Espacios. Vol. 37 (Nº 06) Año 2016. Pág. 13

Impactos na Cadeia de Suprimentos: Os Principais Sistemas de TI, Áreas Impactadas e Tendências Futuras

Impacts on Supply Chain: The Main Ti Systems, Impacted Areas and Future Trends

Marcelo T. OKANO 1; Oduvaldo VENDRAMETTO 2; Fernando Augusto da Silva MARINS 3; Marcelo Eloy FERNANDES 4; Osmildo Sobral dos SANTOS 5

Recibido: 13/10/15 • Aprobado: 25/11/2015


Contenido

1. Introdução

2. Fundamentação Teórica

3. Metodologia

4. Considerações Finais

Agradecimentos

Referências bibliográficas


RESUMO:

A rápida evolução tecnológica e a necessidade das informações estarem sempre disponíveis para os clientes e fornecedores, praticamente, torna mandatório que todas as empresas envolvidas em qualquer cadeia de suprimentos, utilizem a Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa se faz importante porque irá propiciar um estudo sobre quais são os sistemas de TI utilizados na gestão da cadeia de suprimentos e as prováveis tendências futuras. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi realizada uma pesquisa junto a consultores e profissionais da área de TI e cadeia de suprimentos que atuam em empresas de grande. Para a coleta das informações necessárias à análise, foi usada a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. A pesquisa apontou que todos os sistemas de TI relatados por Patterson et al. (2003), são utilizados por algumas das empresas pesquisadas. Os sistemas que são mais utilizados pelas empresas são aquelas que oferecem maiores benefícios operacionais.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação, TI, SCM, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

ABSTRACT:

The rapid evolution of information technology and the need always be available for customers and suppliers , practically makes mandatory that all companies involved in any supply chain , use the Information Technology ( IT ) . The research is important because it will provide a study of what are the IT systems used to manage the supply chain and likely future trends . To achieve the objective of this work was carried out a survey of consultants and professionals in IT and supply chain who work in large companies . To collect the data needed for analysis, we used the exploratory research of a qualitative nature . The survey showed that all IT systems reported by Patterson et al . (2003 ) , are used by some of the companies surveyed . The systems that are most commonly used by companies are those that provide greater operational benefits.
Keywords: Information Technology, IT, SCM, Supply Chain Management .

1. Introdução

A rápida evolução tecnológica e a necessidade das informações estarem sempre disponíveis para os clientes e fornecedores, praticamente, torna mandatório que todas as empresas envolvidas em qualquer cadeia de suprimentos, utilizem a Tecnologia da Informação (TI).

As empresas procuram se adaptar a este cenário focando no seu desempenho, procurando melhorar o nível de serviço e reduzir os custos na tentativa de se diferenciar e aumentar a percepção de valor dos seus clientes (BANDEIRA & MAÇADA, 2008).

A TI tem um papel importante para o desempenho das empresas, fornece um fluxo de informação que faz com que a cadeia de suprimentos fique mais robusta e resistente, sem comprometer sua eficiência. A maioria das empresas está cada vez mais aplicando os sistemas de TI, principalmente, na Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) para melhorar seu desempenho em mercados competitivos globais (MING-LANG et al, 2011).

Segundo Prajogo & Olhager (2012), a TI pode auxiliar o SCM nos seguintes aspectos: Primeiro, ela permite às empresas aumentar o volume e complexidade da informação que precisa ser comunicado com os seus parceiros comerciais; Em segundo lugar, ela permite que empresas forneçam informações em tempo real na cadeia de suprimentos, incluindo o nível de inventário, status de entrega, e planejamento de produção e programação os quais permitirão às empresas gerenciar e controlar suas atividades da cadeia de suprimentos; e, Terceiro, ela também facilita o alinhamento de previsão e programação de operações entre empresas e fornecedores.

A pesquisa se faz importante porque irá propiciar um estudo sobre quais são os sistemas de TI utilizados na gestão da cadeia de suprimentos e as prováveis tendências futuras.

2. Fundamentação Teórica

SCM tem sido sempre um desafio de integração de informações. A ideia é a de permitir que todos os envolvidos no fluxo de bens possam tomar as decisões com base nas informações mais recentes e melhor que todos os outros, tanto a montante e sua jusante. A empresa que gere sua cadeia de suprimentos melhor recebe o seu produto a partir de pontos de origem aos pontos de consumo na menor quantidade de tempo com o menor custo (DAVENPORT & BROOKS, 2004).

De acordo com Patterson et al. (2003), uma variedade de fatores pode afetar a decisão de uma organização a adotar e implementar uma determinada tecnologia para cadeia de suprimentos. Os autores classificam os em cinco grandes categorias: individual, relacionada a tarefa, características relacionada a inovação, organizacionais e ambientais. Os autores sugerem, também,  que esses fatores podem ser importantes em diferentes graus, dependendo do contexto ou tecnologia.

Os sistemas de TI proporcionam as mais diversas soluções para praticamente todas as áreas de negócios, a SCM utiliza-se de algumas. Patterson et al. (2003) apud Bandeira & Maçado (2008), apontam 18 sistemas de TI aplicados ao SCM. A Tabela 1 mostra a descrição e respectivas aplicações de diversos softwares, hardwares e Sistemas de Gerenciamento.

Tabela 1 - Sistemas de TI aplicados ao SCM

Tecnologia

Descrição

Sistemas Legados

Sistemas baseados em mainframe que funcionam em nível operacional em apenas um estágio. São construídos como blocos independentes, o que dificulta a sua comunicação com outros sistemas. Foram os primeiros sistemas utilizados no SCM.

Código de Barras

Tecnologia de alocação de códigos legíveis por computador em itens, caixas e contêineres. Empregada para melhorar a precisão da informação e velocidade de transmissão de dados, é utilizada na gestão de inventários, depósitos, em supermercados etc.

CAD

Permite a realização de desenhos industriais na tela do computador que podem ser armazenados, manipulados e atualizados eletronicamente.

BI

Conjunto de aplicações que organiza e estrutura os dados de transação de uma organização, facilitando à análise de modo à beneficiar as operações e o suporte às suas decisões.

EDI

É a transferência eletrônica de dados entre parceiros de negócios. Os dados são estruturados segundo padrões previamente acordados entre partes. Divide-se em duas categorias: a EDI tradicional, que utiliza serviços da rede de valor agregado, e a WebEDI, com acesso de formulários pela internet.

Rastreamento de Frotas

Pode ser baseado em transmissão via satélite ou pela telefonia celular para rastreamento e monitoramento de veículos, sendo aplicados para controle de desempenho e segurança de transportes. Os dados gerados por esse sistema alimentam o TMS e o WMS.

AQC

Responsável pelo monitoramento dos processos de garantia da qualidade, de inspeção, especificações e calibração dos instrumentos de medição.

MES

Sistemas de planejamento de utilização de recursos que visam otimizar e sincronizar a utilização dos mesmos.

Suporta o intercâmbio de informações entre o planejamento da produção e o controle do processo de produção através do monitoramento e acompanhamento da matéria-prima, equipamento, pessoal, instruções e instalações de produção.

TMS

Responsável pelo controle do transporte de cargas, determinando o modal, gerenciando a consolidação de fretes e coordenando os esforços de transporte.

WMS

Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) no processo de armazenagem, rastreando e controlando o movimento do inventário no depósito. Sua utilização está restrita a decisões operacionais, tais como: definição de rotas de coleta, de endereçamento de produtos, etc.

CRM

Ferramenta capaz de unificar as informações sobre os clientes e de criar uma visão única, centralizando as interações e antecipando as necessidades dos clientes. Proporciona ainda o controle de atividades promocionais e seus impactos na demanda assim como o controle de atividades de garantia de produtos.

PDM

Gerencia as informações relacionadas aos produtos, servindo como uma ferramenta de integração que conecta diferentes áreas de desenvolvimento de produtos.

RF

Facilita a comunicação, disponibilizando informações essenciais sobre a situação dos produtos. Ferramenta de suporte que automatiza processos e melhora a gestão das operações, eliminando falhas humanas.

SCP

Auxilia no planejamento, execução e mensuração dos processos, incluindo módulos de previsão de demanda, planejamento de inventário e distribuição.

DFS

Utiliza métodos matemáticos que manipulam dados históricos e dados externos para previsão de demanda por produtos e serviços. Em geral, integra outros sistemas, como ERP e SCP.

WIS

Facilita os processos internos e externos das empresas, integrando sistemas empresariais de informação. No SCM, os WIS mais presentes são o e-procurement e o e-market place, que são sistemas de automação de processos de compras corporativas.

B2B

Mercados eletrônicos onde fornecedores e compradores interagem para conduzir transações. Trata-se de um e-business, isto é, de relações entre empresas.

ERP

Sistema unificado de informação que integra os departamentos e funções da empresa. Melhora o fluxo de informações da cadeia em tal grau que se tornou um padrão de operação.

Fonte: Adaptado de Patterson et al. 2003 apud Bandeira e Maçada (2008)

Morais e Tavares (2013) destacam diversos benefícios proporcionados pelos sistemas de TI, conforme a Tabela 2:

Tabela 2 - Benefícios dos Sistemas de TI aplicados ao SCM

Tecnologia

Benefícios

EDI

 

- Possibilidade de integração entre organizações em aplicações como contas a pagar, controle de estoque, remessa e planejamento de produção.

CAD

- Criação de movimentos no desenho, permitindo realizar testes antes da produção;

- Redução do tempo para desenvolvimento de produtos;

- Criação de desenhos de melhor qualidade para facilitar a comunicação com os parceiros;

- Maior flexibilidade e respostas mais rápidas nas modificações de design;

- Oferta de dados de entrada para a manufatura computadorizada.

Código de Barras

- Substitui o processo de coleta e troca de informações em papel, com riscos de erro e retrabalho constantes;

- Rápida implantação;

- Fácil utilização;

- Equipamentos compactos

Rastreamento de Frotas

- Contribuem para a gestão da frota e da carga e para o controle das horas de serviços dos motoristas

MES

- Processo de manufatura flexível e de alta qualidade.

TMS

- Redução de custos.

- Gestão eficiente dos fretes e coordenação dos esforços de transporte.

WMS

- Melhoria do processo de distribuição.

CRM

- Satisfação e fidelidade do cliente

RF

- Redução das despesas com armazéns de distribuição, manuseio no varejo e faltas de estoque.

SCP

- Obtenção de dados reais de demanda, tempo e inventário.

ERP

- Integração e eficiência no fluxo de informação na organização e/ou entre ela e seus parceiros.

Fonte: Adaptado de Morais e Tavares (2013)

Outros autores também apresentam os seguintes benefícios da integração da TI e o SCM:

Sanders et al. (2002) apresentaram a relação direta entre o uso da tecnologia no SCM e foi relatado que as organizações utilizam a TI mais do que o normal em sua indústria, para conseguir mais benefícios operacionais, tais como redução de custos e tempos de ciclo.

Levary (2000) sugere que os benefícios incluem: 1. Minimizar o efeito chicote; 2. Maximizar a eficiência de condução de atividades ao longo da cadeia de suprimentos; 3. Minimizar os estoques ao longo da cadeia de suprimentos; 4. Minimizar os tempos de ciclo ao longo da cadeia de suprimentos; 5. Alcançar um nível aceitável de qualidade ao longo da cadeia de suprimentos.

Dias et al. (2003) enumeram os seguintes benefícios atingidos pelo uso da TI no SCM: (i) compartilhamento de informações instantâneas; (ii) compartilhamento de programas que aumentam a eficiência operacional; (iii) acompanhamento em tempo real, pelo consumidor, da carga; (iv) desenvolvimento de canais de venda globais; (v) redução dos estoques; e (vi) maior flexibilidade.

Estes benefícios podem ser obtidos conforme o nível de instalação e utilização dos sistemas de TI, que afeta diretamente o desempenho da cadeia de suprimentos.

3. Metodologia

3.1 Tipo da Pesquisa

Para alcançar o objetivo deste trabalho foi realizada uma pesquisa junto a consultores e profissionais da área de TI e cadeia de suprimentos que atuam em empresas de grande porte. Para a coleta das informações necessárias à análise, foi usada a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa.

Para Gil (2002), a pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.

Zikmund (2002) considera que estudos exploratórios são conduzidos para clarificar problemas ambíguos, a pesquisa é necessária para entender melhor as dimensões dos problemas.

A abordagem qualitativa apresenta uma realidade que não pode ser quantificada ou mensurada e envolve itens subjetivos da realidade da pesquisa. É possível trabalhar com os dados sem tratamento estatístico específico, buscando a compreensão da realidade (COSTA, 2001).

A pesquisa realizada pode ser categorizada como "levantamento", pois envolve a interrogação direta aos entrevistados, integrantes de uma amostra significativa do universo pesquisado e cujo comportamento deseja-se conhecer, pois seus resultados podem levar a conclusões correspondentes aos dados coletados (GIL, 1987).

3.2 Amostra e Atores da Pesquisa

Os atores da pesquisa são:

  1. Consultores de TI e Cadeia de Suprimentos.
  2. Funcionários de empresas que trabalham com TI e Cadeia de Suprimentos.

Os questionários foram enviados para 60 empresas e 14 responderam sendo que, destas, a maioria optou pela não divulgação do nome fantasia ou razão social por motivos estratégicos.

3.3 Instrumento da Pesquisa

Para Gil (2002), a maioria dos casos de pesquisa exploratória envolve o levantamento bibliográfico e entrevistas.

A entrevista, para Gil (1987), é a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, como objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação.

O instrumento de pesquisa deste trabalho é composto por um questionário com perguntas fechadas e abertas. Algumas das respostas foram direcionadas pelo entrevistador, na forma de notas de desempenho que visam detectar o grau de importância, de acordo com a intensidade de percepção para aquele quesito.

3.4 Etapas da Pesquisa

Na Figura 1, são apresentadas as etapas que foram desenvolvidas nesta pesquisa:

Figura 1 - Fluxograma das etapas da pesquisa (Fonte: autores do artigo)

4. Análises de resultados

A pesquisa apontou que todos os sistemas de TI relatados por Patterson et.al. (2003), são utilizados por algumas das empresas pesquisadas. Os sistemas que são mais utilizados pelas empresas são aqueles que oferecem maiores benefícios operacionais, conforme Sanders et.al. (2002), destacando-se:

1) O Código de Barras e o ERP, demonstrados no Gráfico 01, foram os sistemas mais utilizados com 11 das 14 empresas entrevistadas (78,5%). As empresas pesquisadas confirmaram os benefícios operacionais que oferecem o uso do código de barras como facilidade de uso e eliminação de papel na coleta de dados e Integração e eficiência no fluxo de informação na organização e/ou entre ela e seus parceiros no caso do ERP (Morais e Tavares, 2013).

Gráfico 01 – Utilização do Código de barras e ERP (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

2). Os sistemas legados, CAD, BI e WMS, tiveram uma utilização de 11 das empresas pesquisadas (71,4%) como nota-se no Gráfico 02. Os sistemas legados oferecem como benefícios operacionais os acessos a dados e sistemas antigos, mas que ainda são utilizados pelas empresas. O BI organiza e estrutura os dados de transação de uma organização, facilita à análise de modo à beneficiar as operações e o suporte às suas decisões. Para Morais e Tavares (2013), os benefícios obtidos com o CAD são a criação de movimentos no desenho, permite realizar testes antes da produção, redução do tempo para desenvolvimento de produtos, criação de desenhos de melhor qualidade para facilitar a comunicação com os parceiros, maior flexibilidade e respostas mais rápidas nas modificações de design e oferta de dados de entrada para a manufatura computadorizada; já para o WMS, o beneficio é a melhoria do processo de distribuição.

Gráfico 02 – Utilização dos sistemas legados, CAD, BI e WMS (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

3) O EDI e a sua utilização, demonstrada no Gráfico 03, foi apontado por 9 das 14 empresas pesquisadas (64,2%). O principal beneficio apresentado é a possibilidade de integração entre organizações em aplicações como contas a pagar, controle de estoque, remessa e planejamento de produção (Morais e Tavares, 2013).

Gráfico 03 – Utilização do EDI (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

4) A utilização dos sistemas CRM, DFS e SCP, conforme o Gráfico 04, estão presentes na metade das empresas pesquisadas (50%). Metades das empresas responderam "Não", isto pode indicar que estas empresas têm cautela na utilização destes sistemas, ou não estão convictas sobre os benefícios que os mesmos possam proporcionar uma vez que alguns benefícios estão voltados mais para o planejamento do que para o operacional como a satisfação e fidelidade do cliente pelo CRM, a obtenção de dados reais de demanda, tempo e inventário pelo SCP e a previsão de demanda por produtos e serviços obtidos com o DFS, conforme indicam Morais e Tavares (2013).

Gráfico 04 – Utilização do CRM, SCP e DFS (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

5)  Dentre os sete sistemas Rastreamento de frotas, AQC, MES, TMS, WIS, PDM e RF, indicados no Gráfico 05, 5 das 14 empresas pesquisadas –(35%) – responderam "Sim" Rastreamento de frotas, AQC, MES, TMS, WIS e 6 empresas (42%) responderam "Sim" para PDM e RF. A pesquisa demonstrou que os benefícios oferecidos por estes sistemas como gestão da frota e da carga, processo de manufatura flexível e de alta qualidade, redução de custos e gestão eficiente dos fretes, redução das despesas com armazéns de distribuição, etc., relacionam-se com processos e gestão e não com os benefícios operacionais, o que não torna-os atrativos para serem utilizados por todas as empresas.

Gráfico 05 – Utilização de rastreamento de frotas, AQC, MES, TMS. WIS, PDM e RF. (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

6). Nos dois sistemas B2B e RFID, demonstrados no gráfico 06, nota-se que foram os sistemas menos utilizados pelas 14 empresas pesquisadas, 4 empresas para o B2B (28,5%) e 3 empresas para o RFID (21,5%). Pode-se deduzir que a baixa utilização esteja ligada a questão de que os dois sistemas necessitam de equipamentos específicos na implantação e os benefícios não são operacionais.

Gráfico 06 – Utilização de B2B e RFID (Fonte: Empresas pesquisadas, 2013)

Questionou-se os entrevistados quais seriam os sistemas de TI aplicados ao SCM do futuro. Dois sistemas foram citados o VMI (Vendor Managed Inventory) - Estoque Administrado pelo Fornecedor e o ERP versão 3.

4. Considerações Finais

A pesquisa atingiu os objetivos de verificar os principais sistemas de TI utilizados na cadeia de suprimentos e quais são os mais utilizados pelas empresas.

Todos os sistemas pesquisados no levantamento bibliográfico são utilizados pelos entrevistados, sendo que os mais utilizados são aqueles que oferecem benefícios operacionais como ERP, código de barras, sistemas legados, CAD, BI e WMS.

As novas tecnologias ainda "assustam" as empresas o que induz às mesmas não adotarem com maior rapidez estas tecnologias quando lançadas, como se verificou na pesquisa com B2B e RFID.

Percebeu-se que os sistemas para planejamentos e gestão do SCM, e a sua utilização nas empresas, estão aumentando.

Desta forma, pode-se concluir que o uso da TI na cadeia de suprimentos impacta diretamente nas áreas de planejamento, fabricação, fornecedores, clientes e entrega.

Como projeto futuro, espera-se utilizar estes itens para reavaliação e criação de indicadores no intuito de mensurar o nível de impacto nas diversas áreas da empresa.

O assunto não se esgota aqui, é uma contribuição para debates futuros sobre o assunto e busca do aprimoramento da análise de sistemas de tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos.

Agradecimentos

Ao CNPq, por ter possibilitado e financiado esta pesquisa

Referências bibliográficas

BANDEIRA, R. A. M.; MAÇADA, A. C. G. Tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos: o caso da indústria gases. Produção, v. 18, n. 2, p. 287-301, 2008.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Metodologia da Pesquisa – Conceitos e Técnicas, Rio de Janeiro, Ed. InterCiência, 2001.

DAVENPORT, T. H.; BROOKS, J. D. Enterprise systems and the supply chain Journal of Enterprise Information Management Volume 17 . Number 1 . 2004

DIAS, R.; PITASSI, C.; JOIA, L. Gestão integrada da cadeia de suprimentos. Rio de Janeiro: FGV, EBAPE, 2003.

ESTAMPE, D., LAMOURI, S.   A framework for analysing supply chain performance evaluation models. International Journal of Production Economics. 2010  (In Press)

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, São Paulo, Editora Atlas, 1987.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Editora Atlas, 2002

LEVARY, R.R., Better supply chains through information technology. Industrial Management v. 42, n. 3, p. 24–30, 2000.

MING-LANG T.; KUO-JUi W.; THI T. N. Information technology in supply chain management: a case study, Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 25, p.257-272, 2011.

MORAIS, K M N; TAVARES, E. Uso da tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos em São Luís do Maranhão e oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores locais. Interações (Campo Grande),  Campo Grande ,  v. 12, n. 2, Dec.  2011

PATTERSON, K.; GRIMM, C.; CORSI, T. Adopting new technologies for supply chain management. In: Transportation Research Part E, v. 39, p.95-121, 2003.

PRAJOGO, D. l.; OLHAGER, J. Supply chain integration and performance: The effects of long-term relationships, information technology and sharing, and logistics integration. International Journal of Production Economics, v. 135, p.514-522, 2012.

SANDERS, N.R.; PREMUS, R. IT applications in supply chain organizations: a link between competitive priorities and organizational benefits. Journal of Business Logistics, v. 23, p.65-83. 2002.

ZIKMUND, W.G. "Business Research Methods". 6th edition . The Dryden Press. Fort Worth. 2000


1. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Email: Marcelo.okano@fatec.sp.gov.br
2. Professor do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Paulista – UNIP. Email: oduvaldov@uol.com.br

3. Professor Titular do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Faculdade de Engenharia de Guaratingueta - UNESP. Email: fmarins@feg.unesp.br

4. Fatec Barueri / Universidade Paulista – UNIP / Uninove. Email: marceloeloyfernandes@gmail.com

5. Universidade Potiguar. Email: osmildosobral@yahoo.com.br


 

Vol. 37 (Nº 06) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]