Espacios. Vol. 36 (Nº 17) Año 2015. Pág. 8

Expansão das universidades e oportunidades empreendedoras na construção civil: o caso da UFSM

Expansion of universities and entrepreneurial opportunities in construction: the case of UFSM

Sandra Medianeira BULIGON; Andrei Ruppenthal SILUK 1; Vanessa de CONTO; Janis Elisa RUPPENTHAL 2; Angela Paulina Grandeaux PISANI 3

Recibido: 12/05/15 • Aprobado: 14/06/2015


Contenido

1. Introdução

2 Empreendedorismo por Oportunidades

3 A Expansão das Universidades Federais Brasileiras

4 Metodologia

5 Efeitos do Reuni

6 Conclusão

Referências Bibliográficas


RESUMO:

A criação de políticas públicas em qualquer área gera implicações diretas e indiretas em outras, em face da complexidade e das imbricações naturais que ocorrem na sociedade. Na área da educação, os investimentos públicos são considerados indispensáveis para o desenvolvimento técnico, cultural e econômico de países e regiões. Esse trabalho tem como objetivo apurar os efeitos da implementação do Programa REUNI na UFSM, sobre a criação de oportunidades de negócios para as empresas locais do setor da construção civil. O estudo descreve o programa REUNI e as demandas da UFSM em relação a serviços de construção de infraestrutura nos campi, bem como a necessidade de moradias para estudantes e servidores. As técnicas utilizadas para a realização dessa pesquisa incluem a revisão de literatura e o levantamento de dados junto à universidade, e ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil, de Santa Maria/RS, no período de 2008 a 2014. Essa investigação possibilitou observar uma relação entre a expansão da UFSM e o incremento de área construída pelas construtoras de Santa Maria.
Palavras-chave: REUNI. Empreendedorismo. Oportunidades.

ABSTRACT:

The creation of public policy in any area generates direct and indirect implications for other, given the complexity and overlapping nature occurring in society. In education, public investiments are considered essential for technical, cultural and economic development of countries and regions. This study aims to determine the possible effects of implementing of the REUNI Program on UFSM, creating business opportunities for local companies of the construction industry. The study describes the REUNI program and the demands of UFSM in relation to services for the construction of infrastructure on the campi, and the need for housing for students and servers. The techniques used for carrying of this article include a literature review and data collection by the university, and the Sindicate of Construction Industries, in Santa Maria / RS, in the 2008 to 2011 period. This investigation allowed to observe a relationship between the UFSM expansion and the productivity of construction industry, during the implementation of the REUNI.
Keywords: REUNI. Entrepreneuship. Oportunities.

1. Introdução

A indústria da construção civil exerce papel fundamental para a economia, não apenas pelo alto volume de recursos financeiros que mobiliza e pelo acentuado potencial de geração de empregos, mas também, por sua capacidade de dinamizar outros segmentos industriais e de serviços. Devido as suas contribuições macroeconômicas, essa indústria pode ser considerada um importante indicador de desempenho para as nações (GIANG; PHENG,2010; YITMEN; AKNER; MARAR,2012).

A cadeia produtiva da construção civil é formada por um grande número de empresas industriais, e suas atividades caracterizam-se pela diversidade de insumos e serviços, que fazem parte das etapas da produção de edificações. Considerando a abrangente dinamização intrassetorial, as variações nesse setor refletem diretamente os índices econômicos de um país (KHALFAN; MAQSOOD, 2011; FAN et al., 2012).

Na última década, o direcionamento econômico brasileiro tem destacado essa indústria como impulsionadora do desenvolvimento, o que se confirma nas políticas de crédito para aquisição da casa própria, criadas pelo Governo Federal. Nesse contexto, as linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos oficiais, programas de fomento à aquisição de casas próprias, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida - MCMV, levaram ao aquecimento do mercado da construção civil (BRASIL, 2011).

Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, além das ações governamentais em prol da dinamização da construção civil, a UFSM vem participando do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que destina recursos do Governo Federal à expansão dessas universidades. Esse programa gerou a contratação e a execução de obras civis em todos os campi da UFSM, sendo construídas novas instalações, com diferentes finalidades (UFSM, 2010).

A implantação de instituições de ensino superior contribui para o crescimento econômico de uma comunidade (RORATTO; DIAS, 2013). Da mesma forma, sistemas de expansão do ensino superior geram impactos socioespaciais, dentre eles, o aumento no número de vagas existentes na provisão de moradias para a população estudantil e funcional, e variáveis relacionadas à produtividade, inovação e urbanização (CARVALHO; OLIVEIRA, 2008; ANDERSSON, 2009; SMITH, 2009).

Em face dessas proposições, surge o interesse pelo seguinte problema de pesquisa: existe uma relação entre a expansão da UFSM e a quantidade de unidades habitacionais construídas pelo setor da construção civil, durante o período de implementação do REUNI em Santa Maria? Nesse sentido, o objetivo do trabalho é apurar os possíveis efeitos da implementação do Programa REUNI na UFSM, na quantidade de construções habitacionais no setor da construção civil local, durante o período de implementação do referido programa em Santa Maria.

A pesquisa procura testar as seguintes hipóteses: a) a implementação do Programa REUNI na UFSM gerou um incremento nas oportunidades de negócios da indústria da construção civil; b) a indústria da construção civil reagiu de forma empreendedora às frentes de negócios geradas pelo REUNI em Santa Maria.

Levando-se em consideração os efeitos que a dinamização do setor da construção civil exerce na sociedade, este estudo justifica-se pela importância de avaliar a relação entre programas de governo e o crescimento local das atividades de construção civil. O trabalho está estruturado em cinco seções. Na segunda são apresentados os conceitos teóricos necessários à sustentação científica do estudo. No terceiro segmento, apresenta-se a metodologia utilizada. Na quarta seção são descritos os resultados encontrados nos levantamentos realizados e, por fim, apresentadas as deduções possíveis ao trabalho.

2 Empreendedorismo por Oportunidades

O empreendedorismo, para Schumpeter (1984), tem como atores principais indivíduos que por sua ação inventiva exploram recursos materiais ou tecnologias, estimulando o progresso econômico. O empreendedor introduz no mercado novos produtos ou serviços, promovendo a destruição criativa de antigas formas de produção ou comércio. Nesse mesmo sentido, para Dornelas (2008), o empreendedor não é apenas o que cria novas empresas ou negócios, mas aquele que contagia os demais com energias positivas, cooperando para que os objetivos do negócio sejam alcançados.

No contexto econômico mundial o empreendedorismo ganhou destaque nas últimas décadas, e pode ser considerado um processo chave para o dinamismo regional. Devido à sua característica multifacetada, tem se tornado um instrumento cada vez mais importante para alavancar o crescimento das comunidades em atraso, e promover a mobilidade social (MANGUNDJAYA, 2009; STEPHENS; PARTRIDGE, 2011), estando relacionado à inovação e à capacidade de lidar com constantes e novas informações (DORNELAS, 2008; CHIAVENATO, 2008).

Dentre as peculiaridades do empreendedorismo oportunista estão: a liderança, a criatividade, a inovação, a tomada de decisões, e a construção de sólidas redes de relacionamentos (FILION, 2000; DORNELAS, 2008). Zahra (2008) considera que explorar, reconhecer e avaliar as oportunidades constitui a essência do empreendedorismo, e que o ambiente de negócio propicia situações que promovem a descoberta de oportunidades, cabendo às organizações perceber, selecionar e fazer uso das mesmas, associando-as à sua orientação estratégica e objetiva.

No cenário empresarial, de acirrada competição, as organizações devem estar aptas a estabelecer alternativas, analisar de diferentes maneiras os ambientes externos e internos, de modo a perceber as novas oportunidades, e adotar atitudes empreendedoras (COSTA et.al., 2007; NEDELEA; PÃUN, 2009).

O empreendedorismo por oportunidade é próprio de empresas constituídas por indivíduos altamente motivados para reconhecer oportunidades, avaliá-las através de conceitos e planos, perceber chances de realizar bons negócios, e evitar desperdício de tempo, esforços e recursos (MCMULLEN; SHEPHERD, 2006; BARON; SHANE, 2007; LEZANA et al., 2009).

As oportunidades e a capacidade de empreender dos agentes são fundamentais para que a atividade empreendedora ocorra em um país, e a possibilidade de identificar oportunidades está diretamente associada ao acesso à informação dos indivíduos (COSTA et al., 2007; GRECO et al., 2014). De acordo com Costa et al. (2007), pessoas que detêm conhecimentos, amplas relações sociais, educação e experiências de vida são mais propensas a vislumbrar oportunidades de negócios e ganhos. Shepherd e Detienne (2005) também consideram que a informação sobre os consumidores e o mercado está relacionada com as possibilidades de explorar oportunidades.

Segundo Greco et al., (2014), o empreendedorismo por oportunidade é mais benéfico para a economia dos países do que o empreendedorismo por necessidade, visto que os empreendedores iniciam o seu negócio por vislumbrarem uma oportunidade no mercado para empreender melhorando suas condições de sucesso. No Brasil existem tanto oportunidades no ambiente, quanto capacidades individuais para a abertura de novos negócios. Desde o ano de 2003 os empreendedores por oportunidade constituem maioria, chegando em 2013 à proporção de 2,5 empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade.

3 A Expansão das Universidades Federais Brasileiras

O processo de expansão da educação superior brasileira, de acordo com Chaves e Araújo (2011), está diretamente ligado ao movimento reformista, orientado por organismos multilaterais de financiamento, como o Fundo Monetário Internacional – FMI e o Banco Mundial, como forma de condicionamento à obtenção de recursos das mais diversas ordens.

Na área da educação, a exigência por mão-de-obra especializada fez com que houvesse a concordância de adaptação do sistema de educação brasileiro, nos moldes do Tratado de Bolonha, com o objetivo de atender as empresas transnacionais com mão-de-obra farta e preparada tecnicamente. Nesse contexto, a criação do Programa REUNI - Programa de Apoio à Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - foi influenciada por fundamentos de política externa. Isto é, por modelos estrangeiros, relatórios teóricos e recomendações transnacionais, a exemplo do Acordo de Cooperação Brasil União Europeia, de 1992, que se consubstancia em um instrumento de transição, voltado para a criação de compatibilidades, que possibilita futuras associações regionais nas áreas econômicas, científica, técnica e financeira (LIMA et al., 2008).

3.1 O programa de apoio à expansão das universidades federais – REUNI

Sob a égide do Acordo de Bolonha, estabeleceram-se as regras para o REUNI, que oficialmente teria como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Com o programa, o governo federal brasileiro adotou uma série de medidas para a expansão do ensino superior público, criando condições para que as universidades federais expandissem física, acadêmica e pedagogicamente na rede federal de ensino de nível superior. Em concordância com o Tratado de Bolonha, as universidades devem prestar atendimento às demandas de mercado, e não mais às necessidades da sociedade (BRASIL, 2011).

Para Azevedo (2004), existe uma grande demanda por vagas na educação de nível superior, e o Estado incorporou como prioridade uma política de ampliação do acesso, tanto para o setor privado quanto para o setor público. Criou-se, assim, o Programa Universidade para Todos, PROUNI, e o Programa REUNI, visando à expansão das universidades federais.

O REUNI foi instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, e é uma das ações que integram o Plano de Desenvolvimento da Educação. Um balanço do programa demonstra que o número de municípios atendidos pelas universidades passou de 114, em 2003, para 237, em 2011. De 2003 até 2014 foram criadas 22 novas universidades, e mais de 100 novos campi, possibilitando a ampliação de vagas e a criação de novos cursos de graduação. As ações do programa REUNI contemplam o aumento de vagas nos cursos de graduação, a ampliação da oferta de cursos noturnos, a promoção de inovações pedagógicas e o combate à evasão, entre outras metas que têm o propósito de diminuir as desigualdades sociais no país.

Nos artigos que compõem o decreto que criou o REUNI, é explicitado que o objetivo do programa é o de "criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior". Esse objetivo se consubstancia no nível de graduação, através de um melhor aproveitamento da estrutura física e dos recursos humanos que possuem as universidades federais brasileiras. Além disso, o programa almeja o maior percentual de formandos de graduação, assim como o aumento da relação professor/aluno, diminuição da taxa de evasão, ocupação das vagas ociosas além do aumento da vaga de ingresso, principalmente no período noturno; o aumento da mobilidade estudantil; revisão de toda estrutura acadêmica; a variação das modalidades de graduação; acréscimo de políticas de inclusão e assistência estudantil; e trabalho conjunto entre a graduação e a pós-graduação e entre a educação superior e a educação básica (BRASIL, 2007).

            O programa assegurou verbas para o aumento da infraestrutura nas universidades, o que inclui a construção de prédios, laboratórios e instalações em geral, que demandam a participação da indústria da construção civil. Conforme o documento de proposta do REUNI na UFSM, com a implantação do programa, a entidade estabelece alcançar uma ampliação de vagas nos cursos de graduação, principalmente na formação superior inicial, em especial nos cursos noturnos (UFSM, 2007).

A meta de elevação da quantidade de vagas também contempla os cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado. Junto a essas iniciativas está a de propor novos cursos que atendam as demandas regionais, e contribuam para a formação de profissionais capazes de desenvolver alternativas às formas econômicas tradicionais, gerando renda e promovendo o desenvolvimento sustentável na região (UFSM, 2007).

Para Deus (2008), o REUNI estimulou uma série de mudanças nas instituições de ensino superior, que ao terem seus projetos submetidos e aprovados pelo Ministério da Educação receberam dotações de verbas e recursos para implantação de seus programas de expansão. Tais programas de expansão, ao promoverem o aumento do número de cursos, vagas e servidores, influenciam diretamente no ambiente macroeconômico de um país ou de uma região (PALMER e MALMBERG, 2008; HUGGINS et al. 2008; RIGHI e RUPPENTHAL, 2013).

Um de seus efeitos é sentido na indústria da construção civil. O estudo de Carvalho e Oliveira (2008) analisou como o aumento populacional local decorrente dessa expansão atuou como agente intensificador no processo de especulação imobiliária. O setor imobiliário, percebendo essa demanda potencial, direcionou-se para a construção de moradias, com a finalidade de atender às novas demandas, a exemplo da expansão da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, onde a implantação do REUNI criou a necessidade de mais moradias, para atender aos novos professores e funcionários daquela instituição (UFOP, 2008).

3.2 REUNI na UFSM: oportunidades para a construção civil

A UFSM foi fundada por José Mariano da Rocha Filho, e instituída conforme a Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, na cidade de Santa Maria/RS. Foram estabelecidas inicialmente oito unidades universitárias, e em 2005 foi criado o Centro de Educação Superior Norte – RS/UFSM – CESNORS. Além disso, fazem parte da estrutura da universidade as escolas de ensino médio e tecnológico. A instituição, em 2012 apresentava 17.483 alunos matriculados em cursos de graduação presenciais, 2.210 alunos matriculados em cursos de graduação a distância, 3134 alunos matriculados na educação básica, técnica e tecnológica. Em nível de pós-graduação apresentava 3510 alunos matriculados no presencial e 757 alunos matriculados na especialização a distância. A instituição realiza, ainda, cursos de especialização, de atualização, de aperfeiçoamento e de extensão, em caráter eventual, atendendo diversificadas e urgentes solicitações de demanda regional. Conforme foi indicado por Roratto e Dias (2013) a UFSM representa um importante agente transformador do desenvolvimento econômico da comunidade santa-mariense.

A expansão gerou a necessidade do aumento de sua infraestrutura física, materializada em obras de construção civil. Cabe salientar que com a expansão da instituição, através do REUNI, a UFSM passou de um orçamento anual de aproximadamente R$ 480 milhões, em 2007, para R$ 958 milhões em 2012. Significativa parcela desse investimento deverá ser injetada na economia local beneficiando, inclusive, empresas de construção civil, que operam serviços de manutenção, reformas e adequação predial (UFSM, 2014).

4 Metodologia

Esse trabalho visa apurar os possíveis efeitos da implementação do Programa REUNI na UFSM sobre a criação de oportunidades de negócios para as empresas locais do setor da construção civil. Para tanto, foram utilizadas duas técnicas de investigação: primeiramente, uma revisão na literatura sobre o tema, caracterizando o empreendedorismo por oportunidades, as demandas da UFSM em relação a serviços de construção de infraestrutura nos campi, e sobre a necessidade de moradias para novos estudantes e servidores. Segundo Silva e Meneses (2005), a revisão de literatura faz referência à fundamentação teórica que serve de lastro lógico ao tratamento dado ao assunto e ao problema de pesquisa.

Posteriormente, foram realizados levantamentos, através de consultas, junto ao Departamento de Registro Acadêmico (DERCA) e à Pró Reitoria de Recursos Humanos (PRRH) da UFSM, visando obter, respectivamente, o incremento no número de alunos de graduação e pós-graduação, no período de 2008 a 2014, e o aumento do número de servidores do mesmo período. Também foram coletados dados sobre o incremento da área construída e do número de unidades residenciais no período analisado, de modo a comparar a elevação no número de vagas na UFSM com o aumento do número de unidades habitacionais. Esses dados, de acordo com Malhotra (2006), constituem dados secundários, por se tratarem de informações que foram coletadas para objetivos que não os do problema em pauta. Essas informações foram obtidas, também por consulta, junto ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON–SM), que forneceu os dados relativos a totalidade das empresas do segmento da construção civil sindicalizadas no município.

Esse tipo de procedimento é comum à pesquisa exploratória, definida por Gil (2006) como aquela que busca proporcionar familiaridade com o problema, para facilitar seu entendimento. A pesquisa exploratória envolve revisão de literatura, entrevistas, testes padronizados, questionários, levantamentos ou análise de exemplos (GIL, 2006; MALHOTRA, 2006). A abordagem do estudo é qualitativa, pois a mesma proporciona percepções e melhor compreensão do contexto da pesquisa (SILVA e MENESES, 2005; MALHOTRA, 2006).

5 Efeitos do Reuni 

Com as novas vagas criadas na UFSM, observa-se uma majoração no corpo discente, 40 % no número de discentes. De acordo com UFSM (2012), as novas vagas correspondem a uma ampliação nos cursos tradicionais da UFSM, e também aos novos cursos criados pela universidade. O aumento do número de alunos implica, ainda, em uma maior necessidade de servidores, entre os quais se incluem professores e técnicos, cujas vagas foram previstas pelo REUNI. Dessa forma, o aumento no quantitativo de servidores da instituição foi de 5%, desde 2008.

Para Carvalho e Oliveira (2008), foi possível observar anteriormente, que a expansão das universidades federais, gera um aumento em seu quadro discente e funcional, e também, um acréscimo na demanda por moradias. Em consonância com essas afirmações, dados obtidos através de levantamento junto ao SINDUSCON, em Santa Maria, demonstram que no período de implantação do REUNI entre 2007 a 2011, ocorreu um aumento da comercialização de unidades residenciais. Essa evolução da comercialização de imóveis e da metragem construída no período pode ser analisada em um levantamento de dados da construção civil em Santa Maria, conforme figuras 1 e 2.

Figura 1 – Evolução quantitativa de área construída em Santa Maria.
Fonte: SINDUSCON (2011)

Observa-se que no referido período houve uma expressiva elevação da metragem construída anualmente, em especial no ano de 2011. Comparando-se o ano de 2007, anterior ao início das obras do REUNI, ao ano de 2011, nota-se uma majoração de 79,04% em percentuais de área construída.

No mesmo período verifica-se, conforme a figura 4, uma evolução na quantidade de unidades residenciais comercializadas, da ordem de 60,5%. Isso significa um crescimento substancial no número de moradias vendidas, sugerindo que quando o número de discentes e servidores da UFSM atingiu seu patamar mais elevado em relação ao período analisado, houve, também, um aumento nas vendas de imóveis residenciais. 

Figura 2 – Evolução quantitativa do número de unidades residenciais comercializadas
Fonte: SINDUSCON (2011)

O aumento da metragem total construída e comercializada traduz uma maior operacionalização da indústria da construção civil local. Ao mesmo tempo, a expansão da UFSM desencadeou uma elevação da demanda de serviços de construção civil, tanto nos campi, como na sociedade em geral. Fato que já foi observado por UFOP (2008) em CARVALHO e OLIVEIRA (2008) em decorrência de outras expansões executadas em universidades federais brasileiras. Além disso, um aquecimento do mercado relacionado ao setor da construção civil tem influência direta na elevação de empregos e geração de renda, e agrega valor ao total das atividades de todos os seguimentos econômicos (TEIXEIRA, GOMES e SILVA, 2010).

6 Conclusão

É possível observar, através dos dados encontrados, uma relação de causa e efeito, na qual um programa de governo, voltado para um setor específico, pode resultar em implicações variadas em outros setores. Dessa forma, a análise dos dados levantados, em comparação com o corpo teórico consultado, permite coligir as conclusões apresentadas a seguir:

A expansão das universidades federais brasileiras visa, entre outros objetivos, um aumento no número de alunos, e tem como consequência um aumento em seu quadro de servidores. Assim esse aumento no corpo discente e no quadro de servidores é acompanhado por um acréscimo na demanda local por moradias residenciais, proporcionando um incremento nas oportunidades de negócios da indústria da construção civil.

O aumento da metragem e do número de unidades residenciais construídas confirmam as hipóteses levantadas inicialmente, nesse trabalho. É possível observar uma relação entre a expansão da UFSM e a produtividade do setor da construção civil de Santa Maria, durante o período de implantação do REUNI. No entanto, é importante salientar que outros programas de governo também podem ter contribuído para esse acréscimo.

A relação identificada entre o aumento de estudantes e servidores e o número de imóveis residenciais construídos, possibilita concluir que as empresas locais da construção civil possam ter adotado estratégias empreendedoras para aproveitar as oportunidades criadas pelo REUNI. Nesse contexto, sugere-se a realização de pesquisas visando identificar os modelos de empreendedorismo estratégico que possam ter sido utilizados pelas empresas do setor frente ao REUNI.

Referências Bibliográficas

ANDERSSON, R.; QUIGLEY, J.M.; WILHELMSSON, M. (2009) Urbanization, Productivity and Innovation: Evidence from Investment in Higher Education. Journal of Urban Economics, v.66, n.1, p.2-15.

AZEVEDO, J. M.L. (2004) A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados.

BARON, R.; SHANE S. A. (2007) Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson.

BRASIL. (2011a) Minha Casa, Minha Vida contratou, em 2011, a construção de 354 mil moradias em todo o país. Portal da Presidência da República. Disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/minha-casa-minha-vida-contratou-em-2011-a-construcao-de-354-mil-moradias-em-todo-o-pais/>. Acesso em: 06 fev. 2013.

_______.(2011b) Ministério da Educação. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Brasília. Ministério da Educação. Disponível em: <http://REUNI.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25&Itemid=28>. Acesso em 23 dez. 2013.

_______.(2007) Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio à Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasília. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.brccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 26 dez. 2013.

CARVALHO, A.W.B.; OLIVEIRA, L.F. (2008) Habitação e verticalização numa cidade universitária: o caso de Viçosa MG. São Paulo. Arquitextos, ano 9.

CHAVES, V.L.J.; ARAÚJO, R.S. (2011) Política de expansão das universidades federais via contrato de gestão – uma análise da implantação do REUNI na Universidade Federal do Pará.  Revista Universidade e Sociedade, n. 48, p.11-17.

CHIAVENATO, I. (2008) Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3ª. ed. São Paulo: Saraiva.

COSTA, A. M.; CERICATO, D.; MELO, P. A. (2007) Empreendedorismo corporativo: uma nova estratégia para a inovação em organizações contemporâneas. Revista de Negócios, v. 12, n. 4, p. 32 - 43.

DEUS, M.A.P. (2008) Reforma da educação superior e gestão das universidades federais: o planejamento institucional na Universidade Federal de Viçosa, 2008. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói.

DORNELAS, J. C. A. (2008) Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª. ed., Rio de Janeiro: Campus.

FAN, R.Y.C; NG, T.S; WONG, J.M.W. (2011) Predicting construction market growth for urban metropolis: An econometric analysis. Habitat International, v.35, p.167-174.

FILION, L. J.(2000) Empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares. RAE Light, v.7. n.3, p.2-7.

GIANG, D. T. H; PHENG L. S. (2011) Role of construction in economic development: Review of key concepts in the past 40 years. Habitat International, v.35, p.118-125.

GIL, A.C. (2006) Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas.

GRECO, S.M.S.; FRIEDLANDER JR., R.H.; DUARTE, E.C.V.; RISSETE, C.R.; FELIX, J.C.; MACEDO, M.M.; PALADINO, G. (2014) Empreendedorismo no Brasil. Curitiba: IBQP.

HUGGINS, R.; JOHNSTON, A.; STEFFENSON, R. (2008) Universities, knowledge networks and regional policy. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, v. 1, n.2, p.321–340.

KHALFAN, M.M.A; MAQSOOD, T. (2011) Supply chain capital in construction industry: coining the term. International Journal of Managing Projects in Business, v.5, n.2, p. 300-310.

LEZANA, A.G.R.; GARCIA, J.R.; GRAPEGGIA, M.; GARGIONI, P.C. (2009) Empreendedorismo no ensino fundamental: a experiência de uma escola privada brasileira. RGE - Revista de Gestão e Empreendedorismo, v. 1, n.1, p. 5-20.

LIMA, L.C.; AZEVEDO, M.L.N.; CATANI, A.F. (2008) O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação, v.13, n.1, p. 17-36.

MALHOTRA, N. K. (2006) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.

MANGUNDJAYA, W. (2009) The relationship of resilience and entrepreneurial intentions. In: INTERNATIONAL ENTREPREUNEURSHIP CONGRESS. 2009. Izmir-Indonésia. Anais eletrônicos... Izmir, Indonésia, Izmir University of Economics. Disponível em: <http://kutuphane.ieu.edu.tr/wp-content/31International-Entrepreneurship-Congress-2009-Proceedings2.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2014.

MCMULLEN, J.S., SHEPHERD, D.A. (2006) Entrepreneurial action and the role of uncertainty in the theory of the entrepreneur. Academy of Management Review, v.31, n.1, p.132–152.

NEDELEA, S.; PĂUN, L.A. (2009) The Importance of the Strategic Management Process in the Knowledge-Based Economy. Review of International Comparative Management, v.10, n.1, p.95-105.

PALMER, D.; MALMBERG, A. (2008) The contribution of universities to innovation and economic development: in what sense a regional problem? Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, v.1, n.2, p. 233-245.

RIGHI, M. L.; RUPPENTHAL, J. E. (2013) A influência de uma universidade na geração de um polo regional de ensino superior. ABCustos Associação Brasileira de Custos, v. 8, n. 1, p. 1-16.

RORATTO, R; DIAS, E. D. (2013) Um estudo sobre a influência da força produtiva de uma universidade pública no desenvolvimento econômico regional. Espacios [on line] v. 25, n. 2, p.7. Acesso em: 15 jan. 2015. Disponível em: < http://www.revistaespacios.com/a13v34n05/13340507.html>.

SCHUMPETER, J. (1984) Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar.

SHEPHERD, D.; DETIENNE, D. R. (2005) Prior Knowledge, Potential Financial Reward, and Opportunity Identification. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 29, n.1, p. 91-112.

SILVA, E.L.; MENESES, E. M. (2005) Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4ª. Ed. Florianópolis: UFSC.

SINDUSCON/SM. (2011) Informativo do Mercado Imobiliário de Santa Maria. 180 ed. n.12.

SMITH, D.P. (2009) Student geographies, urban restructuring, and the expansion of higher education. Environment and Planning, v. 41, n. 8, p.1795-1804.

STEPHENS, H. M.; PARTRIDGE M. D. (2011) Do entrepreneurs enhance economic growth in lagging regions? Growth and Change, v. 42, n. 4, p.431-465.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. UFSM (2012) Apresentação executiva. UFSM em números. Disponível em: < http://portal.ufsm.br/indicadores/select/70#>. Acesso em: 28 mar. 2015.

_______. (2007) Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. UFSM. Disponível em: <http://sucuri.ufsm.br/_docs/REUNI/PROPOSTA_REUNI_UFSM.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. UFOP. (2008) Moradia para funcionários e professores da UFOP e CEFET - OP é tema de REUNIÃO Disponível em: <http://www.nutri.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4061&Itemid=136>. Acesso em: 10 fev.2012.

TEIXEIRA, L.P.; GOMES, M.F.M.; SILVA, A. B. O. (2010) Construção civil mineira: dinâmica e importância para a economia estadual. In: Belo Horizonte, UFMG. Disponível em: <http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2010/ D10A055.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2013.

ZAHRA, S.A. (2008) The virtuous cycle of discovery and creation of entrepreneurial opportunities. Strategic Entrepreneurship Journal, v.2, p.243-258.

YITMEN, I.; AKINER I.; MARAR K. (2012) Reviewing building construction statistics in Turkey: Stakeholders' perspective. Habitat International, v.36, p.371-379.

1, Arquiteto e aluno especial do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria email: andreirsiluk@gmail.com
2. Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria – RS e-mail: profjanis@gmail.com
3. Arquiteta, Mestre em Engenharia Civil e Professora do curso de arquitetura da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – Santiago – RS e-mail: angelapgpisani@gmail.com


 

Vol. 36 (Nº 17) Año 2015

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]