Espacios. Vol. 36 (Nº 15) Año 2015. Pág. 8

Uma revisão sistemática da bibliografia sobre inovação bancária utilizando o enfoque meta-analítico

A systematic review of the literature on banking innova-tion using meta-analytic approach

Angelica Toffano Seidel CALAZANS 1; Eloisa Toffano Seidel MASSON 2; Ari Melo MARIANO 3

Recibido: 10/04/15 • Aprobado: 30/04/2015


Contenido

1. Introdução

2 Metodologia da pesquisa

3 Revisão através de enfoque meta analítico e resultados

4 Conclusões

5 Referências


RESUMO:

O objetivo geral foi avaliar a evolução dos estudos sobre inovação bancária nos últimos 20 anos. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, utilizando o enfoque meta analíti-co. Foram seguidos os sete passos do enfoque e, foram identificadas as principais revistas e autores. A coleta de dados mostrou que há cresci-mento significativo de artigos sobre esse assunto nos últimos 20 anos, encontram-se experimentações e revisões bibliográficas. Isto está alinha-do a necessidade do Mercado bancário de investir em inovações para ga-rantir uma maior competitividade. Identificaram-se dois grandes grupos de pesquisa: inovações relacionadas ao contexto macroeconomico bancá-rio e inovações relacionadas às organizações bancárias.
Palavras chaves: inovação bancária, enfoque meta-analitico, organiza-ção, banco

ABSTRACT:

The general purpose was to evaluate progress of banking innovation studi-es in the last 20 years. Research methodology was the literature exploratory, using meta-analytical approach. Seven steps of approach were followed, and major magazines and authors were identified. Data collected showed that there is significant growth of articles on this subject in the last 20 years, in-cluding experiments and literature reviews. This confirms need of banking market to invest in innovation to ensure greater competitiveness. Two ma-jor research groups were identified: innovations related to banking macroe-conomic environment and innovations related to banking organizations.
Keywords: banking innovation, meta-analytical approach, organization, bank

1. Introdução

No cenário globalizado do século XXI, o aumento da competitividade do mercado fez com que as organizações além da redução de custos e do aumento da qualidade, ofereçam inovação, como diferencial. A inovação de produtos e serviços, processos, tecnologia ou modelo de negócios tem sido a escolha de muitas empresas para enfrentar o avanço da concorrência.

Segundo(URABE, CHILD, & KAGONO, 1998),'' Inovação consiste na geração de uma nova idéia e sua implementação em um novo produto, processo ou serviços, levando à dinâmica de crescimento da economia nacional e ao aumento do emprego, bem como para a criação de lucro para a empresa inovadora." Inovação engloba um processo longo com várias tomadas de decisão organizacionais, abrangendo a fase de geração de uma nova idéia até a fase de implementação. Essa nova idéia é desenvolvida e comercializada na forma de um novo produto de mercado ou de um novo processo com redução de custos e aumento da produtividade.

Com relação à inovação no setor bancário, (BOS, KOLARI, & VAN LAMOEN, 2013) apontam que as mudanças nas instituições e instrumentos financeiros ao longo dos últimos 20 anos, têm forçado os bancos a inovar para aumentar a eficiência da produção de serviços financeiros, bem como a qualidade e a variedade de seus produtos. Como resultado, os bancos inovadores têm oferecido serviços a custos mais baixos, e de forma mais eficiente. Ou seja, os bancos tem tentado minimizar os custos por meio de inovações.

Já (POPESCU & POPESCU, 2011) citam que a inovação bancária envolve aspectos tais como: uma rápida e flexível reação às mudanças, uma adaptação continua às expectativas dos clientes, um aumento de lançamento de novos produtos, redução do tempo de substituição e adaptação do portofolio para esses produtos.

Para (CERNEV, DINIZ, & JAYO, 2009, p. 3) as principais transformações no setor bancário, podem ser descritas como cinco ondas de inovações tecnológicas que destacam esse setor por ser um dos que mais utilizam tecnologia de informação (TI). Segundo esses autores, há várias décadas o setor bancário vem passando por uma trajetória de crescente incorporação de TI aos seus processos, produtos e canais de distribuição, aumentando e a eficiência operacional e agregando valor para os clientes.

A investigação das propostas mais relevantes com relação a inovação bancária busca identificar os principais e mais atuais estudos realizados nesse contexto. Para que o setor bancário funcione bem, o que  é fundamental para a economia, é importante compreender sua dinâmica de inovação.

A utilização da inovação no setor bancário está alinhada a evolução das pesquisas realizadas nos últimos anos? Os estudos realizados nos últimos anos propõem ou identificam outras formas de inovação nesse setor? Quais os principais países que investigam esse assunto?

Uma vez delimitado o problema, esse estudo tem como objetivo geral avaliar a evolução dos estudos sobre inovação bancária nos últimos 20 anos, utilizando o enfoque meta analítico.

A seguir, apresenta-se na seção 2 a metodologia da pesquisa, e na seção 3 descrevem-se os resultados obtidos através de enfoque meta analítico. Na seção 4 apresenta-se a conclusão da pesquisa e sugerem-se futuros trabalhos.

2. Metodologia da pesquisa

A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório por meio do enfoque meta analítico. O enfoque meta analítico utiliza o critério de impacto de revistas e artigos para escolha do material a ser utilizado. Tem como objetivo combinar bases de dados conceituadas, para dessa forma apresentar uma base de material confiável. O enfoque meta-analítico possibilita obter os melhores autores, artigos e revistas, e tambem realizar uma análise das técnicas estatísticas, das técnicas amostrais, das linhas mais pesquisadas e das abordagens utilizadas (MARIANO, GARCIA CRUZ, & ARENAS GAITAN, 2011).

O enfoque meta analítico pode ser implementado de 4 etapas (RAMIREZ CORREA & GARCIA CRUZ, 2005) até 7 etapas (MARIANO, GARCIA CRUZ, & ARENAS GAITAN, 2011). Nesse trabalho, adotou-se as 7 fases citadas por (MARIANO, GARCIA CRUZ, & ARENAS GAITAN, 2011) descritas a seguir:

  1. Análise e apresentação das revistas da disciplina –Engloba identificar as revistas mais utilizadas no contexto estudado.Nessa fase são pesquisadas  as revistas relacionadas aos principais congressos, encontros da área de conhecimento de inovação bancária. São utilizadas, também, as orientações de profissionais especialistas da área.
  2. Seleção de revistas relevantes da disciplina – Nessa fase selecionam-se as revistas mais relevantes. Para realizar esta seleção se recomenda utilizar alguns critérios de relevância tais como: fator de impacto ISI, Revistas com maior quantidade de citações segundo SCIamo Journal&Country, revistas selecionadas de grandes conferencias nas áreas de interesse entre outros. O Fator de impacto de determinado periódico é definido como a razão entre o número de citações feitas no corrente ano a itens publicados neste periódico nos últimos dois anos e o número de artigos (itens fonte) publicados nos mesmos dois anos pelo mesmo periódico  (INSTITUTE FOR SCIENTIFIC INFORMATION, 1998).
  3. Coleta de dados para alimentação da base de dados  - Engloba a realização da pesquisa sobre o tema usando como filtro as palavras chaves do estudo e as publicações selecionadas anteriormente. Realiza-se, então, uma busca dentro de um espaço temporal a ser definido pelo pesquisador.
  4. Análise dos autores e artigos . A primeira analise a ser realizada é calcular a média anual de artigos sobre o tema pesquisado, e tambem suas citações. O objetivo desta análise é avaliar a importância do tema ao longo dos anos. Esta análise vai permitir visualizar a relação das revistas selecionadas em relação à pesquisa no período estudado. Serão identificados os autores mais publicados nesse contexto com a finalidade de identificar quais os autores que lideram em termos quantitativos.
  5. Determinação dos Enfoques Teóricos de Pesquisa. Este passo se trata da identificação das principais enfoques teóricos que abordaram o tema. Esta fase é alcançada estudando os enfoques dos artigos selecionados na base de dados.
  6. Análise das Palavras Chaves. A análise das palavras chaves dos artigos proporciona importantes elementos a respeito da evolução do tema em questão e das linhas de pesquisa.
  7. Estudo das Relações. Abrange o  estudo das relações dos artigos previamente selecionados nas fases anteriores e tem como objetivo descobrir os tamanhos das amostras dos estudos, técnicas estatísticas utilizadas, locais de estudo.

3. Revisão através de enfoque meta analítico e resultados

A seguir detalha-se cada fase do enfoque meta analítico:

Essa análise foi realizada por meio da bases de dados da: ISI Web of Science no período de 05 a 12.12 2014. Segundo  (GARCIA & RAMIREZ, 2004)a ISI Web of Science é conhecida internacionalmente como uma das melhores e mais completas.  Foram pesquisadas  as revistas relacionadas aos principais congressos relacionados ao dominio relacionado ao tema. A base do ISI Journal Citation Report Edition apresenta 91 revistas, considerando a área do conhecimento  relacionada ao tema inovação bancária.

Considerando a realidade pesquisada, foi conveniente adotar algumas publicações nacionais. Com relação as publicações brasileiras utilizou-se o site do SCIamo Journal&Country pois esse site é referencia e possibilita o filtro das revistas brasileiras de maior impacto. Essa base, consultada no período de 05 a 12.12.2014, apresentou 3 revistas brasileiras no domínio relacionado ao tema.

As revistas foram selecionadas segundo o fator de impacto ISI (Institute for Scientific Information). Dessa base foram selecionadas as revistas com maior fator de impacto apresentadas na Tabela 1.

Table 1. Revistas com maior fator de impacto (acima de 1.5)

Revista

ISSN

Fator de impacto

J FINANC

0022-1082

6.033

J FINANC ECON

0304-405X

3.769

REV FINANC STUD

0893-9454

3.532

J FINANC STABIL

1572-3089

2.932

J ACCOUNT ECON

0165-4101

2.833

J ACCOUNT RES

0021-8456

2.449

ACCOUNT REV

0001-4826

2.234

ACCOUNT ORG SOC

0361-3682

2.109

J MONETARY ECON

0304-3932

2.065

IMF ECON REV

2041-4161

1.930

J FINANC QUANT ANAL

0022-1090

1.877

CORP GOV-OXFORD

0964-8410

1.766

REV FINANC

1572-3097

1.636

J FINANC INTERMED

1042-9573

1.625

CONTEMP ACCOUNT RES

0823-9150

1.533

N AM J ECON FINANC

1062-9408

1.500

Na Tabela 2 estão identificadas as 3 revistas brasileiras mais citadas no site do SCIamo Journal&Country no contexto pesquisado. Esse site não apresenta fator de impacto, mas a quantidade de citações.

Table 2. Revistas brasileiras selecionadas com mais citações

Rank

Title

ISSN

Citable Docs. (3years)

Cites / Doc. (2years)

Ref. / Doc.

1

RAE Revista de Administracao de Empresas

ISSN 00347590

115

0,24

41,95

2

BAR - Brazilian Administration Review

ISSN 18077692

72

0,21

47,46

3

Revista Brasileira de Gestao de Negocios

ISSN 19830807

72

0,08

46,06

Identificadas as revistas com maior fator de impacto e/ou citações, foi realizada a busca "bank innovation" (inovação bancária) no espaço temporal de vinte anos (1995-2014). O resultado nas revistas consultadas foram 1037 artigos na Web of Science sobre o tema. Entre as Revistas/Conferencias que mais pesquisaram sobre este tema destacam-se:

A Tabela 3 apresenta as revistas com o quantitativo de publicações (acima de 10). É interessante ressaltar que nenhuma das Revistas/Conferências  que mais publicaram artigos com o tema, está inserida entre as primeiras 21 revistas mais citadas (Tabela 1). Isso permite inferir que esse tema, na base consultada, apesar de importante para o mercado tem tido poucas pesquisas representativas (considerando o quantitativo de citações no contexto pesquisado e o quantitativo total de citações desta área do conhecimento) no meio acadêmico e na indústria.

Table 3.Quantitativo de publicações por revista – Base Web of Science

Títulos da fonte

registros

% of 1037

JOURNAL OF BANKING FINANCE

34

3.279

RESEARCH POLICY

20

1.929

SERVICE INDUSTRIES JOURNAL

15

1.446

INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY MANAGEMENT

15

1.446

JOURNAL OF MONEY CREDIT AND BANKING

14

1.350

PROCEDIA SOCIAL AND BEHAVIORAL SCIENCES

12

1.157

TECHNOVATION

11

1.061

JOURNAL OF FINANCIAL ECONOMICS

11

1.061

JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH

11

1.061

APPLIED ECONOMICS

11

1.061

AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT

11

1.061

A Figura 01 apresenta o quantitativo de publicações desde 1995, Segundo a Web of Science.

Fig. 1.Evolução do quantitativo de publicações segundo a Web of Science

Com relação as revistas brasileiras utilizou-se o software Harzing's Publish or Perish para identificar as publicações e citações dessas revistas com relação ao string da pesquisa  "bank innovation". Esse software realiza pesquisa considerando a base do Google Scholar. Foram encontrados na BAR - Brazilian Administration Review 21 Papers com 143 citações nos últimos 9 anos. Não foram encontrados artigos com o string da pesquisa para as revistas . RAE Revista de Administracao de Empresas e Revista Brasileira de Gestão de Negócios.

Table 4.Evolução do quantitativo de publicações BAR - Brazilian Administration Review

Anos

Quantidade de artigos

2005

2

2007

1

2008

3

2009

2

2010

3

2011

3

2012

3

2013

2

2014

2

A Figura 2 apresenta a evolução do quantitativo de citações desde 1996, considerando a base da Web of Science e a Figura 3 a base do  BAR - Brazilian Administration Review. As citações e os artigos da base Web of Science tem crescido substancialmente. Isso demonstra o interesse dos pesquisadores nesse assunto. Com relação a revista brasileira BAR - Brazilian Administration Review o quantitativo de artigos é pouco representativo e tem decrescido.

Fig. 2.Evolução do quantitativo de citações Web of Science

----

Fig. 3. Evolução do quantitative de citações - BAR - Brazilian Administration Review.

A Tabela 5 apresenta a evolução do quantitativo de citações por revista, considerando as 10 revistas mais citadas (base da Web of Science). Os resultados permitem inferir que existem, na base consultada,  revistas que publicaram menos artigos, mas que obtiveram uma quantidade maior de citações. As revistas STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL, JOURNAL OF MARKETING, AMERICAN ECONOMIC REVIEW obtiveram 1442, 844 e 648 citações, respectivamente. O quantitativo de citações é muito superior ao quantitativo de citações  da revista JOURNAL OF BANKING & FINANCE (517) que mais publicou sobre o assunto (34 artigos). As revistas STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL, JOURNAL OF MARKETING, AMERICAN ECONOMIC REVIEW publicaram 7, 4 e 1 artigos, respectivamente. Esse fenômeno ocorre com outras revistas nessa base. Além dessa análise, considerando o tema inovação, optou-se em classificar as citações em grupos de 6/7 anos, considerando o espaço temporal da base de dados do Web of Science para o tema pesquisado. Assim, foram criados os grupos até o ano 2001, de 2002 a 2008 e de 2009 a 2014. Dessa forma foi possível identificar as linhas de pesquisa mais atuais com relação a inovação.

Table 5.Revistas e evolução do quantitativo de citacões  (considerando as 10 revistas  mais citadas) – Web of Science

Título da fonte

Até 2001

De 2002 a 2008

De 2009 a 2014

Soma de Total de citações

STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL

206

441

795

1442

JOURNAL OF MARKETING

15

263

566

844

AMERICAN ECONOMIC REVIEW

220

191

237

648

JOURNAL OF BANKING & FINANCE

39

114

364

517

QUARTERLY JOURNAL OF ECONOMICS

28

166

285

479

ACADEMY OF MANAGEMENT REVIEW

31

159

257

447

MANAGEMENT SCIENCE

11

120

302

433

ACADEMY OF MANAGEMENT JOURNAL

2

60

233

295

JOURNAL OF MONEY CREDIT AND BANKING

20

76

172

268

JOURNAL OF MANAGEMENT STUDIES

0

58

209

267

Analisando as Figura 1 e 2 e a Tabela 5 pode-se inferir que o tema vem ganhando interesse ano a ano. Observa-se um aumento substancial de publicações e consequentemente citações a partir de 2008/2009. Isso demonstra quea inda há espaço para pesquisas científicas nesse contexto, principalmente no contexto brasileiro, onde o quantitativo de artigos identificados na revista com mais citações é relativamente baixo.

(D) Fase 4 - Análise dos autores e artigos

Autores com artigos mais citados – Base Web of Science

Para análise dos autores com os artigos mais citados, optou-se por identificar 2 autores com artigos mais citados para cada classificação de data definida anteriormente. Os autores, que possuem artigos mais citados, estão apresentados na Tabela 6. É possivel inferir que os trabalhos anteriores a 2001 foram muito citados pelos trabalhos posteriores. As citações tendem a diminuir com o passar dos anos, mas nos artigos mais recentes, a partir de 2009, encontram-se trabalhos com quantitativo de citações significativo.

Table 6. Dois artigos mais citados por classificação de data considerando a base total da Web of Science

Artigo

Autores

Citação

Ano

Até 2001

Top management and innovations in banking - does the composition of the top team make a difference

Bantel, KA; Jackson, SE

707

1989

The federal-funds rate and the channels of monetary transmission

Bernanke, BS; Blinder, AS

648

1992

De 2002 até 2008

Relational embeddedness and learning: The case of bank loan managers and their clients

Uzzi, B; Lancaster, R

259

2003

Choosing among alternative service delivery modes: An investigation of customer trial of self-service technologies

Meuter, ML; Bitner, MJ; Ostrom, AL; Brown, SW

196

2005

De 2009 a 2014

Building Social Business Models: Lessons from the Grameen Experience

Yunus, Muhammad; Moingeon, Bertrand; Lehmann-Ortega, Laurence

49

2010

Neglected risks, financial innovation, and financial fragility

Gennaioli, Nicola; Shleifer, Andrei; Vishny, Robert

36

2012

Autores com mais citações -– Base Web of Science

A Tabela 7 apresenta os10 autores que receberam mais citações no periodo anterior a 2001 e 10 autores com maior citação no período de 2009 a 2014. Ao todo, os artigos do período anterior a 2001 receberam 4071 citacoes, do total de 11477 citacoes de toda a base da Web of Science. Isso corresponde a 35,47% das citações.Dos 10 autores, só 3 autores produziram no período selecionado dois artigos. 

Estes dados permitem concluir que todos esses autores têm um significativo fator de impacto na literatura sobre inovação bancária. Em um processo de revisão de literatura a ausência destes artigos nas referencias bibliográficas ou na bibliografia poderia ser considerada uma falta importante, pois estes artigos formam a base da pesquisa científica sobre este tema nos anos anteriores a 2001.

A análise permitiu identificar que, no periodo de 2009 a 2014, os artigos receberam 273 citações. Apesar de ser um número significativamente menor que o do periodo anterior a 2001, ainda representa um quantitativo razoável de citações. Considerando a constante evolução do contexto da inovação bancária, o estudo desses autores deve ser considerado em revisões de literatura, para agregar as mais recentes pesquisas. Não foram encontrados autores que tenham publicado nos dois períodos citados.

Table 7.Autores com mais citações - qtd. citações vs qtd artigos – Base Web of Science

Autor

Qtd citações

Qtd artigos

Periodo anterior a 2001

Bernanke, BS

936

2

Bantel, KA

732

2

Han, JK

570

1

Klein, KJ

447

1

Lee, C

382

1

Johnson, RA

212

1

Pennings, JM

188

2

Saloner, G

137

1

Damanpour, F

133

1

Roth, AV

123

1

Periodo de 2009 a 2014

Yunus, Muhammad

49

1

Gennaioli, Nicola

36

1

Oliveira, Pedro

28

1

Chemmanur, Thomas J.

25

1

Archibugi, Daniele

24

1

Hanley, Kathleen Weiss;

24

1

Agrawal, Ajay

23

1

Alvarez, Fernando

22

1

Gonzalez-Roma, Vicente;

21

1

Weigelt, Carmen;

21

1

Artigos dos autores com mais publicações -– Base Web of Science

Considerando o numero de citações significativo e a quantidade de publicações baixa por autor, nesta análise foram destacados 5 autores de cada período (Tabela 8) que possuem mais de 1 artigo sobre o assunto e entre eles, os com mais citações.O somatório das citações desses trabalhos corresponde a 17,4% das citações.

Table 8.Autores que publicaram mais de 2 artigos– Base Web of Science

Autor

Artigo/Revista

Ano

Qtd citações

Antes 2001

Bernanke, BS

The federal-funds rate and the channels of monetary transmission/ AMERICAN ECONOMIC REVIEW

1992

648

Measuring monetary policy/ QUARTERLY JOURNAL OF ECONOMICS

1998

288

Bantel, KA

Top management and innovations in banking - does the composition of the top team make a difference/ STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL

1989

707

Strategic-planning openness - the role of top team demography/ GROUP & ORGANIZATION MANAGEMENT

1994

25

Pennings, JM

The diffusion of technological innovation in the commercial banking industry/ STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL

1992

109

Technological networking and innovation implementation/ ORGANIZATION SCIENCE

1992

79

Gilbert, M

Understanding the process of knowledge transfer to achieve successful technological innovation/ TECHNOVATION

1996

105

Financing local government debt in Canada: pooled versus stand-alone issues - an empirical study/ CANADIAN PUBLIC ADMINISTRATION-ADMINISTRATION PUBLIQUE DU CANADA

1998

2

Gopalakrishnan, S

Analyzing innovation adoption using a knowledge-based approach JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY MANAGEMENT /

2001

46

The impact of organizational context on innovation adoption in commercial banks/ IEEE TRANSACTIONS ON ENGINEERING MANAGEMENT

2000

20

De 2009 a 2014

Patricio, Lia

Requirements engineering for multi-channel services: the SEB method and its application to a multi-channel bank/ REQUIREMENTS ENGINEERING

2009

4

Multilevel Service Design: From Customer Value Constellation to Service Experience Blueprinting/ JOURNAL OF SERVICE RESEARCH

2011

19

Lin, Chen

Property rights protection and corporate R&D: Evidence from China/ JOURNAL OF DEVELOPMENT ECONOMICS

2010

16

Managerial incentives, CEO characteristics and corporate innovation in China's private sector/ JOURNAL OF COMPARATIVE ECONOMICS

2011

6

Weigelt, Carmen

Learning from supply-side agents: the impact of technology solution providers' experiential diversity on clients' innovation adoption/ ACADEMY OF MANAGEMENT JOURNAL

2009

13

Performance implications of outsourcing for technological innovations: managing the efficiency and adaptability trade-off/ STRATEGIC MANAGEMENT JOURNAL

2012

8

Lee, Chang-Yang

Do firms in clusters invest in R&D more intensively? Theory and evidence from multi-country data/ RESEARCH POLICY

2009

12

Competition favors the prepared firm: Firms' R&D responses to competitive market pressure/ RESEARCH POLICY

2009

5

Kontolaimou, Alexandra

Technology gaps in European banking: Put the blame on inputs or outputs?/ ECONOMIC MODELLING

2012

1

Are cooperatives the weakest link in European banking? A non-parametric metafrontier approach/ JOURNAL OF BANKING & FINANCE

2010

11

Revistas e Conferências mais citadas – base Web of Science

A Tabela 9 apresenta as Revistas mais citadas e que publicaram acima de 10 artigos. Não foram encontradas Conferencias que publicaram acima de 10 artigos. A análise da Tabela 9 permite inferir que as duas revistas que mais publicaram sobre o assunto tem um alto quantitativo de citações. O percentual de citações das revistas da Tabela 9 corresponde a 16% das 11477 citações da base da Web of Science.

Table 9. Revistas mais citadas e que publicaram acima de 10 artigos

Revista/Conferência

Qtd artigos

Qtd citações

JOURNAL OF BANKING & FINANCE

34

517

RESEARCH POLICY

20

264

SERVICE INDUSTRIES JOURNAL

15

35

INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY MANAGEMENT

15

47

JOURNAL OF MONEY CREDIT AND BANKING

14

268

TECHNOVATION

11

193

JOURNAL OF FINANCIAL ECONOMICS

11

254

JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH

11

257

APPLIED ECONOMICS

11

57

AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT

11

9

Autores com mais citações – base Brazilian Administration Review

A Tabela 10 apresenta os autores com mais de 10 citações no periodo de 2005 a 2012 da Revista Brazilian Administration Review.Não foi identificado nessa base mais de um artigo por autor, diferente do Web of  Science.

Table 10. Autores mais citados do Journal of the Brazilian Computer Society

Authors

Title/year

Citações

F Frezatti

Management accounting profile of firms located in Brazil: a field study/2005

49

RC Gomes, J Liddle

The balanced scorecard as a performance management tool for third sector organizations: the case of the Arthur Bernardes Foundation, Brazil/2009

18

FF Monaco, VN Guimarães

Creativity and innovation in the context of team-work: an evaluation in the self-management cells and quality control circles of Ambev SC Branch/2007

10

LAL Brito, FC Vasconcelos

The variance composition of firm growth rates/2009

10

PR Gião, O Júnior, M de Miranda…

Services offshoring and its strategic effects on value chains/2008

10

Distribuição dos artigos pelos países de origem

A Tabela 11 apresenta os artigos classificados pelos países de origem. Estão citados na tabela somente os países com mais de 40 publicações. A análise dosdados mostra que 52 países ao todo contribuem com a pesquisa desse tema, considerando a base de Web of Science.

Table 11.paises

Países/Territórios

registros

% of 1037

USA

292

28.158

CHINA

195

18.804

ENGLAND

107

10.318

GERMANY

43

4.147

SPAIN

41

3.954

ITALY

41

3.954

 

(E) Fase 5 - Determinar Linhas e Enfoques Teóricos de Pesquisa.

Para determinar as principais linhas de pesquisa e enfoques que trataram do tema inovação na área bancária é necessário fazer uma análise dos principais artigos (Tabela 8). Revisando os artigos se chegou à conclusão que as linhas de pesquisa que mais trataram do estudo proposto foram: inovações relacionadas a politica monetária dos bancos (938 citações) e inovações relacionadas a organização (aspectos externos e internos que influenciam a inovação na organização) responsáveis por 1136 citações. Parte dos artigos considera dados obtidos de relatorios oficiais (por ex. Banco mundial, Bankscope) e variaveis macroeconomicas e parte obtem os dados em estudos empiricos realizados com um quantitativo de bancos e dados bibliográficos.

A Figura 4 apresenta o "word cloud" criado pela ferramenta Manyeyes que realiza análise de conteúdo. Foi realizada a analise de conteúdo utilizando o título dos 500 artigos mais citados e as palavras, que tiveram maior número de ocorrências, em tamanho maior. 

Fig. 4.  Word cloud com os títulos dos principais artigos

(F) Fase 6 -Análise das Palavras Chaves.

Com a finalidade de saber o rumo das novas pesquisas, foram usados critérios objetivos através de uma busca das palavras chaves. Estas palavras revelam características próprias de cada trabalho, permitindo agrupar os estudos e classifica-los. A Figura 5 apresenta as palavras chaves que obtiveram mais de 6 citações.

Fig 5.Palavras chaves e citações

(G) Fase 7: Estudo das Relações.

È importante investigar quais os enfoques que mais foram abordados, em que locais se têm aplicado às pesquisas (meio acadêmico  ou indústria), qual a amostra entre outras informações. A análise foi realizada considerando todos os autores mais citados e com mais de 2 artigos. É possível analisar que a maior parte dos artigos citados realiza avaliação empírica ou estudo experimental no meio bancário. Há um número significativo de investigação na área bancária, o que demonstra experimentações com dados reais. Não foram analisados os artigos da revista Journal of the Brazilian Computer Society, uma vez que na base não foram encontrados autores com mais de 2 artigos. A Tabela 13 apresenta parte da análise considerando os autores mais citados e com mais de 2 artigos (somente dados a partir de 2009).

Table 13. Estudo das relações

Autor

Artigo/ano

Enfoque/ Amostra ou População

Período de 2009 a 2014

Patricio, Lia

Requirements engineering for multi-channel services: the SEB method and its application to a multi-channel bank/2009

Propõe um projeto de concepção de serviço (SEB), um método multidisciplinar para a concepção de tecnologia habilitando sistemas de serviços multi-canal.

Amostra/População: 4.000 clientes do banco

Multilevel Service Design: From Customer Value Constellation to Service Experience Blueprinting/2011

Apresenta o  Multinível Service Design (MSD) como um novo método interdisciplinar para a concepção de sistemas de serviços complexos.

Lin, Chen

Property rights protection and corporate R&D: Evidence from China/2010

Realiza  uma pesquisa sobre a proteção dos direitos de propriedade e seu relacionamento com P&D

Amostra/População: Pesquisa Banco Mundial

Managerial incentives, CEO characteristics and corporate innovation in China's private sector/2011

Examina empiricamente os  incentivos administrativos,e as características CEO em atividades de inovação de uma empresa.

Amostra/População: Pesquisa Banco Mundial

Weigelt, Carmen

Learning from supply-side agents: the impact of technology solution providers' experiential diversity on clients' innovation adoption/2009

Pesquisa como as empresas utilizam a aprendizagem experiencial  do lado dos prestadores para superar obstáculos  tecnológicos, organizacionais e de mercado para adotar inovações.

Amostra/\população: 55 prestadores de serviço

Performance implications of outsourcing for technological innovations: managing the efficiency and adaptability trade-off/2012

Pesquisa o relacionamento do aumento da eficiência  e adaptabilidade de uma empresa que terceiriza durante os estágios emergentes de uma inovação tecnológicaAmostra/população: Bibliografia e survey com 100 bancos dos EUA

Lee, Chang-Yang

Do firms in clusters invest in R&D more intensively? Theory and evidence from multi-country data/2009

Avalia se as empresas localizadas em clusters investem mais intensamente em pesquisa e desenvolvimento (P & D) do que as empresas não-cluster.

 Amostra/população: Estudo empirico .Dados utilizados foram baseados no estudo de 1997do Banco Mundial.

Competition favors the prepared firm: Firms' R&D responses to competitive market pressure/2009

Investiga o efeito da pressão do mercado competitivosobre os incentivos das empresas para investir em P & D.

Amostra/População Usando dados de empresa exclusivos do Banco Mundial em P & D

Kontolaimou, Alexandra

Technology gaps in European banking: Put the blame on inputs or outputs?/2012

Analisa a eficiência de produção de 12 sistemas bancários europeus ao longo do período 1997-2004.

Amostra/População: Estudo Empirico - 12 sistemas bancarios europeus

Are cooperatives the weakest link in European banking? A non-parametric metafrontier approach/2010

Investiga o desempenho produtivo das empresas bancárias cooperativas em relação as empresas  comerciais e de poupança .

Amostra/População: Banco de dados internacional deBankscope e inclui dados sobre 1.540 cooperativas, 541 comercial
e 735 poupança empresas bancárias europeias

4. Conclusões

O objetivo geral foi avaliar a evolução dos estudos sobre inovação bancária nos últimos 20 anos, utilizando o enfoque meta analitico. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, realizando uma revisão com o enfoque meta analítico. Foram seguidos os sete passos desse enfoque e, inicialmente, foram identificadas e selecionadas as principais revistas do dominio estudado. A coleta de dados permitiu identificar que, o crescimento do quantitativo de artigos sobre esse assunto é significativo, o que se justifica pela necessidade das organizações bancárias de utilizar cada vez mais inovações e assim garantir a competitividade.

A análise dos autores e artigos possibilitou identificar o interesse de todos os países com relação a esse tema. A determinação dos enfoques e a análise das palavras chaves e relacionamentos permitiu inferir que parte dos estudos de inovação abrange o contexto macroeconomico e outra parte, também significativa, o estudo da inovação organizacional no contexto bancário. Foi possível identificar que a maior parte dos artigos citados realiza avaliação empírica ou estudo experimental no meio bancário. Há um número significativo de investigação na área bancária, o que demonstra  experimentações com dados reais.

Aplicando as sete fases do enfoque meta analítico, foi possivel trabalhar com os artigos dos autores mais citados nas revistas com maior fator de impacto, que acompanham as tendências dos estudos sobre um tema em crescimento. Como sugestão de trabalhos futuros, a aplicação do enfoque poderá ser expandida para outras bases.

5. Referências

BOS, J. W., KOLARI, J. W., & VAN LAMOEN, R. C. (2013). Competition and innovation: Evidence from financial services. Journal of Banking & Finance, 1590-1601.

CERNEV, A. K., DINIZ, E. H., & JAYO, M. (2009). Emergência da quinta onda de inovação bancária. Fifteenth Americas Conference on Information Systems. São Francisco - California - EUA.

GARCIA, C., & RAMIREZ, C. (2004). El meta análisis como instrumento de investigación en la determinacion y análisis del objeto del estudio: Aplicado al estudio de sistema de información. Congresso de Alicante, (pp. 1-13).

INSTITUTE FOR SCIENTIFIC INFORMATION. (30 de 11 de 1998). Journal of citation reports. Fonte: jcr.

MARIANO, A. M., GARCIA CRUZ, R., & ARENAS GAITAN, J. (2011). Meta Análises como instrumento de pesquisa: uma revisão sistemática da bibliografia aplicada ao estudo das alianças estratégicas internacionais. Congresso internacional de Administração: Gestão Estratégica: inovação colaborativa e competitividade (p. 12 pp). Ponta Grossa Parana: UEPG.

POPESCU, A.-A., & POPESCU, P. (2011). Management Strategy and customer relationship banking consolidation. 17th International business information management association conference (pp. 164-173). Milan Italy: Creating global competitive economies.

RAMIREZ CORREA, P., & GARCIA CRUZ, R. (31 de 10 de 2005). meta-analisis sobre la implantacion de sistemas de planificacion de recursos empresariales. (T. F. USP, Ed.) journal of information systems and technology management, 2(3), pp. 245-273.

URABE, K., CHILD, J., & KAGONO, T. (1998). Innovation and management: International comparisons.


1. Centro Universitario de Brasilia – Uniceub. Email: Angelica.calazans@uniceub.br
2. Caixa Economica Federal. Email: Eloisa.masson@caixa.gov.br

3. Centro Universitario de Brasilia – Uniceub. Email: Ari.mariano@uniceub.br


Vol. 36 (Nº 15) Año 2015

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]