Espacios. Vol. 37 (Nº 12) Año 2016. Pág. 3

Revelando o efeito da intenção de rotatividade na adoção individual do Linkedin

Revealing the effect of professional turnover intention on individual adoption of Linkedin

Lilian Cristina Carvalho CAMARGO 1; Alexandre CAPPELLOZZA 2

Recibido: 06/01/16 • Aprobado: 15/02/2016


Contenido

1. Introdução

2. Referencial Teórico

3. Procedimentos Metodológicos

4. Conclusões

Referências Bibliográficas


RESUMO:

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da Intenção de Rotatividade na adoção das redes sociais profissionais, além de fatores antecedentes do uso desta tecnologia. A expectativa de desempenho é o fator mais influente na intenção de uso do Linkedin. O segundo fator com maior influência no uso da rede é a intenção de rotatividade. Já a expectativa de esforço e influências sociais dos contatos do usuário também são forças motivadoras do uso deste recurso. Como a intenção de rotatividade do colaborador nem sempre é declarada, este estudo pode auxiliar a prever imprevistos à organização pelo monitoramento das aplicações.
Palavras-chave: Linkedin; Rede Social Profissional; Intenção de Rotatividade.

ABSTRACT:

This study aimed to evaluate antecedents factors associated with professional social networks usage and explore Professional Turnover Intention on individual adoption of this technology. Results showed that Performance Expectancy is the most influential factor on the use of Linkedin. Turnover Intention has been confirmed as a motivating factor associated with social network usage. Effort expectancy and social influence also may be considered as significant aspects that leverage usage of this technology Since professional turnover intention is not always declared to the managers, this study may assist leaders to prevent voluntary departure of valuable professionals by monitoring the technological applications.
Keywords: Linkedin; Professional Social Network; Turnover Intention.

1. Introdução

Um dos possíveis precedentes da rotatividade de pessoal é a intenção de rotatividade (Mobley, 1992) que se tornou um tema de interesse no campo do comportamento organizacional por ser considerado um indicador que mede qual a intenção dos indivíduos de deixarem o seu trabalho atual (Siqueira et al, 2014) com a finalidade de melhor compreender e controlar a rotatividade de pessoal, bem como suas consequências (Vandenberg & Nelson, 1999).

Dentre os diversos fatores que podem levar os indivíduos a pensar, planejar ou ter vontade de sair da organização na qual trabalham, considera-se que alguns estão relacionados aos aspectos individuais e podem não ser controlados pela organização, tais como: o desejo de atuar em outro tipo de ramo ou função (Mobley, 1992), a atração por outras empresas (Milkovich & Boudreau, 2000), entre outros aspectos.

Alguns destes indivíduos, interessados em deixar seu emprego atual, podem recorrer aos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como, por exemplo, as redes sociais que proporcionam aos indivíduos uma maneira eficiente e fácil de manter conexões sociais e compartilhar informações profissionais (Benson, Filippaios & Morgan, 2009), obter informações do mercado de trabalho, adquirir novos contatos, buscar oportunidades profissionais (Shimazaki & Pinto, 2011), entre outros recursos.

Entre as diversas redes sociais, algumas foram criadas com o foco profissional, conhecidas como redes sociais profissionais, como o Linkedin (Afonso, 2009) no qual seus usuários têm ao seu dispor uma variedade de funcionalidades que possibilitam ter acesso às ferramentas de recrutamento, navegar pelos anúncios de vagas, encontrar negócios e oportunidades de trabalho, entre outros serviços (Linkedin, 2014).

Nesse contexto, a intenção de rotatividade pode ser avaliada como um fator antecedente à adoção individual da rede social profissional Linkedin, entre outros motivadores.

Ressalta-se também que a adoção individual de tecnologia da informação é estudada por diferentes modelos e teorias que objetivam analisar fatores antecedentes que envolvem as decisões, intenções e satisfação dos indivíduos quanto à aceitação e ao uso da tecnologia da informação (Dias et al, 2011; Venkatesh et al, 2003) o que possibilita compreender a influência individual de diferentes fatores determinantes da intenção e comportamento de uso (Venkatesh, Thong & Xu, 2012).

Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar fatores antecedentes que podem influenciar a intenção de uso e o comportamento de uso da rede social profissional Linkedin.

2. Referencial Teórico

2.1 Intenção de Rotatividade

A ação do indivíduo de se desligar da organização pela qual trabalha é um comportamento individual que se insere nas questões relacionadas à rotatividade de pessoal (Siqueira et al, 2014).

A rotatividade de pessoal é conhecida tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial como turnover (Steers & Mowday, 1981) epode ser definida como a movimentação de saída e entrada de pessoal na organização, de forma voluntária ou involuntária (Robbins, 2002). Rotatividade involuntária é o desligamento do funcionário por iniciativa da organização, enquanto a voluntária ocorre quando o funcionário decide por iniciativa própria deixar a organização (Mobley, 1992).

Entretanto, para melhor compreender e controlar a rotatividade, bem como suas consequências, faz-se necessário conhecer os fatores que podem levar o indivíduo a pensar ou ter vontade de sair da organização em que trabalha, ou seja, sua intenção de rotatividade (Vandenberg & Nelson, 1999) uma vez que as intenções de rotatividade podem preceder o desligamento efetivo do indivíduo na organização (Mobley, 1992).

A intenção de rotatividade pode ser entendida como a probabilidade estimada do indivíduo de deixar o seu trabalho dentro de um determinado período de tempo (Sousa-Poza & Henneberger, 2002). Já para Cuskelly & Boag (2001), a intenção de rotatividade pode significar a vontade, o desejo ou os planos profissionais do indivíduo para deixar a organização.

Algumas organizações têm investido na identificação das intenções de rotatividade que levam o indivíduo com bom desempenho a tomar a decisão de deixar a organização em que trabalha, a fim de adotarem ações e políticas para evitar a saída voluntária (Ferreira & Siqueira, 2005; Mobley, 1992). Assim, observa-se que a intenção de rotatividade se tornou um tema de interesse no campo do comportamento organizacional por ser um "indicador eficaz para avaliar o pensamento, o planejamento e a vontade dos indivíduos de deixarem a organização onde trabalham" (Siqueira et al, 2014, p. 210).

De acordo Mobley et al (1979), muitas vezes, as definições de intenção de rotatividade na literatura não especificam um período determinado de tempo, mas apenas se referem à determinação dos indivíduos em deixar a organização em algum momento no futuro próximo. Sendo assim, o estudo de Van Dam (2008) investigou a intenção que os indivíduos têm de deixar a organização na qual atuam sob diferentes perspectivas de tempo (time frames).

Ressalta-se, no entanto, que Van Dam (2008) apoia-se, entre outras teorias, na teoria tradicional de rotatividade de March & Simon (1958) e Mobley et al, (1979) para explicar que os indivíduos que estão se preparando para deixar a organização, ou seja, que têm intenção de rotatividade, são mais conscientes das possíveis alternativas no mercado de trabalho, em comparação com os indivíduos que pretendem ficar pelo menos um pouco mais na organização.

Neste sentido, estes indivíduos podem disseminar suas informações profissionais ou buscar informações de terceiros, contatos, entre outras possibilidades recorrendo aos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que possibilitam a facilidade de socialização das informações, a pluralidade de aplicações disponíveis, entre outros recursos (Chaim, Martinelli & Azevedo, 2012).

Por sua vez, com o avanço da interatividade proporcionada pelo desenvolvimento da internet começam a surgir novas formas de comunicação, entre elas as redes sociais (Afonso, 2009) pelas quais os indivíduos podem utilizar para diferentes ações: compartilhamento de informações, busca de oportunidades profissionais, procura de contatos, entre outras ações (Shimazaki & Pinto, 2011).

2.2 Redes Sociais

As pessoas estão inseridas na sociedade por meio das relações que mantêm e desenvolvem no decorrer de sua vida e isto é o que ajuda a fortalecer a esfera social. "A própria natureza humana nos liga a outras pessoas e estrutura a sociedade em rede" (Tomaél, Alcará & Dichiari, 2005, p. 93).

As redes sociais representam um conjunto de pessoas independentes que por meio de uma tecnologia de informação unem seus objetivos e recursos ao redor dos princípios e interesses que são compartilhados (Marteleto, 2001).

Segundo Tomaél, Alcará & Dichiari (2005), as redes sociais são constituídas como uma das estratégias implícitas que a sociedade utiliza para compartilhar o conhecimento e as informações por meio das relações entre as pessoas que dela participam.

Benson, Filippaios & Morgan (2009, p.1), ressaltam que "as redes sociais proporcionam uma maneira eficiente e fácil de manter conexões sociais e compartilhar informações, por isso estão populares nos últimos anos".

Afonso (2009) aponta que algumas redes sociais foram criadas com o foco profissional, sendo conhecidas como redes sociais profissionais tais como o Linkedin no qual "os membros cadastrados interligam-se pelas comunidades de acordo com a natureza do seu trabalho, sua formação, seu conhecimento e até mesmo seus contatos profissionais" (p. 93).

2.2.1 Linkedin

Linkedin é uma rede social profissional, fundada em 2003 por Reid Hoffman, com sede em Mountain View, Califórnia.  Tem como missão conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Possui 300 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, conforme informação divulgada na própria rede social profissional Linkedin. No Brasil há 15 milhões de usuários cadastrados, de acordo com Grego (2013) em reportagem na Revista Exame.

A rede social profissional Linkedin pode ser definida como uma empresa de capital aberto com um modelo de negócios variado em que toda receita vem por meio das assinaturas dos usuários, vendas de publicidade e soluções de recrutamento (Chaim, Martinelli & Azevedo, 2012).

Há uma variedade de serviços disponíveis aos usuários, como a possibilidade de se conectar aos colegas de trabalho e manter contato com pessoas com as quais já estudaram e trabalharam. Os usuários também podem visualizar perfis de clientes, parceiros de negócios e empresas antes de reuniões ou entrevistas, bem como discutir notícias mais recentes do setor de atuação e participar de conversas compartilhadas. Além disto, essa rede oferece aos usuários soluções de recrutamento por meio do qual podem navegar pelos anúncios de vagas ou localizar candidatos para a organização (Linkedin, 2014).

A rede social profissional Linkedin disponibiliza acesso aos usuários independentemente da situação profissional, ou seja, aos profissionais que estão desempregados ou não.

Para Telles (2010, p. 87) "O Linkedin é uma espécie de currículo profissional, em que consta sua posição atual, os cargos que exerceu, sua escolaridade, seus sites, particularmente sites de empresas, e seu blog." 

Pode-se caracterizá-la como uma rede social profissional que busca tornar os usuários bem-sucedidos em suas carreiras (Linkedin, 2014). Os usuários ao participarem de uma rede social profissional com estas funcionalidades estão se apresentando para o mercado de trabalho, ou seja, mostrando para as outras pessoas quais são os seus talentos e experiências, além de buscar atualizações a respeito das tendências na sua área de atuação, entre outras possibilidades (Silva, 2013).

Ressalta-se, contudo, que a rede social profissional Linkedin requer a participação (adoção) dos usuários, pois do contrário, seu objetivo, que é a interação entre os interessados, pode não ser atingido e, portanto, não adiantará ter diversas funcionalidades disponibilizadas para seus usuários (Davis, 1989).

O estudo da adoção de tecnologia possibilita o desenvolvimento de teorias que auxiliam na compreensão da influência individual de diferentes fatores determinantes da intenção e comportamento de uso (Venkatesh, Thong & Xu, 2012).

Dentre os vários modelos e teorias conceituais de adoção e uso de tecnologia da informação, encontra-se o modelo UTAUT (Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia), que é um modelo integrador dos principais estudos da área de aceitação e uso de tecnologia da informação (Venkatesh et al, 2003).

2.3 Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia

Com o intuito de unificar as teorias referentes à aceitação e ao uso da tecnologia da informação, Venkatesh et al (2003) examinaram e compararam empiricamente os oito modelos de aceitação de tecnologia individual por meio de um estudo longitudinal com indivíduos de quatro organizações que foram introduzidos em uma nova tecnologia no seu ambiente de trabalho.

A partir da validação empírica, Venkatesh et al (2003) formularam a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia – Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), com a identificação de quatro construtos determinantes da intenção e uso expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras e quatro variáveis moderadoras da relação entre os construtos: gênero, idade, experiência e voluntariedade (Venkatesh et al, 2003).

Entende-se que o modelo UTAUT apresenta um dos modelos mais completos sobre aceitação da tecnologia, devendo ser utilizado de modo extensivo para tal fim (Li & Kishore, 2006).  Desde a sua publicação original, o modelo UTAUT é aplicado no estudo de uma variedade de tecnologias de informação e em diversos contextos, principalmente em contextos organizacionais, entretanto aplicações e replicações de todo o modelo ou alguns construtos do modelo têm contribuído para fortalecer sua generalização (Venkatesh, Thong & Xu, 2012).

2.3.1 Expectativa de Desempenho

A expectativa de desempenho é definida como o grau em que o indivíduo acredita que usando o sistema ele alcançará ganhos de desempenho em suas atribuições (Venkatesh et al, 2003). Ela foi fundamentada nos construtos de diferentes modelos: Utilidade percebida oriundo dos modelosTAM e Combinado TAM-TPB (Davis 1989; Davis, Bagozzi & Warshaw, 1989), Motivação extrínseca (Davis, Bagozzi & Warshaw, 1992) originário do modelo MM, Ajuste ao trabalho (Thompson, Higgins & Howell, 1991)do modelo MPCU, Vantagem relativa (Moore & Benbasat, 1991) proveniente do modelo IDT e Expectativa de Resultados (Compeau & Higgins, 1995; Compeau, Higgins & Huff, 1999) procedente do modelo SCT.

Uma vez que a rede social profissional Linkedin possibilita compartilhar rapidamente informações profissionais, melhorar as possibilidades de benefícios com seus contatos, aumentar as chances de obter oportunidades e outras possibilidades, pressupõe-se que a percepção destes benefícios pode influenciar a intenção de uso da rede social profissional pelo usuário. Desta forma, gera-se a seguinte hipótese:

H1: A expectativa de desempenho influencia de forma positiva a intenção de Uso da rede social profissional Linkedin.

2.3.2 Expectativa de Esforço

A expectativa de esforço refere-se ao grau de percepção do usuário em relação à facilidade de utilização do sistema (Venkatesh et al, 2003). É originário de três construtos: Facilidade Percebida do modelo TAM, TAM2 (Davis, 1989), Complexidade do modelo MPCU (Thompson, Higgins & Howell, 1991)e Facilidade de uso do IDT (Moore & Benbasat, 1991).  Os autores consideram que há semelhanças nas definições dos construtos e em suas escalas de medição (Venkatesh et al, 2003, p. 450).

A percepção do indivíduo que a rede social profissional Linkedin tem uma interação clara e de fácil compreensão, que aprender a utilizá-la é fácil, entre outros aspectos, pode influenciar a intenção de uso desta rede social profissional.  Assim, formula-se a seguinte hipótese:

H2: A expectativa de esforço influencia de forma positiva a intenção de Uso da rede social profissional Linkedin.

2.3.3 Influência Social

A influência social é definida como o grau em que o indivíduo percebe que os outros acreditam ser importante que ele utilize um novo sistema (Venkatesh et al, 2003). É derivada de três construtos de outras teorias. O construto Norma Subjetiva (Fishbein & Azjen, 1975) do TRA. Os Fatores Sociais (Thompson, Higgins & Howell, 1991, p. 126) do modelo MPCU, e o construto Imagem (Moore & Benbasat, 1991) da teoria IDT.

Pressupõe-se que influência social pode ser entendida como um fator de estimulo à intenção de uso da rede social profissional Linkedin, quando o indivíduo percebe que pessoas que são importantes para ele ou que influenciam seu comportamento, consideram que ele deva utilizar o Linkedin.  O mesmo ocorre se o indivíduo perceber que pessoas do seu convívio profissional ou com mais experiência podem auxiliá-lo em sua utilização. Nesse contexto, levanta-se a seguinte hipótese:

H3: A influência social influencia de forma positiva a intenção de Uso da rede social profissional Linkedin.

2.3.4 Intenção de Uso

O construto intenção de uso é originário da Teoria da Ação Racional – TRA, de Fishbein e Ajzen (1975) e no modelo UTAUT é influenciado pelos construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço e influência social e antecedente do comportamento de uso. Este último também é originário do TRA, de Fishbein e Ajzen (1975) e no modelo UTAUT é uma variável dependente que é influenciada pela intenção de uso e as condições facilitadoras.

Entende-se que o construto intenção de uso consiste na intenção do indivíduo em relação ao uso efetivo de um sistema ou tecnologia que, neste caso, pode ser um importante antecedente do comportamento de uso da rede social profissional Linkedin pelo indivíduo. Sendo assim, levanta-se a seguinte hipótese:

H5: A intenção de uso influencia de forma positiva o Uso da rede social profissional Linkedin.

2.3.5 Intenção de Rotatividade

Adicionalmente ao modelo UTAUT, supõe-se que alguns dos indivíduos com intenção de rotatividade possivelmente buscam ferramentas, meios de comunicação, novas tecnologias como, por exemplo, a rede social profissional Linkedin, em busca de disseminar suas informações profissionais, localizar oportunidades profissionais, obter informações sobre o mercado de trabalho, obter mais contatos, entre outros motivos. Nesta direção, elabora-se a seguinte hipótese:

H4: A intenção de rotatividade influencia de forma positiva a intenção de Uso da rede social profissional Linkedin.

3. Procedimentos Metodológicos

Utilizou-se como estratégia no desenvolvimento de pesquisa uma metodologia quantitativa. Informa-se que esta pesquisa de corte transversal único foi realizada por meio de survey, sob caráter confirmatório e analisou os dados observados de um questionário elaborado para a coleta dos dados empíricos.

Para desenvolver o instrumento de medida e possibilitar o estudo dos fatores de influência a adoção da rede social profissional Linkedin, foram adaptadas as questões do instrumento de medida original do Modelo UTAUT de Venkatesh et al (2003) para os construtos: expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e intenção de uso e foi utilizada a escala de intenção de rotatividade construída e validada por Siqueira, Gomide Jr. e colaboradores  em 1997, e revisada em 2012 (Siqueira et al, 2014), bem como a pesquisa de Van Dam (2008).

O questionário preliminar foi validado por especialistas da área de tecnologia da informação e que já utilizaram modelos de adoção tecnológica. As perguntas eram afirmações que os usuários respondiam em uma escala Likert baseada em sete níveis, que variavam entre os extremos Discordo Totalmente até Concordo Totalmente.

Para realizar o teste das hipóteses deste estudo, foram utilizados testes estatísticos com a técnica de Modelos de Equações Estruturais – MEE, entre outros. A MEE pode ser distinguida por duas características: a estimação de múltiplas e inter-relacionadas relações de dependência e a habilidade de representar conceitos não observados nessas relações (Hair Jr. et al, 2005).

3.1 Informações da amostra

Para análise e verificação das hipóteses e do modelo proposto, foram considerados somente os dados de pessoas que estivessem empregadas para que pudessem, possivelmente, manifestar sua intenção de rotatividade e também usuários da rede social profissional Linkedin. Sendo assim, obteve-se um total de 309 questionários.

Após a coleta de dados foi realizada a análise exploratória do banco de dados para verificar dados omissos, outliers nas observações, entre outras análises. Considerou-se, portanto, 292 questionários como válidos para análise do modelo estrutural, sendo 137 questionários eletrônicos e 155 questionários coletados presencialmente.

O perfil da amostra, composta por 292 casos é caracterizada pela heterogeneidade de gênero, sendo este constituído por 52% do sexo feminino, o que representa 152 respondentes e 48% do sexo masculino, ou seja, 140 respondentes. A idade média dos respondentes é igual a 31,34 anos e teve uma variação ampla de 18 anos para valor mínimo encontrado e 62 anos para o valor máximo encontrado, com um desvio-padrão de 10,31. Essa variação aponta que a amostra é composta tanto de jovens, quanto adultos, o que sinaliza que a rede social profissional Linkedin pode ser atraente para as várias faixas etárias dos respondentes pesquisados.

3.2 Análise do modelo de medidas e estrutural

Com a finalidade de estimar o modelo da presente pesquisa utilizou-se o PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling). A escolha pela utilização do PLS neste estudo decorre das suas características, cujos dados são menos suscetíveis a desvios da normalidade multivariada (Chin, Marcolin & Newsted, 2003; Vinzi et al, 2010).

Além disso, optou-se pela utilização do PLS pelo fato de ser um modelo com objetivos preditivos, e o PLS consegue prognosticar e modelar variáveis latentes com indicadores formativos ou reflexivos (Petter, Straub & Rai, 2007; Hair Jr. et al, 2013).

Para realização dos cálculos necessários para validação do modelo estrutural deste estudo, utilizou-se o software SmartPLS versão 3.1.6 (Ringle, Wende & Becker, 2014).

A fim de se examinar a validade convergente e discriminante dos construtos utilizados no modelo estrutural foi realizada a Análise Fatorial (Hair Jr, et al., 2005). Tais resultados das cargas fatoriais, apresentados na Tabela 1 a seguir, permitem que seja realizada a análise do modelo estrutural.

Tabela 1
Cargas fatoriais nos construtos

Fonte: elaborada pelos autores.

No resultado da Análise Fatorial todos os construtos apresentam indicadores com cargas altas em suas variáveis latentes e cargas baixas nas demais variáveis latentes, indicando razoável validade discriminante e convergente (Chin, 2000). Os únicos indicadores que não apresentaram valores superiores a 0,70 foram ITU1 (0,617) e USO2 (0,608), com valores muito próximos do aceitável.

Com estes resultados, entende-se que os valores das cargas fatoriais calculados são satisfatórios e possibilitam a continuidade da análise do modelo de mensuração.

Para a validação convergente do modelo também se analisam os valores da variância média extraída (AVE) dos construtos (Hair Jr. et al, 2005). De acordo com Fornell & Larcker (1981) e Hair, Ringle & Sarstedt (2011), como critério para validação do indicador, espera-se que o valor da AVE de cada construto seja superior a 0,5. Nos valores apresentados na tabela 2, observa-se que todos os valores da variância média extraída dos construtos ficaram acima dos valores satisfatórios.

Tabela 2
Variância média extraída

Fonte: elaborada pelos autores.

Outro indicador utilizado para avaliar o modelo de mensuração é a confiabilidade composta de cada construto. A confiabilidade composta descreve o grau em que os indicadores representam o construto latente em comum e tem como valor de referência aceitável 0,70. O Alpha de Cronbach avalia a consistência interna e seu valor varia de 0 a 1, sendo que altos valores indicam alto nível de consistência. Para estudos exploratórios, valores entre 0,60 e 0,70 são considerados aceitáveis; já para estudos em estágios mais avançados, valores entre 0,70 e 0,90 são considerados satisfatórios (Fornell & Larcker, 1981; Nunally & Berstein, 1994; Hair Jr. et al, 2013). A tabela 3 apresenta os valores da confiabilidade composta e da consistência interna. Todos os valores da confiabilidade composta estão dentro do estabelecido pelos autores.

Tabela 3
Confiabilidade composta e consistência interna

Fonte: elaborada pelos autores.

A verificação da validade discriminante entre os construtos é analisada pela matriz de correlação estimada e a raiz quadrada da variância média extraída dos construtos (AVE). De acordo com Fornell & Larcker (1981), a raiz quadrada da AVE dos construtos deve ser maior que a correlação entre as variáveis latentes. A Tabela 4, a seguir, apresenta os valores, que são considerados adequados para a validade discriminante.

Tabela 4
Matriz de correlação e raiz quadrada de AVE

Fonte: elaborada pelos autores.

Com o intuito de analisar a significância das cargas obtidas para as variáveis observáveis, optou-se por utilizar a técnica bootstrapping, a qual calcula estimativas de parâmetros e seus intervalos de confiança com base em múltiplas estimações (Hair Jr. et al, 2005; Hair Jr. et al, 2013). No estudo, a reamostragem utilizada foi de 1.000 amostras, com reposição de 292 casos, de acordo com as recomendações de Hair Jr. et al (2013).

A estatística t de Student analisa a hipótese dos coeficientes de correlação serem iguais a zero. Caso os resultados deste teste indiquem valores superiores a 1,96, a hipótese é rejeitada e a correlação é significante (Efron & Tibshirani, 1998; Hair Jr. et al, 2013).

A tabela 5 indica que todas as cargas fatoriais apresentaram resultados com significância satisfatória.

Tabela 5
Cargas fatoriais do modelo de medidas e estatística t de Student

Fonte: elaborado pelos autores.

Os valores dos coeficientes entre os construtos e as estatísticas t de Student, estimados pela técnica de bootstrapping, são apresentados na Tabela 6. Todos os valores dos relacionamentos apresentaram valores de t de Student superiores a 1,96 (nível de significância = 5%), o que é considerado satisfatório.

Tabela 6
Coeficientes do modelo estrutural - entre construtos

Fonte: elaborada pelos autores.

A análise do coeficiente de determinação (R²) indica quanto da variação total é comum aos elementos que constituem os pares analisados. Para Cohen (1977), valores de R² iguais a 10% são considerados baixos, 30% são considerados médios e 50% são considerados altos.

Neste estudo os valores de R² encontrados para os construtos Intenção de Uso e Uso da Rede foram iguais a 0,61 e 0,37, respectivamente, e podem ser considerados satisfatórios para o objetivo deste estudo.

4. Conclusões

Por meio deste estudo foi possível validar os relacionamentos entre os construtos componentes do modelo de pesquisa desenvolvido para o estudo da adoção individual da rede social profissional Linkedin. Neste sentido, este estudo contribui com o campo de pesquisas sobre aceitação e uso da gestão de tecnologia de informação, a partir da identificação e análise de fatores antecedentes que envolvem as decisões ou intenções dos usuários quanto ao seu uso.

Nota-se que Expectativa de Desempenho se revelou o fator que mais influencia os indivíduos na intenção de uso da rede social Linkedin.  Há percepção dos indivíduos de que ao utilizar o Linkedin, podem obter benefícios profissionais como: adquirir mais contatos, procurar novas oportunidades de carreira ou obter informações relacionadas ao ambiente corporativo e suas áreas de atuação, uma vez que o Linkedin tem uma variedade de serviços com foco profissional na qual possibilitam exibir informações profissionais com interação entre os interessados.

O segundo fator que apresentou maior influência sobre a intenção de uso com um coeficiente significativo foi à intenção de rotatividade. Assim, entende-se que alguns dos indivíduos com intenção de sair da organização na qual atuam, ao adotarem o Linkedin provavelmente tendem a mostrar para as outras pessoas/organizações interessadas quais são os seus talentos, suas experiências, em busca, por exemplo, de possíveis alternativas de trabalho, uma vez que o Linkedin é uma rede social que tem foco profissional e possui uma variedade de funcionalidades à disposição dos usuários.

A Expectativa de Esforço aparece como outra influência positiva na intenção de uso da rede social Linkedin. Alguns dos indivíduos percebem aspectos relacionados à facilidade de utilização deste sistema como, por exemplo, interação clara e de fácil compreensão, que aprender a utilizá-la é fácil, que é fácil se tornar um expert (ou especialista) no uso, entre outros aspectos.

Deste modo, é provável que a interface do Linkedin tenha características que tornam o manuseio simples e prático, o que pode estar relacionado com as mudanças de design que a plataforma sofreu e que aparentemente tornou a sua interface mais simples de utilizar (Meneses, 2012).

A influência social também apresenta uma influência positiva e significante para a intenção de uso da rede social profissional Linkedin. Este resultado acompanha outros estudos que envolvem adoção de redes sociais, no qual o construto influência social aparece como um fator significante de influência na adoção da tecnologia (Moraes, Cappellozza & Meirelles, 2014). Entende-se que o resultado obtido do fator influência social é plausível, pois se trata de aplicação tecnológica de comunicação no qual os participantes unem seus objetivos ao redor dos interesses e princípios que são compartilhados (Marteleto, 2001).

Para os gestores e desenvolvedores do segmento de redes sociais profissionais, o estudo amplia a compreensão dos possíveis fatores que podem ser determinantes ao uso desta tecnologia, possibilitando, desta forma, prever e explicar o comportamento do usuário na aceitação desta tecnologia da informação, que por sua vez, podem também favorecer o planejamento de táticas e operacionalização de estratégias de atuação para esse segmento.

 Neste sentido, as organizações interessadas no uso desta tecnologia e os usuários podem ser beneficiados, uma vez que a tecnologia pode ser modernizada, aprimorada, com soluções de praticidade e usabilidade, entre outras possibilidades, de tal modo que seja possível obter vantagens competitivas (Bueno, Zwicker & Oliveira, 2004).

Evidencia-se que o fator antecedente Intenção de Rotatividade está associado à adoção da rede social profissional Linkedin, e sendo assim, essa influência pode trazer contribuições para a prática organizacional, uma vez que poderá auxiliar os gestores das empresas na sinalização de possíveis colaboradores com intenção de rotatividade.

Sabe-se que a intenção de rotatividade do colaborador nem sempre é declarada aos gestores e a saída de talentos da organização pode causar imprevistos e prejuízos na condução das atividades futuras empresariais.

Desta forma, espera-se que os gestores das empresas possam prever e tomar decisões que ajudem a evitar a saída voluntária daqueles que são considerados valiosos para a organização e constituem uma fonte de vantagem competitiva (Demo et al, 2011), haja vista que a perda de empregados valiosos poderá afetar diretamente a eficiência das organizações e comprometer as estratégias em busca de competividade (Mintzberg & Lampel, 1999)..

No entanto, ressalta-se que os interessados nos resultados deste estudo devem estar atentos aos valores de poder de explicação dos construtos, pois o uso do Linkedin também pode ser realizado por indivíduos que não possuem a intenção de deixar o seu trabalho atual.

Em outras palavras, existe a possibilidade de que nem todos os indivíduos com intenção de rotatividade utilizarão o Linkedin e que seu uso pode ser explicado por outros fatores que não foram abordados neste estudo.

Este estudo pode conter erros de medida por meio de imprecisão na mensuração dos valores reais das respostas e não pode se afirmar que a significância e valores dos testes realizados neste estudo sejam constantes dadas às diferenças de cenários de utilização, acessibilidade e desenvolvimento de versões desta ferramenta.

Sugere-se para futuras pesquisas a aplicação do modelo utilizado em um estudo longitudinal, como forma de se verificar as modificações ocorridas ao longo do tempo dos efeitos dos fatores antecedentes da adoção da rede social profissional Linkedin presentes neste estudo.

Entende-se que a presença global desta tecnologia potencializa a possibilidade de replicação desta pesquisa em outros países, ou seja, em diferentes contextos culturais o que pode favorecer a ampliação do conhecimento sobre este tema.

Referências Bibliográficas

AFONSO, A. S. (2009); "Uma análise da utilização das redes sociais em ambientes corporativos". 170f. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

BENSON, V.; FILIPPAIOS, F.; MORGAN, S.  (2009); "Online Social Networks: Changing the face of business education and career planning".  International Journal of e-Business, 2009. Disponível em:<http://kar.kent.ac.uk/25778/1/INtJeB_Benson_Morgan_Filippaios_Revised.pdf> ISSN 1741-5063

BUENO, U. ZWICKER, OLIVEIRA, M. A. de. (2004); "Um estudo comparativo do modelo de aceitação de tecnologia aplicado em sistemas de informações e comércio eletrônico". In: Congresso internacional de gestão de tecnologia e sistemas de informação, v.1. São Paulo, SP.  

CHAIM, D. F.; MARTINELLI, C. R.; AZEVEDO, M. M. (2012); "Redes Sociais on-line e seleção de pessoas: Linkedin e SERVQUAL". Revista de Tecnologia Aplicada, v. 1, n. 3, p. 30-42.

CHIN, W. W. (2000); "Partial Least Square for researchers: a overview and presentation of recent advances using the PLS approach". Disponível em: http://discnt.cba.uh.edu/chin/index.html

CHIN, W. W.; MARCOLIN, B. L., NEWSTED, P. R. (2003); "A Partial Least Squares Latent Variable Modeling Approach for Measuring Interaction Effects: Results from a Monte Carlo Simulation Study and an Electronic-Mail Emotion/Adoption Study". Information Systems Research, v.14, n. 2, p.189-217.

COHEN, J. (1977); "Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences". Revised Edition. New York: Academic Press, Inc.

COMPEAU, D. R.; HIGGINS, C. A. (1995); "Computer self-efficacy:development of measure and initial test". MIS Quarterly, v. 19, n. 2, p. 189-211.

COMPEAU, D. R.; HIGGINS, C. A. HUFF S. (1999); "Social cognitive theory and individual reactions to computing technology: a longitudinal study". MIS Quarterly, v. 23, n. 2, p. 145-158.

CUSKELLY, G.; BOAG, A. (2001); "Organizational commitment as a predictor of committee member turnover amongst volunteer sport administrators: Results of a time-lagged study". Sport Management Review, v. 4, n. 1, p. 65-86.

DAVIS, F. D. (1989); "Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology". MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 318-340.

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. (1992); "Extrinsic and Intrinsic Motivation to Use Computers in the Workplace". Journal of Applied Social Psychology, v. 22, n. 14, p. 1111- 1132.

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. (1989); "User Acceptance of Computer Technology: a comparision of two theoretical models". Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1003.

DEMO, G.; FOGAÇA N.; NUNES I.; EDREI L.; FRANCISCHETO L. (2011); "Políticas de gestão de pessoas no novo milênio: cenário dos estudos publicados nos periódicos da área de Administração entre 2000 e 2010". Revista Administração Mackenzie, v. 12, n. 5, p. 15-42. ISSN 1678-6971.

DIAS, G. A.; SILVA P. M. da S.; DELFINO JUNIOR J. B.; ALMEIDA J. R de. (2011); "Technology Acceptance Model TAM; Avaliando a aceitação tecnológica do Open Journal Systems (OJS)". Informação e Sociedade. v. 21, n. 2, p. 133-149.

EFRON, B., TIBSHIRANI, R. J. (1998); "An introduction to the bootstrap". Chapman e Hall / CRC Press.

FERREIRA, M. L. C. B.; SIQUEIRA, M. M. M. (2005); "Antecedentes de intenção de rotatividade: estudo de um modelo psicossocial". Revista Organizações em Contexto, v.1, n.2.

FISHBEIN, M.; AJZEN, I. (1975); "Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research". Addison-Wesley. Reading.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. (1981); "Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error". Journal of Marketing Research, v. 18, p. 39-50.

GREGO, M. (2013); "Linkedin atinge 15 milhões de usuários no Brasil". Revista EXAME. Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/Linkedin-atinge-15-milhoes-de-usuarios-no-brasil-2.

HAIR, JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. (2005); "Análise multivariada de dados". 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

HAIR, JR., J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. (2013); "A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM)". Thousand Oaks: SAGE Publications.

HAIR, JR., J. F.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. (2011); "PLS-SEM: Indeed a Silver Bullet". Journal of Marketing Theory and Practice, v. 19, p. 139-151.

LI, J.P.; KISHORE, R. (2006); "How Robust is the UTAUT Instrument? A Multigroup Invariance Analysis in the Context of Acceptance and Use of Online Community Weblog Systems". 06th Proceedings of SIGMISCPR, p. 13-15, Claremont, California, USA.

LINKEDIN. (2014). Disponível em: http://www.Linkedin.com/about-us.

MARCH, J.G; SIMON, H.A. (1958); "Organizations", Wiley, New York, NY.

MARTELETO, R. M. (2001). "Análise de redes sociais: aplicação no estudo de transferência da informação". Ciência da Informação, v. 30, n. 1.

Meneses, J. (2012); "Linkedin ganha novo visual com uma interface mais simples. Webdigblog". Disponível em: <http://webdig.com.br/14824/Linkedin-novo-visual-nova-interface/>.

Milkovich, G. & Boudreau, J. W. (2000); "Administração de Recursos Humanos". São Paulo: Atlas.

Mintzberg, H. & Lampel, J. (1999); "Reflecting on the Strategy Process". Sloam Management Review, 21-30.

Mobley, H. M. (1992); "Turnover: causas, consequências e controle". Porto Alegre: Ortiz.

Mobley, W. H.; Griffith, R. W.; Hand, H. H.; Meglino, B. M. (1979); "Review and conceptual analysis of the employee turnover process". Psychological Bulletin, v. 86, n. 3, p. 493-522.

MOORE, G. C.; BENBASAT, I. (1991); "Development of an Instrument to Measure the Perceptions of Adopting an Information Technology Innovation", Information Systems Research. v. 2, n. 3, p. 192-222.

MORAES, G. H. S. M. ; CAPPELLOZZA, A. ; MEIRELLES F. S. (2014); "#VEMPRARUA A Tecnologia da Informação e as Manifestações Sociais: Um Estudo da Utilização das Redes Sociais para Participação nos Protestos". XXXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), Rio de Janeiro.

NUNALLY, J. C.; BERNSTEIN, I. (1994); "Psychometric theory". New York: McGraw-Hill.

PETTER, S., STRAUB, D., RAI, A. (2007) "Specifying Formative Constructs in Information Systems Research". MIS Quarterly, v. 31, n. 4, p. 623-656.

RINGLE, C. M.; WENDE, S.; BECKER, J. M. (2014); "SmartPLS". Hamburg: SmartPLS. Disponivel em: <www.smartpls.com>

Robbins, S. P. (2002); "Comportamento organizacional". 9. ed. São Paulo: Prentice Hall.

SHIMAZAKI, V. K.; PINTO, M. M. (2011); "A influência das redes sociais na rotina dos seres humanos". Faasci-Tech, v. 1, n. 5, 171-179.

SILVA, W. D. da. (2013); "Linkedin: Como se destacar". 2. ed. E-Book Kindle.

SIQUEIRA, M. M. M.; GOMIDE JR., S.; OLIVEIRA A. de F. POLIZZI FILHO (2014); "Intenção de Rotatividade". In: Siqueira, M. M. M. (org). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed.

SOUSA-POZA, A.; HENNEBERGER, F.  (2002); "Analyzing job mobility with job turnover intentions: An international comparative study". Research Institute for Labour Economics and Labour Law, v. 1, n. 28, p. 82.

STEERS, R. M.; MOWDAY, R. T. (1981); "Employee turnover and post-decision accommodation processes". Research in Organizational Behavior, v. 3, p. 235-281.

TELLES, A. (2010); "A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas". São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda.

THOMPSON, R. L.; HIGGINS, C. A.; HOWELL, J. M. (1991); "Personal Computing: Toward a Conceptual Model of Utilization". MIS Quarterly. v. 15, n. 1, p. 124-143.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. (2005); "Das redes sociais à inovação". Revista Ciência da Informação. v. 34, n. 2, p. 93-104. Disponível em: http:// <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf>

Van Dam, K. (2008); "Time frames for leaving: an explorative study of employees intentions to leave the organization in the future". Carrer Development International, v.13, n. 6, p. 560-571.

VANDENBERG, R. J.; NELSON J.B. (1999); "Desegregating the motives underlying turnover intentions: when do intentions predict turnover behavior?" Human Relations, v. 52, n.10, p. 1313-1336.

VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D.  (2003). "User acceptance of information technology: Toward a unified view". MIS Quarterly, v. 27, n. 3.

VENKATESH, V.; THONG, J.Y.L.; XU, X.  (2012); "Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology". MIS Quarterly. v. 36, n. 1, p. 157-178.

VINZI, V. E.; CHIN, W. W.; HENSELER, J.; WANG, H. (2010); "Handbook of partial least squares: Concepts, methods and applications". London: Springer Heidelberg Dordrecht.


1. Professora Mestre em Administração – Universidade Metodista de São Paulo – SP, Brasil. Email: lilian.camargo@metodista.br
2. Professor Doutor em Administração e pesquisador na área de administração com ênfase em tecnologia da informação e análise multivariada de dados – Universidade Metodista de São Paulo – SP, Brasil. Email: alexandre.cappellozza@metodista.br


Vol. 37 (Nº 12) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]