Espacios. Vol. 37 (Nº 05) Año 2016. Pág. 16

Princípios enxutos e certificação ISO 9001: uma discussão sobre as duas abordagens para avaliação dos ganhos auferidos na prestação de serviços contábeis

Lean principles and ISO 9001 certification: a discussion of the two approaches to evaluation of gains on the provision of financial services

Venara Maria Fredrich RODRIGUES 1; Francisco Olizéte VARGAS 2; Antonio José dos SANTOS 3

Recibido: 06/10/15 • Aprobado: 13/11/2015


Contenido

1. Introdução

2. Fundamentação teórica

3. Filosofia lean x sistema ISO 9001 em escritório contábil: uma discussão sobre a viabilidade de adoção simultânea

4. Procedimento metodológico

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

As empresas prestadoras de serviços e manufatureiras têm adotado técnicas que objetivam minimizar perdas materiais, financeiras ou do próprio tempo, oriundas de processos desnecessários. É necessário que todo e qualquer desperdício seja minimizado ou quando possível eliminado. No Brasil, a partir dos anos 90, o conceito de manufatura enxuta e as certificações de sistemas de gestão da qualidade de acordo com o padrão ISO9001, começaram a ser empregados de forma mais evidente na melhoria dos processos de organizações industriais. O intuito dessas empresas é permanecer no mercado apresentando um diferencial perante o cliente, satisfazendo-o em relação a qualidade do produto e/ ou serviço prestado. Na área contábil pouco é debatido sobre estes assuntos simultaneamente, sejam em congressos, seminários, encontros ou treinamentos, pois o foco são as alterações geralmente aceitas nas demonstrações financeiras: os pronunciamentos contábeis, as alterações da legislação (sejam elas fiscais ou outros ajustes) e as normas internacionais da contabilidade. A atividade contábil, segundo Carneiro (2013), é a quarta profissão mais demandada no mundo e nos Estados Unidos é a segunda, ficando atrás da engenharia de tecnologia da informação. No Brasil, está entre as 10 primeiras mantendo-se numa fase crescente. O objetivo deste artigo é demonstrar que a utilização dos princípios enxutos (lean) e a padronização, decorrente da busca por uma certificação ISO 9001, dentro da contabilidade, podem proporcionar melhorias tanto para o processo contábil quanto para o cliente que fará uso das informações originadas após os lançamentos. Este artigo faz uma análise crítica do potencial de implantação destes princípios e norma dentro de um escritório contábil, mostrando a convergência existente na adoção de algumas das práticas pertinentes.
Palavras-chave: Contabilidade enxuta, Princípios enxutos, ISO 9001

ABSTRACT:

Companies providing services and manufacturing have adopted techniques that aim to minimize material losses, financial or time itself, arising from unnecessary processes. It is necessary that any waste is minimized or eliminated where possible. In Brazil, since the 90s, the concept of lean manufacturing and quality management system certification according to the ISO9001 standard, began to be used more clearly on improving processes of industrial organizations. The purpose of these companies is to stay in the market presenting a differential to the customer, satisfying the relative quality of the product and/ or service. In some accounting area is debated on these issues simultaneously, either at conferences, seminars, meetings or trainings, because the focus is on changes generally accepted in the financial statements: accounting pronouncements, changes in legislation (whether tax or other adjustments) and international accounting standards. The accounting activity, according to Carneiro (2013), is the fourth most demanded profession in the world and the United States is second, behind the engineering of information technology. In Brazil, is among the top 10 remaining in a growing phase. The purpose of this article is to demonstrate that the use of lean principles (lean) and standardization, resulting from the quest for ISO 9001 certification in accounting, can provide improvements to both the accounting process as for the customer who will use the information originated after the release. This article is a deployment potential of critical analysis of these principles and standards within an accounting office, showing the existing convergence on adopting some of the appropriate practices.
Keywords: Lean accounting, Lean thinking, ISO 9001

1. Introdução

De acordo com Alves (2015) os dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo SEBRAE e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) o Brasil é o primeiro em ranking de empreendedorismo. Em dez anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%, em 2004, para 34,5% em 2014. Metade desses empreendedores abriu seus negócios há menos de três anos e meio. Estes são relatos de sucesso, pois paralelamente 48% das empresas abertas fecham seus negócios após três anos.

Os motivos de fechamento são vários, mas o enfoque deste artigo será sobre as empresas que se mantém atuantes no mercado brasileiro e que conseguem se expandir. Um dos motivos da ocorrência do sucesso destes negócios é o fato de implementarem conceitos básicos de organização, disciplina, e alguns princípios e técnicas consagrados, como o lean manufacturing e a certificação de sistemas de gestão da qualidade de acordo com as normas ISO 9001. Processos administrativos existem dentro ou fora das atividades contábeis. Além de ser necessária para a prestação de contas com o fisco, à atividade contábil é que informará, às partes interessadas, quanto foi o lucro ou prejuízo no período avaliado.

Desde os anos 90 as ferramentas de lean manufacturing começaram a ser fortemente divulgadas no Brasil através dos casos de sucesso de grandes empresas, como a montadora de veículos Toyota no Japão e por exemplos de sua prática em outras montadoras no mundo. Entretanto algumas empresas que adotavam as ferramentas do lean manufacturing não conseguiam indicar contabilmente o sucesso visualizado na produção. Iniciou-se então o desenvolvimento do lean accounting sendo este um processo contábil que também faz uso de técnicas lean ajustadas à atividade, para apresentar os verdadeiros resultados atingidos no período avaliado. Paralelamente e, em alguns casos, separadamente, empresas efetuavam certificação de acordo com as normas ISO 9000. Através das atividades lean busca-se, de forma geral, redução de custos, redução de desperdícios, e através da certificação ISO 9001, a padronização das atividades principalmente com a meta maior de manter a qualidade estabelecida e atingida. Em alguns casos se faz uso da certificação ISO 9001 como uma ferramenta de marketing, para promover a imagem da empresa.

O presente artigo tem o objetivo de demonstrar que a utilização dos princípios enxutos juntamente com as atividades de voltadas à certificação ISO 9001, dentro da contabilidade, podem proporcionar melhorias tanto para o processo contábil quanto para o cliente que fará uso das informações originadas após os lançamentos. Este artigo objetiva também despertar a atenção dos profissionais contadores em geral, mostrando-lhes que o conhecimento mútuo do lean account associado à aplicação de atividades padronizadas na contabilidade pode proporcionar além de otimização de suas atividades, ganhos financeiros para fornecedores e clientes desse processo.

2. Fundamentação teórica

A busca por redução de valores no produto ou serviço de uma empresa e a melhoria da qualidade fornecida por estas é uma constante para poder se manter no mercado, e para tal existem vários métodos e técnicas que podem ser aplicadas ou utilizadas com este objetivo. Neste artigo não serão citadas as outras técnicas e métodos existentes pois, esta explanação poderia ser vasta e desnecessária. Entre as várias existentes serão destacadas a filosofia lean e a certificação da qualidade através das normativas ISO.

2.1 Produção Enxuta

A filosofia lean ou lean thinking é uma forma de especificar valor, alinhar em uma sequência mais adequada as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém as solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz (WOMACK, JONES e ROSS, 2004). A produção enxuta é um conjunto de melhores práticas que cruzam as fronteiras departamentais com o objetivo de eliminar o desperdício e criar valor (ROTHER e SHOOK, 1999).

O termo enxuto (lean), apareceu no final da década de 80 para nomear o Sistema Toyota de Produção (STP) como uma estratégia de negócios que aumenta a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. O STP é uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender às necessidades do cliente no menor prazo possível, maximizando a qualidade e minimizando o custo, paralelamente aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só a manufatura, mas todas as partes da organização (GHINATO, 2000).

Autores como Shingo (1996), Ohno (1997) e Ghinato (1996) afirmam que os princípios enxutos têm como base o STP, sendo o seu principal mentor Taiichi Ohno. Segundo Guinato (2000), a produção enxuta repousa sobre dois pilares igualmente importantes, que são o Just in Time (JIT) e o Jidoka.

Segundo Queiroz (2006) o Just in Time tem como principais características a sincronização do ritmo da produção com o das vendas, estabelecer um fluxo contínuo de produtos pelas atividades que criam valor e produção puxada nos casos em que houver produção em lotes.

Referente ao segundo pilar da produção enxuta, o Jidoka, Queiroz (2006) definiu as seguintes características, entre o homem e a máquina com o objetivo transferir a detecção dos problemas para a máquina e manter a solução para o homem. Este deve desenvolver a multifuncionalidade, ou seja, o operador deverá desenvolver várias operações simultaneamente possibilitando a ele autonomia. O operador multifuncional deve auxiliar na identificação e eliminação do trabalho desnecessário ou que não agrega valor nas empresas enxutas.

2.2 Certificação ISO 9001

A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma organização não governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que visa estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo. A ISO 9001:2008 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações (ABNT NBR ISO 9001:2008). Faz parte de uma série de normas, geralmente chamada no coletivo de "Série ISO 9000″.

O objetivo da implantação ISO 9001:2008 é fornecer um conjunto de requisitos que, se bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

2.3 Processos contábeis

Dentro de escritório contábil de acordo com Szuster et al (2008) ocorrem procedimentos nos quais se identifica, classifica, mensura, registra, acumula, sumariza e evidencia a informação a ser utilizada para elaboração das demonstrações contábeis.

De acordo com Padoveze (2010) o objetivo da contabilidade é o controle de um patrimônio, feito através de coleta, armazenamento e processamento das informações provenientes dos fatos que alteram esse patrimônio. Por patrimônio entende-se um conjunto de riquezas de propriedade de alguém ou de uma empresa. "Portanto, pode-se definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade" (PADOVEZE, 2010, p. 3).

Ainda Szuster et al (2008) afirmam a existência do ciclo contábil, em que cinco fases se apresentam: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação. Na fase de captação, colhem-se os dados de atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, como coloca Szuster et al (2008, p.33): "a captação envolve a análise de documentos (leis, contratos, notas fiscais, recibos, laudos, processos judiciais etc.), bem como de eventos macroeconômicos que afetam a entidade". Na etapa de reconhecimento, são feitos questionamentos em relação aos dados dos atos e fatos; por exemplo: o primeiro questionamento a ser realizado, consiste em saber se o dado captado deve ser reconhecido. O processo de acumulação prevê que, após o reconhecimento dos dados, estes devam ser organizados em banco de dados. Nesse caso, para facilitar o acesso rápido às informações as empresas têm adotado sistemas informatizados de contabilidade. Por sumarização compreende-se o ato de transformar todos os dados em informações contábeis úteis aos seus usuários, como a criação de demonstrações e relatórios contábeis. Finalmente, a fase de evidenciação consiste na divulgação das informações contábeis aos seus usuários, seja por meio de jornais de grande circulação, pelo site da entidade que aplicar a cinco fazes do ciclo contábil citado acima ou qualquer outro meio.

Todas as empresas que devem prestar contas com o fisco são obrigadas, a cada exercício social, elaborar demonstrações e relatórios contábeis atualizados, e a cada período social, os usuários das informações contábeis saberão a situação do patrimônio da empresa. As seguintes demonstrações são obrigatórias conforme a lei 6.404/76 das S.A (sociedades anônimas) e alterações através da lei 11.638/07:

• Balanço Patrimonial – evidencia em determinado momento a situação patrimonial da empresa, como destacam Szuster et al (2008, p. 49), "uma fotografia dos bens, direitos e obrigações de uma entidade em determinada data".

• Demonstração do Resultado do Exercício – consiste na apuração dos lucros ou prejuízos da empresa em determinado período, ou melhor, na apuração das receitas auferidas deduzindo as despesas incorridas.

• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – demonstra as alterações ocorridas no patrimônio líquido, geralmente são os aumentos do capital social, a apuração e a destinação dos lucros. A rigor, a lei exige apenas das empresas a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, que é uma parte da DMPL, mas em virtude desta trazer mais informações preferem elaborá-la.

• Demonstração dos Fluxos de Caixa - evidencia as mutações ocorridas no caixa ou equivalentes.

• Demonstração do Valor Adicionado – evidencia a riqueza gerada pela empresa e como ela é distribuída entre os empregados, governo, financiadores e os sócios.

Segundo Iudícibus (2010, p.7) "O sistema contábil deveria ser capaz de produzir, em intervalos regulares de tempo, um conjunto básico e padronizado de informações que deveria ser útil para um bom número de usuários, sem esgotar as necessidades destes, mas resolvendo-lhes as mais prementes".

Ainda Iudícibus (2010) afirma que cada tipo de usuário deseja prioritariamente um tipo de informação, e para atender a todos os usuários de forma flexível, é construído um "arquivo básico de informação contábil" conforme estas necessidades.

2.3 Contabilidade Enxuta e Certificação ISO 9001

A contabilidade enxuta desde os anos 90 se faz conhecida como contabilidade gerencial, pois adotou uma abordagem compatível com a filosofia lean e o conceito de eficiência dos ciclos de produção e entrega, onde surgiu o conceito de atividades que adicionam ou não valor ao produto ou serviço ao cliente. Atkinson et al. (1997) conceituaram a contabilidade gerencial como "informação que cria valor" e descrevem que os sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor consideravelmente pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações.

Conforme Nakagawa (1991) uma atividade que não adiciona valor ao produto é aquela que pode ser eliminada, sem que os atributos do produto (desempenho, função, qualidade, valor reconhecido) sejam afetados. Todas as atividades internas da empresa conforme Horngren et al. (1998), podem ser classificadas e mensuradas entre as atividades que adicionam valor ao produto ou serviço e as que não adicionam valor. A definição de uma atividade que não adiciona valor é um ponto chave na redução de custos. Todas as atividades que adicionam valor são aquelas que os clientes percebem como incrementadoras da utilidade, seja dos produtos ou dos serviços que eles adquirem.

Horngren et al. (1994) também deixam claro que o escopo da contabilidade gerencial é a criação do valor. Van Horne (1998) diz que o objetivo de uma companhia dever ser a criação de valor para seus acionistas.

De acordo com Maskell e Baggaly (2003), quando uma empresa substitui a produção em massa pela enxuta, é necessária a utilização de uma nova contabilidade, denominada contabilidade enxuta, tendo em vista que os sistemas tradicionais de contabilidade de custos são inadequados frente aos princípios da produção enxuta. Estas novas condições exigem novos tipos de informações financeiras e de desempenho que reportem os princípios lean tais como estabilidade, motivação, melhoramento contínuo e que facilitem a identificação rápida de problemas, desperdícios e mudanças nos valores percebidos pelos clientes (SANTOS, 2010).

A contabilidade enxuta ou lean é definida como "um novo método de gerenciamento de um negócio que é construído em princípios lean e métodos lean" (MASKELL e BAGGALEY, 2004).

Conforme Fantti (2010), as ferramentas da contabilidade enxuta têm por objetivo proporcionar o entendimento e análise de como as mudanças que estão ocorrendo no fluxo de valor afetam o desempenho operacional e financeiro e também de como as mudanças na capacidade produtiva podem afetar a cadeia de valor.

Segundo Paiva (2007), os princípios da contabilidade enxuta são medir o desempenho baseada em conceitos lean; eliminar transações contábeis desnecessárias; reduzir a prioridade dos cortes de custo de curto prazo; aplicar conceitos de qualidade lean na contabilidade; substituir o custeio tradicional pelo custeio do fluxo de valor.

Conforme Carvalho (2013) um SGQ, padrão ISO 9001, implantado dentro da contabilidade pode permitir a  unificação de linguagens e procedimentos de seus setores, gerando maior qualidade, eficiência e eficácia nos trabalhos realizados em prol da classe contábil. Essa prática também pode:

  1. assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade.
  2. aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade.
  3. promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da profissão contábil.

3. Filosofia lean x sistema ISO 9001 em escritório contábil: uma discussão sobre a viabilidade de adoção simultânea

A contabilidade enxuta tem por foco a eliminação de desperdícios, perdas e retrabalho, nas demonstrações financeiras, nos processos de compilação dos dados, bem como, nas rotinas de trabalho no escritório contábil.

Em relação à adoção de um SGQ (Sistema de Gerenciamento da Qualidade) baseado nos requisitos da ISO 9001 observa-se que os objetivos são semelhantes, quando comparados aos objetivos do pensamento lean aplicado à contabilidade. Se utilizadas de forma simultânea, ambas as práticas visam otimizar os processos garantindo maior qualidade e atendimento aos clientes. Assim os resultados se multiplicam na busca por objetivos em comum. O quadro 1 apresenta similaridades existentes entre as duas abordagens.

Quadro 1 - Objetivos da Contabilidade Enxuta x ISO 9001

Contabilidade Enxuta

ISO 9001

Atender em tempo hábil os clientes

Garantir a satisfação dos clientes

Diminuir tempo dos processos

Padronizar os processos

Melhorar continuamente a gestão dos processos reduzindo tempo e custos

Melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade

Eliminar desperdícios

Medir, analisar e melhorar

Abordagem estruturada no JIT e JIDOKA

Norma estruturada no ciclo PDCA de melhoria contínua.

Filosofia estratégica de uma organização

Componente estratégico de uma organização

Fonte: Os autores (2015)

O pensamento enxuto dentro das empresas tem provocado muitas mudanças, que precisam ser acompanhadas pelos sistemas de Contabilidade Gerencial e as empresas preocupadas com os processos de qualidade e padronização necessitam da contabilidade enxuta. A utilização de um conjunto de ferramentas de contabilidade gerencial adaptado e estruturado com modelos de decisão específicos auxilia no processo decisório de empresas que estão adotando ou adotaram os princípios e valores da produção enxuta.

O uso da contabilidade enxuta e da certificação na norma ISO 9001 dentro de um escritório contábil irá facilitar o processo, tanto da organização do escritório, como a classificação dos documentos, diminuição dos retrabalhos dos processos de lançamentos contábeis como também maior agilidade no atendimento as necessidades do cliente. Essas necessidades tanto poderão ser simplesmente as demonstrações contábeis exigidas pela legislação em vigor como também um processo de consultoria auxiliando na gestão da empresa cliente.

A contabilidade enxuta é uma alternativa à contabilidade tradicional, nos casos da produção enxuta, onde através de uma modificação nos métodos e processos de apuração de custos para um custeio por fluxo de valor verificam-se os verdadeiros resultados da empresa enxuta. Toda a informação inadequada na avaliação dos resultados compromete o processo de tomada de decisão, a continuidade da empresa e da implementação da filosofia lean.

A produção enxuta é um conjunto de melhores práticas que cruzam as fronteiras departamentais com o objetivo de eliminar o desperdício e criar valor. Trazendo para dentro do escritório contábil, o simples organizar dos documentos da melhor forma de maneira mais disponível para a sua utilização é utilizar o pensamento enxuto.

Quando se alinha uma sequencia na realização das atividades no escritório, ocorrerá uma agregação de valor no processo diminuindo custos como impressão de documentos, duplicidade de comunicação ou comunicação desnecessária e o próprio desperdício de tempo; seguindo os princípios do processo lean que é identificar o valor, identificar o fluxo de valor, criando fluxos contínuos, operar com base na produção puxada, buscando a constante perfeição do processo.

Analisando do ponto de vista da NBR ISO 9001 que estará na eficácia do sistema de gestão da qualidade em atender aos requisitos dos clientes, o escritório aplicando a metodologia "Plan-Do-Check-At" (PDCA) para todos seus processos irá direcionar para esta constante perfeição. O PDCA significa, Plan (planejar), estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos do cliente e políticas da organização; Do (fazer), implementar os processos; Check (checar), monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas aos objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados; Action (agir), executar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo.

4. Procedimento metodológico

A pesquisa apresentada neste artigo se classifica como aplicada porque objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problema específico decorrente da implantação lean e  benefícios da certificação ISO 9001. Em relação aos objetivos se classifica como pesquisa exploratória e descritiva porque envolveu levantamento bibliográfico, estudo de artigos de autores que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e o registro e descrição de fatos observados.

Quanto aos procedimentos, esta pesquisa pode ser classificada também como um estudo de caso, pois consistiu da coleta e análise de informações sobre organizações a fim de estudar aspectos variados de acordo com o tema da pesquisa.

Como resultado apenas da aplicação do lean apresentaremos os números de uma empresa que não será identificada onde o presidente mostrou os ganhos na jornada lean após três anos. Segundo Cardoso (2012) "...Nosso volume total de vendas cresceu 93% e nosso EBITDA 173%, enquanto nós financiamos nosso crescimento sem reduzir nosso nível de fluxo de caixa. O estoque foi reduzido de 600 para 80 dias e o volume por metro quadrado aumentou de 1.900 para 4.000,com um incremento de apenas 20% da mão de obra".

Segundo Souza (2013) alguns profissionais erroneamente confundem ISO 9001 com burocracia e se esquecem das consequências positivas para a saúde operacional da empresa.

O estudo realizado pela USP foi apresentado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e coletou informações financeiras de 107 empresas durante oito anos, comparando os resultados antes e depois da certificação.

A pergunta principal que guiou o desenvolvimento do estudo foi:

"Quais são de fato os ganhos financeiros proporcionados com a certificação ISO 9001?"

O gráfico 1 apresenta a segmentação das 107 empresas analisadas quanto ao tipo de atividade.

Gráfico1 - Segmento Analisado

Fonte: Souza (2013) adaptado pelos autores

Independente da segmentação (Gráfico 1), ocorreram ganhos após a certificação ISO, e estes ganhos estão demonstrados no quadro 2. Em todos os segmentos o processo contábil encontra-se presente.

Quadro2 – Antes e depois da Certificação

Certificação ISO

RESULTADOS

Antes da Certificação ISO

Após a certificação ISO

Aumento de Vendas ano anterior

4,40%

17,40%

Geração de emprego

não informado

aumentou 7,8%

Produtividade

não informado

aumento 52%

Lucratividade

não informado

aumentou 37%

Fonte: Souza (2013) adaptado pelos autores

Percebe-se através do quadro 2 que individualmente os resultados de cada item são positivos, por exemplo, o aumento nas vendas de 4,40% para 17,40% nas segmentações citadas. E lembrando Cardoso (2012) que o volume total de vendas da empresa que aplicou Lean, cresceu 93%. Conforme exposto acima, mantém-se a crença que a associação das atividades Lean e certificação ISO sendo utilizado de forma mútua ocorrerá maximização dos ganhos devido aos seus objetivos comuns conforme especificado no quadro 1 demonstrado anteriormente.

5. Considerações finais

Este artigo procurou demonstrar que a utilização da metodologia lean e a padronização, realizada para obter a certificação ISO 9001, sendo trabalhada de forma objetiva e associada dentro da contabilidade, proporcionam melhorias. Não se buscou reforçar ou passar conhecimentos sobre manufatura enxuta e nem sobre certificação ISO, mas sim sobre a multiplicação do ganho da aplicação mútua.

As atividades dentro do lean possibilitam identificar operações que agregam ou não valor ao serviço prestado e desenvolvido no escritório de contabilidade, segregando as funções da produção por atividades ou áreas específicas como, Fiscal, Recursos Humanos, Contábil e financeira. Definidos este fluxo de acordo com um sistema de processos enxuto (lean), seguindo um único fluxo de compilação e geração de informações, armazenamento de documentos gerando assim uma sinergia do pensamento enxuto envolvendo um conjunto de práticas de gestão integrada, para então posteriormente compilar no sistema maior.

A utilização da filosofia lean ou filosofia enxuta, juntamente com a utilização da normativa NBR ISO 9001 destacados na fundamentação teórica, apresentaram fortes evidencias que juntamente utilizadas trará redução dos desperdícios. Estes desperdícios poderão ser desde tempos de operações devido a melhorias de layouts, acessos, armazenamentos de documentos e agilidade no atendimento ao cliente, fazendo com que a empresa trabalhe muito mais com suas estratégias de modo sinergético. Com a implantação da filosofia lean e a utilização do sistema de padronização que visa à qualidade terá como consequências a minimização de desperdícios seja de tempo, documentos, processos. Conforme os movimentos forem transformados em trabalho padronizados, e a ocorrência de um constante monitoramento destes processos tendo em vista sempre sua revisão acarretará uma melhoria contínua.

Todas as empresas que visam se manter no mercado, tornarem-se eficientes e eficazes necessitam trabalhar de maneira clara e enxuta com sinergia nos processos, evitando erros, desperdícios e custos desnecessários.

O artigo mostrou para aqueles que realizam a atividade contábil que existem dois veios de atividades que se conhecidos e explorados de forma conjunta, proporcionam melhores resultados. A revisão das atividades objetivando sincronização e o paralelismo entre Lean e ISO, exige que os funcionários sejam em cada processo, devidamente treinados para que após a implantação os resultados sejam maximizados, entre outras variáveis, além de uma substancial melhora no processo de gerenciamento das informações pela contabilidade gerencial.

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2008); ABNT NBR ISO 9001. Sistemas de gestão da qualidade – requisitos. Rio de Janeiro: ABNT.

ALVES, Murilo Rodrigues. Brasil é o primeiro em ranking de empreendedorismo. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/brasil-e-o-primeiro-em-ranking-de-empreendedorismo Acesso: 01/07/2015

ATKINSON, A.; Banker, R. D.; Kaplan, R. S.; Young, S. M. (1997); Management accounting. 2 Ed. New Jersey: Prentice-Hall.

CARDOSO, Alexandre. (2012); Como convencer os Executivos Seniores das empresas sobre os benefícios do lean? http://www.lean.org.br/artigos/209/artigos.aspx Acesso: 25/09/2015

CARNEIRO, Juarez Domingues. Conselho Federal de Contabilidade. Saiba qual é a quarta carreira mais valorizada do mundo e a segunda dos EUA. Disponível: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=8517 Acesso: 01/07/2015

CARVALHO, Elys Tevania. Conselho Federal de Contabilidade. ISSO 9001:2008. Disponível: http://www.portalcfc.org.br/projetos/iso/ Acesso: 25/09/2015

GHINATO, P. (2000); Elementos fundamentais do sistema Toyota de produção. Produção e Competitividade: Aplicações e Inovações. Recife: Editora Universitária da UFPE.

GHINATO, P. (1996); Sistema Toyota de produção: mais do que simplesmente just-in-time. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul.

HORNGREN, C. T.; Foster, G.; Datar, S.  (1994); Cost accounting management emphasis. 8 Ed. New Jersey: Prentice-Hall, p. 6.

IUDÍCIBUS, S. (2010); Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas.

MASKELL, B.; Baggaley, B. (2003); Practical lean accounting: a proven system for measuring and managing the lean enterprise. New York: Productivity Press.

MASKELL, B.; Baggaley, B. (2004); Practical lean accounting. USA: Productivity Press, New York: Productivity Press.

NAKAGAWA, M. (1991); Gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas.

OHNO, T. (1997); O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman.

PAIVA, L. Contabilidade enxuta (lean accounting). Disponível em: http://ogerente.com/logisticando/2007/11/27/contabilidade_enxuta_lean_accounting. Acesso: 01/07/2015

PADOVEZE, C. L. (2010); Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 7. ed. São Paulo: Atlas.

PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS. 48% das empresas brasileiras fecham as portas depois de três anos. Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,EMI317221-17180,00-DAS+EMPRESAS+BRASILEIRAS+FECHAM+AS+PORTAS+DEPOIS+DE+TRES+ANOS.html Acesso: 01/07/2015

ROTHER, M.; Shook, J. (1999); Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil.

SANTOS, R. V. (2010); Evidências do lean accounting em empresas enxutas: um estudo de caso exploratório. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Custos, Belo Horizonte, MG.

SOUZA, Luis. (2013); Desenvolvendo os processos da sua empresa Disponível em: http://www.albesbrasil.com.br/?q=node/139 Acesso: 25/09/2015

SZUSTER, Natan et al. (2008); Contabilidade geral: introdução à contabilidade societária. 2. Ed. São Paulo: Atlas.

WOMACK, J. P.; Jones, D. T.; Roos, D. (2004); A máquina que mudou o mundo. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus.


1. (Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, Centro Universitário Sociesc – UniSociesc, Joinville, Brasil) venara4@gmail.com
2. (Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, Centro Universitário Sociesc – UniSociesc, Joinville, Brasil) vargas_fov@hotmail.com

3. (Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, Centro Universitário Sociesc – UniSociesc, Joinville, Brasil) antoniodos.santos@bol.com.br


Vol. 37 (Nº 05) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]