Espacios. Vol. 37 (Nº 20) Año 2016. Pág. 19

Aplicação do 5W2H para criação do manual interno de segurança do trabalho

Application of the 5W2H for the creation of the internal manual safety

Clovis Antunes de AVILA Neto 1; Stéfano Frizzo STEFENON 2; Joaquim Rodrigo de OLIVEIRA 3; Antônio Sérgio COELHO 4; Alexandre Tripoli VENÇÃO 5; Anne Carolina Rodrigues KLAAR 6

Recibido: 22/03/16 • Aprobado: 22/04/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Fundamentação teórica

3. Metodologia

4. Aplicação do 5W2H para a elaboração do manual de interno de segurança do trabalho de uma organização

5. Conclusão

Referências


RESUMO:

A complexidade das normas de segurança do trabalho são um objeção para o entendimento dos gestores e colaboradores de uma organização, o que prejudica que elas sejam seguidas de forma eficiente. Com o objetivo de organizar e simplificar o entendimento destes processos através de um manual interno de segurança é utilizada a ferramenta 5W2H com a participação efetiva dos colaboradores, a fim de gerar a integração dos mesmos com a gestão e demonstrar a importância da execução destes processos com eficiência. A importância da utilização desta ferramenta é a clareza e a objetividade que a mesma traz na resolução do problema, de forma simples e interativa. Isto permite visualizar com facilidade os pontos que devem ser melhorados e atualizados e, com a familiarização dos colaboradores com o processo, esta prática pode ser implementada, o que evita que as normas de segurança do trabalho e os princípios da organização presentes no manual, tornem-se obsoletos.
Palavras-chave - Segurança no Trabalho. Manual Interno. Aplicação do 5W2H.

ABSTRACT:

The complexity of the workplace safety standards is a hindrance to the understanding of managers and employees of an organization, which impairs their efficiently and so turn hard to apply it. The goal is to organize and simplify the understanding of these processes through an internal manual of work safety, which can be adapted to the routine of organizations of any field of activity by 5W2H tool, with the effective participation of employees, in order to generate the integration with the management and show the importance of executing these processes efficiently. The importance of using this tool is the clarity and objectivity that one brings to solve a problem in a simple and interactive way. It allows an easily view the points that should be improved and updated, with the knowledge of the employees about the process, this practice can be implemented, and it avoid that the safety standards and the organization principles become outdated.
Key-words - Safety Work. Internal manual. Application of 5W2H

1. Introdução

A crescente evidência que a segurança do trabalho ganhou nos últimos anos ratifica a sua importância para as organizações de diversos ramos de atividade, entretanto, há diversas falhas de execução nestes processos, devido à complexidade da questão, bem como a carência da conscientização e do hábito das pessoas envolvidas em torná-la parte de sua rotina organizacional.

Para o planejamento da execução destes princípios e normas, sugere-se a criação de um manual interno de segurança, que é um material informativo elaborado de acordo com as necessidades e regras constantes em seu ramo de atividade, desenvolvido pelos gestores e colaboradores nos processos, de forma integrada, clara, objetiva e de fácil entendimento.

A criação deste manual pode ser planejada e estruturada através da ferramenta 5W2H, que consiste em realizar uma verificação das atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível, mapeando-as, através da realização de perguntas básicas que justificam a sua aplicação. Esta ferramenta também torna possível atualizar o manual quantas vezes forem necessárias e readaptadas às novas necessidades da organização, de modo a tornar a atividade uma rotina a ser seguida, tornar o trabalho mais seguro e consequentemente, conquistar um diferencial competitivo no mercado.

2. Fundamentação teórica

2.1. Segurança do trabalho

Cardella (1999, p. 37) conceitua segurança do trabalho como "o conjunto de ações exercidas com o intuito de reduzir danos e perdas provocados por agentes agressivos".

Para Zócchio (2002, p. 17), a segurança do trabalho é um conjunto de medidas indispensáveis para a execução de qualquer trabalho, tendo como principal finalidade evitar a criação de condições inseguras e a sua correção quando existentes nos locais ou meios de trabalho, assim como preparar as pessoas para a prevenção de acidentes.

Cicco (2003, p. 14) afirma que a norma OHSAS 18001 (Occupation Health and Safety Assessment Services 18001) define segurança do trabalho como "as condições e fatores que afetam o bem estar dos funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho".

A Segurança do Trabalho visa manter o bem estar do trabalhador na empresa, assim como assegurar a sua qualidade de vida, inibindo-os dos riscos que as condições de trabalho podem vir a oferecer.

2.1.1 Acidente de trabalho

A Constituição Federal de 1988 fortaleceu a questão da responsabilidade civil do empregador e a garantia ao seguro do trabalho para os trabalhadores urbanos e rurais. O acidente de trabalho pode acarretar várias consequências jurídicas ao empregador, resultando, inclusive, na indenização ou, até mesmo, em uma ação criminal. O acidente de trabalho encontra-se definido em vários documentos legais. O Art. 19 da Lei 6.367/76, regulamentado pelo Decreto 79.037/76, é apresentado como segue:

Art. 19. - Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou a perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou
§ 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.
§ 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de Cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.
§ 3º É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.
§ 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social fiscalizará e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.
(BRASIL. Constituição Federal, 1988)

Para caracterizar o acidente de trabalho, é importante considerar os seguintes aspectos: o evento causador do acidente, a existência do dano pessoal, estabelecer o nexo causal entre o dano e o evento.

De acordo com Brasil (2007), acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, gerando lesão corporal ou perturbação funcional e que delas decorra a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho de forma permanente ou temporária.

Segundo Saurin (2002), acidente é a ocorrência não planejada, sendo ela instantânea ou não, decorrente da interação do ser humano com o seu ambiente físico e social de trabalho e que vem a provocar lesões ou danos materiais.

Figura 1: Fluxograma do Acidente do Trabalho

Fonte: Brasil (2007)

2.1.1.1 Causas do acidente

Tecnicamente existem duas causas de acidentes: atos inseguros e condições inseguras. De acordo com a Norma Brasileira 18 (NB-18) da ABNT existem vários aspectos que decorrem dessas causas.

O acidente sempre ocorre como resultado da soma de atos e condições inseguras que são oriundos de aspectos psicossociais denominados Fatores Pessoais de Insegurança.

Esse é um dos motivos que determinam, atualmente, durante uma investigação e análise de acidentes, que os profissionais envolvidos, não utilizem os termos atos inseguro ou condições inseguras. Na busca das causas dos acidentes recomenda-se descrever o risco sem que haja necessidade de classificá-lo como ato ou condição.

Zócchio (1977) enumerou as causas do acidente do trabalho, que estão expostas no Quadro 1.

Quadro 1: Causas do Acidente

Causas

Conceitos

Ato Inseguro

É a maneira que as pessoas se expõem, conscientemente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes que ocorrem nos ambientes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido. (ZÓCCHIO, 1977)

Condição Insegura

Condições inseguras são aquelas que comprometem a segurança do trabalhador ou em outras palavras, as falhas, defeitos, irregularidades técnicas, carência de dispositivos de segurança que põem em risco a integridade física e a saúde de pessoas, e a própria segurança das instalações e dos equipamentos. (ZÓCCHIO, 1977)

Fonte: Adaptado de Zócchio (1977)

Segundo Brasil (2007), os acidentes do trabalho podem ser classificados em:

  1. Incidente;
  2. Acidente com danos materiais;
  3. Acidente sem perda de tempo ou afastamento;
  4. Acidente com perda de tempo ou afastamento.

2.1.1.3 Indicadores proativos e reativos

A interpretação dos indicadores proativos e os indicadores reativos é de grande importância para que o acidente do trabalho seja evitado e quando ocorre, possa ser corrigido quando possível. No quadro a seguir estão enumerados os conceitos de indicadores proativos e reativos.

Quadro 2: Indicadores Proativos e Reativos

Indicadores Proativos

Aqueles que são capazes de detectar ou medir resultados ou impactos negativos em fases suficientemente precoces a fim de gerar informações que levem a ações que permitam, ou que possibilitem, interromper o curso evolutivo, reverter o processo e evitar o fato ou a sua ocorrência. (HOPKINS, 1994 apud Benite, 2004.

Indicadores Reativos

Aqueles que são capazes de detectar ou medir resultados ou impactos após a ocorrência de eventos cuja análise, ainda que após o fato, auxiliam com informações para realimentar o processo de melhoria contínua. (HOPKINS, 1994 apud Benite, 2004.

Fonte: Adaptado de Hopkins (1994) apud Benite (2004)

2.1.2 Normas regulamentadoras da medicina e segurança do trabalho

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conta com 36 (trinta e seis) Normas Regulamentadoras (NR's) da Segurança e Medicina do Trabalho (SST), que visam regular a segurança e a qualidade de vida do colaborador no trabalho. As NRs estão listadas no Quadro 3. 

Quadro 3: NRs da Segurança e Medicina do Trabalho

NR

Atribuição

1

Disposições Gerais

2

Inspeção Prévia

3

Embargo ou Interdição

4

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)

5

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

6

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

7

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

8

Edificações

9

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

10

Instalações e Serviços em Eletricidade

11

Transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais

12

Máquinas e Equipamentos

13

Caldeiras e Vasos de Pressão

14

Fornos

15

Atividades e Operações Insalubres

16

Atividades e Operações Perigosas

17

Ergonomia

18

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

19

Explosivos

20

Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

21

Trabalho a Céu Aberto

22

Trabalhos Subterrâneos

23

Proteção Contra Incêndios

24

Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

25

Resíduos Industriais

26

Sinalização de Segurança

27

Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Ministério do Trabalho e Previdência Social

28

Fiscalização e Penalidades

29

Portuário

30

Arquivário

31

SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura

32

SST em Estabelecimentos na Saúde

33

SST em Espaços Confinados

34

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval

35

Trabalho em Altura

36

SST em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

Fonte: Adaptado de Marras (2000)

Segundo Silva, et al (2013, p. 3), "A ferramenta 5W2H foi criada por profissionais da indústria automobilística do Japão como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA, principalmente na fase de planejamento."

Polacinski, et al (2012) descrevem que a ferramenta consiste em um plano de ação para atividades pré-estabelecidas que precisem ser desenvolvidas com a maior clareza possível e realiza um mapeamento das mesmas, através do objetivo central da ferramenta 5W2H, que é responder a sete questões básicas e organizá-las.

Nakagawa (2014) afirma que a ferramenta é útil na sua utilização tanto sozinha para colocar em prática decisões simples e cotidianas da empresa quanto é útil quando atrelada a outras ferramentas analíticas ou a planos que requerem ação, bem como em situações que envolvem a implementação de várias decisões.

Para Candeloro (2008), a ferramenta 5W2H é uma espécie de checklist utilizada para garantir que a operação seja conduzida sem nenhuma dúvida por parte dos gestores e dos colaboradores. Os 5W correspondem às seguintes palavras do inglês: What (o que); Who (quem); Where (onde); When (quando) e Why (por que). Os 2H são: How (como) e How Much (quanto custa). Ao definir uma ação que deve ser tomada, desenvolve-se uma simples tabela aplicando o 5W2H, conforme o quadro 4, onde estão dispostas perguntas e o que espera-se de cada uma delas.

Quadro 4: Método da ferramenta 5W2H

MÉTODO DA FERRAMENTA 5W2H

5W

What?

O que?

Que ação será executada?

Who?

Quem?

Quem irá executar/participar da ação?

Where?

Onde?

Onde será executada a ação?

When?

Quando?

Quando a ação será executada?

Why?

Por quê?

Por que a ação será executada?

2H

How?

Como?

Como será executada a ação?

How much?

Quanto custa?

Quanto custa para executar a ação?

Fonte: Meira (2003)

Candeloro (2008) ainda definiu palavras-chave adequadas a cada pergunta da ferramenta 5W2H, de modo a ratificar o objetivo de cada item, conforme listados no quadro a seguir.

Quadro 5: Palavras-chave da ferramenta 5W2H

Pergunta

Palavra-chave

O que?

Etapas

Por quê?

Justificativa

Quando?

Tempo

Onde?

Local

Quem?

Responsabilidade

Como?

Método

Quanto custa?

Custo

Fonte: adaptado de Candeloro (2008)

O conhecimento das respostas destas perguntas básicas são essenciais para o desenvolvimento da execução da ação pretendida dentro de uma organização, podendo ser utilizadas como roteiro e organizá-las conforme as necessidades internas.

3. Metodologia

O projeto é fundamentado em uma pesquisa exploratória, que, segundo Vieira (2002, p.67), "visa a proporcionar ao pesquisador uma maior familiaridade com o problema em estudo". Este esforço tem como meta tornar um problema complexo mais explícito ou mesmo construir hipóteses mais adequadas.

Segundo Roesch (2005), a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com levantamento bibliográfico é apropriada para a proposição de planos, visando solucionar problemas já diagnosticados.

A pesquisa exploratória utiliza métodos amplos e versáteis, compreendendo: levantamento em fontes secundárias (bibliográficas, entre outras), levantamentos experimentais, estudos de caso selecionados, e observação informal (olho nú ou mecânica).

Para Malhotra (2001), o objetivo principal da pesquisa exploratória é possibilitar a compreensão do problema enfrentado pelo pesquisador. Ela é utilizada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão e identificar cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem, explorando um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão.

Boone e Kurtz (1998) afirmam que a pesquisa de caráter exploratório é basicamente utilizada para descobrir a causa de um problema.

Foram utilizadas as fases da pesquisa-ação Preparatória e Exploratória, onde se definiu o problema de pesquisa, que foi a aplicação da ferramenta 5W2H como auxílio na criação do manual interno de segurança do trabalho de uma organização, fundamentada através da pesquisa literária na área, de modo a reforçar a importância destes processos em uma organização. Esta ferramenta pode ser utilizada em empresas de qualquer ramo de atividade com facilidade de adaptação das necessidades de cada uma delas, com foco nas organizações industriais, que são regidas por uma regulamentação de segurança do trabalho mais complexas que as demais.

4. Aplicação do 5W2H para a elaboração do manual de interno de segurança do trabalho de uma organização

Os princípios e normas da segurança do trabalho são bastante complexos e mapeá-los e adequá-los às necessidades de uma organização pode se tornar uma tarefa difícil. Para isso, sugere-se a aplicação da ferramenta 5W2H para orientar a elaboração deste manual, de modo a simplificar este processo e integrar os gestores e colaboradores da empresa com as atividades de segurança, para que não haja dúvida dos mesmos em relação às normas estabelecidas dentro da organização.

É importante para qualquer organização criar um manual interno de segurança próprio e adequado às suas rotinas, com vistas a organizar os direitos e deveres da organização, da administração e dos colaboradores perante a segurança do trabalho e integrá-la às rotinas organizacionais da empresa.

A aplicação do 5W2H como auxílio à criação do manual interno de segurança do trabalho deverá adequá-lo às sete perguntas básicas da ferramenta, conforme demonstrado no Quadro 6.

Quadro 6: Perguntas da ferramenta 5W2H para a criação do manual
interno de segurança do trabalho de uma organização

Perguntas da ferramenta 5W2H para a criação do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

5W

What?

O que?

O que é o manual de segurança?

Who?

Quem?

Quem criará o manual de segurança? Quais serão os setores? Quem serão as pessoas responsáveis?

Where?

Onde?

Onde o manual de segurança será criado? Em qual organização?

When?

Quando?

Quando o manual de segurança será criado? Quais os prazos estabelecidos para o cumprimento das tarefas?

Why?

Por quê?

Por que criar o manual de segurança? Qual a sua importância? Qual o seu objetivo? Justificativa da criação do manual de segurança.

2H

How?

Como?

Como o manual de segurança será criado? Qual a sua metodologia?

How much?

Quanto custa?

Quanto custa para a empresa criar este manual? Quais serão os gastos?

Fonte: Dos autores (2015)

O quadro demonstra através das sete perguntas referentes à ferramenta 5W2H, que após respondidas, demonstrarão de forma clara e objetiva a apresentação deste manual, seus objetivos, métodos aplicados e, a partir destas respostas, planejar as ações e esforços da organização para cumprir as tarefas estabelecidas, de acordo com as suas necessidades e rotinas. No quadro a seguir estão expostos os objetivos básicos de cada pergunta contextualizados à criação do manual interno de segurança da organização.

Quadro 7: Objetivos das perguntas da ferramenta 5W2H para a criação
do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

Objetivos das perguntas da ferramenta 5W2H para a criação do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

What?

O que?

Esta pergunta visa apresentar o manual de segurança aos envolvidos no processo, de modo a realizar uma apresentação básica do mesmo e como ele funciona.

Who?

Quem?

A organização deverá estabelecer quais setores participarão do processo de elaboração deste manual e quais serão as pessoas responsáveis pela elaboração do mesmo, bem como o seu público alvo (clientes internos e externos da organização).

Where?

Onde?

Esta pergunta visa basicamente responder em qual organização este manual será criado e, em caso de parcerias, quais organizações estão envolvidas neste processo.

When?

Quando?

Esta pergunta visa o estabelecimento de prazos para a criação do manual de segurança do trabalho, bem como da execução das tarefas referentes a ela.

Why?

Por quê?

Esta pergunta visa justificar a criação do manual de segurança do trabalho, destacando a sua importância, quais as suas vantagens na organização, assim como a oportunidade e a viabilidade de sua aplicação.

How?

Como?

Esta pergunta visa responder qual a metodologia que será utilizada pela organização para criar o manual, qual a forma mais prática de executá-la, de acordo com o ramo de atividade e com a complexidade da organização que está executando este processo.

How much?

Quanto custa?

Trata-se basicamente de um orçamento que indica quanto a empresa pretende gastar na elaboração do manual de segurança do trabalho.

Fonte: Dos autores (2015)

Estas justificativas tem como objetivo simplificar a compreensão do funcionamento do manual interno de segurança do trabalho, com vistas a facilitar a execução dos processos de segurança do trabalho da organização compreensíveis, de modo a tornar suas normas claras e objetivas, e, após criado, utilizá-lo como roteiro de execução destes processos, que estarão elencados e detalhados no manual, bem como todos os procedimentos que devem ser adotados e apontar quais as melhorias que a organização deve realizar quanto a esta questão.

É importante ressaltar que a legislação está em constante atualização e estas devem ser acompanhadas para que a organização siga suas atividades de segurança do trabalho em regularidade com as leis e as rotinas organizacionais tendem a constantemente sofrer pequenas mudanças, assim como os processos de segurança (assim como os processos de qualquer setor da empresa) podem tornar-se obsoletos, o que traz à tona a necessidade de melhoria contínua nos processos organizacionais, inclusive referentes à segurança e, conseqüentemente, isso deverá impactar em mudanças periódicas no manual de segurança, visando a qualidade total desses processos.

É essencial que a organização efetue a atualização do seu manual interno de segurança do trabalho periodicamente, de modo a evitar a sua defasagem. De acordo com as suas necessidades e rotinas, a empresa deverá estabelecer um período para que esta atualização ocorra e, recomenda-se que seja novamente utilizada a ferramenta 5W2H neste processo, haja vista que os envolvidos na criação do manual já estarão familiarizados com a mesma e segue-se um padrão para a sua atualização, bem como é um método que, por sua praticidade e clareza, torna-se eficiente. No quadro a seguir estão expostas as perguntas básicas da ferramenta 5W2H referentes à atualização do manual de segurança.

Quadro 8: Perguntas da ferramenta 5W2H para a atualização do manual
interno de segurança do trabalho de uma organização

Perguntas da ferramenta 5W2H para a atualização do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

5W

What?

O que?

O que é o manual de segurança?

Who?

Quem?

Quem atualizará o manual de segurança? Quais serão os setores? Quem serão as pessoas responsáveis?

Where?

Onde?

Onde o manual de segurança será atualizado? Em qual organização?

When?

Quando?

Quando o manual de segurança será atualizado? Quais os prazos estabelecidos para o cumprimento das tarefas?

Why?

Por quê?

Por que atualizar o manual de segurança? Qual a sua importância? Qual o seu objetivo? Justificativa da atualização do manual de segurança.

2H

How?

Como?

Como o manual de segurança será atualizado? Qual a sua metodologia?

How much?

Quanto custa?

Quanto custa para a empresa atualizar este manual? Quais serão os gastos?

Fonte: Dos autores (2015)

Nota-se que o direcionamento das sete perguntas básicas da ferramenta 5W2H para a atualização do manual de segurança é semelhante à direção estabelecida na criação, mantendo a mesma essência, redirecionando os seus objetivos.

Como a criação já foi realizada, muitas perguntas serão automaticamente respondidas, haja vista tratar-se da mesma organização, podendo haver alterações pontuais em determinados casos. No quadro a seguir estão apontados os objetivos de cada pergunta do 5W2H direcionados à atualização do manual de segurança.

Quadro 9: Objetivos das perguntas da ferramenta 5W2H para a atualização
do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

Objetivos das perguntas da ferramenta 5W2H para a atualização do manual interno de segurança do trabalho de uma organização

What?

O que?

Esta pergunta visa apresentar o manual de segurança aos envolvidos no processo, de modo a realizar uma apresentação básica do mesmo e como ele funciona. A essência do manual de segurança na atualização mantêm-se a mesma referente á criação do mesmo.

Who?

Quem?

A organização deverá estabelecer quais setores participarão do processo de atualização deste manual e quais serão as pessoas responsáveis por ela, bem como o seu público alvo (clientes internos e externos da organização). Neste dado momento a organização pode alterar os responsáveis pela atualização, de modo a realizar uma maior interatividade dos colaboradores com este processo, ou mesmo em casos da entrada de novas pessoas na empresa.

Where?

Onde?

Esta pergunta visa basicamente responder em qual organização este manual será atualizado e, em caso de parcerias, quais organizações estão envolvidas neste processo. Por tratar-se da mesma organização, pode haver alteração em casos de parcerias.

When?

Quando?

Esta pergunta visa o estabelecimento de prazos para a atualização do manual de segurança do trabalho, bem como da execução das tarefas referentes a ela.

Why?

Por quê?

Esta pergunta visa justificar a atualização do manual de segurança do trabalho, destacando a sua importância, quais as suas vantagens na organização, assim como a oportunidade e a viabilidade de sua aplicação.

How?

Como?

Esta pergunta visa responder qual a metodologia que será utilizada pela organização para atualizar o manual, qual a forma mais prática de executá-la, de acordo com o ramo de atividade e com a complexidade da organização que está executando este processo, bem como verificar a eficiência da metodologia utilizada na criação do manual.

How much?

Quanto custa?

Trata-se basicamente de um orçamento que indica quanto a empresa pretende gastar na atualização do manual de segurança do trabalho.

Fonte: Dos autores (2015)

Os processos de atualização do manual de segurança deverão ser aplicados na organização sucessivas vezes, em conformidade com os prazos estabelecidos pela mesma para tal, sem desprezar os prazos e normas vigentes em legislação.

As atualizações do manual de segurança seguirão a metodologia da ferramenta do 5W2H constantemente, adaptando as perguntas à nova realidade que a organização obtiver, com vistas á sua melhoria contínua nos seus processos de segurança e, vale ressaltar que este método pode ser aplicado nas demais áreas da empresa.

5. Conclusão

A segurança do trabalho é um elemento que vem ganhando espaço no mundo corporativo de forma constante, devido a sua complexidade podem ser encontrados alguns dificuldades na sua aplicação, o que traz à tona o desafio de simplificar este processo na organização, de modo a gerar sinergia em sua execução, ou seja, toda a equipe trabalhará em prol de um objetivo comum, que é a criação, atualização, implantação e implementação do manual interno de segurança do trabalho na organização.

Para tal, foi sugerida a aplicação da ferramenta 5W2H como auxílio à criação de um manual interno de segurança do trabalho, que é um material informativo que visa enumerar os princípios e normas de segurança que a organização deve seguir, cuja elaboração preferencialmente conte com a participação de seus colaboradores e que pode ser perfeitamente adaptado às rotinas e necessidades de cada organização, o que justifica a sua objetividade e praticidade e torna o conhecimento destes processos mais claro em todos os setores da empresa.

Através das perguntas que o 5W2H propõe, é possível realizar de forma rápida e clara a descrição deste manual, realizando a sua apresentação, a organização (ou organizações, em caso de parcerias) estudada, quem serão os responsáveis, os seus objetivos, a sua metodologia e qual o seu custo e a realização deste estudo realizada pelos próprios colaboradores em conjunto com os gestores da organização torna a interação dos mesmos com os processos de segurança do trabalho, com vistas a conscientizá-los quanto a sua importância, bem com a sua introdução nas rotinas organizacionais.

A linguagem clara e objetiva é essencial para um melhor entendimento dos envolvidos, assim como o seu público alvo, de modo com que os processos não despertem dúvidas e sejam executados em conformidade com as normas e a ferramenta 5W2H é bastante eficiente, pois suas perguntas são simples e permitem estruturar o manual de segurança através delas e demonstra a sua importância para os colaboradores.

A praticidade da ferramenta também é demonstrada na atualização deste manual, haja vista que os colaboradores já estarão familizarizados com a sua utilização, bem como com o manual, o que deve facilitar o processo, visando agora a melhoria contínua desses processos, de modo a buscar inovações e evitar que os mesmos tornem-se obsoletos.

Referências

BENITE, A.G. Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. São Paulo: O Nome da Rosa, 2004.

BOONE, C. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

BRASIL. Constituição Federal, 1988.

BRASIL, Jairo. Curso de Formação para Membros da CIPA – Brava Consultoria e Treinamento. 2007. Disponível em < profjairobrasil.blogspot.com >, Acessado em: 16 mai. 2013.

CARDELLA, Benedito. Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes: Uma Abordagem Holística: Segurança Integrada à Missão Organizacional com Produtividade, Qualidade, Preservação Ambiental e Desenvolvimento de Pessoas. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

CANDELORO, Raúl. Não Tenha Dúvidas: Método 5W2H. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/nao-tenha-duvidas-metodo-5w2h/26583/> 2008. Acessado em 22 mai 2015.

CICCO, Francesco de. Manual sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. 2003.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 3. Ed. São Paulo: Futura, 2000.

NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta 5W2H – Plano de Ação para Empreendedores. Globo, 2014.

POLACINSKI, Edio, et al. Implantação dos 5Ss e proposição de um SGQ para uma indústria de erva-mate. Gestão Estratégica: Empreendedorismo e Sustentabilidade - Congresso Internacional de Administração, 2012. Disponível em <http://www.admpg.com.br/2012/down.php?id=3037%20&q=1.> Acessado em 22 mai 2015.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE. Curitiba, v.5, n.1, p.61-70, 2002.

SAURIN, A.T. Segurança e Produção: um Modelo para o Planejamento e Controle Integrado. Porto Alegre, 2002. Dissertação para obtenção de título de Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, 2002.

SILVA, Alisson O. da, et al. Gestão da Qualidade: Aplicação da Ferramenta 5W2H como Plano de Ação para Projeto de Abertura de uma Empresa. Faculdade Horizontina – FAHOR, 2013.

ZÓCCHIO, Álvaro. Prática de prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1977.


1. Graduado em Administração – UNIPLAC. Email: clovis_nt91@hotmail.com
2. Mestre em Engenharia Elétrica – FURB e professor na UNIPLAC. Email: stefanostefenon@gmail.com
3. Doutorando em Engenharia de Produção & Sistemas – UFSC e professor na UNIPLAC

4. Doutor em Engenharia de Produção – UFSC e professor associado II na UFSC

5. Mestre em Educação – UNIPLAC e professor na UNIPLAC

6. Mestranda em Educação - UNIPLAC e professora no SENAI


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 20) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]