Espacios. Vol. 36 (Nº 21) Año 2015. Pág. 11

Barreiras a inovação em PMEs no contexto de países desenvolvidos e em desenvolvimento: Uma revisão sistemática

Barriers to innovation in SMEs in the context of developed and developing countries: a systematic review

Hamilcar BOING 1; Alexandre Leopoldo GONÇALVES 2; Gertrudes Aparecida DANDOLINI 3; João Artur de SOUZA 4

Recibido: 06/07/15 • Aprobado: 05/08/2015


Contenido

1. Introdução

2. Revisão da literatura

3. Metodologia

4. Análise das pesquisas

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

Este artigo investigou a literatura sobre barreiras à inovação em PMEs, avaliando características, evidências, resultados, similaridades e diferenças. As pesquisas se concentraram na adoção de novas tecnologias, no impacto das barreiras a inovação, na gestão da inovação e na formação de parcerias, dentre outros temas. Dentre as principais constatações estão a concentração de pesquisas em indústrias e inovações em produtos, sendo que o custo aparece como a principal barreira. As principais diferenças percebidas avaliadas no contexto de países desenvolvidos e em desenvolvimento estão, respectivamente, nas barreiras de habilidades para inovar e em barreiras externas.
Palavras-chave: PMEs, barreiras a inovação.

ABSTRACT:

This article investigated the literature on barriers to innovation in SMEs, evaluating characteristics, evidence, findings, similarities and differences. The researches were mostly focused on the adoption of new technologies, the impact of barriers to innovation, management innovation and training partnerships, among other topics. Among the major findings are the concentration of research in industries and product innovations, and the cost appears as the main barrier. The main perceived differences evaluated in the context of developed and developing countries are, respectively, skills barriers to innovate and external barriers.
keywords: SMEs, barriers to innovation.

1. Introdução

As pequenas e médias empresas (PMEs) estão se tornando cada vez mais importante para a criação e desenvolvimento de uma economia moderna, dinâmica e baseada no conhecimento, por sua capacidade de promover o empreendedorismo e as competências empresariais e pela  flexibilidade e facilidade em se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e gerar novos postos de trabalho (Govori, 2013). Elas são a principal fonte de abastecimento para a maioria das grandes indústrias e produzem uma variedade de bens necessários para os usuários finais (Hiregoudar and Soragaon, 2011). Contudo, fatores como o aumento da concorrência, a necessidade de lançamento de inovações contínuas e o uso crescente das tecnologias da informação forçam essas empresas a melhorarem sua competitividade para crescerem e sobreviverem (Aragón-Sánchez and Sánchez-Marín, 2005).

O interesse nas PMEs pode ser compreendido quando analisado seu impacto sobre a economia de diferentes países e regiões, desenvolvidos ou em desenvolvimento. O percentual de PMEs é superior a 99% das empresas na maioria dos países (European Comission, 2012; Küller et al., 2012; Wynarczyk et al., 2013, ESCAP, 2012, Braga and Braga, 2013; Liming, 2011; Hernández-Mogollon et al., 2010; Walker and Preuss, 2008; IBGE, 2010). As PMEs também tem representação significativa no número de empregos e na arrecadação de impostos (Keizer, 2002; Caca, 2010; Liming, 2011; Hiregoudar and Soragaon, 2011). Diante desse contexto, desenvolver a economia de um país ou região passa por promover o crescimento das PMEs (Galia and Legros, 2004), o que vem influenciando pesquisadores a concentrar estudos na busca por soluções para fomentar o crescimento de empresas desse porte (Hasshi and Krasniqi, 2011).

Um dos principais caminhos apontados na literatura para o crescimento das PMEs é através da inovação (Keizer, 2002; Galia and Legros, 2004; Tabas et al., 2011). Não adotar a inovação como estratégia de negócios leva ao risco das empresas perderem competitividade (Madrid-Guijarro et al., 2009), necessitando, portanto, criarem produtos e serviços inovadores a fim de prosperar (Trotter and Vaughan, 2012). A gestão do processo de inovação é um fator de sucesso competitivo das empresas (Adams, 2006), porém, nas PMEs a gestão da inovação ocorre de maneira diferente em relação a grandes empresas, pois comandam menos recursos, têm menos P&D e geralmente enfrentam mais incertezas e entraves à inovação, as chamadas barreiras a inovação (Tödtling and Kaufmann, 2002; Madrid-Guijarro et al., 2009). Embora nem todas as PMEs inovem (Hoffman et al., 1998), elas possuem potencial para inovar (Aragón-Sánchez and Sánchez-Marín, 2005), o que evidencia a necessidade de investigação sobre como promover o  potencial de inovação em PMEs (Tabas et al., 2011).

A principal motivação dessa pesquisa foi identificar as principais contribuições da literatura específica sobre PMEs relacionadas ao tema barreiras a inovação. Seus objetivos envolvem identificar as principais características e o contexto em que as pesquisas sobre PMEs foram realizadas, identificando as similaridades e diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

2. Revisão da literatura

Inovações são amplamente reconhecidas como fator chave para a competitividade de empresas (Madrid-Guijarro et al., 2009), porém, apesar da reconhecida importância, não existem garantias de sucesso para as atividades de inovação, havendo sempre uma dose de incerteza, composta de fatores técnicos, mercadológicos, sociais, políticos e outros, gerando baixas probabilidades de sucesso, a menos que sejam cuidadosamente gerenciadas (Tidd et al., 2008).

O conjunto de fatores, objetivos e subjetivos, que limitam o potencial de inovação das empresas são chamados de barreiras a inovação (Tabas et al., 2011). Compreender essas barreiras pode ajudar no desenvolvimento de estratégias empresariais e políticas governamentais que contribuam para o crescimento econômico e, criação de empregos (Madrid-Guijarro et al., 2009).

A origem das barreiras a inovação está associada a um conjunto de fatores, que podem ser subdivididos em externos e internos (Hadjimanolis, 1999, Madrid-Guijarro et al., 2009; Demirbas et al., 2011). Dentre as principais barreiras internas encontram-se fatores como o custo de P&D, falta de recursos financeiros, cultura empresarial avessa a riscos, ausência de conhecimentos e habilidades para inovar e problemas de gestão organizacional. Corrupção, concorrência desleal, falta de financiamento e falta de políticas públicas estão entre as principais barreiras externas a inovação em PMEs (Hadjimanolis, 1999; Galia and Legros, 2004; Segarra-Blasco et al., 2008; Madrid-Guijarro et al., 2009; Demirbas et al., 2011; Hashi and Krasniki, 2011; Mbatha, 2012).

As publicações sobre barreiras a inovação em PMEs nas bases científicas Scopus e Web of Science (WOS) iniciaram em 1989 e se concentraram em identificar os entraves a inovação, a aplicação de soluções em regiões e setores econômicos específicos e a adoção de novas tecnologias, dentre outros temas. Kleinknecht (1989) avaliou o impacto do tamanho de empresas nas atividades de inovação. Hadjimanolis (1999),  Madrid-Guijarro et al. (2009) e Tabas et al. (2011) avaliaram quais os principais entraves a inovação enfrentados pelas PMEs.  Pullen et al. (2012) e Spithoven et al. (2013) pesquisaram a adoção de open innovation, enquanto que eficiência energética foi o tema de pesquisadores como Trianni et al. (2013). As  pesquisa que abordam PMEs e barreiras a inovação publicadas possuem temáticas diversificadas, envolvendo ainda temas como a gestão do conhecimento, treinamento de funcionários, formação de parcerias, internacionalização de empresas, gestão da inovação, ecodesign e adoção de novas tecnologias, dentre outras.

3. Metodologia

A pesquisa, baseada em busca sistemática a partir de revisão da literatura, foi desenvolvida em quatro etapas, sendo:

a) Primeira etapa – análise de publicações nas bases Scopus e WOS: foi realizada consulta sobre o tema-chave "barreiras à inovação em PMEs", utilizando a busca por nome do artigo, resumo ou palavras-chave através das expressões "barreira(s)", "inovação" e "PME(s)", com o operador "E", em língua inglesa, com data de publicação até o ano de 2013. Foram encontrados 106 artigos em cada base, com coincidência de 46 artigos (21,7%), resultando em um total de 166 artigos, cuja análise foi utilizada para gerar estatísticas descritivas sobre as barreiras a inovação em PMEs.

b) Segunda etapa - análise das barreiras à inovação e do contexto das pesquisas: Entre os 166 artigos encontrados na primeira etapa, foram identificados aqueles disponíveis na íntegra, os quais somaram 65 artigos. Para ampliar as bases da pesquisa e enriquecer a fundamentação sobre as barreiras e soluções encontradas, foi adicionada literatura complementar, com origem em:

i) consulta as bases Scopus e WOS com as expressões "barreira(s)" e "inovação" com operador "E", em língua inglesa;

ii) pesquisas citadas pelos 65 artigos selecionados na primeira etapa;

iii) publicações de autores consagrados.

Os critérios de seleção da literatura complementar incluiu: maior quantidade de citações nas bases Scopus e WOS, disponibilidade na íntegra da publicação, conteúdo e aderência aos subtemas identificados nessa pesquisa e convergência com as barreiras e soluções apontadas pelos artigos selecionados na primeira etapa, sendo incluídos 17 artigos.

Adicionalmente, foram incluídas pesquisas desenvolvidas no Brasil a partir das expressões "barreira(s)", "inovação" e "PME(s)" com o operador "E", em língua portuguesa, utilizando os mecanismos de busca do Google, resultando em cinco artigos. Ao todo, 87 artigos integraram o portfólio de análise dessa etapa da pesquisa. Todas as consultas foram atualizadas em 01/03/2014 e selecionaram artigos publicados até 2013.

c) Terceira etapa: levantamento das  características dos 87 artigos selecionados através da análise das metodologias e descrição das pesquisas. Resultados foram identificados através das seções de resultados. Soluções, evidências e recomendações foram identificadas através da análise das seções de discussão, resultados e conclusão. Similaridades e diferenças foram levantadas através da comparação dos resultados obtidos nos artigos avaliados.

4. Análise das pesquisas

Esta seção apresenta dados descritivos sobre o conjunto de pesquisas sobre barreiras à inovação em PMEs, sendo avaliados o país de origem, os locais de execução, as metodologias adotadas, o foco das pesquisas e tendências de publicações.

4.1 Dados gerais sobre as publicações

A primeira etapa da pesquisa teve como objetivo identificar a quantidade de publicações, as temáticas mais pesquisadas e as tendências de publicação.

a) Temas e quantidade de publicações

A análise dos 166 artigos identificados na primeira etapa da pesquisa foi realizada a partir dos resumos e mostrou uma grande diversidade de assuntos abordados, que foram classificados em 15 subtemas, identificados e descritos na Tabela 1.

Tabela 1: Subtemas adotados para classificação dos artigos e quantidade de publicações.

Subtema

Descrição

Scopus

WOS

Total de artigos*

Adoção de novas tecnologias (TIC)

a) Adoção de ferramentas de gestão (softwares) (ex.: CRM, e-business, e-trade); b) Adoção de TIC; c) Comércio eletrônico; d) Marketing digital.

19

21

34

Barreiras à inovação

Identificação das barreiras à inovação e seus impactos.

24

16

33

Gestão da inovação

Métodos e fatores de produtividade, atores de inovação, tomada de decisão, fatores de vantagem competitiva, empreendedorismo, adoção de ATM, Gestão do Front End da Inovação (FEI).

17

17

27

Parcerias

Parcerias entre empresas, clusters e sistemas de inovação regionais e entre empresas e universidades.

14

12

21

Eco inovação

Práticas de produção com menor impacto ambiental e ecológico.

5

7

9

Inovação aberta

Adoção de inovação aberta para ampliação das bases de conhecimentos.

6

7

8

Transferência de conhecimento

Avaliação dos processos de transferência e compartilhamento de conhecimento interorganizacional.

3

6

6

Financiamento da inovação

Estudos sobre financiamento da inovação; Políticas públicas de financiamento da inovação; Capitais de risco.

3

4

5

Gestão do conhecimento

Gestão e compartilhamento do conhecimento intraorganizacional.

4

3

5

Eficiência energética

Práticas, tecnologias e materiais com melhor eficiência energética.

3

4

4

Fatores externos

Fatores externos que influenciam o desenvolvimento de inovações.

3

3

4

Internacionalização

Participação em mercados estrangeiros por PMEs.

2

3

4

Responsabilidade e marketing social

Adoção de práticas de responsabilidade social ou o uso de marketing social.

2

2

4

Gênero

Participação de mulheres em atividades de inovação.

0

1

1

Treinamento de funcionários

Métodos, aplicação e resultados de programas de treinamento e capacitação de funcionários.

1

0

1

Total

212

166

* Total de artigos somadas as duas bases e excluídos os artigos coincidentes.

A análise por subtemas mostrou, conforme a Tabela 1, quatro temáticas predominantes de acordo com a quantidade de publicações, sendo: a) adoção de novas tecnologias, b) análise das barreiras à inovação, c) a gestão da inovação, e d) a formação de parcerias. Os quatro temas representaram aproximadamente 70% das publicações.

b) As tendências dos subtemas mais publicadas

A Figura 1 mostra um crescimento das publicações sobre os quatro subtemas mais publicados, em especial a partir do ano de 2005. Destaque para artigos relacionados a análise das barreiras à inovação, gestão da inovação e parcerias, com publicações contínuas nos últimos 5 anos.

Figura 1: Publicações dos principais subtemas sobre barreiras a inovação em PMEs.

4.2 Avaliação e características das pesquisas

A segunda e terceira etapa da pesquisa, baseada nos 87 artigos selecionados, identificou as metodologias adotadas, o nível de desenvolvimento social e econômico dos países pesquisados, a amplitude dos dados coletados nas amostras das pesquisas e os segmentos econômicos pesquisados.

a) As metodologias utilizadas nas pesquisas

Foram computadas 101 técnicas metodológicas para a condução das pesquisas (soma das metodologias citadas pelos artigos), envolvendo 12 metodologias distintas. As metodologias baseadas em entrevistas ou questionários com proprietários ou alta gestão somaram 53,5% das pesquisas. Além delas, foram adotadas a análise estatística sobre bases de dados de outras pesquisas ou projetos (19,8%), o estudo de casos (10,9%) e outras metodologias, como o desenvolvimento de frameworks teóricos, revisão da literatura, workshops, corporate reports e web site de empresas que, juntas, somaram 15,8% dos casos.

b) Publicações por estágio de desenvolvimento do país de origem da pesquisa

Dentre os 87 artigos avaliados, 42 (48,3%) possuem autoria em países desenvolvidos, 36 (41,4%) em países em desenvolvimento e 9 artigos (10,3%) não indicaram com precisão o local da pesquisa (indicaram um continente, um conjunto de países ou eram baseados em frameworks teóricos). A classificação dos países foi baseada no índice de desenvolvimento humano - IDH (UNDP, 2013). Dentre os 79 artigos que identificaram os locais de execução foram pesquisados um total de 100 países, sendo 57 desenvolvidos (IDH ≥ 0,85) e 43 em desenvolvimento (IDH < 0,85).

c) Coleta de dados – entrevistas e questionários

Foram identificados 54 artigos que utilizaram e especificaram a quantidade de entrevistas ou questionários, totalizando 13.080 entrevistas, sendo 9.116 (69,7%) em países desenvolvidos, 3.750 (28,7%) em países em desenvolvimento e 214 (1,6%) sem identificação exata do local de execução.

d) Os segmentos econômicos pesquisados

A análise dos segmentos econômicos considerou 82 artigos (5 artigos excluídos eram baseados em frameworks teóricos). Desses, 32 artigos não qualificaram seus dados em relação a setores econômicos. Nos 50 artigos restantes, foram identificados 138 ocorrências e 29 segmentos econômicos distintos, com forte ênfase em indústrias, em especial manufaturas, seguidos por indústrias de alimentos e bebidas e do setor de alta tecnologia, conforme a Tabela 2.

Tabela 2: Segmentos pesquisados sobre barreiras a inovação em PMEs.

Setor Econômico

Quantidade 

Total

% absoluto

% relativo*

Serviços

17

17

12,3%

16,0%

Comércio

3

3

2,2%

2,8%

Indústria

Biotecnologia

1

86

62,3%

81,2%

Tecnologia

8

Alimentos e bebidas

9

Química/petroquímica

4

Manufatura

49

Construção

6

Outros

9

Não especificado

32

32

23,2%

-

* Valor proporcional excluídos os artigos sem setor econômico especificado.

e) O contexto das barreiras à inovação em PMEs

Diversos fatores na literatura são identificados como barreiras à inovação em PMEs. Nesse artigo, as barreiras a inovação em PMEs identificadas foram subdivididas em quatro classes: barreiras financeiras (associada a custo e recursos financeiros), externas (associada a fatores com origem externa), institucionais (associadas a gestão da inovação) e de habilidades (associadas a competências para inovar). As Tabelas 3 a 6 descrevem as principais barreiras a inovação em PMEs encontradas na literatura, subdivididas por classes e por nível de desenvolvimento econômico do país de origem da pesquisa.

Tabela 3: Principais barreiras financeiras à inovação em PMEs

Barreira a inovação

Autores (por estágio de desenvolvimento do país da publicação)

Desenvolvido

Em desenvolvimento

Alto custo da inovação

Galia and Legros (2004), Segarra-Blasco et al. (2008), Albors-Garrigos et al. (2009), Madrid-Guijarro et al. (2009), Trotter and Vaughan (2012); Braga and Braga (2013)

Hadjimanolis (1999), Demirbas et al.(2011), Mbatha (2012)

Dificuldade de controlar custos em P&D

March-Chordà et al. (2002), Madrid-Guijarro et al. (2009)

Hadjimanolis (1999)

Falta de recursos para investir em inovação

Kleinknecht (1989), Segarra-Blasco et al. (2008)

Taymaz and Üçdoǧruk, (2009); Tabas et al. (2011); Govori (2013)

-----

Tabela 4: Principais barreiras institucionais à inovação em PMEs

Barreira a inovação

Autores (por estágio de desenvolvimento do país da publicação)

Desenvolvido

Em desenvolvimento

Excessiva percepção de risco associado a inovação e cultura avessa a riscos

Kleinknecht (1989), Galia and Legros (2004), Segarra-Blasco et al. (2008),  Madrid-Guijarro et al.(2009); Braga and Braga (2013)

Hadjimanolis (1999), Demirbas et al.(2011), Oh et al. (2012)

Falta de tempo para inovar

Evangelista et al. (2010)

Hadjimanolis (1999); Dorow (2013)

Comunicação pobre com clientes ou falta de foco em clientes

Galia and Legros (2004), Albórs-Garrigos et al. (2009), Tödtling; Kaufmann (2002), Trotter and Vaughan (2012)

Souza (2011), Morledge (2011)

Adoção de métodos pobres de gestão empresarial ou gestão da inovação

Kleinknecht (1989), Kohn and Husig (2006), Trotter and Vaughan (2012)

Souza (2011), Oliveira (2007), Dorow (2013), Müller et al. (2012), Ozgenera and Iraz (2006), Xiao (2007), Liming (2011), Yan and Wei (2011); Tabas et al. (2011)

Medição de performance e avaliação de resultados

Hudson et al. (2001)

 

Resistência à mudanças de empregados

Madrid-Guijarro et al. (2009); Hiregoudar and Soragaon, (2011)

 

Estrutura da empresa não flexível

Braga and Braga (2013)

 

-----

Tabela 5: Principais barreiras à inovação em PMEs associadas a falta de habilidades

Barreira a inovação

Autores (por estágio de desenvolvimento do país da publicação)

Desenvolvido

Em desenvolvimento

Falta de informações técnicas ou de habilidades para inovar

Kleinknecht (1989), Galia and Legros (2004), Trotter and Vaughan (2012), Kohn and Husig (2006), Segarra-Blasco et al. (2008), Madrid-Guijarro et al. (2009); Braga and Braga (2013)

Hadjimanolis (1999), Demirbas et al. (2011), Mbatha (2012)

Falta de conhecimentos sobre mercados

Galia and Legros (2004), Segarra-Blasco et al. (2008), Madrid-Guijarro et al. (2009), Braga and Braga (2013)

Demirbas et al.(2011), Inbal and Tzachor (2013)

Falta de mão de obra qualificada

Kleinknecht (1989), Segarra-Blasco et al. (2008), Albors-Garrigos et al. (2009), Madrid-Guijarro et al.(2009)

Hadjimanolis (1999), Stanisławski and Olczak (2010), Demirbas et al. (2011)

Necessidades de ampliação das bases de conhecimento

Hernández-Mogollon et al. (2011)

Panagiotakopoulos (2011)

Transferência de conhecimento

Braun and Hadwiger (2011), Tranekjer and Knudsen (2012)

 

Gestão e compartilhamento do conhecimento

Desouza and Awazu (2006)

 

Necessidade de formação de parcerias

Morledge (2011), Keizer (2002), Tödtling and Kaufmann (2002), Youtie and Shapira (2008), Segarra-Blasco et al. (2008), Madrid-Guijarro et al. (2009), Jaegersberg and Ure (2011), Klewitz (2012), Lehtoranta et al. (2012), Trianni et al. (2013); Evangelista et al. (2010)

Hadjimanolis (1999), Huang and Lin (2006), Yusuf (2008), Hashi and Krasniqi 2011), Salum (2012)

Falta de parceiros para compartilhar conhecimento

Evangelista et al. (2010)

 

Baixa adoção de open innovation

Tranekjer and Knudsen (2012), Wynarczyk et al. (2013), Spithoven et al. (2013)

 

----

Tabela 6: Principais barreiras externas a inovação em PMEs

Barreira a inovação

Autores (por estágio de desenvolvimento do país da publicação)

Desenvolvido

Em desenvolvimento

Falta ou dificuldade de acesso a fontes apropriadas de financiamento da inovação

Keizer (2002), Galia and Legros (2004), Segarra-Blasco et al. (2008), Albors-Garrigos et al. (2009), Madrid-Guijarro et al.(2009); Hofman and Bruijn (2010)

Hadjimanolis (1999), Demirbas et al.(2011), Hashi and Krasniqi (2011); Caca (2010)

Falta de políticas ou incentivos públicos para P&D

Albors-Garrigos et al. (2009), Madrid-Guijarro et al. (2009)

Demirbas et al. (2011), Hadjimanolis (1999), Taymaz and Üçdoǧruk (2009), Stanisławski and Olczak (2010), Liming (2011), Zhu et al. (2012); Govori (2013); Tabas et al., (2011)

Legislação, burocracia, regulamentação, impostos e inflação

Galia and Legros (2004); Braga and Braga (2013)

Hadjimanolis (1999), Zhu et al. (2012), Hashi and Krasniqi (2011), Aidis (2005), Demirbas et al.(2011); Caca (2010)

Corrupção

 

Demirbas et al. (2011), Hashi and Krasniqi (2011), Aidis (2005); Govori (2013)

Impactos da economia informal ou desleal

 

Stanisławski and Olczak (2010), Demirbas et al. (2011); Caca (2010)

Crime organizado

 

Hashi and Krasniqi (2011)

Pouca abertura de clientes

Braga and Braga (2013)

 

Tamanho reduzido do mercado

Braga and Braga (2013)

 

Ensino superior não atende as necessidades futuras de formação para as empresas

 

Tabas et al. (2011)

Falta de eletricidade

 

Caca (2010), Hiregoudar and Soragaon (2011)

4.3 Destaques

Algumas temáticas merecem destaque, apesar de pouco abordadas. No âmbito das questões ecológicas, o foco alterna entre uma produção mais limpa (van Hemel and Cramer, 2002; Furukawa and Odake, 2010; Buttol et al., 2012; Klewitz, 2012; Tschiggerl and Wolf, 2012; Zhu and Geng, 2013; Fernández-Viñé et al., 2013) e eficiência energética (Cagno and Trianni, 2013; Mlecnik, 2013; Trianni et al., 2013).

Sobre o tamanho das empresas, algumas pesquisas mostram que este impacta no desenvolvimento de inovações (Taymaz and Üçdoǧruk, 2009; Trianni et al., 2013), enquanto que outras pesquisas indicam impacto na percepção dos obstáculos pelos gestores (Mlecnik, 2013) ou que o impacto não é significativo (Kleinknecht, 1989; Tabas et al., 2011).

O uso intensivo de TIC mostram impactos no perfil inovador da empresa, indicando que, quanto maior o uso, mais propenso à inovação é o perfil da empresa.  Porém, exigem o domínio de novos conhecimentos e sua adoção depende de vencer barreiras como a falta de confiança, a falta de privacidade e a falta de habilidades necessárias (Mbatha, 2012). Outras ferramentas e seus impactos também foram alvo de pesquisas, como a adoção de customer relationship management - CRM (Ozgenera and Iraz, 2006), gestão da inovação (Kohn and Husig, 2006) e eco-inovação (Buttol et al., 2012).

5. Considerações finais

A análise de barreiras à inovação e seus impactos em PMEs apresenta convergência da maioria dos fatores na literatura, com destaque para custo, falta de recursos humanos e financeiros, problemas de gestão e falta de habilidades para inovar.

A pesquisa mostrou que existe um equilíbrio entre a quantidade de países de origem dos autores das pesquisas e a quantidade de países envolvidos nas pesquisas em relação ao seu estágio de desenvolvimento socioeconômico, mas não entre a quantidade de informações utilizadas (medidas através da quantidade de entrevistas), de setores da economia avaliados e das metodologias adotadas para a coleta de dados, indicando que é necessário o aprofundamento de estudos para a validação e replicação dos resultados encontrados em contextos diferentes.

Considerando o estágio de desenvolvimento socioeconômico dos países de origem das pesquisas, observou-se que, em geral, as barreiras à inovação são similares em países desenvolvidos e em desenvolvimento, o que leva a crer que soluções desenvolvidas em um contexto podem ser replicadas ao outro, respeitadas as peculiaridades de cada contexto. As principais diferenças estão centradas em barreiras externas, como falta de políticas públicas, burocracia, corrupção, crime organizado, maior dificuldade de acesso a financiamentos e excesso de carga tributária, que são citadas com maior frequência em países em desenvolvimento e a falta de conhecimentos e habilidades para inovar, que aparecem com maior frequência nas pesquisas em países desenvolvidos.

As barreiras financeiras, em especial o custo, aparecem como principais barreiras a inovação em PMEs. Porém, a aversão a riscos, que se reflete, entre outros fatores, em investimentos em inovação, na busca por financiamentos e na contratação de mão de obra especializada e formação de equipes de P&D, também é uma forte barreira à inovação e que não é listada nas pesquisas com a mesma frequência que o fator custo.

As barreiras institucionais e de habilidades evidenciam a falta de recursos internos das empresas, na gestão da inovação e em conhecimentos sobre demanda de clientes, novas tecnologias ou mercados para realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essas barreiras são comuns em países desenvolvidos, onde são mais citadas, e em desenvolvimento.

A maior evidência das barreiras externas em países em desenvolvimento pressupõe que essa ênfase ocorra em função do contexto em que atuam, mais turbulento, com ausência de políticas públicas e contextos financeiros desfavoráveis, colocando as barreiras institucionais e de habilidades em segundo plano.

Referências

ADAMS, R. et al., (2006); "Innovation management measurement: A review", International Journal of Management Reviews, 8(1), pp 21-47.

AIDIS, R. (2005); "Institutional Barriers to Small- and Medium-Sized Enterprise Operations in Transition Countries", Small Business Economics 25, pp 305–318.

ALBORS-GARRIGOS et al. (2009); "Analysing high technology adoption and impact within public supported high tech programs: An empirical case", Journal of High Technology Management Research, 20, pp 153–168.

ARAGÓN-SÁNCHEZ, A.; SÁNCHEZ-MARÍN, G. (2005); "Strategic Orientation, Management Characteristics, and Performance: A Study of Spanish SMEs", Journal of Small Business Management, 43(3), pp. 287–308.

BRAGA, A.; BRAGA, V. (2013); "Factors influencing innovation decision making in Portuguese firms", International Journal of Innovation and Learning, Volume 14, Issue 3-4, pp 329-349.

BRAUN, S.; HADWIGER, K. (2011); "Knowledge transfer from research to industry (SMEs)  An example from the food sector", Trends in Food Science & Technology, 22, pp S90-S96.

BUTTOL, P. et al. (2012). "Integrating services and tools in an ICT platform to support eco-innovation in SMEs", Clean Technologies and Environmental Policy, 14, pp 211–221.

CACA, E. (2010); "The factors influencing SMEs in countries in transition: The albania case", International Journal of Interdisciplinary Social Sciences 5(3), pp 139-148.

CAGNO, E.; TRIANNI, A. (2013); "Exploring drivers for energy efficiency within small- and medium-sized enterprises: First evidences from Italian manufacturing enterprises", Applied Energy, 104, pp 276–285.

DEMIRBAS et al. (2011); "Owner-managers' perceptions of barriers to innovation: empirical evidence from Turkish SMEs", Journal of Small Business and Enterprise Development, Vol. 18, No. 4, pp 764-780.

DESOUZA, K. C.; AWAZU, Y. (2006); "Knowledge management at SMEs: five peculiarities", Journal of Knowledge Management, Vol. 10, No. 1, pp. 32-43.

EUROPEAN COMISSION (2012); "SME Performance Review – Annual Report on European SMEs", Disponível em <http://ec.europa.eu/enterprise/policies/sme/facts-figures-analysis/performance-review/files/supporting-documents/2012/annual-report_en.pdf>, Acesso em 22/09/2013.

ESCAP – United Nations – Economic and Social Commissiion for Asia and the Pacific (2012); "Policy Guidebook for SME Development in Asia and the Pacific", Disponível em <http://www.unescap.org/tid/publication/indpub2621-chap2.pdf>, Acesso em 24/09/2013.

EVANGELISTA, P. et al. (2010); "The Adoption of Knowledge Management Systems in Small Firms", Electronic Journal of Knowledge Management, Volume 8, Issue 1, pp 33-42.

FERNÁNDEZ-VIÑÉ, M. B. et al (2013); "Assessment of the public administration tools for the improvement of the eco-efficiency of Small and Medium Sized Enterprises", Journal of Cleaner Production 47, pp 265-273.

FURUKAWA, S.; ODAKE, N. (2010); "An analysis of eco-efficiency diffusion policy programs implementation in Japan: A case study of two European programs enhancing SMEs through environmental approaches", 2010 IEEE Nanotechnology Materials and Devices Conference, USA, pp 235-240.

GALIA, F.; LEGROS, D. (2004); "Complementarities between obstacles to innovation: evidence from France", Research Policy, Vol. 33, No. 8, pp. 1185-1199.

GOVORI, A. (2013); "Factors affecting the growth and development of SMEs: Experiences from Kosovo", Mediterranean Journal of Social Sciences 4(9), pp 701-708.

HADJIMANOLIS; A. (1999); "Barriers to innovation for SMEs in a small less developed country (Cyprus)", Technovation 19, pp. 561–570.

HASHI, I.; KRASNIQI, B. A (2011); "Entrepreneurship and SME growth: evidence from advanced and laggard transition economies", International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Vol. 17, No. 5, pp 456-487.

HERNÁNDEZ-MOGOLLON et al (2010); "The role of cultural barriers in the relationship between open-mindedness and organizational innovation", Journal of Organizational Change Management, Vol. 23, No. 4, pp 360-376.

HIREGOUDAR, N. L.; SORAGAON, B. (2011); "Identification of factors affecting production-worker-effectiveness for Six Sigma output level in small and medium size manufacturing enterprises", Portland International Center for Management of Engineering and Technology - Technology Management in the Energy-Smart World, Portland, USA.

HOFFMAN, K. et al. (1998); "Small firms, R&D, technology and innovation in the UK: a literature review", Technovation, 18(1), pp 39–55.

HOFMAN, P. S.; BRUIJN, T. (2010); "The emergence of sustainable innovations: Key factors and regional support structures", in SARKIS, J et al. (ed), Facilitating Sustainable Innovation through Collaboration, Springer, pp 115-133.

HUANG, E. Y.; LIN, S. (2006); "How R&D management practice affects innovation performance An investigation of the high-tech industry in Taiwan", Industrial Management & Data Systems. Vol. 106, No. 7, pp 966-996.

HUDSON, M. et al. (2001); "Theory and practice in SME performance measurement systems", International Journal of Operations & Production Management, Vol. 21, No. 8, pp 1096-1115.

IBGE (2010); "Estatísticas de Cadastro Central de Empresas", Disponível em <ftp://ftp.ibge.gov.br/Economia_Cadastro_de_Empresas/2010/cempre2010.pdf>, Acesso em 11/05/2013.

INBAL, A. B.; TZACHOR, A. (2013); "National policy and SMEs in technology transfer: the case of Israel. Climate Policy", DOI: 10.1080/14693062.2013.770299.

JAEGERSBERG, G.; URE, J. (2011), "Barriers to knowledge sharing and stakeholder alignment in solar energy clusters: Learning from other sectors and regions", Journal of Strategic Information Systems, N. 20, pp 343–354.

KEIZER, J. A. (2002); "Explaining innovative efforts of SMEs. An exploratory survey among SMEs in the mechanical and electrical engineering sector in The Netherlands", Technovation, N. 22, pp 1–13.

KLEINKNECHT, A. (1989); "Firm Size and Innovation. Observations in Dutch Manufacturing Industries", Small Business Economics 1, pp 215-222.

KLEWITZ, J. (2012); "Intermediaries driving eco-innovation in SMEs: a qualitative investigation", European Journal of Innovation Management, Vol. 15, No. 4, pp. 442-467.

KOHN, S.; HUSIG, S. (2006); "Potential benefits, current supply, utilization and barriers to adoption: An exploratory study on German SMEs and innovation software", Technovation 26, pp 988–998.

KÜLLER, P. et al. (2012); "IT Service Management for Small and Medium-Sized Enterprises: A Domain Specific Approach", Journal of Innovation Management in Small & Medium Enterprises, Vol. 2012, Article ID 476533.

LEHTORANTA, O. et al. (2012); "Internationalisation of knowledge and innovation activities in Finnish innovative SMEs", VTT Technology 64.

LIMING, W. (2011); "The SME Financing Gap: Theory and Practice.  International Conference on E-Business and E-Government", ICEE2011 - Proceedings, art. no. 5882262, pp. 3739-3742.

MADRID-GUIJARRO et al. (2009); "Barriers to Innovation among Spanish Manufacturing SMEs", Journal of Small Business Management 47(4), pp. 465–488.

MARCH-CHORDÀ et al. (2002); "Product development process in Spanish SMEs: an empirical research", Technovation 22, pp 301–312.

MBATHA, B. (2012); "Exploring the potential of electronic commerce tools in South African SME tourism service providers", Information Development, 29(1), pp 10–23.

MLECNIK, E. (2013); "Opportunities for supplier-led systemic innovation in highly energy-efficient housing", Journal of Cleaner Production 56, pp 103-111.

MORLEDGE, R. (2011); "Colleges as agents for construction", Construction Innovation, Vol. 11, No. 4, pp 441-451.

MÜLLER, I. R. F. et al. (2012); "Desaprendizagem Organizacional: um Estudo em Empresas Calçadistas do Vale do Rio Tijucas", XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), RJ, Brasil.

OH, K-Y. et al. (2012); "Perceived barriers towards the use of e-trade processes by Korean SMEs", Business Process Management Journal, Vol. 18, No. 1, pp. 43-57.

OLIVEIRA, A. C. (2007); "Diretrizes de apoio ao esforço de inovação tecnológica no desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas industriais", Tese de Doutorado, Escola Politécnica, USP, Brasil.

OZGENERA, S.; IRAZ, R. (2006); "Customer relationship management in small–medium enterprises: The case of Turkish tourism industry", Tourism Management 27, pp 1356–1363.

PANAGIOTAKOPOULOS, A. (2011); "Barriers to employee training and learning in small and medium-sized enterprises (SMEs)", Development and Learning in Organisations 25 (3), pp 15-18.

PULLEN, A. J. J. et al. (2012); "Open innovation in practice: Goal complementarity and closed NPD networks to explain differences in innovation performance for SMEs in the medical devices sector", Journal of Product Innovation Management 29(6), pp 917-934.

SALUM, F. (2012); "Pesquisa: Inovação nas médias empresas", Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais, CRIMINAS, Fundação Dom Cabral, Brasil.

SEGARRA-BLASCO, A. et al. (2008); "Barriers to innovation and public policy in Catalonia", International Entrepreneurial Management Journal, Vol. 4, pp. 431-51.

SOUZA, A. E. (2011); "Indicadores de mensuração de desempenho e pequenas e médias empresas (PMEs): estudo de caso no setor calçadista de Santa Catarina", Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP, Brasil.

SPITHOVEN, A. et al. (2013); "Open innovation practices in SMEs and large enterprises", Small Business Economics 41, pp 537–562.

STANISŁAWSKI, R.; OLCZAK, A. (2010); "Innovative Activity in the Small Business Sector of the Textile and Clothing Industry", Fibres & Textiles in Eastern Europe, Vol. 18, No. 1 (78), pp. 13-16.

TABAS, J., et al. (2011); "Barriers to development of the innovation potential in the small and medium-sized enterprises", Acta Universitatis Agriculturae et Silviculturae Mendelianae Brunensis 59(7), pp 447-458.

TAYMAZ, E.; ÜÇDOǦRUK, Y. 2009); "Overcoming the double hurdles to investing in technology - R&D activities of small firms in developing countries", Small Business Economics, 33, pp 109–128.

TIDD, J. et al. (2008); "Gestão da Inovação", 3a edição, Porto Alegre, Brasil, Ed. Bookman.

TÖDTLING, F.; KAUFMANN, A. (2002); "SMEs in Regional Innovation Systems and The Role of Innovation Support - The Case of Upper Austria", Journal of Technology Transfer, 27, pp 15–26.

TRANEKJER, T. L.; KNUDSEN, M P. (2012); "The (Unknown) Providers to Other Firms' New Product Development: What's in It for Them?", Journal of Product Innovation Management, 29(6), pp 86–999.

TRIANNI, A. et al. (2013); "Innovation and adoption of energy efficient technologies: An exploratory analysis of Italian primary metal manufacturing SMEs", Energy Policy, 61, pp 430–440.

TROTTER, P. J.; VAUGHAN, J. (2012); "Innovation in UK companies. An Evaluation of the Implementation of Best Practice in Front End Innovation Processes and Methodologies", International Journal of Innovation Science, Vol. 4, No 4, pp 191-203.

TSCHIGGERL, K.; WOLF, P. (2012); "Innovative CP networks: The case of the Ö KOPROFIT® network promoting innovative clean production solutions for 20 years", Clean Technologies and Environmental Policy 14(6), pp 1029-1035.

UNDP (United Nations Development Programme) (2013); "Human Development Report 2013", New York, USA. Disponível em <http://hdr.undp.org/en/2013-report>, Acesso em 09/06/2014.

VAN HEMEL, C.; CRAMER, J. (2002); "Barriers and stimuli for ecodesign in SMEs", Journal of Cleaner Production 10, pp 439–453.

WALKER, H.; PREUSS, L. (2008); "Fostering sustainability through sourcing from small businesses: public sector perspectives", Journal of Cleaner Production, 16, pp 1600–1609.

WYNARCZYK, P. et al. (2013); "Open innovation in small and medium-sized enterprises: An overview", International Small Business Journal, 31 (3), pp 240-255.

XIAO, L. (2007); "Financing High-tech SMEs in China", The Middlesex University Business School, doctoral thesis, China.

YAN, Z.; WEI, Y. (2011); "The Influence of Innovation Culture on the Performance of SME -Take Employees' Achievement Orientation as Intermediary", Proceedings 2011 of 4th International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, ICIII, pp. 128-130.

YUSUF, S. (2008); "Intermediating knowledge exchange between universities and businesses", Research Policy 37, pp 1167–1174.

YOUTIE, J.; SHAPIRA, P. (2008); "Building an innovation hub: A case study of the transformation of university roles in regional technological and economic development", Research Policy 37, pp 1188–1204.

ZHU, Y. et al. (2012); "Institution-based barriers to innovation in SMEs in China", Asia Pacific Journal Management, 29, pp 1131–1142.

ZHU, Q.; GENG, Y. (2013); "Drivers and barriers of extended supply chain practices for energy saving and emission reduction among Chinese manufacturers". Journal of Cleaner Production 40, pp 6-12.


1.Professor do DASS do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Brasil, hamilcar@ifsc.edu.br
2. Professor(a) do PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil: alexandre.l.goncalves@gmail.com

3. Professor(a) do PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil:ggtude@gmail.com

4 Professor(a) do PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil: jartur@gmail.com


Vol. 36 (Nº 21) Año 2015

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]