Espacios. Vol. 37 (Nº 20) Año 2016. Pág. 11

Diversidade florística em quintais do Nordeste brasileiro: um estudo etnobotânico em comunidades rurais em Monsenhor Gil/PI

Floristic diversity in backyards of the Brazilian Northeast: an Ethnobotanical study in rural communities in Monsenhor Gil/PI

Lúcia Gomes PEREIRA 1; Fábio José VIEIRA 2; Nélson Leal ALENCAR 3; Francisco Prancacio Araújo de CARVALHO 4;Roseli Farias Melo de BARROS 5

Recibido: 13/03/16 • Aprobado: 12/04/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Metodologia

3. Resultados e discussão

4. Considerações finais

Referências


RESUMO:

Objetivou-se verificar a diversidade vegetal de quintais em comunidades rurais de Monsenhor Gil, Piauí, analisar e identificar para quais finalidades as plantas são destinadas. Visitaram-se 85 quintais, aplicando-se entrevistas semiestruturadas e índice de Shannon (H'), que visou à obtenção da diversidade florística dos quintais. Foram registradas 188 espécies, sendo Fabaceae (14 espécies), Euphorbiaceae (9) e Arecaceae (8) as famílias mais representativas. A categoria de uso ornamental apresentou maior quantidade de espécies (57%), seguida da alimentícia (37,2%) e medicinal (31,4%). Os quintais se mostraram bastante diversificados (H´=4,73), representando importante fonte de espécies úteis, especialmente aquelas com finalidades ornamentais, alimentícias e medicinais.
Palavras-chave: categorias de uso, conhecimento tradicional, cerrado.

ABSTRACT:

The goal of this research was to check the plant diversity in backyards from the city of Monsenhor Gil, Piauí, in order to analyze and to identify for what purposes they were used for. It was visited 85 backyards ant it was applied a semi-structured interviews and the Shanan (H') index, which focused on the acquirement of the flower diversity from the backyards surveyed. There were (8) more representative families. The ornamental use category showed the highest number of species (57%) followed by the food use (37, 2%) and the medical use (31, 4%). The backyards were very diverse ones which represents an important source of useful species, specially the food and medical use kinds.
Key words: Use categories, traditional knowledge, Cerrado.

1. Introdução

Os quintais consistem na associação de plantas de múltiplos usos, além de se destinarem à criação de animais próximo às residências, garantindo o suprimento alimentar das famílias. (DUQUE-BRASIL et al. 2007; CHAGAS et al. 2014).

Nos quintais ocorrem domesticação e aclimatação de espécies, conservação da agrobiodiversidade, geração de renda, criação de animais, realização de manifestações culturais, sendo, ainda, áreas de lazer e interação social e rica fonte de conhecimento tradicional (GALLUZI et al. 2010; SAIKIA et al. 2012; DAS e DAS, 2013; ALMEIDA et al., 2014; DAS e DAS, 2015). Essas funções vêm evoluindo conforme a agricultura e cultura de cada região, possibilitando a existência de uma infinidade de recursos que contribuem tanto para a subsistência, quanto para a qualidade de vida de diversas famílias (FALL et al., 2002).

Segundo Moura e Andrade (2007), a diversidade vegetal encontrada nos quintais apresenta uma importância significante no conhecimento dos ambientes naturais e suas formas de manejo, pois contribuem para a subsistência de determinadas populações.  Nesse contexto, Albuquerque e Andrade (2002), alertam para o fato de que, uma vez perdido, o conhecimento advindo de populações locais se torna irrecuperável.

Assim, este estudo objetivou verificar a diversidade vegetal de quintais em comunidades rurais de Monsenhor Gil/ Piauí, bem como analisar e identificar para quais finalidades as espécies encontradas são utilizadas, a partir do saber local.

2. Metodologia

O estudo foi realizado em duas comunidades rurais de Monsenhor Gil, Piauí, denominadas, Baixa Grande e Monte Alegre. A escolha das comunidades levou em consideração a ausência de estudos de cunho etnobotânico em quintais, o histórico do saber cultural local e o risco iminente da perda desse acervo, em função da expansão imobiliária. O município situa-se a 56 km ao sul de Teresina, a uma altitude de 116m, na mesorregião do centro-norte piauiense (ARAÚJO, 2006). A população abrange 10.410 habitantes e a área total é de 568,731 km². A vegetação é composta de campo cerrado e floresta decidual secundária mista; a temperatura varia entre 24º e 37ºC e a precipitação pluviométrica é de 1.487,5 mm (CEPRO, 2010; IBGE, 2015).

Baixa Grande é formada por 89 residências e está situada a 10 km da sede municipal. Segundo relatos da população local, tem em torno de 150 anos e se originou a partir de imigrantes cearenses, que estariam à procura de terras propícias à agricultura. Possui forte vocação agrícola, conta com apenas uma escola e um posto de saúde. É abastecida por energia elétrica e a água, oriunda de poço situado na própria comunidade, é tratada à base de cloro.  

Monte Alegre possui 78 residências e está localizada a 12 km de Monsenhor Gil. A comunidade teve sua origem na década de 1960, a partir da criação do Assentamento Monte Alegre, considerado o primeiro empreendimento dessa categoria no Estado. Conta com uma escola de ensino fundamental e um Posto de Saúde. Possui energia elétrica e a água utilizada para o consumo é proveniente de poço comunitário, sendo o seu tratamento feito à base de cloro.

A coleta de dados foi feita mediante submissão e aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, por meio do parecer nº 844.057. Os objetivos do trabalho foram explicados à comunidade a ser investigada, sendo, em seguida, solicitada a permissão da mesma, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

As excursões ao campo aconteceram entre abril de 2013 e julho de 2014, oportunidade em que foram visitadas 85 residências, sendo 45 em Baixa Grande e 40 no Monte Alegre. O universo amostral foi definido segundo Begossi et al. (1993), em que uma amostra representativa compreende percentual de 50% para comunidades compostas por 50 ou mais domicílios. As ferramentas metodológicas incluíram entrevistas semiestruturadas e turnês-guiadas (BERNARD, 1988) com o principal mantenedor do quintal. Quando permitido, foi realizada a coleta de material botânico, fato que, na maioria das vezes não foi possível, em virtude da necessidade de se coletar parte da planta ou mesmo a planta por inteiro, o que implicaria no maltrato ou morte destas.

Para análise da vegetação, adotou-se o quintal como a área que abrange todo espaço do terreno disponível para o cultivo das espécies. A coleta de material botânico seguiu procedimentos usuais de campo propostos por Mori  et al. (1989). O material botânico testemunho foi incorporado ao Herbário Graziela Barroso (TEPB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A listagem dos taxa foi feita a partir do APG III (2009) e a grafia dos nomes científicos das espécies e abreviaturas dos autores botânicos foi corrigida mediante consulta ao sítio eletrônico do Missouri Botanical Garden (MOBOT, 2015). Para indicação do status de nativa ou exótica, foi consultado o banco de dados da Lista de Espécies da Flora do Brasil (2015) (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2015).

Para estimar a diversidade florística foi calculado o índice de Shannon-Wiener (MAGURRAN, 1988), pela fórmula H' = - Σpi ln pi. Para este cálculo, levou-se em conta a presença da espécie nos quintais, ao invés da quantidade delas nesse espaço. Considerou-se um único registro da espécie por quintal, sendo que, o total da amostra correspondeu ao total de registro de todas as espécies em todos os quintais.

3. Resultados e Discussão

Foram entrevistados 85 cuidadores de quintais, sendo 65 mulheres e 20 homens. Do total, 83 são piauienses, um é cearense e outro é maranhense. A faixa estária varia entre 21 a 86 anos, sendo que quase a metade dos partícipes da pesquisa (30) tem mais de 60 anos de idade. A maioria é casada (67%), trabalha nos serviços do lar (35%) e ganha menos de um salário mínimo (76%). Em geral, a renda familiar provém do serviço prestado ao comércio, em casas de famílias ou de empregos públicos, além de aposentadorias e outros benefícios sociais concedidos aos núcleos familiares pelo Governo Federal.

Em Monsenhor Gil, os quintais consistem em espaços destinados ao manejo de árvores, arbustos e ervas, que são utilizadas para diferentes finalidades, além de servirem para realização de atividades laborais domésticas, como lavagem e secagem de roupas e preparo de alimentos, como  espaços da recreação de adultos e crianças e criação de pequenos animais. Estes aspectos também foram mencionados nos estudos de Noda (2000) e Almeida et al. (2014).

Os quintais estudados variam de tamanho (300m² a 5.000m²), sendo considerados pequenos, quando comparados com os referidos por Gazel Filho (2008), Das e Das (2005), Alam e Masum (2005) e Aguiar et al. (2012), que pesquisaram quintais rurais, respectivamente, no Amapá (3.510 a 8.260m²), na Índia (200 a 1.2000m²), Bangladesh (4.300 a 4.250m²)  e no Piauí  (130 a 8.500m²).

Os moradores utilizam técnicas simples de manejo, como capinas periódicas, em que são utilizados instrumentos como enxadas, foices e facões. A irrigação é feita manualmente, com auxílio de baldes ou regadores e a adubação é realizada com esterco de gado bovino ou caprino, além de fragmentos do caule de Attalea speciosa Mart. ex Spreng. (babaçu). Essas práticas também foram relatadas por Santos (2004) e Amaral e Guarim Neto (2008), segundo os quais essas ações tradicionais refletem importantes processos ecológicos de uso e conservação dos recursos vegetais, bem como a preservação dos solos locais.

Os cuidadores têm a tradição de selecionar o local do quintal onde as espécies serão plantadas, a depender da sua finalidade de uso: as de grande porte ficam próximas às residências, garantindo o sombreamento e climatização do ambiente, além de servirem como espaço onde as crianças desenvolvem atividades lúdicas. As alimentícias ficam próximas uma das outras, especialmente as de porte herbáceo, que são cultivadas em canteiros suspensos, feitos à base de madeira (Figura 1). Já as medicinais são cultivadas em recipientes como jarros de barro e latas de alumínio, e as ornamentais estão sempre próximas às casas, em jarros ou plantadas diretamente no solo, geralmente na parte frontal, objetivando torná-la esteticamente bonita.

Figura 1. Canteiros suspensos construídos à base de madeira e utilizados para o cultivo de espéceis
alimentícias nas comunidades Baixa Grande e Monte Alegre, Monsenhor Gil, Piauí, Brasil.

Foram registradas 188 espécies, pertencentes a 67 famílias (Tabela 1). Em Baixa Grande registram-se 179 espécies, enquanto Monte Alegre apresentou 119. As famílias mais representativas, em relação à diversidade de espécies foram: Fabaceae (14), Euphorbiaceae (9), Arecaceae (8), Apocynaceae/Araceae/Cucurbitaceae/Myrtaceae (7), Anacardiaceae/Asparagaceae, Davalliaceae/Lamiaceae/Rubiaceae/Solanaceae (6), Asteraceae/Malvaceae (5). Essas famílias frequentemente assumem posição de destaque em estudos etnobotânicos feitos em quintais, a exemplo de Larios et al. (2013), ao pesquisaram os quintais de aldeias dos municípios de Coyomeapan e Coxcatlán, localizado no sudeste do estado de Puebla, no México Central, em que Araceae, Asteraceae, Fabaceae, Lamiaceae, Malvaceae e Solanaceae também foram as que apresentaram o maior número de espécies. Sousa et al. (2014), registraram Anacardiaceae, Arecaceae, Cucurbitaceae, Lamiaceae e Poaceae, como as de maior representação em número de espécies em quintais do município de Caxias, no estado do Maranhão, Nordeste do Brasil. Já Das e Das (2015), em um estudo feito no Nordeste da Índia,  verificaram a predominância das famílias Fabaceae, Euphorbiaeceae e Myrtaceae. Uma provável justificativa para a predominância dessas famílias pode ser, o fato das mesmas possuírem muitas espécies úteis em diversas categorias de uso que são muito referidas por populações locais, conforme mencionado anteriormente.

Tabela 1 - Plantas úteis cultivadas em quintais das comunidades rurais Baixa Grande e Monte Alegre, Monsenhor Gil, Piauí, Brasil, com indicação de famílias, espécies, com nomes científicos e vernaculares, categorias de uso e status. Convenções: NV = nome vulgar; Cat. U = Categorias de uso (a = medicinal, b = alimentação humana, c = ornamental, d = cosmética, e = místico-religiosa, f= madeireira); St= Status (e = exótica, n = nativa).

 

Família/espécie

NV

Cat. U

St

Acanthaceae

 

 

 

Graptophyllum pictum (L.) Griff.

 

f

E

Justicia pectoralis Jacq.

Trevo

d, f

N

Odontonema strictum (Nees) Kuntze

Beija-beija-flor

f

E

Amaranthaceae

 

 

 

Celosia cristata L.

Bredo

f

E

Amaryllidaceae

 

 

 

Allium fistulosum L.

Cebolinha

a

E

Crinum erubescens Aiton

 

f

N

Anacardiaceae

 

 

 

Anacardium occidentale L.

Caju

a, c, d, f

N

Mangifera indica L.

Manga

a, c, d, f

E

Myracrodruon urundeuva Allemão

Aroeira

c, d

N

Spondias mombin L.

Cajá

a

N

Spondias purpurea L.

Seriguela

a, f

N

Spondias tuberosa Arruda

Umbu

 a

N

Annonaceae

 

 

 

Annona muricata L.

Graviola

a

E

Annona squamosa L.

Ata

a, d

E

Rollinia mucosa (Jacq.) Baill.

Condessa

a

N

Apiaceae

 

 

 

Coriandrum sativum L.

Coentro

a, d

E

Apocynaceae

 

 

 

Allamanda cathartica L.

Cálice-de-ouro

f

N

Catharanthus roseus (L.) Don

Boa-noite, Bom-dia

f

E

Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel

Janaguba

f

N

Nerium oleander L.

Espirradeira

f

E

Plumeria rubra L.

Jasmim

f

E

Tabernaemontana coronaria (Jacq.) Willd.

 

c

E

Thevetia peruviana (Pers.) K. Schum.

Chapéu-de-napoleão

f

N

Araceae

 

 

 

Caladium bicolor (Aiton) Vent.

Pinica-pau

f

N

Colocasia esculenta (L.) Schott

Cabeça-de-cavalo, Planta-de-fonte

f

E

Dieffenbachia picta Schott

Comigo-ninguém-pode

e, f

N

Epipremnum pinnatum (L.) Engl.

Jibóia

f

E

Monstera siltepecana Matuda

 

f

E

Philodendron imbe Hort. ex Engl.

Cara-de-cavalo

f

E

Scindapsus aureus (Linden & André) Engl. & K. Krause

Jibóia-verde

f

E

Araliaceae

 

 

 

Polyscias balfouriana (André) L.H. Bailey

 

f

E

Polyscias fruticosa (L.) Harms

Árvore-da-felicidade

f

N

Arecaceae

 

 

 

Mauritia flexuosa L. f.

Buruti

a, c

N

Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.

Macaúba

a, c

N

Astrocaryum vulgare Mart.

Tucum

a, c

N

Attalea speciosa Mart. ex Spreng

Coco-babaçu

a, c, f

N

Cocos nucifera L.

Coco-da-praia

a, c, d, f

N

Copernicia prunifera (Mill.) H. E. Moore

Carnaúba

a, c, f

N

Dypsis lutescens (H. Wendl.) Beentje & J. Dransf.

Palmeirinha

f

E

Licuala spinosa Wurmb

 

f

E

Asparagaceae

 

 

 

Agave angustifolia Haw.

Espada-de-espinho

f

E

Agave franzosinii P. Sewell

 

f

E

Asparagus densiflorus (Kunth) Jessop

 

f

E

Sansevieria cylindrica Bojer

 

f

E

Sansevieria trifasciata var. laurentii (De Wild.) N. E. Br.

Espada-de-são-jorge

f

E

Sansevieria zanzibarica Gérôme & Labroy

 

f

E

Asteraceae

 

 

 

Bidens sulphurea (Cav.) Sch. Bip.

Cravo-amarelo

f

E

Helianthus annuus L.

Girassol

a, d, f

E

Lactuca sativa L.

Alface

a, d

E

Tithonia speciosa (Hook.) Hook. ex Griseb.

 

f

E

Tridax procumbens L.

 

f

N

Bixaceae

 

 

 

Bixa orellana L.

Urucum, Corante

a

N

Bromeliaceae

 

 

 

Ananas comosus (L.) Merr.

Abacaxi

a, f

E

Cactaceae

 

 

 

Cereus jamacaru DC.

Mandacaru

a, f

N

Melocactus zehntneri (Britton & Rose) Luetzelb.

Coroa-de-frade

f

N

Pereskia grandifolia Haw.

Rosa-madeira

 c, d, f

N

Caricaceae

 

 

 

Carica papaya L.

Mamão

a, d

E

Caryocaraceae

 

 

 

Caryocar coriaceum Wittm.

Pequi

a, c, d, f

N

Chenopodiaceae

 

 

 

Chenopodium ambrosioides L.

Mastruz

d

N

Clusiaceae

 

 

 

Garcinia brasiliensis Mart.

Bacupari

a

N

Combretaceaee

 

 

 

Quisqualis indica L.

Chuveirinho, Cipó-de-caçador, Madressilva

f

E

Terminalia fagifolia Mart.

Chapada

c, d

N

Commelinaceae

 

 

 

Tradescantia pallida (Rose) D. R. Hunt

 

f

E

Tradescantia spathacea Sw.

 

f

E

Convolvulaceae

 

 

 

Ipomoea batatas (L.) Lam.

Batata-doce

a

E

Ipomoea quamoclit L.

Florzinha-vermelha

f

N

Crassulacaceae

 

 

 

Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken

Folha-santa

d

E

Cucurbitaceae

 

 

 

Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai

Melancia

a

E

Cucumis anguria L.

Maxixe

a

N

Cucumis sativus L.

Pepino

a

E

Cucumis sp

Meloa

a

N

Cucurbita sp

 

a

N

Curcubita pepo L.

Abóbora

a, d

N

Momordica charantia L.

Melão-de-são-caetano

f

E

Cupressaceae

 

 

 

Chamaecyparis obtusa (Siebold & Zucc.) Endl.

Cipreste

f

E

Cycadaceae

 

 

 

Cycas circinalis L.

Palmeira-samambaia

f

E

Cyclanthaceae

 

 

 

Carludovica palmata Ruiz & Pav.

Palmeirinha

f

E

Davalliaceae

 

 

 

Davallia fejeensis Hook.

Samambaia-de- palma

f

E

Nephrolepis biserrata (Sw.) Schott

Samambaia-rabo-de-peixe

f

E

Nephrolepis cordifolia (L.) C. Presl

Samambaia-de-metro- fina

f

E

Nephrolepis exaltata (L.) Schott

Samambaia-de-metro

f

E

Nephrolepis multiflora (Roxb.) F.M. Jarrett ex C.V. Morton

Samambaia

f

E

Nephrolepis pectinata (Willd.) Schott

Samambaia

f

E

Dioscoreaceae

 

 

 

Dioscorea sp

Inhame

a

E

Dryopteridaceae

 

 

 

Rumohra adiantiformis (G. Forst.) Ching

Samambaia-de-renda

f

N

Euphorbiaceae

 

 

 

Codiaeum variegatum (L.) Rumph. ex A. Juss.

Folha-imperial

f

E

Croton campestris A. St.-Hil.

Velame

d

N

Euphorbia tirucalli L.

Cachorro-pelado, aveloz

d, f

E

Jatropha gossypiifolia L.

Pinhão-roxo

d, e, f

N

Jatropha podagrica Hook.

 

f

E

Manihot utilissima Pohl.

Macaxeira

a, d

N

Manihot esculenta Crantz

Mandioca

a

N

Pedilanthus tithymaloides (L.) Poit.

Sapatinho-de-judeu

f

E

Ricinus communis L.

Mamona

b, d

E

Fabaceae

 

 

 

Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan

Angico-preto

c, d

N

Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.

Falso-flamboyant

c, f

E

Cassia fistula L.

Chuva-de-ouro

f

E

Dimorphandra gardneriana Tul.

Fava-d´anta

c, d, f

N

Erythrina indica Lam.

Bandeira-brasileira, Brasileirinho

c, d, f

E

Hymenaea sp

Jatobá

a, c, d, f

N

Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz

Pau-ferro, jucá

c, d, f

N

Mimosa pudica L.

Dormideira, Tua mãe morreu

f

N

Parkia platycephala Benth.

Faveira-de-bolota

c, f

N

Senna obtusifolia (L.) H.S. Irwin & Barneby

Fedegoso

d

N

Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville

Barbatimão

d

N

Tamarindus indica L.

Tamarina, Tamarindo

a, c, d, f

E

Vicia faba L.

Fava

a

E

Vigna unguiculata (L.) Walp.

Feijão

a

E

Heliconiaceae

 

 

 

Heliconia bihai (L.) L.

 

f

E

Heliconia hirsuta L. f.

 

f

N

Lamiaceae

 

 

 

Mentha arvensis L.

Vick

c

N

Mentha x villosa Huds

Hortelã

a, d

E

Ocimum gratissimum L.

Manjericão

d

E

Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng

Malva-do-reino

d

E

Plectranthus barbatus Andrews

Boldo

d

E

Solenostemon scutellarioides (L.) Codd

 

f

E

Lauraceae

 

 

 

Persea americana Mill.

Abacate

a, b, c, f

E

Lecythidaceae

 

 

 

Couroupita guianensis Aubl.

Bombacacea

f

N

Lythraceae

 

 

 

Lagerstroemia indica L.

Loucura-de-criança

f

E

Punica granatum L.

Romã

a, d

E

Malpighiaceae

 

 

 

Malpighia glabra L.

Acerola

a,d, f

E

Malvaceae

 

 

 

Abelmoschus esculentus (L.) Moench

Quiabo

a, d

E

Gossypium herbaceum L.

Algodão

d

E

Hibiscus rosa-sinensis L.

Margarida, Hibisco

f

E

Hibiscus sabdariffa L.

Vinagreira

a

E

Theobroma cacao L.

Cacau

a

E

Meliaceae

 

 

 

Azadirachta indica A. Juss.

Nim, Mosquitim

f

E

Moraceae

 

 

 

Artocarpus heterophyllus Lam.

Jaca

a

E

Ficus benjamina L.

Ficus

f

E

Musaceae

 

 

 

Musa paradisiaca L.

Banana

a

E

Myrtaceae

 

 

 

Campomanesia velutina (Cambess.) O. Berg

Guabiraba-amarela

a

N

Eucalyptus globulus Labill.

Eucalipto

c, d, f

E

Eugenia uniflora L.

Pitanga

a

N

Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg.

Jabuticaba

a

N

Psidium guajava L.

Goiaba

a, d, f

E

Syzygium jambolanum (Lam.) DC.

Azeitona-preta

a, c, f

E

Syzygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry

Jambo

a,  c, f

E

Nyctaginaceae

 

 

 

Bougainvillea glabra Choisy

Buganvile

f

N

Mirabilis jalapa L.

Maravilha

f

E

Oleaceae

 

 

 

Jasminum sambac (L.) Aiton

Bugarim

f

E

Oxalidaceae

 

 

 

Averrhoa carambola L.

Carambola

a, f

E

Passifloraceae

 

 

 

Passiflora edulis Sims.

Maracujá

a, d, f

E

Turnera ulmifolia L.

Chanana

d, f

N

Pedaliaceae

 

 

 

Sesamum indicum L.

Gergelim

a

E

Phyllanthaceae

 

 

 

Breynia nivosa (W. Bull) Small

 

f

E

Phyllanthus niruri L.

Quebra-pedra

d

N

 Phytolaccaceae

 

 

 

Petiveria alliacea L.

Tipi

e

N

Piperaceae

 

 

 

Piper aduncum L.

Pimenta-de-macaco

a

N

Plantaginaceae

 

 

 

Scoparia dulcis L.

Vassourinha

d

N

Poaceae

 

 

 

Cymbopogon citratus (DC.) Staph

Capim-de-cheiro

a, d

E

Saccharum officinarum Roxb.

Cana-de-açúcar

a, d

E

Zea mays L.

Milho

a

E

Zoysia japonica Steud.

Grama

f

E

Polypodiaceae

 

 

 

Phymatodes scolopendria (Burm. F.) Ching

Samambaia

f

E

Portulacaceae

 

 

 

Portulaca grandiflora Hook.

Onze-horas

f

N

Rosaceae

 

 

 

Malus domestica Borkh.

Maçã

a

E

Rosa chinensis Jacq.

Rosa

f

E

Rosa x grandiflora Hort.

Roseira

f

E

Rubiaceae

 

 

 

Genipa americana L.

Jenipapo

a, c, f

N

Ixora coccinea L.

Ixora-vermelha

f

E

Ixora finlaysoniana Wall. ex G. Don

Ixora-branca

f

E

Ixora undulata Roxb.

Ixora-rosa

f

E

Morinda citrifolia L.

None

d, f

E

Mussaenda alicia Hort.

Flu-flu

f

E

Rutaceae

 

 

 

Citrus aurantium L.

Laranja

a, d, f

E

Citrus limonum Risso

Limão-azedo

a, d, f

E

Citrus medica L.

Limão-doce

a, d, f

E

Citrus reticulata Blanco

Tangerina

a, f

E

Sapindaceae

 

 

 

Talisia esculenta (A. St.-Hil.) Radlk.

Pitomba

a, d, f

E

Sapotaceae

 

 

 

Manilkara zapota (L.) P. Royen

Sapoti

a

E

Simaroubaceae

 

 

 

Simaba maiana Casar.

Pra-tudo

d

N

Solanaceae

 

 

 

Capsicum annuum L.

Pimentão

a

N

Capsicum annuum var. glabriusculum (Dunal) Heiser & Pickersgill

Pimenta-de-mesa

a, d, f

N

Capsicum chinense Jacq.

Pimenta-de-cheiro

a, d, f

E

Capsicum frutescens L.

Pimenta-malagueta

a, d, f

E

Datura metel L.

Lençol-de-noiva

f

E

Lycopersicon esculentum Mill.

Tomate

a

E

Urticaceae

 

 

 

Cecropia pachystachya Trécul

Embaúba

f

N

Pilea microphylla (L.) Liebm.

Pega-rapaz

f

E

Verbenaceae

 

 

 

Duranta repens L.

Pingo-de-ouro-roxinha

f

   N

Lantana camara L.

Flor-de-botãozinho

f

N

Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson

Erva-cidreira

d

E

Vochysiaceae

 

 

 

Qualea parviflora Mart.

Pau-terra-da-folha-miúda

d

N

Xanthorrhoeaceae

 

 

 

Aloe vera (L.) Burm. F.

Babosa

b, d, f

E

Ximeniaceae

 

 

 

Ximenia americana L.

Ameixa

a, c, d

N

Zingiberaceae

 

 

 

Alpinia purpurata (Vieill.) K. Schum.

 

 

E

Curcuma longa L.

Açafrão

d

E

Zingiber officinale Roscoe

Gengibre

d

E

Das 188 espécies catalogadas nas duas comunidades, 63,83% são exóticas e 36,17% são nativas. O regitro da maioria de exóticas pode ser justificado pela facilidade de manejo dessas espécies, além da falta de esclarecimento da população quanto ao uso e importância de espécies nativas ou pela falta de acesso às mudas dessas espécies. Conforme Albuquerque et al. (2005), é comum observar a presença de espécies nativas nos quintais agroflorestais das regiões tropicais úmidas e áridas, porém em todos há um domínio de plantas exóticas. A pesquisa de Aguiar et al. (2012), realizada em quintais rurais, e de Amorim et al. (2012), em quintais urbanos, também feitos em território piauiense, registraram, da mesma forma, percentual maior de espécies exóticas em detrimento das nativas. Dentre as espécies nativas que ocorrem nos quintais em Monsenhor Gil, está Myracrodruon urundeuva Allemão (aroeira), incluída na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente de espécies ameaçadas de extinção, segundo a Instrução Normativa Nº 06 de 23 de setembro de 2008 (MMA 2008). Localmente a espécie é utilizada para fins madeireiros e medicinais, da mesma forma como apontado por Albuquerque e Andrade (2002), Albuquerque e Lucena (2005) e Lucena et al. (2011), em pesquisas realizadas no Nordeste brasileiro.

A Figura 2 indica as espécies mais cultivadas em cada comunidade. Mangifera indica L. (manga), Anacardium occidentale L. (caju), Annona squamosa L. (ata), Malpighia glabra L. (acelora) e Psidium guajava L. (goiaba) destacaram-se como as mais cultivadas. Dentre estas, a manga e o caju foram as espécies indicadas para o maior número de categorias de uso (alimentícia, madeireira, medicinal e ornamental). Em quintais nordestinos, é comum a presença dessas espécies, sobretudo pela sua facilidade de cultivo, boa adaptação às características climáticas da região e importância na dieta alimentar (Freitas et al., 2011; Carneiro et al., 2013;  Santos et al., 2013; Sousa et al., 2014 e Amorim, 2015).

Figura 2. Quadro das espécies botânicas mais cultivadas em quintais das comunidades Baixa Grande
e Monte Alegre, Monsenhor Gil, Piauí, Nordeste do Brasil.

Espécie

Comunidades (Número de quintais)

Baixa Grande

Monte Alegre

Anacardium occidentale L. (caju)

24

33

Annona squamosa L. (ata)

26

23

Carica papaya L. (mamão)

28

-

Citrus aurantium L. (laranja)

-

29

Cocos nucifera L. (coco-da-praia)

-

22

Epipremnum pinnatum (L.) Engl.  (jibóia)

26

-

Malpighia glabra L. (acerola)

24

21

Mangifera indica L. (manga)

34

36

Mussaenda alicia Hort. (flu-flu)

24

-

Psidium guajava L. (goiaba)

-

20

Fonte: pesquisa direta.

Quanto à diversidade, os quintais rurais analisados apresentaram Índice de Shannon-Wiener de H´=4,73, o que demonstra uma alta diversidade de espécies, que pode estar relacionada ao fato dos mesmos estarem situados em zona rural, onde existe a tradição local do cultivo de plantas, especialmente para fins alimentícios, como as frutíferas e daquelas usadas com fins medicinais e ornamentais, além da presença constante de uma pessoa na residência, que, geralmente é o cuidador do quintal. A diversidade encontrada é bem superior ao revelado por Pinho (2008), em quintais agloflorestais indígenas em Roraima (H'= 0,87), por Souza (2011), em quintais do baixo Rio Negro, Manaus (H'= 1,99) e por Amorim et al. (2012), em quintais urbanos de Teresina (H'= 1,60). Observou-se que a comunidade Baixa Grande (H'= 4,58) apresentou maior diversidade em relação a Monte Alegre (H'= 4,35), e que, quando se relacionou diversidade e gênero da população total amostrada, não houve diferença significativa (Figura 3). Contudo, no tocante à comunidade Monte Alegre, observou-se que os quintais mantidos por mulheres apresentaram maior diversidade (H'= 4,34) em relação aos manejados por homens (H'= 3,69).

Constatou-se, ainda, que não existe relação positiva entre a diversidade dos quintais e o tamanho destes, posto que, os quintais da comunidade Baixa Grande, com área média de 903,56m² apresentaram maior diversidade (H'= 4,78) do que os da comunidade Monte Alegre, com área média de 1.717,5m² e H'= 4,47. Esses dados diferem do relatado por Vieira et al. (2012), a respeito dos quintais agroflorestais do Pará, que apontaram que, quanto maior a área do quintais, maior a diversidade de espécies.

Figura 3. Relação entre diversidade de plantas e gênero do mantenedor, nos quintais das
comunidades Baixa Grande e Monte Alegre, Monsenhor Gil/ Piauí.

Fonte: pesquisa direta.

As plantas são utilizadas para as mais diversas finalidades, tendo sido distribuídas nas categorias de uso alimentícia, cosmética, madeireira, medicinal, místico-religiosa e ornamental. A categoria ornamental abrigou o maior número de espécies reportadas (57%), seguida da alimentícia (37,2%) e medicinal (31,4%). As demais categorias de uso foram representadas por menos de 3% das plantas. As plantas ornamentais também foram maioria na pesquisa de Bhat et al. (2014), sobre a diversidade vegetal de quintais na Índia, alcançando um percentual de 38% das plantas cultivadas e apresentando espécies como Bougainvillea glabra Choisy, Caladium bicolor (Aiton) Vent., Catharanthus roseus  (L.) Don, Hibiscus rosa-sinensis L., Jasminum sambac (L.) Aiton, Mirabilis jalapa L., comuns ao presente estudo.

Foram registradas 107 espécies ornamentais que representam, para as pessoas do lugar, um valor estético singular, entre as quais, Mangifera indica L. (manga), Anacardium occidentale L. (caju), Cocos nucifera L. (coco da praia), Mussaenda alicia Hort. (flu-flu) e Epipremnum pinnatum (L.) Engl. (jibóia), foram as espécies mais abundantes em número de espécies. As duas primeiras espécies, além de citadas como ornamentais, foram também lembradas como importantes no sombreamento. Segundo os moradores, as árvores, além de embelezarem, também dão sombra e amenizam a temperatura dos quintais. Mangifera indica L. (manga) também obteve destaque, como importante espécie ornamental, nos trabalhos desenvolvidos por Matoyo (2009). Segundo Lima Neto e Souza (2011) a mangueira é também importante atrativo para fauna por causa do seu fruto. Em Monsenhor Gil, essa espécie recebeu o seguinte relato:

"Não tem coisa melhor do que ficar debaixo dos pés de manga aproveitando a sombra. De tardizinha a gente senta e fica conversando com as vizinhas. A sombra é boa pra passar o calor e as frutas servem pra gente comer e dá pros bichos. Em tempo de manga, os porcos ficam tudo gordos". (F. C. L., 65 anos – Comunidade Baixa Grande).

Em geral, as plantas ornamentais são cultivadas na frente da casa e o sistema de plantio é diversificado, havendo plantação diretamente no solo, em canteiros elevados de madeira ou em recipientes suspensos, como é o caso de garrafas plásticas, pneus velhos e até vasos sanitários em desuso, o que demonstra uma visão de reaproveitamento de objetos que poderiam ser descartados ao lixo e que, dessa forma, passam a ser novamente reutilizados. Esses modos de cultivar plantas ornamentais também foram relatados por Florentino et al. (2007), Duque-Brasil et al. (2011), Novais et al. (2011) e Mamede et al. (2015).

As espécies alimentícias ocuparam a segunda colocação, em relação às aplicações de usos locais. Das 70 espécies alimentícias, 29 são nativas, entre as quais estão as frutíferas Spondias mombin L. (cajá), Anacardium occidentale L. (caju), Psidium guajava L. (goiaba) e Spondias tuberosa Arruda (umbu)aproveitadas na comunidade Monte Alegre para a produção e comercialização de suas poupas. Outras espécies alimentícias, como Vigna unguiculata L. Walp. (feijão), Zea mays L. (milho), Curcubita pepo L. (abóbora), Manihot utilissima Pohl. (macaxeira) e Manihot esculenta Crantz (mandioca) são, tradicionalmente cultivadas apenas no período chuvoso, oportunidade em que se observam os quintais num verde exuberante devido a essas culturas. Após a colheita e processamento, são armazenados para suprimento da família durante todo o ano. Conforme dados do IBGE (2010), os principais produtos da agricultura monsenhorgilense são Oryza sativa L. (arroz), cujo cultivo não foi registrado nos quintais amostrados, com cerca 2.000 ha plantados, anualmente, Vigna unguiculata (L.) Walp. (feijão), com 395 ha e Zea mays L. (milho) com 1.265 ha.

Carica papaya L. (mamão) destacou-se como a espécie mais cultivada, estando presente em 70 quintais, seguido por Anacardium occidentale L. (caju) em 57, Citrus aurantium L. (laranja) em 47 e Mangifera indica L. (manga) em 41 quintais. Miranda et al. (2013), ao realizarem investigação em quintais agloflorestais do Pará, obtiveram a categoria alimentícia  representada por 70, das 130 espécies referidas, incluindo na lista florística as espécies supracitadas para Monsenhor Gil, refletindo que, assim como em Monsenhor Gil, os quintais foram importantes para alimentação dos agricultores familiares, pois contribuíram na diversificação e complementação alimentar.

O significado cultural das plantas alimentícias, em Monsenhor Gil, está descrito na fala de um dos entrevistados, quando relata a importância do babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng):

"Aqui a gente usa o babaçu pra tudo. A gente faz carvão da casca, cobre as casas com a palha e faz azeite com a semente. Esse azeite a gente usa pra temperar a comida e fazer bolo de sal. Tudo fica muito gostoso, em comparação com os óleos que a gente compra no comércio". (J. S. S., 42 anos – Comunidade Monte Alegre).

A categoria medicinal foi a terceira em número de espécies, cujas famílias botânicas de maior destaque em número de espécies foram: Euphorbiaceae/Fabaceae/Lamiaceae (5) e Anacardiaceae (4). Freitas et al. (2012) e David e Pasa (2015) obtiveram as mesmas famílias em posição de destaque. Dentre as espécies reportadas em Monsenhor Gil, algumas já tiveram suas propriedades farmacológicas comprovadas, como o boldo (Plectranthus barbatus Andrews), estudado por Schultz et al.(2007), aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) por Machado (2014) e Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz (pau-ferro) por Costa et al. (2015).

Foram registradas diversas indicações de uso medicinal para as plantas, seja no tratamento de doenças respiratórias, como o Caryocar coriaceum Wittm. (pequi) e Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz (pau-ferro) ou para a cura afecções digestivas, como Plectranthus barbatus Andrews (boldo) e Terminalia fagifolia Mart. (chapada) e com atividades antiinflamatória e cicatrizante, como Anacardium occidentale L. (caju) e Turnera ulmifolia L. (chanana). Em geral, utilizam-se as folhas em maior proporção (69,65%) para o preparo de chás na forma de decocto ou infusão (58,89%), que são a forma de preparo de fitoterápicos mais comuns na região.

No tocante à cultura popular relativa ao uso de plantas medicinais, um dos moradores relata a importância do pequi (Caryocar coriaceum Wittm.):

"Quando a pessoa tá muito gripada, com o peito cheio de catarro, o remédio é dá o azeite de pequi com mel umas duas vezes ao dia. Isso faz o peito se abrir e serve, também, para fortificar o corpo". R. L. O., 55 anos – Comunidade Baixa Grande).

As plantas místicas foram representadas por apenas quatro espécies: Dieffenbachia picta Schott (comigo-ninguém-pode), Sansevieria trifasciata var.Laurentii (De Wild.) N. E. Br. (espada-de-são-jorge), Jatropha gossypiifolia L. (pinhão-roxo) e Petiveria alliacea L. (tipi), que são colocadas na frente das casas para espantar o "mau olhado". Moura et al. (2011), no estado de Mato Grosso e Liporacci e Simão (2013), no estado do Minas Gerais, também relataram os poderes mágicos do comigo-ninguém-pode. Siviero et al. (2014),  durante estudo dos quintais de Rio Branco, Acre, também classificaram o pinhão-roxo e a espada-de-são-jorge como mágicas. Souza e Guarim Neto (2010) mencionaram que o comigo-ninguém-pode é cultivado nas varandas e salas de visitas das comunidades, sempre colocadas à entrada das residências para afastar o mau olhado, a cobiça e as energias negativas. O banho das folhas descarrega e fecha o corpo contra os maus fluídos.

Apenas três espécies foram referidas como cosméticas: babosa (Aloe vera (L.) Burm. F.), mamoma(Ricinus communis L.) e abacate (Persea americana Mill.), todas utilizadas para o embelezamento dos cabelos. Assim como para esse trabalho, a utilidade do abacate como cosmético e medicinal também foi relatado por Amorim et al. (2012), quando do estudo das espécies vegetais cultivadas em quintais de pescadores artesanais em Teresina, Piauí. A mamoma foi registrada por Aguiar et al. (2012) nos quintais de Demerval Lobão Piauí , contudo os usos reportados foram na alimentação e como medicinal.

4. Considerações finais

Os quintais são importantes fontes de recursos vegetais para as comunidades amostradas, onde são cultivadas diversas espécies de plantas úteis, destinadas, especialmente à ornamentação à alimentação e na cura de doenças, como as que afligem o aparelho digestório e respiratório, além de infecções variadas. Essas unidades da paisagem são vistas por seus cuidadores como um lugar apropriado para a realização de várias atividades, sejam relacionadas ao plantio, à realização de tarefas domésticas, lazer, descanso e à criação de pequenos animais. Também contribuem para incremento da diversidade vegetal, por meio da presença de espécies exóticas e nativas, com várias utilidades. Além disso, os quintais exercem a função de refúgios para algumas espécies nativas, endêmicas e ameaçadas de extinção, onde se encontram protegidas pelos agricultores familiares, que exercem significativa missão na conservação da biodiversidade local.

Os mantenedores de quintais analisados demonstraram possuir uma gama de informações acerca das plantas cultivadas em seus quintais, de modo particular àquelas pertinentes às plantas medicinais, comprovando que o saber tradicional tem se perpetuado com o passar dos anos.  Assim, a existência dos quintais permite a conservação da biodiversidade, ao mesmo tempo em que valoriza os aspectos culturais da agricultura familiar.

Os valores do índice de diversidade de Shannon-Wiener encontrados indicam que os quintais apresentam alto índice de diversidade, com valores até bem maiores do que os encontrados em muitos outros estudos relacionaos aos quintais.

Recomenda-se atenção por parte dos órgãos públicos responsáveis, no sentido da implementação de ações educativas que incentivem o cultivo de espécies nativas da flora local e de estratégias de catalogação sistemática do conhecimento tradicional local. 

Referências

AGUIAR, Ligia Carmo Galvão Gondim et al.; Organização espacial e a diversidade de espécies em quintais rurais no domínio do Cerrado piauiense (município de Demerval Lobão, Piauí, Brasil). In: Sociobiodiversidade no meio norte brasileiro. ROCHA, J.R.S.; BARROS, R.F.M; ARAÚJO, J.L.L. (Orgs.). Teresina, EDUFPI, 2012, p.193-204.

ALAM, Mohammed Shafiul; MASUM, Kazi Mohammad; "Status of Homestead Biodivcersity in the Offseshore Island of Bangladesh". In: Research Journal of Agriculture and Biological Sciences, 2005, vol 1, n.3, p.246-253.

ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino; ANDRADE, Laise Holanda Cavalcante; "Conhecimento botânico tradicional e conservação em uma área de Caatinga no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil". In: Acta Botanica Brasilica, 2002, vol 16, n.3, p.273-285.

ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino et al.; "Structure and Floristics of Homegardens in Northeastern Brazil". In: Journal of Arid Enviroments, 2005, vol 62, n.3, p.491-506.

ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino et al.; Métodos e técnicas para coleta de dados etnobiológicos. In: Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. Recife, ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino; LUCENA, Reinaldo Farias Paiva; CUNHA, Luiz Vital Fernandes Cruz (Orgs.), Comunigraf/Nupeea, 2010, p.41-64.

ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino.; LUCENA, Reinaldo Farias Paiva ; "Can apparency affect the use of plants by local people in Tropical Forests?" In: Interciencia, 2005, vol 30, n.8, p.506-511.

ALMEIDA, Suzanne Estéfanie et al.; "Uso da biodiversidade em quintais de comunidades tradicionais da Baía de Chacorore, Barão de Melgaço, Mato Grosso, Brasil". In: Biodiversidade, 2014, vol 13, n.1, p.141-155.

AMARAL, Cleomara Nunes; GUARIM NETO, Germano; "Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)". In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, 2008, vol 3, n.3, p.329-341.

AMORIM, Alexandre Nojoza. Quintais urbanos em Teresina: cultivo de espécies úteis e apego ao lugar. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Área de Concentração Planejamento e Gestão de Zonas Semi-Áridas e Ecossistemas Limítrofes). Teresina - Universidade Federal do Piauí. 2015. 107p.

AMORIM, Alexandre Nojoza et al.; Espécies vegetais cultivadas em quintais de Pescadores artesanais em Teresina/PI, Brasil. In: Questões Socioambientais no meio norte brasileiro. Teresina. ARAÚJO, J.L.L.; ROCHA, J.R.; BARROS, R.F.M. (Orgs.), EDUFPI, 2012. p.257-274.

APG III – ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP III.; "An update of the Angiosperm phylogeny group classiication for the orders and families of lowering plants: APG III". In: Botanical Journal of the Linnean Society, 2009, vol 161, p.105-121.

ARAÚJO, José Luís Lopes. Atlas escolar do Piauí: geo-histórico e cultural.  João Pessoa, PB, Editora Grafset, 2006, 202p.

BHAT, Shivanand et al.; "Plant diversity in the homegardens of Karwar, Karnataka, India". In: Biodiversitas, 2014, vol 15, n.2, p. 229-235.

BEGOSSI, Alpina et al.; "Plant uses in a Brazilian coastal fishing community (Buzios Island)". In: Journal of Ethnobiology, 1993, vol 13, n.2, p.233-256.

BERNARD, Harvey Russel; Research Methods in Cultural Anthropology, Sage, Newbury Park, CA, EEUU. 1988, 520 p.

CARNEIRO, Maria Gerlândia Rabelo et al.; "Quintais Produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar (O caso do Assentamento Alegre, município de Quixeramobim/CE)". In: Revista Brasileira de Agroecologia, 2013, vol 8, n.2, p.135-147.

CEPRO. Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais. (2010); Perfil do município de Monsenhor Gil. [Visitado em 15 de novembro de 2015] Disponível em: < http://www.cepro.pi.gov.br>.

CHAGAS, Jolemia Nascimento et al.; "Os sistemas produtivos de plantas medicinais, aromáticas e condimentares nas comunidades São Francisco, Careiro da Várzea e Santa Luzia do Baixio em Iranduba no Amazonas". In: Revista Brasileira de Agroecologia, 2014, vol 9, n.1, p.111-121.

COSTA, Leidyana Moraes et al.; "Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz var. Ferrea: pharmacological, phytochemical and botanical aspects", In: International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, 2015, vol 7, no.4, p.48-53.

DAS, Tapasi; DAS, Ashesh Kumar ; "Inventoryng plant biodiversity in homegardens: A case study in Barak Balley, Assam, North East India". Current Science, 2005, vol 89, n.1, p.155-163.

DAS, Tapasi; DAS, Ashesh Kumar ; "Vegetative and reproductive phenology of some multipurpose tree species in the homegardens of Barak Valley, northeast India", In: Int J Biometeorol, 2013, vol 57, p.185-196.

DAS, Tapasi; DAS, Ashesh Kumar; "Conservation of Plant Diversity in Rural Homegardens with Cultural and Geographical Variation in Three Districts of Barak Valley, Northeast India". In: Economic Botany, 2015, vol 69, n. 1 p.57-71.

DAVID, Margô; PASA, Maria Corette; "As plantas medicinais e a etnobotânica em Várzea Grande, MT, Brasil". Interações, 2015, vol 16, n1, p.97-108.

DUQUE BRASIL. Reinaldo et al.; "Riqueza de plantas e estrutura de quintais familiares no semi-árido norte mineiro. In: Revista Brasileira de Biociências, 2007, vol 5, n.2, p.864-866.

DUQUE BRASIL, Reinaldo et al.; "Composição, uso e conservação de espécies arbóreas em quintais de agricultores familiares na região da mata seca norte-mineira, Brasil". In: Sitientibus, 2011, vo 1, n.2, p.287-297.

FALL, Patricia L. et al.; "Agricultural intensification and the secondary products revolution along the Jordan Rift, In: Human Ecology, 2002, vol 30, n.4, p.445, 2002.

FLORENTINO, Alissandra Trajano Nunes et al. ; "Contribuição de quintais agroflorestais na conservação de plantas da Caatinga, Município de Caruaru, PE, Brasil". In: Acta Botanica Brsailica, 2007, vol 21, n.1, p.37- 47.

FREITAS, Ana Valéria Lacerda et al.; "A percepção dos quintais rurais por crianças de São Miguel, Rio Grande do Norte, Brasil". In: Revista Verde, 2011, vol 6, n.2. p212-220.

FREITAS, Ana Valéria Lacerda et al.; "Plantas medicinais: um estudo etnobotânico nos quintais do Sítio Cruz, São Miguel, Rio Grande do Norte, Brasil". In: Revista Brasileira de Biociências, 2012, vol 10, n.1, p.48-59.

GALLUZI, Gea et al.  (2010); "Homegardens: Neglected hotspots Homegardens: Neglected hotspots of agrobiodiversity and cultural diversity", In: Biodiversity and Conservation, 2010, vol 19, n.13, p.3635-3654.

GAZEL FILHO, Aderaldo Batista. Composição, estrutura e função de quintais agroflorestais no município de Mazagão, Amapá. Belém, Tese (Doutorado em Ciências Agrárias), Belém - Universidade Federal Rural da Amazônia e Embrapa Amazônia Oriental. 2008. 104p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010); [Visitado em 13 de novembro de 2015] Disponível em: < http://www.ibge.gov.br >.

LARIOS, Carolina et al. (2013); "Plant management and biodiversity conservation in Náhuatl homegardens of the Tehuacán Valley, Mexico". Morelia. In: Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, 2013, vol 9, n.74, p.1-16.

LIMA NETO, Everaldo Marques; SOUZA, Rosemeri Melo;"Comportamento e características das espécies arbóreas nas áreas verdes públicas de Aracaju", In: Scientia Plena, 2011, vol 7, n. 1,p. 1-10.

LIPORACCI, Heitor Suriano Nascimento; SIMÃO, Daniela Guimarães; "Levantamento etnobotânico de plantas medicinais nos quintais do Bairro Novo Horizonte, Ituiutaba, MG". In: Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Campinas, 2013, vol 15, n.4, p.529-540.

LISTA DE ESPÉCIES DA FLORA DO BRASIL. 2015. [Visitado em 25 de maio de 2015] Disponível em: < http:// floradobrasil.jbrj.gov.br >.

LUCENA, Reinaldo Farias Paiva et al. "Uso e conhecimento da aroeira (Myracrodruon urundeuva) por comunidades tradicionais no Semiárido brasileiro". In: Sitientibus, 2011, vol1, n.2, p.255-264.

MACHADO, Alessandra Cury; Caracterização do extrato de aroeira Myracrodruon urundeuva Allemão e seu efeito sobre a viabilidade de fibroblastos gengivais humanos, Tese (Doutorado), Bauru - Universidade de São Paulo. 2014. 104p.

MAGURRAN, Anne E.; Ecological diversity and its measurement. Princeton University Press, New Jersey, 1988, 179p.

MAMEDE, Jeneffer Soares dos Santos et al.; "Os quintais e as manifestações culturais da comunidade São Gonçalo Beira Rio, Cuiabá, MT". In: Biodiversidade, 2015, vol 14, n.1, p.168-182.

MATOYI, Alfred. ; "Traditional homegardens and rural livelihoods in Nhema, Zimbabwe: a sustainable agroforestry system". In: International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 2009, vol 16, n.1, p.1-8.

MOBOT. MISSOURI BOTANICAL GARDEN. [Visitado em 25 de maio de 2015] Disponível em: < http:// www.tropicos.org >.

MOURA, Carolina Lopes; ANDRADE, Laise Holanda Cavalcante (2007); "Etnobotânica em Quintais Urbanos Nordestinos: um Estudo no Bairro da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes – PE". In: Revista Brasileira de Biociências, 2007, vol 5, p.219-221.

MIRANDA, Silviane Batista (2013); "Caracterização e importância dos quintais agroflorestais aos agricultores familiares do Baixo Irituia, Pará". In: Cadernos de Agroecologia, 2013, vol 8, n.2, p.1-4.

MORI, Scott Alan et al. Manual de manejo do herbário fanerogâmico, Centro de Pesquisa do Cacau, Ilhéus, 1989, 104 p.

MOURA, James Moraes et al.; "Perfil florístico de quintais de dois bairros de Cuiabá". In: Uniciências, 2011, vol 15, n.1, p.285-312.

NODA, Sandra do Nascimento. Na terra como na água: organização e conservação de recursos terrestres e aquáticos em uma comunidade da Amazônia brasileira, Cuiabá, Tese (Doutorado), Universidade Federal de Mato Grosso. 2000. 182p.

NOVAIS, Ademaria Moreira et al.; "Os quintais e a flora local: um estudo na comunidade Jardim Paraíso, Cáceres- MT, Brasil", In: Revista Biodiversidade 2011, vol 10, n.1, p.3-12.

PINHO, Rachel Camargo. Quintais agroflorestais indígenas em área de savana (lavrado) na terra indígena Araça, Roraima. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais). Manaus - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2008. 108p.

SAIKIA, Purabi et al. (2012); "Floristic composition and plant utilization pattern in homegardens of Upper Assam, India Tropical". In: Ecology, 2012, vol 53, n.1, p.105-118.

SANTOS, Amaury Silva et al.; "Caracterização e desenvolvimento de quintais produtivos agroecológicos na comunidade Mem de Sá, Itaporanga d'Ajuda-Sergipe". In: Revista Brasileira de Agroecologia, 2013, vol 8, n.2, p.100-11.

SANTOS, Solange. Um estudo etnoecológico dos quintais de Alta Floresta-MT, Dissertação (Mestrado). Cuiabá - Universidade Federal de Mato Grosso. 2004. 166p.

SCHULTZ, Carla et al.; "Inhibition of the gastric H+,K+-ATPase by plectrinone A, a diterpenoid isolated from Plectranthus barbatus Andrews, In: Journal of Ethnopharmacology, 2007, vol 111, n.1, p.1-7.

SIVIERO, Amauri et al. (2014); "Plantas ornamentais em quintais urbanos de Rio Branco, Brasil". In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, 2014, vol 9, n.3, p.797-813.

SOUSA, Debora Andrade et al.; "Agrobiodiversidade em quintais familiares no município de Caxias, Maranhão". Goiânia. In: Encilcopedia Biosfera, 2014, vol 10, n.18, p.3129-3139.

SOUZA, Luzia Francisca; Guarim Neto, Germano; "Plantas ornamentais e místicas: ume estudo etnobotânico em comunidades ribeirinhas, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil". In: FLOVET, 2010, vol 2, p.1- 68.

SOUZA, Célia Cristina Valero; SCUDELLER, Veridiana Vizoni (2011); "Diversidade vegetal nos quintais do baixo Rio Negro - Manaus (AM). In: Cadernos de Agroecologia, 2011, vol 6, n.2, p.1-6.

VIEIRA, Thiago Almeida et al.; "Agrobiodiversidade de quintais agroflorestais no município de Bonito, Estado do Pará". In: Revista de Ciências Agrárias, 2012, vol 55, n.3, p.159-166.


1. Universidade Federal do Piauí (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Autora para correspondência. Email: luciabotanica@yahoo.com.br
2. Universidade Estadual do Piauí. Campus de Picos. Departamento de Biologia.
3. Universidade Federal do Piauí (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente).

4. Universidade Federal do Piauí (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente).

5. Universidade Federal do Piauí (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente).


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 20) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]