. Diminuição da sensação de solidão;
  5. Diminuição da depressão;
  6. Diminuição do tempo ocioso;
  7. Melhora da memória;
  8. Diminuição do declínio cognitivo.

4 Discussão

O processo de envelhecimento é caracterizado por mudanças, as quais podem ser traduzidas em diminuição da plasticidade comportamental, em aumento da vulnerabilidade e da probabilidade de morte. Este processo exige uma adaptação às novas condições de vida, um reposicionamento social e aprendizagem para usar o tempo livre, além de modificação na maneira de se situar e agir. (Santos et al., 2009)

O envelhecimento ocorre com o passar do tempo e faz parte de um ciclo natural da vida, como os demais ciclos: o nascer, o se desenvolver, o próprio envelhecer e, consequentemente, o falecer. Todavia, o que se sabe é que poucas pessoas morrem em decorrência da idade ou do processo de envelhecimento. O maior número de mortes é consequência de ter o organismo colocado em diversas situações de estresse, tanto físico como emocional. Quando o organismo passa por um processo natural de envelhecimento há uma redução significativa das capacidades fisiológicas, emocionais e funcionais e com o passar do tempo, o corpo padece e chega ao final da vida. O envelhecimento é, portanto uma extensão lógica dos processos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento, começando com o nascimento e terminando com a morte (Leal, 2006).

Muitas vezes, o processo de envelhecimento associado ao baixo nível de atividade física, favorece o desenvolvimento de doenças crônicas e outras incapacidades, que por consequência, desencadeiam o declínio da capacidade funcional e pode levar o idoso a um quadro de dependência (Duran-Salgado e Rubio-Guerra, 2015). Para este autor, há uma relação direta entre o aumento na qualidade e expectativa de vida e a necessidade de um programa de atividade física regular e sistematizado. Ao se praticar, regularmente, uma atividade física, pode-se evitar algumas doenças que ocorrem com o envelhecimento natural, como as doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas.

A população de idosos aumenta a cada dia (Guimarães et al., 2012), assim, torna-se clara a necessidade de aprimorar a qualidade de vida destas pessoas, posto que as doenças ligadas ao processo de envelhecimento levam ao aumento dos custos assistenciais de saúde, com grande impacto na economia estatal. Urge salientar a possibilidade de se adotar medidas que auxiliam na prevenção de algumas doenças senis, cuja possibilidade é notável com o avanço tecnológico nas áreas médicas, no entanto, implicam em arrombo econômico.

Qualidade de vida é um conceito que vai além de boa saúde física e mental. Diz respeito a estar bem consigo mesmo e possuir uma plenitude individual interior. Assim, como cada indivíduo é único, não há referencial fixo para caracterizar a expressão "qualidade de vida". Contudo, para que se alcance a qualidade de vida, alguns aspectos, como hábitos saudáveis, plenitude espiritual, satisfação emocional e nas relações sentimentais, realização profissional, tempo reservado ao lazer e cuidados com o corpo, geralmente são observados, com o intuito de verificar equilíbrio na vida de cada pessoa (Scheffer et al., 2015; Fonseca et al.,  2012).

No que diz respeito ao aspecto físico, a prática regular de atividades físicas minimiza a degeneração gerada pelo processo de envelhecimento, podendo reduzir ou atrasar alguns efeitos decorrentes da velhice, como lentidão, dificuldade na realização das tarefas usuais, redução das capacidades físicas e fragilidade. Samulski (2002) afirma que 50% da deterioração fisiológica proveniente do envelhecimento é advinda de atrofia vinculada ao desuso de determinada função ou sistema corporal. A atividade física tem sido associada com a redução da incidência de morbidez e mortalidade por doenças crônicas, como doenças cardíaca e coronariana, câncer de cólon e diabetes não insulínico dependente, entre a população de meia idade. Ademais, a falta de atividade física e a consequente perda de massa muscular e deterioração funcional podem estar associadas com a maior incidência e majoração no número de acidentes ocorridos com pessoas na terceira idade, que culminam em lesões graves, ou ainda em morte (Samulski, 2002). Em suma, com a prática regular da atividade física, vislumbra-se uma minimização da degeneração provocada pelo processo de envelhecimento, possibilitando que o idoso alcance uma maior qualidade de vida.

Segundo a recomendação do American College of Sports Medicine (ACSM), um bom programa de exercícios, para indivíduos idosos, deve envolver exercícios de flexibilidade, de resistência aeróbia e exercícios de força, para a manutenção da massa muscular (Bocalini et al., 2007). Nesse contexto, a dança se mostra como uma atividade muito indicada para este público. A dança de salão trabalha a flexibilidade, equilíbrio, lateralidade (capacidade de se dominar os dois hemisférios corporais), coordenação motora global, coordenação motora fina, noção espacial (conhecimento do praticante sobre o seu corpo, sobre as dimensões do salão e sobre a distância dos demais participantes) e força muscular. Além disso, aprimora as respostas motora e metabólica; diminui a pressão arterial; melhora o sistema cardio-respiratório; melhora o retorno venoso; aumenta a liberação de endorfinas relacionadas à sensação de bem-estar; aumenta o tônus muscular; aumenta a densidade mineral óssea; aumenta da propriocepção; enfim, aumenta a capacidade funcional.

Além dos benefícios físicos, a dança enquanto uma atividade lúdica, de manifestação artística, ajuda a expressar as emoções, previne o declínio cognitivo, estimula a memorização e a coordenação. Além do mais, por ser uma atividade realizada em grupo, o convívio garante sociabilidade entre os indivíduos, diminui a depressão (muito comum nesta faixa etária), diminui a ansiedade, melhora a auto-estima, e interfere nos estados de ânimo e humor (Guimarães et al., 2012; Bocalini et al., 2007; Kinas e Vendruscolo, 2007). Dessa forma, além de aumentar o condicionamento físico, é extremamente prazerosa e bem aceita por este público (Guimarães et al., 2012).

Enfim, dentre os diversos tipos de atividade física, a dança de salão destaca-se como uma boa opção para os idosos, pois todos os benefícios físicos e psicológicos mencionados anteriormente, levam a um completo bem-estar físico, social e psicológico.

5 Conclusão

Através deste trabalho de revisão podemos concluir que os idosos podem se beneficiar de vários benefícios físicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da dança de salão. Esta modalidade consegue abordar e aprimorar grande parte das capacidades físicas como a coordenação, o equilíbrio e a agilidade, muito necessárias de serem praticadas e desenvolvidas durante o processo de envelhecimento. Além disso, proporciona diversos benefícios psicológicos que, somados aos benefícios físicos, melhoram a qualidade de vida do idoso.

Foram encontrados poucos artigos com a temática "Dança de Salão para Idosos", fazendo-se necessário uma ampliação de pesquisas envolvendo tal assunto, pois como já mencionado, a expectativa de vida cresce a cada dia. Consequentemente, tratar e prevenir possíveis doenças decorrentes do próprio processo de envelhecimento deixa de ser uma questão meramente superficial por atingir, também, os valores gastos com tratamentos de doenças senis, que poderiam ser evitados ou controlados. Passa-se do âmbito de valorização de um único idoso, que deve sim ser respeitado e ter suas condições de vida melhoradas, assim como sua qualidade de vida aumentada; para o âmbito de valorização de um grupo com aumento vertiginoso.

Referências

BBC. (2013); Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, IBGE. BBC Brasil, Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130829_demografia_ibge_populacao_brasil_lgb.shtml

BOCALINI, D.S.; Santos, R.N.; Miranda, M.L.J. (2007); Efeitos da prática da Dança de Salão na aptidão funcional de mulheres idosas, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 15, 23-29.

DURAN-SALGADO, M.B.; Rubio-Guerra, A.F. (2015); Lifestyle Changes and Surgical Treatment for Hypertension in the Elderly, Cardiovasc Hematol Agents Med Chem. [Epub ahead of print].

FONSECA, C.C.; Vecchi, R.L.; Gama, E.F. (2012); A influência da dança de salão na percepção corporal, Revista de Educação Física,  18(1), 200-207.

GUIMARÃES, A.C.A.; Pedrini, A.; Matte, D.L.; Monte, F.G.; Parcias, S.R. (2011); Ansiedade e parâmetros funcionais respiratórios de idosos praticantes de dança, Fisioterapia e Movimento, 24(4), 683-688.

GUIMARÃES, A.C.A.; Scotti, A.V; Soares, A.; Fernandes, S.; Machado, Z. (2012) Percepção da qualidade de vida e da finitude de adultos de meia idade e idoso praticantes e não praticantes de atividade física, Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 15, 661-670.

Gobbi, S. (1997); Atividade física para pessoas idosas e recomendações da organização mundial de saúde de 1996, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 2(2), 41-49.

KINAS, R.; Vendruscolo, G.B.B. (2010); O despertar do amor nos bailes da terceira idade, Revista Psico, 41(1), 14-20.

LEAL, I.J.; Haas, A.N. (2006); O significado da dança na terceira idade, Revista Brasileira de Ciência do Envelhecimento Humano, 3(1), 64-71.

PAIVA, A.C.S.; Soleman, S.; Sebastião, E.; Quadros Junior, A.C.; Cury, M.; Costas, J.L.R,; Teresa, L., Gobbi, B.; Gobbi, S. (2010);  Dança e envelhecimento: uma parceria em movimento! Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 15 (1), 70-72.

PEDRAZZI, E.C; Rodrigues, R.A.P.; Schiaveto, F.V. (2007); Morbidade referida e capacidade funcional de idosos, Ciênc. Cuic. Saúde; 6(4): 407-413.

SAMULSKI, D.M. (2002); Psicologia do esporte: manual para a educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole.

SANTANA, M.S. (2009); Atividade física e bem-estar na velhice, Revista de Saúde Pública, 11(2), 225-236.

SANTANA, M.S. (2011); Dimensão psicossocial da atividade física na velhice, Revista de Psicologia, 23(2), 337-352.

SANTOS, F.H.; Andrade, V.M.; Bueno, O.F.A. (2009); Envelhecimento: um processo multifactorial, Psicologia em Estudo, 14(1), 3-10.

SEBASTIÃO, E.; Christofoletti, G.; Gobbi, S.; Hamanaka, A.Y.Y. (2008); Atividade física e doenças crônicas em idosos de Rio Claro-SP, Motriz, 14(4), 381-388.

SCHEFFER, M.L.C.; Pilatti, L.A.; Kovaleski, J.L. (2015); Qualidade Vida e Atividade Física na Literatura, Espacios, 36(03), 7.

SCHENKEL, I.C.; Bundchen, D.C.; Quites, M.P., Santos, R.Z.; Santos, M.B.; Carvalho, T. (2011); Comportamento da Pressão Arterial em Hipertensos após Única Sessão de Caminhada e de Dança de Salão: estudo preliminar. Revista Brasileira de Cardiologia, 24(1), 26-32.

SOUZA, F.C.; Schenkel, I.C.; Kessler, V.C.; Benedetti, T.R.B.; Carvalho, T. (2013); Dança de Salão: respostas crônicas na pressão arterial de hipertensos medicados, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 15(2), 155-163.

TIBINCOSKI, K.M.; Possamai, K.R.; Galato, D.; Trevisol, F.S. (2007); Uso de medicamentos no tratamento de idosos atendidos em unidade básica de saúde no Sul de Santa Catarina: Um olhar sobre o uso de antibacterianos, Arquivos Catarinenses de Medicina, 36(4), 12-17.

TOSCANO, J.J.O.; Oliveira, A.C.C. (2009); Qualidade de vida em idosos com distintos níveis de atividade física, Rev. bras. Med. Esporte 15(3):169-173.


1. Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil.
2. Doutora em Ciências, Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil. E-mail: gifoureaux@yahoo.com.br


 

Vol. 36 (Nº 13) Año 2015
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]