Espacios. Vol. 36 (Nº 23) Año 2015. Pág. E-3

Importância da Plataforma Dokeos para o Ensino de Histologia

Dokeos Platform importance for the Histology of Education

Fabiana Aparecida VILAÇA 1; Alan de Santana BRITO 2; Juliano SCHIMIGUEL 3; Mauro Lima do VAL 4; Marcio Eugen Klinegesnchmid Lopes dos SANTOS 5

Recibido: 07/08/2015 • Aprobado: 25/09/2015


Contenido

1. Introdução

2. Metodologia

3. Fundamentação teórica

4. Resultados e Discussões

5. Conclusões

6. Referências Bibliográficas


RESUMO:

O tempo pode ser considerado um dos maiores bens da sociedade atual, qualquer possibilidade de flexibilização e melhor utilização é bem vinda. Principalmente nos grandes centros urbanos, o tempo de ir e vir torna um curso presencial muitas vezes inviável para boa parcela dos interessados em prosseguir nos estudos, neste sentido cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) se tornam ótimas opções para a formação educacional e profissional.. Para que o processo de ensino-aprendizagem atinja seus objetivos foi necessário o desenvolvimento de mídias que promovessem a relação de interatividade entre professores e alunos através de ferramentas que permitem discussões sobre temas relacionados aos conteúdos trabalhados, facilitem o compartilhamento de materiais de estudo, tarefas, notas, etc. Tais mídias são denominadas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (A.V.A.). A Plataforma Dokeos é um AVA que permite a comunicação e avaliação das aprendizagens em contexto educacional, de fácil manuseio e muito intuitiva. Pode ser utilizada para acompanhar o ensino presencial, semi-presencial ou o ensino a distância. Para a realização da presente pesquisa, foi utilizada a plataforma Dokeos como facilitador do processo de aprendizagem da Histologia (estudo dos tecidos humanos) que pode apresentar dificuldades devido à falta de material adequado como microscópios e lâminas específicas nas escolas. Um texto contendo conceitos e imagens sobre o Tecido Epitelial e um questionário sobre o tema foram disponibilizados na plataforma Dokeos para alunos do Ensino Médio no intuito de se verificar a eficácia dessa ferramenta virtual para a aprendizagem do ensino de Histologia. O presente trabalho objetivou demonstrar a importância de ambientes virtuais de aprendizagem, através da plataforma Dokeos, como ferramenta para uma aprendizagem mais eficiente, eficaz e significativa em Histologia.
Palavras-chaves: Tecido epitelial, ambientes virtuais de aprendizagem, AVA, Dokeos

ABSTRACT:

The time can be considered one of the greatest of contemporary society, any possibility of flexibility and best use is welcome. Especially in large urban centers, the time of movement becomes a classroom course often impractical for good portion of those interested in pursuing studies in this regard courses in the form of Distance Education (EAD) become great options for educational and professional .. For the process of teaching and learning to achieve its goals was necessary to develop media that promote the relationship of interactivity between teachers and students through tools that enable discussions on topics related to the worked contents, facilitate the sharing study materials , tasks, notes, etc. Such media are called Virtual Learning Environments (VLE). The Dokeos Platform is a VLE that allows communication and assessment of learning in educational settings, easy to use and very intuitive. It can be used to monitor the classroom teaching, semi-face or distance learning. For the realization of this research, we used the Dokeos platform as a facilitator of the learning process of Histology (the study of human tissue) that can present difficulties due to lack of suitable material as specific microscopes and slides in schools. A text containing concepts and images on the Epithelial Tissue and a questionnaire on the subject were made available in Dokeos platform for high school students in order to verify the effectiveness of this virtual tool for learning Histology teaching. This study aimed to demonstrate the importance of virtual learning environments through the Dokeos platform as a tool for more effective learning, effective and meaningful in Histology.
Keywords: Epithelial tissue, virtual learning environments, AVA, Dokeos

1. Introdução

A Disciplina de Histologia é ministrada, geralmente, para os cursos ligados às Ciências Biológicas e da Saúde, como Farmácia. Biologia, Educação Física, Medicina, Fisioterapia, entre outros. No ensino médio está contida dentro do programa da disciplina de Biologia no primeiro ano do curso. A problemática do aprendizado de histologia, que segundo JUNQUEIRA E CARNEIRO, 1999, é o estudo das células e o material extracelular que constituem os tecidos de um organismo, deve-se ao fato, justamente, da mesma estudar os tecidos existentes nos organismos. Um tecido é constituído por um conjunto de células  especializadas em uma determinada função. Uma célula, por sua vez, possui como estruturas morfológicas básicas um núcleo e o seu citoplasma. Então, como diferenciar um tipo histológico de outro? Só mesmo com muitas observações de lâminas histológicas no microscópio óptico. Porém, nem sempre as Instituições de Ensino Superior ou Escolas de Ensino Médio possuem laboratórios com microscópios e laminários disponíveis aos alunos, o que leva a uma aprendizagem precária por parte dos estudantes.

Neste sentido, com o intuito de facilitar a aprendizagem de histologia, podemos fazer uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e da Educação a Distância, visto que, fica fácil montar um  Atlas de Histologia e disponibilizar suas imagens em um AVA. A Educação a distância (EAD) pode ser abordada como uma modalidade educacional que faz uso de processos que vão além da superação da distância física. A educação a distância (EAD) está crescendo e tomando espaço, com o propósito de suprir parte das deficiências existentes hoje na educação. Segundo AZEVEDO (2000), entre as várias soluções imaginadas e propostas, a EAD é frequentemente lembrada para aumentar a capacidade do sistema de educação superior, mantendo a qualidade do ensino e da formação profissional. Existem vários meios que são utilizados na educação à distância: material impresso, rádio, TV, computador e outros.

De acordo com SOUZA (2006), os avanços tecnológicos oferecem aos usuários de mídias em geral, várias ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet. Em alguns sistemas hospedados nesta rede, encontram-se ferramentas reunidas e organizadas em um único espaço virtual, visando oferecer ambiente interativo e adequado à transmissão da informação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento. Conforme KENSKI  (2003, p. 21):

"O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos". 

Pesquisas demonstram que, esse novo contexto educacional em que se configuram os ambientes virtuais de aprendizagem, requer um olhar atento e direcionado às suas exigências e às suas especificidades educacionais (SILVA, 2003). Sala virtual é a conceituação apresentada por SILVA (2003) para designar um ambiente virtual de aprendizagem. ALVES (2009) complementa essa conceituação ao descrever o ambiente virtual de aprendizagem como um espaço online integrador de uma diversidade de dispositivos que possibilitam aos usuários uma maior comunicação com os colegas de turma, com o professor/tutor e com os conteúdos e atividades disponibilizadas.

Os AVA's geralmente são desenvolvidos por instituições acadêmicas ou empresas privadas. Eles fornecem aos participantes ferramentas a serem utilizadas durante um curso, para facilitar o compartilhamento de materiais de estudo, manter discussões, coletar e revisar tarefas, registrar notas, promover a interação entre outras funcionalidades. Eles contribuem para o melhor aproveitamento da educação e aprendizagem na EAD, pois oferece diversos recursos para a realização das aulas e interações entre professores e alunos.

Um exemplo de Ambiente Virtual de Aprendizagem é a Plataforma Dokeos. Na Universidade de Louvain, o professor de filosofia Thomas De Praetere, percebe que os alunos são carentes de entusiasmo e decide migrar parte do seu curso para internet. A demanda começa a subir e em 2004 o Dokeos é criado e o software torna-se imensamente popular.

O presente trabalho objetivou demonstrar a importância de ambientes virtuais de aprendizagem, através da plataforma Dokeos, como ferramenta para uma aprendizagem mais eficiente, eficaz e significativa em Histologia.

2. Metodologia:

Para realização da presente pesquisa fizemos o cadastro de 15 alunos do ensino médio de uma escola da cidade de Guarulhos em São Paulo na Plataforma Dokeos, onde cadastramos informações do tipo nome, sobrenome e email, logo em seguida foi encaminhado via Dokeos um email para que o aluno soubesse da sua inscrição ao curso, posteriormente vinculamos estes alunos ao curso que criamos na plataforma com o nome de biologia, dentro do curso foi anexado um material em formato "doc" . Os alunos utilizaram deste documento para esclarecimentos na aula sobre "Tecido Epitelial". Tal aula continha conceitos e imagens de cortes histológicos para uma melhor visualização e contextualização dos alunos a respeito do conteúdo estudado e utilizamos a aplicação de um teste, através de um questionário sobre "tecido epitelial", na modalidade "verdadeiro ou falso". O questionário aplicado continha as seguintes perguntas:

"Sobre o Tecido Epitelial, assinale "V" para as questões verdadeiras e "F" para as questões falsas."

(F) A Função do Tecido Epitelial é a irrigação sanguínea do corpo humano.

(V)  Suas células são justapostas e possuem pouco material intercelular. 

(V) O tecido epitelial constitui a epiderme.

(V) As glândulas são estruturas compostas por tecido epitelial.

(V) As células do tecido epitelial podem ser cúbicas, pavimentosas e prismáticas.

(F) O tecido epitelial auxilia no processo de perda de água pelo organismo.

(F) O tecido epitelial pseudoestratificado apresenta mais de uma camada, entretanto, todas as células estão ancoradas na membrana basal.

Com isso, buscamos avaliar e quantificar quanto um ambiente virtual de aprendizagem pode ser importante na potencialização do ensino de assuntos complexos, como histologia.

3. Fundamentação teórica

3.1. Ambientes virtuais de aprendizagem

Os AVA's consistem em uma opção de mídia que estão sendo utilizados para mediar o processo ensino – aprendizagem à distância. No entanto, são softwares educacionais que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet, elaborados para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração dos cursos, onde, é permitido acompanhamento constante sobre o progresso do aluno. Estes softwares oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo, espaço, e ritmo de cada participante.

Um  AVA deve possuir como principais características (PINTO et al., 2002):

A importância da educação a distância está em conexão com o uso de algum recurso tecnológico e didático para interceder à comunicação entre professores e alunos, em espaço e tempos distintos. Diante desta perspectiva, esse segmento educacional é responsável em quebrar com os paradigmas educacionais tradicionais no alcance em que se torna possível, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), promover a afinidade de ensino e aprendizagem.

Frente ao progresso tecnológico, caracterizado especificamente pela evolução da tecnologia da informação, carrega consigo não apenas instrumentos cuja empregabilidade é intrínseca ao acesso das pessoas a novos meios de informação, mas torna possível o emprego das tecnologias e o aprimoramento no dia a dia por meio daqueles que utilizam. Segundo CASTELLS (1999, p. 50):

O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para a geração de conhecimentos e de dispositivos de processamento/comunicação da informação, em um ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação e seu uso.

No entanto, não satisfaz ter acesso ás ferramentas nativas da revolução tecnológica, se faz necessário empregá-las, manuseá-las e utilizá-las de modo adequado. Elas não são meros elementos a serem aplicados, mas ferramentas a serem desenvolvidas e que se transformam a cada dia, devido à velocidade da introdução de novas tecnologias.

3.2. Características da Plataforma Dokeos.

A rotina diária de trabalho impede muitas vezes que os cidadãos frequentem uma educação presencial formal uma vez que a falta de disponibilidade de tempo e de acesso aos meios necessários, impede os mesmos de estarem presentes num contexto de aprendizagem de caráter mais formal, como por exemplo, uma sala de aula.

Diante desta problemática e graças aos avanços tecnológicos, em 1999, na Universidade de Louvain, Bélgica, um professor de filosofia chamado Thomas De Praetere, que estava sofrendo com o desinteresse de seus alunos por sua disciplina, decidiu transformar seu curso, que era inteiramente teórico e presencial, para algo mais dinâmicas, utilizando a internet. Com o aumento do interesse dos estudantes por seu novo método de aulas, esse professor desenvolveu um software open source e-learning, que complementava a dimensão de auto-aprendizagem com troca de correspondência entre seus aprendentes. Devido ao sucesso deste sistema de aprendizagem, a demanda começa a subir e em 2004 a Plataforma Dokeos é criada e o software torna-se imensamente popular.

O Dokeos é uma plataforma de Ensino a Distância, fácil de manejar, intuitiva, que pode deixar a educação mais acessível e motivadora ao contrário da formação baseada em monólogos e palestras. O uso desse ambiente virtual de aprendizagem não requer conhecimentos específicos para navegar e trabalhar na plataforma, nem aprender a utilizar completamente as ferramentas para a produção de materiais, uma vez que a interface da mesma é extremamente simples.

A plataforma Dokeos é utilizada atualmente por várias Instituições de Ensino como ferramenta de Educação a Distância ou como complemento às disciplinas dos cursos presenciais. A plataforma Dokeos é um sistema de Learning Management Systems que permite a gestão, administração, comunicação e avaliação das aprendizagens em contexto educacional em regime de open source. Pode ser utilizada para acompanhar o ensino presencial, semi-presencial ou o ensino a distância. A ferramenta possui diversos recursos que facilitam o dia-a-dia da instituição, dos professores e alunos que podem estudar em um ambiente online intuitivo e prático. O Dokeos também é altamente indicado para cursos de informática, escolas, faculdades, empresas que pretendem ministrar cursos a seus funcionários e até mesmo para profissionais de desenvolvimento que pretendem se especializar em ferramentas para EAD.

A Disponibilização de conteúdos, exercícios e avaliações pelo Dokeos é feita de maneira on-line, em diversos formatos e a existência de ferramentas de comunicação: possibilita a comunicação assíncrona, através de fóruns de discussão e comunicação síncrona, mediante o uso do chat, gerindo o conhecimento desenvolvido através da Internet e personalizando as estratégias de formação para cada participante da comunidade virtual. Estas ferramentas são utilizadas para complementar a formação e estimular a comunicação à distância, consolidando o conceito de comunidade e favorecendo a colaboração entre os participantes, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Os principais benefícios do Dokeos são:

➔ É uma plataforma simples e intuitiva;

➔ Possui várias possibilidades pedagógicas;

➔ Está imediatamente disponível via web;

➔ Otimiza o tempo de aprendizagem;

➔ Incentiva a participação;

➔ Aumenta a qualidade da formação.

DEMBO (1994) explicita que, as estratégias metacognitivas convocam o estudante ao autoconhecimento, ao domínio de conteúdos e ainda à compreensão de estratégias adequadas que o capacitem ao planejamento, ao monitoramento e à regulação das ações mentais que serão necessárias ao entendimento e solução de tarefas acadêmicas propostas durante o processo de ensino. Os alunos na educação a distância precisam ter hábitos diferente dos alunos presenciais, eles devem possuir a cultura de participação, trabalho em grupo, em colaboração e interagir com os outros participantes, o que é um ponto forte do Dokeos, que estimula, através de suas ferramentas, a interação entre os estudantes.

4. Resultados e Discussões:

Após a aula sobre Tecido Epitelial oferecida pela plataforma Dokeos, os alunos cadastrados previamente no curso responderam a um questionário de Verdadeiro ou Falso, gerando os seguintes resultados:

Questões

Falso (%)

Verdadeiro (%)

A função do tecido epitelial é a irrigação sanguínea do corpo humano!
Resposta correta: Falso

100

0

Suas células são justapostas e possuem pouco material intercelular! Resposta correta: Verdadeiro

26,6

73,3

O tecido epitelial constitui a epiderme! Resposta correta: Verdadeiro

13,3

86,6

As glândulas são estruturas compostas por tecido epitelial! Resposta correta: Verdadeiro

33,3

66,6

As células do tecido epitelial podem ser cúbicas, pavimentosas e prismáticas! Resposta correta: Verdadeiro

6,6

93,3

O tecido epitelial auxilia no processo de perda de água pelo organismo! Resposta correta: Falso

53,3

46,6

O tecido epitelial pseudoestratificado apresenta mais de uma camada, entretanto todas as células estão ancoradas na membrana basal! Resposta correta: Falso

40

60

 A primeira questão intitulada: "A função do tecido epitelial é a irrigação sanguínea do corpo humano" teve 100% de acerto, o que demonstrou a eficácia da aula ministrada via plataforma Dokeos em levar aos alunos não só a aprendizagem referente a morfologia dos tecidos humanos via as imagens disponibilizadas, como também, comprovou a existência da aprendizagem de termos teóricos como, por exemplo, a função fundamental do tecido epitelial, que é a de revestimento e não irrigação e nutrição do corpo humano.

Como resultado positivo, podemos citar também a adesão de 100 % dos alunos em responderem as questões. Além disso, os estudantes fizeram o acesso a plataforma praticamente imediatamente após terem sido cadastrados na mesma, demonstrando o interesse que ambientes virtuais de ensino despertam nos aprendizes dos dias atuais, sempre tão atentos e ligados às questões de tecnologia. Não podemos deixar de citar também, a facilidade com que os estudantes acessaram e manipularam a plataforma Dokeos, o que acabou comprovando o carácter intuitivo da mesma.

A última questão do teste: "O tecido epitelial pseudoestratificado apresenta mais de uma camada, entretanto todas as células estão ancoradas na membrana basal", foi a única em que a maioria dos alunos não tiveram êxito, sendo que 60% deles responderam a alternativa incorreta. Acreditamos que tal resultado seja devido à falta de atenção dos estudantes ao lerem a questão, pois, na realidade, o tecido epitelial pseudoestratificado possui apenas uma camada de células, cujos núcleos estão dispostos de maneira heterogenia, imitando uma estratificação celular, (por isso o nome pseudoestratificado), porém, todas as células estão ancoradas na membrana basal.

5. Conclusões

No geral os alunos aceitaram bem a proposta da aprendizagem em um ambiente virtual, acessando rapidamente a plataforma Dokeos e realizando a atividade proposta.

O texto explicativo foi uma boa base para os alunos, tanto que a maioria das respostas foram corretas, apenas duas questões apresentaram um grau de dificuldade maior devido a interpretação dos alunos, sendo elas: "O tecido epitelial auxilia no processo de perda de água pelo organismo" e "O tecido epitelial pseudoestratificado apresenta mais de uma camada, entretanto todas as células estão ancoradas na membrana basal". Diante deste problema podemos utilizar outras ferramentas da plataforma Dokeos tais como: fóruns, chat e vídeo aulas.

Assim, acreditamos que nosso objetivo de utilizar a plataforma Dokeos como uma ferramenta para uma aprendizagem mais eficaz do ensino de Histologia foi alcançado com sucesso.

6. Referências Bibliográficas:

ALVES, L.R.G. (2009); Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.) Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso.

BARBOSA, Rommel Melgaço (Org). (2005);  Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora.

CASTELLS, Manuel. (1999); A sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Trad. Roneide Venâncio Majer. Vol 1. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra.

DEMBO, M. H. (1994); Applying educational psychology. 5. ed. New York: Longman Publishing Group.

GONZALES, Mathias. (2005);  Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp.  

KENSKI, Vani Moreira. (2003); Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância: Práticas Pedagógicas. São Paulo: Papirus.

JUNQUEIRA e CARNEIRO. (1999); Histologia Básica. 9 e.d. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

MENDONÇA, Alzino Furtado de et al. (2003);   Metodologia científica: guia para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Goiânia: FACULDADES Alves Faria.

MORAES, Maria Cândida (Org).(2002); Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp / Nied.

SILVA, Marco (Org). (2003);  Educação online. São Paulo: Edições Loyola.

SILVA, M. (2003); Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola.

SOUZA, Maria Carolina Santos de. (2004);  Produção do conhecimento em ead: um elo entre professor – curso – aluno. In Proceedings CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação V, Salvador, Bahia.  


1. Professor Doutor Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), E. E. José Leite de Moraes, E. E. Dunga Rodrigues. E-mail: jcoelhomt@hotmail.com
2. Mestranda em Economia – Agronegócios e Desenvolvimento Regional – UFMT.  E-mail: rubiaaraujocoelho@gmail.com


 

Vol. 36 (Nº 23) Año 2015
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]