Espacios. Vol. 37 (Nº 20) Año 2016. Pág. 7

Logística reversa no descarte de baterias e celulares comercializados em Chapecó (SC): Subsídios à construção de um modelo de gestão

Reverse logistics the disposal of batteries and cell phones sold in Chapecó (SC): Subsidies for the construction of a management model

Evandro Luiz de OLIVEIRA 1; Nelson Santos MACHADO 2; Jacir FAVRETTO 3

Recibido: 12/03/16 • Aprobado: 22/04/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Referencial teórico

3. Metodologia

4. Análise dos resultados

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

A gestão de resíduos sólidos preconiza a necessidade da correta destinação destes resíduos, tanto para reutilização por meio da reciclagem quanto para destinação final. O objetivo geral deste trabalho foi construir um modelo de logística reversa e descarte de celulares e baterias de celulares para o município de Chapecó (SC). Objetivos específicos: descrever a legislação vigente no Brasil e em outros países; identificar e analisar os principais modelos de logística reversa descritos na literatura; contextualizar a situação atual do descarte de celulares e baterias de celulares em Chapecó; construir um modelo de gestão de logística reversa para o caso em estudo; e validar este modelo por meio da interação com grupo focal. A concepção de pesquisa é predominantemente qualitativa, com delineamento do estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista estruturada e duas reuniões com grupo focal. Os dados foram tratados pelas técnicas de análise de conteúdo para as respostas abertas e estatística descritiva para as questões fechadas. O grupo focal sugeriu ajustes e melhorias no modelo proposto, validando sua adequação. Considera-se caracterizado o modelo de logística reversa para celulares e baterias em Chapecó, que poderá ser estendido para outros eletroeletrônicos, com pequenas adaptações.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental; Logística Reversa; Gestão de Resíduos.

ABSTRACT:

Solid waste management implies on the need for the correct disposal of this waste, whether it is to be recycled or destroyed. The general objective of this paper was to create a reverse logistics and disposal model for cellphones and batteries in Chapecó (SC). Its specific objectives were: describe the current legislation in Brazil and other countries; identify and analyze the main reverse logistics models found in specialized literature; contextualize the current situation of cellphone and batteries disposal in Chapecó; create a reverse logistics management model for the case; and validate said model through interaction with the focused group. This research is predominantly qualitative, and makes use of study design. Two meeting with the focused group and a structured interview were used for data collection. Data were analyzed through content analysis for open answers and descriptive statistics to closed questions. The focused group suggested adjustments to improve the model, validating its adaptation. Thus, the reverse logistics model for cellphones and batteries in Chapecó was characterized, which may be extended to other appliances with small adaptations.
Keywords: Environmental sustainability; Reverse Logistics; Waste Management.

1. Introdução

O avanço tecnológico proporcionou uma série de comodidades para milhares de pessoas. Os meios de comunicação evoluíram, modernizaram-se e, ao mesmo tempo, popularizaram-se de tal forma que se tornaram indispensáveis, como o uso de celulares, televisores e computadores. Houve um considerável aumento de usuários de telefonia celular, o que resultou mudanças na comunicação, bem como no comportamento social.

Contudo, esse avanço tecnológico resultou num acúmulo de lixo eletrônico físico, como monitores, placas, fios, baterias e carcaças de celulares. Já não se consegue mais viver sem esses recursos tecnológicos. E o consumo desenfreado por esses produtos e a busca por novidades tecnológicas se tornaram quase que uma obrigatoriedade na sociedade moderna.

Essa constante substituição de produtos eletrônicos ocasionou um descarte de grandes proporções. Como todo produto eletroeletrônico, os celulares descartados geram problemas ambientais sérios, não somente pelo volume de entulhos, mas porque esses produtos contêm materiais que demoram tempo para se decomporem, como plástico, metal e vidro, e, principalmente, pela existência de metais pesados em sua composição, prejudiciais à saúde.

No Brasil, a Lei n. 12.305/2010 (BRASIL, 2010) dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos:  fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo. Dessa forma, preconiza que até 2016 cada município brasileiro estabeleça sua legislação municipal, atentando para as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos.

Em Chapecó (SC) não existe uma Lei Municipal que regulamente a gestão de resíduos sólidos. Atualmente, o município está desenvolvendo seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Chapecó (PGIRS).

Assim, o objetivo geral deste estudo é construir um modelo de logística reversa e descarte de celulares e baterias de celulares para o município de Chapecó (SC), a partir do contexto atual, dos requisitos legais e de modelos existentes na literatura. Os objetivos específicos são: descrever a legislação vigente no Brasil e em outros países; identificar e analisar os principais modelos de logística reversa descritos na literatura; contextualizar a situação atual do descarte de celulares e baterias de celulares em Chapecó; construir um modelo de gestão de logística reversa para o caso em estudo; e validar este modelo por meio da interação com grupo focal. No Brasil, estudos de logística reversa são incipientes, além de serem confundidos com logística em si (MORAES, ROCHA, EWALD, 2014). Existem estudos que comprovam as vantagens ambientais e econômicas da implantação da logística reversa, a ser citado OLIVEIRA NETO et al (2014), que aplicou ao segmento de vidros impressos. Mesmo considerando o movimento voluntário das empresas, existem desafios a serem superados, entre os quais, a necessidade de uma infraestrutura que assegure o recolhimento de resíduos pós-consumo (DEMAJOROVIC, 2011). Nesse contexto, o artigo pretende contribuir com a discussão da logística reversa aplicada à telefonia celular da cidade de Chapecó, Santa Catarina.

2. Referencial teórico

2.1 Gestão da Sustentabilidade

A definição de sustentabilidade mais difundida, também no âmbito dos estudos organizacionais, é a do Relatório Brundtland, fruto da formação, pela ONU, de uma Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que formalizou o conceito de desenvolvimento sustentável como "aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades" (Brundtland, 1991, p. 46), fundamentado em três pilares: crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico (DONAIRE, 1999).

Segundo Barbieri (2004), a gestão ambiental é entendida como um conjunto de diretrizes que tem como objetivo reduzir ou eliminar os danos causados ao meio ambiente pela ação humana. Há três dimensões na proposta de gestão ambiental: a dimensão espacial que se refere à área em que se espera que as ações tenham eficácia; a dimensão da temática, que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e a dimensão institucional, que se refere aos agentes que tomam as iniciativas.

Para Sachs (2004), o conceito de sustentabilidade apresenta cinco dimensões: social, econômica, ecológica, geográfica e cultural. A pluridimensionalidade abordada pelo autor sinaliza diretrizes que devem, sobretudo, buscar soluções para o sistema como um todo, interagindo com as diferentes demandas quer sejam em aspecto ambiental, social, econômico, geográfico ou espaço-territorial, político e cultural.

2.2 Legislação Nacional dos Resíduos Sólidos

Na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81, artigo 3º, inciso III) constata-se que o lixo urbano possui natureza jurídica de poluente. A poluição existe quando há degradação da qualidade ambiental, prejudicando a saúde, a segurança, o bem-estar da população, criando condições opostas às atividades sociais e econômicas (FIORILLO, 2004).

Segundo a Constituição Federal (Brasil, 1988), no artigo 30, é obrigação do poder público local a competência pelos serviços de limpeza, incluindo a coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos. Então, faz parte do planejamento da administração municipal, compreendendo uma ação relativa à gestão ambiental, a coleta, tratamento e disposição do lixo. O processo inicia-se na coleta, a etapa seguinte é a estação de transbordo. Nela os resíduos são armazenados temporariamente, pois após a redução de tamanho (cominuição) e de volume (prensagem) as frações seguem para aterros ou para estações de tratamento. Algumas vezes ocorre o processo de triagem nas estações de transbordo, porém é mais comum nas usinas de reciclagem ou de compostagem (PHILIPPI JR.; ROMÉRO; BRUNA, 2004).

Dentro desse contexto, enquadra-se a indústria do setor de eletroeletrônicos que, segundo Oliveira, Gomes e Afonso (2010), no quesito legislação ambiental, ainda não possui regulamentação federal específica. Entretanto, a Lei n. 12.305/2010 prevê a responsabilidade compartilhada de fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores na logística reversa para os seguintes produtos pós-consumo: agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos. Oliveira, Gomes e Afonso (2010) confirmam que apenas alguns poucos governos estaduais, a exemplo de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, já elaboraram regulamentações específicas para seus resíduos eletroeletrônicos.

Na legislação do Estado de Santa Catarina, destaca-se a elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PEGIRS), que objetiva a formulação de bases e diretrizes para orientar as ações do estado perante os municípios, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento da gestão de resíduos sólidos, preconizado na lei federal. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e o Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, celebraram o Convênio n. 0005/2008 visando à regionalização decorrente da Elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (SANTA CATARINA, 2012).

O município de Chapecó está desenvolvendo seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), com uma metodologia embasada na legislação federal e estadual, com a participação de representantes da sociedade, sendo divididos em: comitê gestor e grupo de sustentação. Conforme o exemplar do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Chapecó, 2015), o comitê diretor é formado por gestores, técnicos ou representantes executivos dos principais segmentos envolvidos. O grupo de sustentação é um organismo de participação composto por representantes do setor público, privado e da sociedade organizada para participar de todas as fases de elaboração do referido plano, integrando representantes de todos os segmentos destacados na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este grupo foi dividido conforme os tipos de resíduos, sendo: 1. Limpeza Urbana (resíduos domiciliares, de limpeza pública e óleos comestíveis); 2. Construção Civil e Mineração; 3. Resíduos Industriais, Comerciais e Saneamento; 4. Transporte, Pneus, Óleos Combustíveis/ Lubrificantes; 5. Saúde; 6. Agrosilvopastoril; 7. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e outros; 8. Cemitérios. (CHAPECÓ, 2013).

2.3 Legislação e práticas na América do Norte e Europa

Embora haja literatura sobre o tema em estudo em todos os continentes, optou-se por considerar publicações que retratem a América do Norte e União Europeia, pela proximidade cultural e pela elevada preocupação destes continentes com a sustentabilidade e a logística versa.

2.3.1 Legislação e práticas na América do Norte

A primeira onda de regulação ambiental, nos anos de 1970, começou com critérios de saúde pública que procuravam reduzir a poluição na sua origem. Exigiam que a indústrias empregassem a melhor tecnologia disponível para adequarem-se às normas de qualidade do ar e da água, para controle de substâncias tóxicas e assim por diante. "A lei americana do ar puro (Clean Air Act) de 1970 obrigava que os modelos de automóveis do ano de 1975 apresentassem uma redução de 90% na emissão de dióxido de carbono e hidrocarbonetos, apesar de a tecnologia necessária para atingir esses resultados ainda não existir na época. A data de cumprimento destes patamares teve de ser prorrogada, mas os carros dos anos de 1980 já os tinham atingido e mesmo superado, graças as tecnologias tornadas possíveis pela regulação. Hoje o controle da poluição automobilística é um negócio de 7 bilhões de dólares por ano" (VEIGA, 2010, pg. 155).

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem como missão promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. Entre as principais áreas temáticas de atuação do PNUMA, estão o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis (NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2014).

Em 2005, o International Environmental Technology Centre (IETC), divisão do PNUMA, publicou um extenso trabalho sobre o cenário mundial de resíduos sólidos (Solid Waste Management – Volume II: Regional Overviews and Information Sources) (UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME, 2005). Este trabalho permite aos países uma autoavaliação e comparação do seu desempenho nos serviços ligados à limpeza urbana. As informações contidas no Regional Overviews and Information Sources devem ser difundidas no intuito do aprimoramento das práticas e técnicas do setor, sobretudo às dos países em desenvolvimento.

Na América do Norte muitos problemas de poluição e de desperdício são causados pelo contínuo crescimento econômico e pela dependência de níveis elevados de energia e de recursos naturais. Os norte-americanos são os maiores produtores de resíduos contínuos municipais do mundo. Entre 1980 e 1995, o norte-americano produziu aproximadamente 620 quilogramas de resíduos por ano, nível elevado se confrontado com a média de 430 quilogramas produzidos por ano pelo cidadão europeu. A prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) nos Estados Unidos vem reduzindo as quantidades de resíduos sólidos enviados para disposição e tratamento final (aterros ou incineração). Entretanto, o percentual de reciclagem dos resíduos industriais pós-consumo, principalmente aqueles associados às embalagens de vidro e papel, ainda é baixo se comparado com o da maioria dos países europeus (MARCHI, 2011).

No passado, a reciclagem na América do Norte ocorria fora da jurisdição oficial da gestão dos resíduos. Grupos voluntários organizavam nos bairros movimentos de coleta de materiais, como jornais, frascos e latas. Uma rede bem organizada de negócios recupera o papel e os metais dos centros comerciais. Nos últimos anos, a reciclagem é prioridade máxima na América do Norte, devido ao aumento dos custos relativos à disposição final dos resíduos sólidos, à dificuldade de encontrar locais para construir aterros ou incineradores, e à renovada preocupação pública com o meio ambiente. O Canadá, por exemplo, no ano 2000, projetou para os próximos anos uma meta de 50% na redução da disposição final dos materiais de empacotamento (MARCHI, 2011).

Segundo Marchi (2011), em 1975, nos países da América do Norte, menos de 10% dos resíduos eram destinados à reciclagem, e nada era destinado para compostagem. Em 2005, mais de 25% dos resíduos coletados nestes países estavam voltados para a reciclagem, incluindo cerca de 5% para compostagem. Mais de 9.700 programas de reciclagem estavam em expansão na região, na forma de incentivos advindos de programas de todos os níveis de governo, especialmente do nível local nos Estados Unidos e do regional no Canadá. As quantidades e os tipos de materiais recuperados per capita, entretanto, diferem de forma distinta, especialmente, se baseados em zonas urbana, suburbana ou rural. A disponibilidade de determinada infraestrutura pública para reciclagem é igualmente causa determinante.

Toda a minimização dos resíduos sólidos na América do Norte, que inclui a redução, o reuso, a reciclagem e a compostagem (na fonte), minimiza os resíduos coletados e destinados aos locais de disposição final, reduzindo a probabilidade de degradação do solo.

Na América do Norte, os programas de redução na fonte foram executados por meio da educação, da pesquisa, de incentivos, de desestímulos financeiros (por exemplo, taxas baseadas em volumes gerados), de regulamentações e de desenvolvimento tecnológico (MARCHI, 2011).

Os métodos mais utilizados para coleta são: 1) coleta central, na qual os geradores transportam materiais a um receptor central; 2) coleta selecionada, pela qual os recicláveis são coletados nos domicílios. Os centros coletores permanecem no mesmo local há muitos anos. Atualmente, governos locais se esforçam para alcançar um alto grau de coleta de recicláveis, estimulando também a reciclagem doméstica. Pontos centrais de coleta aceitam utensílios domésticos e materiais de pequenos comerciantes. São conhecidos geralmente como centros de recompra (buyback centres) ou centros de depósito (dropoff centres). Estes centros necessitam que os usuários levem os recicláveis a um ponto central de coleta, mas somente os centros de recompra pagam pelo material. Os custos de operação deste tipo de coleta são menores do que a coleta tradicional nos bairros (UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME, 2005).

A United States Environmental Protection Agency (EPA), agência de proteção ambiental americana, publicou um guia para ajudar os planejadores de eventos culturais, esportivos, acadêmicos, sociais e públicos a reduzir a quantidade de resíduos gerados nas suas reuniões. Este guia resume os passos-chave para planejar e obter um evento que seja marcado pela consciência ambiental, por meio de uma lista com itens, entre outros, como a utilização de transporte público para os participantes, de hospedagem em hotéis com preocupações ambientais, do uso de material impresso frente e verso em papel reciclado, de tintas não tóxicas para as impressoras e canetas distribuídas, do oferecimento de coffee-breaks em recipientes reutilizáveis, e da distribuição de contêineres para coleta de restos de alimentos com fins de compostagem (EPA, 1996). Este guia revela a preocupação da agência ambiental com a redução, reuso e reciclagem do país de maior consumo per capita do mundo.

2.3.2 Legislação e práticas na Europa

De outro lado, os governos europeus, muitos com tradição política social democrata, não questionam a sua responsabilidade direta na área da saúde pública, assim como também no gerenciamento dos resíduos sólidos, que se enquadram nas competências dos governos locais. Nos países da União Européia (EU), o reuso e a reciclagem fazem parte das práticas incorporadas pelos cidadãos e são necessários e essenciais para o bom desempenho dos sistemas de gerenciamento integrado. Contudo, há consideráveis variações nas práticas europeias de redução na fonte, de recuperação dos materiais e de reciclagem. Estas variações ocorrem desde os métodos empregados, grau de compromisso político e fiscal, aos mercados disponíveis e aos equipamentos disponibilizados para a recepção dos resíduos descartados.

O conceito de logística reversa vem sendo difundido e incorporado de forma crescente pela indústria europeia. Este princípio obriga o poluidor a arcar com os custos da atividade poluidora, que, em decorrência de sua atividade produtiva, possa estar causando danos ao meio ambiente e a terceiros. Dessa forma, a responsabilidade financeira de coleta dos resíduos industriais cabe ao produtor. Alguns países, como Áustria e Alemanha, tratam este princípio como lei; outros, como a Grã-Bretanha e a França, voluntariamente executam a coleta, depois elaboram relatórios documentados, objetivando obter incentivos fiscais com a recuperação, o reuso ou a reciclagem dos resíduos coletados. Um complicador a citar é que muitos programas com objetivos ambiciosos de recuperação não demonstraram os seus efeitos até o ano 2000. Relatórios objetivos sobre a eficácia destes programas são difíceis de encontrar (UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME, 2005).

Na França, o Estado permite que a indústria utilize a infraestrutura de gerenciamento dos resíduos sólidos públicos para fins privados de reciclagem e, em contrapartida, recebe taxas que convergem para a melhoria dos equipamentos públicos. Na região de Lorraine, em Grand Nancy, além da coleta normal e seletiva ser executada em dias e horários específicos, amplamente divulgados, o governo local disponibiliza nove espaços (déchetteries de l'agglomération)que permitem aos habitantes da cidade descartar os resíduos domésticos, principalmente, aqueles de maior volume. Contêineres ficam à disposição para a coleta de distintos tipos de resíduos, como óleo de cozinha usado, resto de tintas, baterias, papéis e papelões, móveis, eletroeletrônicos, garrafas, plásticos, pneus, madeira e podas, entre outros (MARCHI, 2011).

A maior parte dos resíduos depositados nestes terminais segue para reciclagem em caminhões de coleta, que destinam apropriadamente cada tipo de material. Os resíduos reservados para reaproveitamento pelas indústrias são coletados por empresas interessadas, que pagam uma taxa à municipalidade pelos serviços prestados.

O responsável municipal pela pasta de ecologia urbana da Grand Nancy, Jean-François Husson, incentiva a comunidade a continuar participando dos depósitos, já que, em sete anos, resultados significativos foram alcançados: menos 12% de lixo em aterros e mais de 30% de material reciclado (COMMUNAUTÉ URBAINE DU GRAND NANCY, 2008). Um componente necessário para a adoção desta política é o senso cívico. Cabe ao cidadão, agente interessado, participar do processo evitando jogar seus resíduos em locais não apropriados, conduzindo-os para o equipamento disponibilizado mais próximo da sua residência. Guias para estudantes são distribuídos nas escolas para estimular as reflexões sobre as questões que envolvem o lixo.

Outro exemplo do esforço de responsabilidade do produtor é o sistema alemão de DSD (Dualis System Dual), que obteve prejuízos em 1993 e terminou disseminando grandes quantidades de recicláveis de baixa qualidade no mercado secundário europeu. Sobreviveu somente depois de intervenção governamental, que patrocinou alguns empréstimos, em longo prazo, para quitação dos débitos dos governos locais e regionais (UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME, 2005).

2.4 Gestão da Logística Reversa

Diversos são os exemplos que tornam visíveis as quantidades crescentes de produtos atualmente produzidos, alimentando hábitos de consumo de múltiplos bens. Por outro lado, contribuem para esta profusão de produtos no mercado atual, a crescente variedade de modelos em cada categoria de produtos para satisfazer às necessidades específicas e o desejo de cada grupo de consumidor ou cliente na cadeia de suprimentos.

O conceito de logística reversa vem sendo construído ao longo dos anos, como um processo dinâmico, que insere um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidos de acordo com as exigências legais e práticas sociais de um país.

Rogers e Tibben-Lembke (1998) afirmam que a logística reversa é um processo de planejamento, implementação e controle eficiente, visando ao baixo custo no fluxo de matérias-primas, no processo de estoques, no fluxo de produtos acabados e nas informações relacionadas a partir do ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou descarte apropriado.

2.5 Modelos de Logística Reversa

A logística surgiu da necessidade organizacional de atender seus clientes de forma eficiente, considerando qualidade e desenvolvimento, reduzindo prazos e custos.

Conforme Leite (2003, p. 19), "A logística reversa pode ser entendida como uma área que visa planejar, controlar e operacionalizar fluxos reversos de produtos não consumidos (pós-venda) ou de produtos já consumidos (pós-consumo). "

Entre as várias definições de logística reversa, uma das mais utilizadas na literatura é a do Grupo de Trabalho Europeu em Logística Reversa, que a define como o "processo de planejar, implementar e controlar fluxos reversos de matéria-prima, em processos de estocagem, embalagem e produtos finais, das fases de produção, distribuição e consumo para sua recuperação ou disposição apropriada. " (RUBIO; CHAMORRO; MIRANDA, 2008, p. 1100).

Os modelos de logística reversa considerados, são:

  1. Modelo de Leite (2003): adota a definição de logística reversa de pós-venda em produtos que não foram usados, que simplesmente tiveram a embalagem aberta ou ainda destinados à assistência técnica, não os qualificando como consumidos. O retorno de produtos de pós-consumo está dividido em cinco etapas: coleta, consolidação, armazenagem, reaproveitamentos diversos e retorno ao ciclo produtivo. O retorno eficiente de produtos por meio de cadeias reversas de pós-consumo requer a satisfação de diversas condições: mercado de destino, tecnologia de reaproveitamento, rentabilidade em todas as fases de retorno e uma logística reversa organizada.
  2. Modelo de Muller (2005): o fluxo inicia com a disponibilidade da matéria-prima para a fabricação dos produtos pela indústria e posterior destinação para comercialização aos consumidores. Após a utilização, os produtos são caracterizados como produtos pós-consumo e podem ter dois tipos de encaminhamentos: destino seguro, ou destino não seguro. Os produtos com destino não seguro são o objeto da logística reversa, pois necessitam de uma destinação adequada até seu retorno para a indústria, onde deverá ser reutilizado, desmanchado para gerar novos insumos e matérias-primas voltando ao ciclo produtivo, ou reciclados para comercialização em mercados secundários.
  3. Modelo de Kokkinaki et al. (1999): os autores identificaram três modelos de reposição de produtos remanufaturados no comércio eletrônico: o marketplace eletrônico. São sites especializados na comercialização de produtos novos e usados pela internet; há também sites que usam a internet para oferecer exclusivamente peças usadas ou equipamentos remanufaturados e a solução completa de logística reversa que incorpora a coleta, seleção, recuperação e redistribuição de produtos recuperados. A logística reversa é descrita a partir da comercialização e uso original dos produtos, que é considerado o mercado de comercialização de produtos eletrônicos (Marketplace eletrônico). Tais produtos, após o seu uso, voltam aos comerciantes para reaproveitamento e redistribuição de peças, ou reutilização com outras finalidades. Para uma solução completa de logística reversa, destaca-se a necessidade de retorno dos produtos após o consumo, com etapas distintas de coleta, seleção e descarte. Na seleção identifica-se a possibilidade de reuso, remanufatura ou reciclagem dos produtos, voltando à distribuição e comercialização dos produtos.
  4. Modelo do Ministério do Meio Ambiente: consiste em um modelo de logística reversa compartilhada, com a apresentação dos agentes envolvidos no processo. Este modelo foi desenvolvido pela Secretaria de Recursos Hídricos e sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente na política nacional de resíduos sólidos, prevendo a formação de consórcios públicos e acordos setoriais. Esta responsabilidade compartilhada trata de um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e o poder público municipal, responsável pela limpeza pública e manejo de resíduos sólidos.
  5. Modelo de Rogers et al. (2012): a maioria dos fluxos de logística reversa são reativos e com pouca visibilidade. As empresas em geral não iniciam a logística reversa como resultado de planejamento e tomada de decisão, mas em resposta às ações dos consumidores ou canais externos. Neste modelo, os resíduos de pós-consumo e pós-venda voltam pelo processo de logística reversa, objetivando seu reuso, reutilização ou tendo partes recicladas, para serem reaproveitadas, novamente, na logística de suprimentos. Alguns produtos são introduzidos no sistema pelos clientes finais ou por parceiros comerciais ao descobrirem que algum produto foi danificado durante o transporte.

No processo logístico direto o cliente faz o pedido, o produto é colocado em fabricação e distribuição até chegar ao cliente. No processo logístico reverso, os resíduos dos produtos voltam do cliente ao fabricante para nova produção e, posteriormente, é destinado a outro cliente como bem de pós-consumo. Com este processo de logística reversa de pós-venda, os produtos retornam à cadeia de suprimentos e são destinados a mercados secundários.

3. Metodologia

A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, que permite investigar um fenômeno com maior amplitude e aprofundamento (Godoy, 1995; Alves–Mazzotti; Gewandsznajder, 1999; Richardson, 2010), de cunho exploratório (Malhotra, 2001), descritivo e interpretativo. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso (Godoi, Bandeira-de-Mello, Silva, 2006; Yin, 2010), entendendo como "caso" o fenômeno que envolve o descarte de celulares e baterias de celulares no município de Chapecó (SC).

A pesquisa foi organizada em cinco momentos descritos na sequência. O primeiro momento foi caracterizado pela pesquisa bibliográfica, identificando os principais autores e conceitos sobre resíduos sólidos, logística reversa e a legislação vigente no Brasil e em outros países.

No segundo momento, a coleta dos dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2014, por meio de entrevistas estruturadas realizadas em Chapecó, priorizando os atores participantes da logística de celulares e baterias de celulares na cidade. A seleção dos participantes aconteceu por meio da seguinte amostra intencional: a) gerentes ou proprietários de duas lojas/revendas de cada uma das quatro operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo), totalizando oito participantes; b) gerentes ou responsável de cinco varejos multimarcas, considerando as lojas que possuem maior fluxo de clientes; c) gerentes ou proprietários de cinco assistências técnicas, englobando as autorizadas de fabricantes e não autorizadas; d) dez clientes de cada um dos varejos multimarcas, totalizando 50 clientes. No total, participaram da entrevista estruturada 68 pessoas. Os resultados das perguntas fechadas do instrumento de entrevista estruturada foram tabulados com o apoio do aplicativo Sphinx Léxica e ordenados em tabelas, com base nos pressupostos da estatística descritiva.

No terceiro momento, com base na revisão bibliográfica e nos resultados das entrevistas estruturadas, elaborou-se a primeira proposta de modelo de logística reversa para celulares e baterias de celulares de Chapecó.

O quarto momento compreendeu a realização de duas reuniões (22 e 29/01/2015) com grupo focal (Morgan, 1996; Vergara, 2004), para validação do modelo de logística reversa proposto, com os seguintes especialistas participantes:  a) Luciano Buligon, Presidente do Comitê Diretor do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Vice-prefeito de Chapecó; b) Andrelino Corrêa Filho, empresário do setor de reciclagem e responsável pela caracterização dos resíduos eletroeletrônicos no PGIRS; c) Silvia Valdez, representante do Consórcio Iberê, responsável pela elaboração do PGIRS; d) Simone Sehnem, professora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc que leciona e pesquisa Sustentabilidade em Organizações; e) Marina Petzen Vieira dos Santos, Bióloga e Mestre em Ecologia, responsável pelos resíduos da construção civil no PGIRS. Na condução das reuniões do grupo focal, apresentou-se os modelos de logística reversa caracterizados na pesquisa bibliográfica, os resultados das entrevistas estruturadas e a primeira proposta de modelo de logística reversa adaptada ao contexto de Chapecó. Na sequência, os participantes se manifestaram livremente sobre o modelo e a realidade de Chapecó, indicando necessidades de ajustes ou detalhamento do modelo proposto. As manifestações foram gravadas para serem transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2010; FRANCO, 2008).

O quinto e último momento foi a realização da revisão do modelo de logística reversa proposto, incorporando ao primeiro às melhorias e ajustes propostos pelos integrantes do grupo focal.

4. Análise dos resultados

O capítulo 4 apresenta os resultados obtidos na pesquisa, comentários, bem como o modelo proposto de logística reversa aplicado ao mercado de telefonia móvel. Segundo dados da Anatel (2014), o segmento fechou o ano de 2013 com cerca de 272 milhões de linhas ativas, representando um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior. Esse crescimento e a preocupação com os descartes dos aparelhos celulares sustentam o objetivo do estudo. Além do lixo eletrônico acumulado, existem substâncias tóxicas neste tipo de resíduos que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde pública (GIARETTA, 2010).

4.1 Descrição e Análise das Contribuições das Entrevistas

Nas 8 revendas exclusivas participantes (duas de cada operadora, que são Tim, Oi, Vivo e Claro), verificou-se que a média de tempo na função de gerente é de 4 anos e 6 meses. Estes estabelecimentos vendem, em média, oitenta (80) aparelhos novos por mês, e dezessete (17) baterias avulsas/mês. Todas as empresas realizam a coleta de celulares e baterias, independentemente do local de compra do cliente.

Nas entrevistas com os cinco gerentes das lojas de varejo multimarcas, verificou-se que a maioria está nesta função, em média, há um ano. A venda mensal de aparelhos é de 100 a 150 unidades e não realizam venda de baterias avulsas. Somente uma das empresas pesquisadas realiza a coleta de celulares e baterias e os envia, periodicamente, à sua matriz.

Nas entrevistas com as 5 assistências técnicas, observou-se que apenas uma delas é autorizada pelos fabricantes (Samsung, Sony e LG). As demais são multimarcas não autorizadas. Os gerentes/proprietários estão há mais de 5 anos na função e um dos entrevistados exerce a função há 14 anos. Todos os estabelecimentos vendem baterias novas, sendo que a média mensal de venda é de quarenta (40) unidades. Todas as assistências realizam a coleta de baterias e celulares, independentemente do local de compra do cliente.

Em relação ao fluxo dos produtos, questionou-se a respeito de qual seria o destino final dos celulares e baterias depois da coleta. Os resultados constam da tabela 1 a seguir.

Tabela 1 – Destino dos celulares e das baterias coletadas

Alternativas Lojas e revendas exclusivas Lojas multimarcas Assistências técnicas

Quant.

%

Quant.

%

Quant.

%

Lixo normal

0

-

0

-

0

-

Parceria com empresa de coleta

2

25,0

0

-

2

40,0

Parceria com operadora

3

37,5

0

-

0

-

Parceria com fabricante

1

12,5

0

-

1

20,0

Parceria com município

0

0,0

0

-

0

-

Não soube responder

2

25,0

1

20,0

2

40,0

Total

8

100

1

20,0

5

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Destaca-se que consta apenas uma das cinco multimarcas, em função das outras quatro não fazerem a coleta. Das 14 empresas que coletam, 5 não souberam indicar o destino. Das 4 que indicam "parcerias com empresas de coleta", tal operação é realizada com resultado financeiro.

Na Tabela 2, percebe-se que alguns estabelecimentos promovem a reutilização de alguns produtos, principalmente nas lojas e revendas exclusivas. Quando os produtos ainda possuem condições de uso, mesmo necessitando de pequenos consertos, são novamente disponibilizados ao mercado, como celulares ou baterias recondicionados e com baixo valor de aquisição. Também foi destacado pelas assistências que alguns produtos devolvidos pelos clientes são utilizados para retirada de peças, a fim de serem usadas em outros aparelhos. Em um ambiente competitivo, as empresas precisam satisfazer seus stakeholders (HERNÁNDEZ, MARINS, CASTRO, 2012).

Tabela 2 – Destino final do material coletado (celular e/ou bateria)?

Alternativas Lojas e revendas exclusivas Lojas multimarcas Assistências técnicas

Quant.

%

Quant.

%

Quant.

%

Reciclagem

4

50

4

80

1

20

Lixo

0

-

0

-

0

-

Reaproveitamento de peças

0

-

0

-

2

40

Passou para outra pessoa

4

50

1

20

0

-

Dão recarga e vendem como usada

0

-

0

-

2

40

Total

8

100

5

100

5

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Outro questionamento feito aos gerentes foi sobre a Lei n. 12.305/2010, que preconiza a gestão e o descarte de resíduos sólidos no Brasil. A maioria dos entrevistados (87,50%) não conhece a legislação sobre os resíduos sólidos. Esta falta de conhecimento pela maioria dos entrevistados evidencia a necessidade de uma comunicação específica sobre a importância da destinação adequada de todo e qualquer resíduo sólido.

Nas entrevistas com os clientes foram consideradas as respostas das 50 pessoas participantes contatadas nas cinco lojas multimarcas (10 em cada uma). Na entrevista com os gerentes destes estabelecimentos, foram autorizadas as entrevistas com os clientes no momento que estivessem saindo da loja, logo após a compra de celulares.

Quanto à idade do entrevistado, a média é de 30 anos, sendo que 44% dos clientes, possuem idade superior à média. Sobre o grau de escolaridade, 60% dos entrevistados (30 clientes) possuem ensino médio completo e 16% (8 clientes) incompleto. Quanto à profissão, os resultados apresentaram uma variedade grande de respostas, com destaque para estudante, com 8%; funcionários públicos, professor e vendedores, com 6% cada. Quando perguntados sobre a renda familiar, 44% dos clientes (22) citaram renda entre 4 e 6 salários mínimos e 32% (16 clientes) com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos.

Os clientes foram questionados sobre a quantidade de celulares que já haviam adquirido antes desse. Conforme a Tabela 3, a maior parte dos clientes já teve de 2 a 5 celulares, com 90% das respostas.

Tabela 3 – Quantos celulares já adquiriu antes deste?

Alternativas

Número de aparelhos que teve até o momento

Número de aparelhos no domicílio neste momento

Quant.

%

Quant.

%

Um

3

6

1

2

De 2 a 3

37

74

37

74

De 4 a 5

8

16

8

16

De 6 a 7

1

2

3

6

8 ou mais

1

2

1

2

Total

50

50

50

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Questionados a respeito da quantidade de celulares que utilizam atualmente, confirmou-se que algumas pessoas possuem mais do que um aparelho em uso. Dentre os entrevistados, 7 indicaram que possuem dois aparelhos em uso, o que corrobora a densidade de aparelhos no Brasil em 2014, que foi de 137%, conforme TELECO (2014).

Visando obter informações sobre a estimativa de celulares em uso na cidade, também se questionou os clientes sobre a quantidade de celulares que existem atualmente em seu domicílio. Conforme IBGE (2014), Chapecó possui 58.667 domicílios; considerando que a análise dos dados apresenta uma média de 3,04 celulares por domicílio, teríamos, aproximadamente, 178.347 celulares em uso na cidade. O detalhamento dos resultados sobre a quantidade de celulares que os clientes têm em suas residências consta da Tabela 3.

Para uma melhor compreensão da logística reversa atual de celulares e baterias em Chapecó, questionou-se os clientes sobre qual destino foi dado aos seus antigos celulares, cujo resultado consta na Tabela 4. Destaca-se a quantidade de clientes que guardam seus celulares antigos em casa, com 76% das respostas.

Tabela 4 – Qual o destino dos celulares antigos

Alternativas

Clientes

Quant.

%

Guardou em casa

38

76

Jogou no lixo

2

4

Devolveu na loja onde comprou

1

2

Enviou para reciclagem

1

2

Deu celular antigo para outra pessoa

8

16

Total

50

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Ainda sobre a Tabela 4, a alternativa que teve 16% das indicações revela que estes clientes repassaram o celular antigo para outra pessoa utilizar. Ou seja, o produto não foi descartado, pois ainda possui condições de utilização. Este dado pode ser considerado um fator positivo na logística reversa, pois, conforme Leite (2003), trata-se de um bem pós-consumo que retorna ao mercado.

Outro questionamento feito aos entrevistados foi sobre seu conhecimento a respeito de algum local de coleta de celulares e baterias. Observa-se que 80% das respostas concentraram-se em campanha realizada em escola. Analisando este item individualmente, observa-se que as respostas indicam campanhas de coletas feitas em escolas da rede pública de ensino, geralmente, relacionadas ao colégio do filho do entrevistado. Percebe-se, portanto, que campanhas desta natureza, mesmo que de forma isolada, conseguem resultados significativos, principalmente para a coleta.

Na Tabela 5, as respostas dos entrevistados refletem suas opiniões sobre a responsabilidade da correta destinação do celular e bateria. Embora a maioria tenha indicado os fabricantes, percebe-se uma diversidade nas respostas, com destaque para a percepção da própria responsabilidade dos usuários.

Tabela 5 – Quem é o responsável pela correta destinação destes produtos?

Alternativas

Clientes

Quant.

%

Governos

15

30

Usuários

16

32

Lojas

15

30

Fabricantes

24

48

Operadoras

4

8

Total

50

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Considerando que a maioria dos entrevistados guarda o celular em casa, fica evidente a falta de conhecimento das pessoas sobre o correto descarte destes produtos. Faz-se necessário, no modelo proposto, a inclusão de aspectos relacionados à educação e comunicação da logística reversa adequada para estes produtos.

Ao final da entrevista, questionou-se a respeito do conhecimento dos clientes sobre a presença de componentes poluidores em celulares e baterias. Nas respostas, 49 entrevistados indicaram estar cientes que estes produtos possuem componentes poluidores.

Na Tabela 6 são apresentados os resultados do questionamento aos entrevistados sobre a melhor forma de divulgar uma campanha de coleta de celulares e baterias.

Tabela 6 – Qual a melhor forma de divulgação para uma campanha de coleta?

Alternativas

Clientes

Quant.

%

Rádio

30

60

Folders em loja

10

20

TV pelas operadoras

36

72

Site da operadora

2

4

SMS das operadoras

12

24

E-mail

3

6

Total

50

100

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Os clientes consideram que uma campanha em TV e Rádio seja a melhor forma de divulgação. As várias indicações do rádio estão relacionadas, provavelmente, ao hábito dos respondentes na utilização deste canal de comunicação.

4.2 Descrição e Análise das Contribuições do Grupo Focal

A seguir são apresentados os resultados das reuniões do grupo focal. No início das reuniões foram apresentados os objetivos do trabalho, assim como os objetivos da reunião do grupo focal. Em seguida, apresentou-se os modelos de logística reversa preconizados na revisão bibliográfica e os principais resultados das entrevistas, e, por fim, o modelo proposto pelo pesquisador. Cada participante teve oportunidade de fazer seus comentários sobre o modelo proposto e possíveis ajustes e alterações. Todos os comentários foram gravados e, em seguida, transcritos para facilitar a análise e entendimento.

Após a apresentação deste modelo, os participantes interagiram e indicaram sugestões de ajustes e alterações. As principais considerações são apresentadas a seguir.

O Sr. Luciano Buligon destacou a necessidade de vinculação dos fabricantes de celulares e baterias na logística reversa de Chapecó, por intermédio das assistências técnicas. Desse modo, ao efetuar o credenciamento da rede de assistências técnicas, os fabricantes já deveriam incluir em seus contratos a responsabilidade de efetuar o recolhimento e devolução destes produtos depois do uso. Luciano também destaca a necessidade de comunicação e divulgação, além da educação ambiental, para garantir o sucesso do modelo.

Já o Sr. Adrelino Corrêa Filho destaca que as empresas do setor privado possuem alto custo de investimento: "qualquer investimento em equipamentos é muito alto; um forno está em torno de dois milhões e meio de reais. " (Informação verbal). E ressalta a importância de parcerias com os governos para viabilizar as atividades do setor. Destaca, também, a necessidade de fiscalização, pois várias empresas de outros municípios compram sucata de eletroeletrônicos em Chapecó, sem acompanhamento de nenhum órgão.

A Sra. Silvia Valdez comentou que os acordos setoriais não devem incluir os usuários. Sugeriu também a substituição por responsabilidade compartilhada e a inclusão do Ministério Público no lugar do executivo municipal como agente mediador responsável, pois, segundo ela, somente o Ministério Público poderia firmar tais acordos entre as partes envolvidas e relacionar a responsabilidade de cada agente.

Outra sugestão da Sra. Silvia Valdez é a inclusão dos catadores associados ou cooperados do município no processo, pois tanto o Plano Nacional quanto seus desdobramentos nos Estados e Município preconizam a necessidade de inclusão destes agentes no processo de logística reversa e reciclagem. Ainda, defende que as iniciativas e parcerias público-privadas não podem estar relacionadas a subsídios ou incentivos pontuais feitos pelo executivo municipal para alguma empresa específica. Segundo ela, o próprio setor de reciclagem ou reuso deve ser encarado como um negócio e, portanto, cabe aos empresários o desenvolvimento de planos de negócios para identificar o retorno financeiro de seus investimentos. Caberia ao município a realização de concorrências públicas para disponibilização de determinados resíduos, mas são os empresários que devem perceber a oportunidade de negócio. Segundo Silvia Valdez, "até mesmo com a liberação de várias empresas, por exemplo, o município poderia recolher tudo isso e abrir uma concorrência pública dizendo: tenho tanto deste produto e os interessados fariam ofertas para isso, seja por edital ou a forma correta de se fazer a chamada. " (Informação verbal).

Marina Petzen Vieira dos Santos sugere que se realize mais pesquisa no setor, com estimulo à inclusão de centros de pesquisa, incubadoras tecnológicas e das universidades, na busca contínua de melhoria da gestão dos resíduos sólidos em Chapecó.

Já Simone Sehnem destaca a necessidade de relacionar a logística reversa com a cadeia produtiva, envolvendo a indústria, atacado, varejo, até o consumidor final. Assim, o modelo deveria separar a logística reversa por diferentes elos na sua cadeia produtiva.

4.3 Modelo de Logística Reversa de Celulares e Baterias

Com base nos resultados das entrevistas e nas reuniões do grupo focal, o modelo de logística reversa para baterias e celulares em Chapecó, ao ser implantado, seja por projeto de Lei do executivo municipal junto à Câmara de Vereadores, ou mediante acordos setoriais com o Ministério Público, pode ter sua função e aplicação expandida, com poucas adaptações, para todos os produtos eletroeletrônicos.

Figura 1 – Processo de educação ambiental
Fonte: Autores (2015)

Para melhor compreensão do processo de comunicação e educação ambiental, destaca-se na Figura 1 a necessidade do entendimento das pessoas sobre a importância da destinação correta de todo e qualquer resíduo. Somente com a conscientização e compreensão dos chapecoenses se conseguirá a mudança de atitude no descarte destes produtos. A comunidade deve ter a informação e o conhecimento que gerem a consciência para não deixar celulares em casa, ao acesso de crianças, para que os manipule como se fosse brinquedo, inclusive com a bateria, que contém substâncias nocivas à saúde humana.

As opções de descarte estão na Figura 2. No modelo, os pontos que efetuam o comércio de celulares e baterias devem ter, em contrapartida, a responsabilidade de recebê-los para envio aos fabricantes, quando o cliente desejar descartá-los. A assistência técnica, por representar diretamente os fabricantes, deverá assumir um compromisso na divulgação do estabelecimento, como um ponto de coleta de celulares e baterias.

Outra forma de descarte prevista é a coleta seletiva que já acontece em Chapecó, de forma terceirizada. Os celulares e baterias deverão ser descartados nos recipientes de material reciclável, assim como é feito atualmente com vidros, garrafas pet, papel e papelão.

Sugere-se, também, a colocação de placas informativas em todas as lixeiras existentes, descrevendo e exemplificando todos os tipos de resíduos que se enquadram em cada um dos recipientes (reciclável e orgânico). Estes produtos deverão ser encaminhados para as associações e cooperativas de catadores, que vão separar os materiais, incluindo celulares e baterias como resíduos eletroeletrônicos. Posteriormente, as empresas privadas de reciclagem de eletroeletrônicos ficarão responsáveis pelo recolhimento destes itens nas associações, além de promover o reuso ou reutilização, a reciclagem ou uma destinação ecologicamente correta para os materiais. O reaproveitamento de peças também é indicado nestes casos.

As campanhas em locais específicos, previstas no modelo, deverão ser realizadas periodicamente, como forma de coleta dos celulares e baterias e de divulgação e conscientização da população sobre a logística reversa destes e outros produtos. No modelo, sugere-se a parceria com uma das empresas que comercializam celulares ou baterias, como uma assistência técnica ou uma loja de celulares, que além de fazer a divulgação de sua empresa, ficaria responsável pela coleta e destinação dos produtos oriundos da campanha.

Nos ecopontos a coleta não seria itinerante, mas de forma fixa, priorizando locais estratégicos e previamente definidos, aproveitando os locais públicos municipais, como os postos de saúde, subprefeituras, entre outros. Nestes locais teria uma lixeira destinada aos produtos eletroeletrônicos, materiais perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas, devidamente identificadas e separadas. A coleta seria feita pela empresa terceirizada e encaminhada para as associações e cooperativas de catadores, seguindo o mesmo fluxo citado.

Figura 2 – Coleta de celulares e baterias
Fonte: Autores (2015).

Após a coleta, os celulares e baterias seguiriam para os canais de logística reversa, conforme apresentado na Figura 3. Na logística reversa proposta, temos como base o modelo do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, apresentado na revisão bibliográfica, com os ajustes e as alterações sugeridos pelos especialistas do grupo focal. Destaca-se, também, que as atribuições e responsabilidades dos agentes envolvidos neste fluxo deverão ser definidas por legislação municipal específica, ou mediante acordos setoriais, envolvendo, além das partes, o Ministério Público.

Nesta Figura 3, temos o modelo de logística reversa de celulares e baterias de Chapecó, no qual se destaca a logística direta, com início no fornecedor de insumos e matérias-primas para a indústria, até o cliente.

Figura 3 – Modelo de logística reversa
Fonte: Autores (2015).

Após a utilização, o cliente deverá destinar corretamente os produtos de pós-consumo para os locais de coleta. Os produtos poderão ser reutilizados, caso tenham condições para tal, ou reciclados pela indústria que os fabricou ou por indústrias específicas de reciclagem, com reaproveitamento de peças ou componentes. Alguns elementos da bateria, em razão de sua natureza poluidora, deverão ter uma destinação ecologicamente correta, não sendo possível seu descarte em lixões ou em aterros normais. Sugere-se, neste aspecto, sua decomposição em elementos menores e o encaminhamento para empresas que farão o tratamento destes materiais.

5. Considerações finais

O presente estudo objetivou a construção de um modelo de logística reversa e descarte de celulares e baterias de celulares para o município de Chapecó (SC).

Efetuou-se a descrição da legislação vigente no Brasil e em outros países, com destaque para a lei n. 12.305/2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus desdobramentos no estado e município com o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PEGIRS) e o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Chapecó (PGIRS).

Buscou-se contextualizar o tema, com a apresentação dos principais modelos de logística reversa disponíveis na literatura, destacando as etapas dos fluxos reversos, assim como a participação dos agentes envolvidos, suas competências e responsabilidades

A pesquisa de campo, por meio das entrevistas com as revendas e lojas exclusivas, assistências técnicas, varejos multimarcas e clientes, evidenciou a situação atual do descarte de celulares e baterias. Revelou, também, o (des)conhecimento e entendimento dos entrevistados sobre o tema da pesquisa, permitindo a visualização e descrição do processo atual do descarte, ou falta de descarte destes produtos em Chapecó.

A pesquisa efetuada com as revendas e lojas exclusivas, assistências técnicas e varejos de multimarcas revelou que a maioria dos estabelecimentos repassa aos clientes, no momento da compra, informações sobre a guarda e manutenção, assim como o descarte dos produtos. Possui material de divulgação da coleta dos produtos, destacando-se a urna coletora. Somente um dos estabelecimentos de varejo multimarca efetua a coleta dos materiais, mas nas lojas e revendas exclusivas e assistências técnicas todos os entrevistados confirmaram o recolhimento no ponto de venda.

Os resultados da pesquisa demonstraram que os clientes não possuem conhecimento sobre a forma correta de descarte dos produtos, pois a maioria já adquiriu dois ou três celulares e, geralmente, guarda os produtos em casa ao final do uso. Não possuem conhecimento da Lei n. 12.305/2010 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pouco conhecimento sobre campanhas de coleta de celulares e baterias e prefere que tais divulgações sejam feitas por rádio e televisão.

 Efetuou-se a validação do modelo proposto por meio de reuniões do grupo focal, com a presença de cinco especialistas, que apresentaram sugestões de melhorias e ajustes no referido modelo, além de contribuir com informações sobre o fluxo atual do descarte de celulares e baterias, assim como opinaram sobre as relações entre a legislação nacional e do próprio município de Chapecó.

O presente estudo apresentou contribuições sob o ponto de vista teórico e prático. Na perspectiva teórica, o tema foi analisado seguindo um embasamento teórico e metodológico. Portanto, as conclusões obtidas estão relacionadas com a pesquisa bibliográfica, enfocando diversos autores sobre o tema abordado. Sob o ponto de vista prático, o trabalho traduz algumas características organizacionais contemporâneas ligadas aos fluxos de logística de venda e pós-venda, exigências legais, preservação ambiental e sustentabilidade. Fatores estes que exigem uma nova postura estratégica das organizações. O modelo deverá ser utilizado pelo executivo municipal ao desenvolver o projeto de lei para aprovação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do município de Chapecó, em especial porque um dos pesquisadores do presente estudo é membro do comitê diretor responsável pela elaboração do referido plano.

Portanto, os objetivos deste estudo foram concretizados ao se construir um modelo de logística reversa e descarte de celulares e baterias de celulares para o município de Chapecó (SC), a partir do contexto atual, dos requisitos legais e de modelos existentes na literatura.  

Acredita-se que o desenvolvimento de novas pesquisas possa contribuir com o refinamento do modelo ora construído, especificamente, dos fluxos reversos, consolidando-os como atividade essencial às exigências do mercado contemporâneo, relacionando-se com a crescente consciência sustentável requerida.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

ANATEL. O desenvolvimento da telefonia celular. 2014. Disponível em: http://www.anatel.gov.br>. Acesso em: 24 mar. 2014.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 ago. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 10 abr. 2014.

BRUNDTLAND, G. H. (Coord.). Nosso futuro comum. 11. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.

CHAPECÓ. Lei n. 6.442, de 22 de julho de 2013. Dispõe sobre a gestão de resíduos e lixo eletrônico. Disponível em: <https://www.leismunicipais.com.br/prefeitura/sc/chapeco>. Acesso em: 18 jun. 2014.

CHAPECÓ. Plano de gestão integrada de resíduos sólidos – Pgirs. Dispõe sobre a gestão integrada de resíduos sólidos no município de Chapecó. Disponível em: <https://www. chapeco.sc.gov.br >. Acesso em: 12 jan. 2015.

COMMUNAUTÉ URBAINE DU GRAND NANCY. L'Écho du Tri. Printemps. Nancy, Trimestriel, n. 17, p. 2, 2008.

DEMAJOROVIC, Jacques et al. Logística reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares?. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.2, pp. 165-178. ISSN 2178-938X.

DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FIORILLO, C. A. P. Curso de direito ambiental brasileiro. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília/DF: Líber Livro, 2008.

GIARETTA, J. B. Z. et al. Hábitos relacionados ao descarte pós-consumo de aparelhos e baterias de telefones celulares em uma comunidade acadêmica. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 19, n. 3, p. 674-684. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29680/31552>. Acesso em: 28 jan. 2014.

GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; Silva, A. B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun, 1995. Disponível em: <http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/392_pesquisa_qualitativa_godoy2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

HERNANDEZ, Cecilia Toledo; MARINS, Fernando Augusto Silva  e  CASTRO, Roberto Cespón. Modelo de Gerenciamento da Logística Reversa. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.3, pp. 445-456. ISSN 0104-530X.

IBGE. Acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv33982.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2014.

KOKKINAKI, A. I. et al. An exploratory study on Electronic commerce for RL. Econometric Institute Report EI 9950/A, Erasmus University of Rotterdam, The Netherlands, 1999.

LEITE, P. R. Logística reversa–meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MALHORTA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARCHI, Cristina D. F. Cenário mundial dos resíduos sólidos e o comportamento corporativo brasileiro frente à logística reversa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 118-135, jul./dez. 2011.

MORAES, Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de; ROCHA, Tiago Barreto  e  EWALD, Marcia Regina. Life cycle assessment of cell phones in Brazil based on two reverse logistics scenarios. Prod. [online]. 2014, vol.24, n.4, pp. 735-741.  Epub 21-Mar-2014. ISSN 0103-6513.

MORGAN, D. L. Focus groups as qualitative research. Beverly Hills: SAGE Publications, 1996.

MULLER, C. F. LR: meio ambiente e produtividade. Grupo de Estudos Logísticos da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. PNUMA: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/pnuma>. Acesso em: 09 jan. 2014.

OLIVEIRA NETO, Geraldo Cardoso de; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; SILVA, Dirceu da SILVA, Leonardo Aureliano. Avaliação das vantagens ambientais e econômicas da implantação da logística reversa no setor de vidros impressos. Ambient. soc. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp. 199-220. ISSN 1809-4422.

OLIVEIRA, R. S.; GOMES, E. S.; AFONSO, J. C. O Lixo Eletroeletrônico: uma abordagem para o ensino fundamental e médio. Revista Química Nova na Escola. v. 32, n. 4, nov, 2010.

PHILIPPI JÚNIOR, A.; ROMÉRO, M. A.; BRUNA, G. C. (Coord.). Curso de gestão ambiental. Barueri: Manole, 2004.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practices. Reverse Logistics Executive Council. University of Nevada, Reno, 1998.

ROGERS, D. S. et al. Modeling and Analysis of Reverse Logistics. Journal of Business Logistics, v. 33, n. 2, p. 107-117, 2012.

RUBIO, S.; CHAMORRO, A.; MIRANDA, F. J. Characteristics of the research on reverse logistics (1995–2005). International Journal of Production Research, v. 46, n. 4, p. 1099-1120, 2008.

SACHS, I. Pensando sobre o desenvolvimento na era do meio ambiente: do aproveitamento racional da natureza para a boa sociedade. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond. p. 47-64, 2004.

SANTA CATARINA (Estado). Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS. Florianópolis, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, 2012. Disponível em: <http://issuu.com/sustentavelsc/docs/gestaoresiduossolidos>. Disponível em: 19 jun. 2014.

TELECO. Inteligência em Telecomunicações. Seção: telefonia celular. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/ncel.asp>. Acesso em: 24 mar. 2015.

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME – UNEP. International Environmental Technology Centre-IETC. Solid Waste Management, v. 2, dez. 2005.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.


1. Professor do curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC; Mestre em Administração pela UNOESC. E-mail: Evandro.oliveira@unoesc.edu.br
2. Graduado em Administração de Empresas (PUCRS); Mestre em Administração (UFSC); Doutor em Engenharia da Produção (UFSC); Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração MPA da UNOESC. E-mail: nelson.machado@unoesc.edu.br
3. Professor do curso de Mestrado Profissional em Administração MPA e dos cursos de graduação de Administração e Sistemas de Informação da Unoesc. Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UnC. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. E-mail: jacir.favretto@unoesc.edu.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 20) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]