Espacios. Vol. 37 (Nº 09) Año 2016. Pág. 1

Avaliação antropométrica e frequência de consumo alimentar de educandos do ensino fundamental de uma unidade de ensino da cidade de Ponta Grossa-Paraná

Anthropometric assessment and food consumption frequency of primary school learners in a teaching unit of the city of Ponta Grossa-Paraná

Elizandra Martins SCHERVENSQUY 1; Damaris Beraldi Godoy LEITE; Lorene Simione YASSIN; Antonella Carvalho de OLIVEIRA; Antonio Carlos FRASSON

Recibido: 16/11/15 • Aprobado: 18/12/2015


Contenido

1. Introdução

2. Material e método

3. Resultados e discussão

4. Conclusão

Referências


RESUMO:

Através da avaliação antropométrica e da investigação da frequência de consumo alimentar é possível identificar o estado nutricional individual e da coletividade. A infância e adolescência são fases da vida que necessitam de constante acompanhamento nutricional para um adequado desenvolvimento e aprendizagem. Nesse contexto desenvolveu-se a pesquisa com educandos de 7 a 12 anos de idade. Identificar o estado nutricional e a qualidade alimentar de escolares de uma unidade de ensino são os objetivos dessa pesquisa. Fazendo uso dos índices peso/idade, estatura/idade e Índice de Massa Corporal (IMC)/idade para identificar a classificação nutricional dos escolares, e através do Questionário de Frequência Alimentar (QFA) investigar a qualidade dos alimentos consumidos por essa população. Sendo ofertado após a avaliação nutricional, orientação para os educandos acima do peso buscando a adequação nutricional, e para os que se encontravam com peso adequado para a idade foi ofertado orientação visando melhorar a qualidade dos alimentos consumidos. Nesse contexto desenvolveu-se a pesquisa com educandos de 7 a 12 anos de idade.
Palavras-chaves: avaliação nutricional. Intervenção nutricional. Crianças e adolescentes.

ABSTRACT:

By anthropometric measurements and research the frequency of food intake is possible to identify the individual nutritional status and community. Childhood and adolescence are stages of life that require constant nutritional monitoring for optimal development and learning. In this context the research developed with students 7-12 years of age. Identify the nutritional status and food grade school a teaching unit are the goals of this research. Making use of weight / age, height / age and body mass index (BMI) / age to identify the nutritional classification of school and through the Food Frequency Questionnaire (FFQ) to investigate the quality of food consumed by this population. After being offered nutritional assessment, guidance to learners overweight seeking nutritional adequacy, and those who were with adequate weight for age was offered guidance to improve the quality of food consumed. In this context the research developed with students 7-12 years of age.
Keywords: nutritional evaluation. Nutritional intervention. Children and teens.

1. Introdução

As crianças e adolescentes necessitam de um acompanhamento nutricional rigoroso, pois estão em constante desenvolvimento, e para ter um crescimento adequado a nutrição equilibrada é essencial. Para esse acompanhamento são usados alguns métodos de avaliação nutricional como a antropometria e o questionário de frequência alimentar.

A avaliação antropométrica é a medida das dimensões corpóreas, as mais empregadas na avaliação do estado nutricional são peso, altura, circunferências e dobras cutâneas.

Martins (2014), destaca que os índices antropométricos são oriundos da combinação de duas ou mais informações antropométricas, seja, peso, sexo, idade, altura.

Através desses índices é possível verificar a classificação do estado nutricional de um indivíduo, sendo esse um método direto, onde explora as manifestações biológicas que expressam as manifestações do estado nutricional, através das medidas corporais.

Tem como vantagem de ser um método não invasivo, econômico e de alta confiabilidade.

O estilo de vida moderno dos escolares é um, fator decisivo nos casos de sobrepeso e obesidade. Sendo necessário o acompanhamento nutricional desse público (FARIAS E SALVADOR, 2005).

O Questionário de Frequência Alimentar (QFA) é um método dietético indireto de avaliar o estado nutricional de um indivíduo. E quando utilizado o método qualitativo é possível conhecer os hábitos alimentares da pessoa analisada.       O QFA é um método de baixo custo, rápido e gera resultados padronizados.

Triches e Giugliani (2004) discorrem que o consumo alimentar tem relação direta com a obesidade, não apenas pela quantidade de alimento ingerido, mas pela composição e qualidade da alimentação.

Dessa forma para uma melhor avaliação do estado nutricional de uma pessoa faz-se essencial não apenas a aferição das medidas corpóreas, mas também uma análise qualitativa do consumo alimentar.

Após a avaliação nutricional e alimentar é necessário realizar a intervenção nutricional, de modo a contribuir para a qualidade de vida do indivíduo.

Para Pontes et al., (2009) a orientação quanto ao consumo adequado de alimentos pode corrigir falhas alimentares.

Dessa forma a orientação nutricional tem papel fundamental em melhorar os hábitos alimentares do educando, conscientizando, pais e/ou responsáveis da importância de oferecer alimentos variados e saudáveis a seus filhos, evitando assim patologias relacionadas a alimentação tanto na infância e adolescência quanto nas demais etapas da vida.

Realizar a avaliação antropométrica, investigar o consumo alimentar de modo qualitativo de educandos e realizar orientação nutricional são os objetivos desse trabalho.

2. Material e método

A pesquisa é do tipo transversal, descritivo, exploratório e quali-quantitativo, faz uso do levantamento de dados antropométricos e de frequência alimentar.

O estudo desenvolveu-se para escolares na faixa etária de 7 a 12 anos de ambos os sexos, de uma unidade de ensino da cidade de Ponta Grossa-Paraná, realizado no período de setembro a novembro do ano de 2015.

Na avaliação antropométrica foi realizada a aferição do peso e da estatura.    Para a verificação do peso usou-se balança digital da marca Punktal® com capacidade de até 150kg. Cada aluno foi orientado a ficar descalço e retirar o excesso de roupa, ficando apenas de meia, calça e camiseta. Foi colocado uma esteira para que os alunos pisassem para não ficarem descalço em contato direto com o piso, proporcionando maior conforto a eles.

A aferição da estatura foi realizada com auxílio do estadiômetro vertical, os alunos formam orientados a ficar descalço, em posição ereta, as meninas que estavam com adereços no cabelo foram solicitadas a retira-los, olhar ao horizonte, braços estendidos ao longo do corpo, pés juntos.

O diagnóstico nutricional foi obtido por meio da relação peso para idade (P/I) para as crianças, para os adolescentes usou-se o Índice de Massa Corporal (IMC) para idade, e estatura para idade (E/I) para ambos, avaliados em percentil com base no referencial Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2009. Os dados foram tabulados no programa Excel e analisados de forma descritiva no programa Epi Info, versão 1.0.4 (Antro Plus).

O questionário de frequência alimentar foi enviado para os pais responderem sobre a frequência em que os educandos consumiam alguns alimentos, visando conhecer a qualidade alimentar dos alunos.

Após o diagnóstico dos resultados da antropometria e do questionário de frequência alimentar, elaborou-se orientações nutricionais para os alunos, as quais foram encaminhadas aos pais.

Para os alunos eutróficos a orientação foi enviada pelos professores, e para os alunos com peso elevado para a idade, foi entregue pela assistente social da unidade de ensino, a qual realizou uma reunião com os pais e/ou responsáveis.

3. Resultados e discussão

A antropometria foi realizada com 98 educandos, sendo 40 do sexo feminino e 58 do sexo masculino.

A classificação do estado nutricional dos escolares por turma pode ser observada na Figura 1.

Figura 1: Classificação do estado nutricional dos escolares por turma.

    Fonte: Própria (2015)

Através da classificação do estado nutricional dos educandos do 3° ano A do ensino fundamental pode-se verificar que 100% dos alunos encontram-se com estatura adequada para a idade, 13,33% encontram-se com peso elevado para a idade e 86,67% encontram-se com peso adequado para idade.

Para melhor compreensão pode-se verificar nas figuras 2, 3 e 4, a classificação do estado nutricional por turma e sexo.

Figura 2: Classificação do estado nutricional por sexo dos educandos do 3° ano A

Fonte: Própria, 2015.

Todos os alunos de ambos os sexos se encontram com estatura adequada para idade.

9% dos alunos do 3° ano A do sexo feminino encontra-se com peso elevado para a idade. 15,8% dos educandos do 3° ano A do sexo masculino encontram-se com o peso elevado para a idade.

Figura 3: Classificação do estado nutricional por sexo dos educandos do 3° ano B

Fonte: Própria, 2015.

Quando à análise dos resultados dos educandos do 3° ano B pode-se observar que todos em ambos os sexos se encontram com estatura adequada para idade.

18,2% das alunas do sexo feminino encontram-se com peso elevado para a idade. 35,6% dos alunos do sexo masculino apresentam-se com peso elevado para a idade, cabe-se destacar que desses 3 (três) alunos são adolescentes, 2 (dois) estão classificados como sobrepeso e 1 (um) com obesidade, segundo o IMC.

Figura 4: Classificação do estado nutricional por sexo dos educandos do 4° ano A

Fonte: Própria, 2015.

 Todos os educandos de ambos os sexos, do 4° ano A encontram-se com estatura adequada para idade.

5,6% das alunas do sexo feminino apresentam peso elevado para idade, cabe salientar que essa aluna adolescente encontra-se com sobrepeso segundo o IMC para idade.

23,5% dos alunos do sexo masculino encontram-se com peso elevado para idade. Salienta-se que esses educandos são adolescentes, 3 (três) classificaram-se com sobrepeso e 1 (um) com obesidade segundo o IMC para a idade.

 A seguir o modelo do QFA enviado aos pais dos alunos para ser preenchida.

Quadro 1: Modelo do questionário de frequência alimentar usado com os alunos da unidade de ensino.

Questionário de frequência alimentar: 

Senhores pais e responsáveis, solicitamos que os senhores respondam (marcar com 'X') esse questionário de frequência alimentar referente ao número de vezes e frequência que seu/sua filho(a) consume os alimentos abaixo.

Solicitamos que por gentileza encaminhe esse documento novamente para o(a) professor(a) até o dia 15 de Outubro de 2015.

      O retorne desse questionário preenchido é muito importante.

                                                             Gratas pela atenção.

Nome:___________________________ Idade:________ Ano:_______

Alimento

Preparação

Diariamente

2 a 4 vezes por semana

1 vez por semana

2 vezes por mês

Mensalmente

Raramente

Nunca

Arroz

 

 

 

 

 

 

 

Biscoito recheado

 

 

 

 

 

 

 

Carne

 

 

 

 

 

 

 

Feijão

 

 

 

 

 

 

 

Frutas (Maçã, banana, laranja, mamão)

 

 

 

 

 

 

 

Peixe

 

 

 

 

 

 

 

Refrigerante

 

 

 

 

 

 

 

Salgadinho

Chips

 

 

 

 

 

 

 

Suco em pó

 

 

 

 

 

 

 

Verduras e legumes (cenoura, alface, chuchu, repolho, beterraba,  tomate)

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do responsável: ___________________________________________

Fonte: Própria (2015).

A avaliação qualitativa do perfil alimentar de cada aluno é uma ferramenta de grande importância pois mostra as necessidades reais de educação nutricional, possibilitando que seja abordado os temas de maior relevância para o público atendido. Os resultados obtidos através do QFA encontram-se nas Figuras 5, 6 e 7.

Figura 5: Classificação qualitativamente do perfil alimentar dos alunos do 3° ano A do ensino fundamental.

Fonte: Própria (2015)

Figura 6: Classificação qualitativamente do perfil alimentar dos alunos do 3° ano B do ensino fundamental.

Fonte: Própria (2015)

Figura 7: Classificação qualitativamente do perfil alimentar dos alunos do 4° ano B do ensino fundamental.

Fonte: Própria (2015)

59 educandos retornaram o questionário de frequência alimentar preenchido de um total de 95 alunos que receberam o documento.

Através da avaliação e classificação do questionário de frequência alimentar dos alunos pode-se verificar que 91,5% consumo arroz diariamente, 27,1% ingere biscoito recheado uma vez por semana, 79,6% comem carne diariamente, 84,7% consomem feijão diariamente, 50,8% das crianças ingerem frutas diariamente, 16,9% nunca comem peixe, 35,5% dos educando bebem refrigerante uma vez por semana, 20,3% consomem salgadinho / chips diariamente, 62,7% bebem suco em pó diariamente, 49,1% consomem verduras e legumes diariamente. O percentual detalhado pode ser analisado no Quadro 2.

Quadro 2: Percentual de consumo dos educandos do 3° ano A e B e do 4° ano A do ensino fundamental

 

Diariamente

2 a 4 vezes por semana

1 vez por semana

2 vezes por mês

Mensalmente

Raramente

Nunca

Arroz

91,53

5,08

0,00

0,00

0,00

1,69

1,69

Biscoito recheado

23,73

20,34

27,12

5,08

0,00

22,03

1,69

Carne

79,66

15,25

3,39

1,69

0,00

0,00

0,00

Feijão

84,75

6,78

1,69

0,0

0,00

0,00

6,78

Frutas

50,85

28,81

11,86

3,39

0,00

3,39

1,69

Peixe

10,17

6,78

8,47

13,56

6,78

37,29

16,95

Refrigerante

20,34

15,25

35,59

8,47

3,39

8,47

8,47

Salgadinho / chips

20,34

15,25

22,03

8,47

11,86

15,25

6,78

Suco em pó

62,71

25,42

0,00

1,69

0,00

5,08

5,08

Verduras e legumes

49,15

33,90

1,69

1,69

0,00

0,00

13,59

Fonte: Própria (2015)

Nesse contexto pode-se classificar a alimentação dos escolares como em uma maioria adequada, mas não se pode desprezar o consumo significativo de suco em pó, biscoito recheado e salgadinho chips, o que é um fator importante a ser trabalhado em educação nutricional de modo a conscientizar os educandos do excesso de açúcares simples e gorduras saturada presente nesses alimentos.

Visando reduzir o consumo desses alimentos substituindo-os por alimentos nutritivos e saudáveis.

Foi elaborado orientações nutricionais conforme o estado nutricional dos educandos (abaixo do peso esperado para a idade, peso adequado para a idade, peso acima do esperado para a idade).

Nos Quadros 3 e 4 a seguir pode ser observado as orientações para cada estado nutricional avaliado.

Quadro 3: Modelo da orientação nutricional para educandos com peso adequado para idade.

Senhores pais e/ou responsáveis, informamos que seu filho(a) _____________________________________________________________ encontra-se com peso adequado para idade. Ainda assim é importante manter a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos a ele(a), dessa forma elaboramos algumas orietantações para ele(a).

- Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia

- Fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches (lanche da manhã, lanche da tarde e ceia) por dia

- Comer três frutas por dia

- Comer três porções de verduras/legumes por dia

- Introduzir alimentos integrais na alimentação

- Temperar alimentos com tempero naturais e não com temperos industrializados

- Preferir alimentos assados e não fritos

- Preferir frutas nos lanches e não bolachas e doces

- Evitar o consumo excessivo de doces

- Mastigar bem os alimentos

- Praticar atividade física

Também estamos à disposição para realizar consulta nutricional na Clínica de Nutrição da Faculdades Ponta Grossa (Unidade Paraíso) e marcar uma consulta nutricional para seu(a) filho(a).

Fonte: Autor (2015).

Quadro 4: Modelo da orientação nutricional para educandos com peso elevado para idade.

 

Prezados pais e/ou responsáveis, viemos através desta informar que __________________________________________ encontra-se acima do peso desejado para a idade. Sendo importante cuidar da qualidade dos alimentos oferecidos a ele(a). Para isso elaboramos orientações nutricionais.

- Comer frutas e verduras diariamente

- Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro)

- Evitar gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes

- Realizar 3 refeições principais e 2 lanches por dia. Isso evita longos períodos em jejum.  O ideal é fracionar as refeições

- Comer com calma e não na frente da TV. Quando a pessoa come com pressa, além de não saborear o alimento, demora mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo

- Evitar doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias (doces e frituras)

- Ingira pelo menos 8 copos de água por dia

- Atividade física: procure uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir incentivado e buscar a orientação de um professor de Educação Física. O que não pode é ficar parado!

                                                                                            

Também estamos à disposição para consulta nutricional na clínica de nutrição das Faculdades Ponta Grossa, e marque uma consulta nutricional para seu(sua) filho(a).

Fonte: Autor (2015).

Através do envio das orientações nutricionais aos pais e/ou responsáveis buscou-se alertar sobre a importância de uma alimentação equilibrada para o adequado desenvolvimento das crianças e adolescentes.

4. Conclusão

Através da avaliação antropométrica foi possível verificar que o índice de educandos acima do peso para a idade é significativamente maior no sexo masculino que no feminino.

Dos 98 (noventa e oito) alunos em que foi realizado a avaliação antropométrica, 22 (vinte e dois) encontram-se acima do peso adequado para a idade. E todos estão com a estatura adequada para a idade.

Quanto ao consumo alimentar verificou-se que a maioria dos educandos consome frequentemente alimentos pouco saudáveis sendo o suco em pó ingerido diariamente pela maioria dos alunos. Refrigerante, biscoitos e salgadinhos também estão entre os alimentos pouco saudáveis mais consumidos. E a maioria consome arroz e feijão diariamente.

Visando adequar o peso para idade dos alunos que encontram-se acima do peso foi encaminhado aos pais um documento contendo orientações nutricionais e disponibilizado a esses o atendimento na clínica de nutrição das Faculdades Ponta Grossa. Para os escolares com peso adequado para a idade também foi enviado orientações nutricionais de modo a melhorar a qualidade dos alimentos consumidos.

Referências

FARIAS E S. Salvador M R D. Antropometria, composição corporal e atividade física de escolares. Ver. Bras. Cine. Des. Hum. [on line] 2005, vol.7, n1  [citado em 28 de Novembro de 2015]. Disponível em www:  ttps://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3779/16783. ISSN 1415-8426

MARTINS, L. V. Proposta de intervenção terapêutica de sobrepeso e obesidade entre escolares Plano Serrano em Santa Catarina. 1ed. São Paulo: Baraúna, 2014, p. 25-36.

PONTES, T. E; et al. Orientação nutricional de crianças e adolescentes e os novos padrões de consumo: propaganda, embalagens e rótulos. Rev. Paul Pediatria. [on line] 2009, 27(1):99-105 [citado em 28 de Novembro de 2015]. Disponível em www: http://www.scielo.br/pdf/rpp/v27n1/15.pdf.

TRICHES, R. M.; Giugliani, E. R. J.; Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Rev. Saúde Pública. [on line] 2005, 39(4):541-7     [citado em 28 de novembro de 2015]. Disponível em www:  http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n4/25523.pdf.


1. Email; elizandrams7@hotmail.com



Vol. 37 (Nº 09) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]