Espacios. Vol. 37 (Nº 23) Año 2016. Pág. 6

Fluxo de informações administrativa-financeira no processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas

Administrative-financial information flow on the development process of agricultural machinery

Junior Rogério da SILVA 1; Leonardo Nabaes ROMANO 2

Recibido: 04/04/16 • Aprobado: 29/04/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Metodologia

3. Resultados e discussão

4. Conclusão

5. Referências


RESUMO:

As organizações estão vivendo em um ambiente competitivo, no qual as informações estratégicas auxiliam na tomada de decisão, principalmente quando se refere a viabilidade financeira para desenvolvimento de projetos. Este artigo tem como objetivo apresentar o fluxo de informações administrativa-financeira no projeto de máquinas agrícolas, para auxiliar nas análises de viabilidade econômica e financeira de implementação de produção de máquinas agrícolas. Para isso, realizou-se dois estudos de caso exploratórios sobre o processo de análise de viabilidade econômica e financeira. O primeiro estudo foi o modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas (PDMA) de ROMANO (2013) e, o segundo, o processo praticado em uma empresa multinacional fabricante de máquinas agrícolas. Após a realização dos estudos de caso, procedeu-se a modelagem do fluxo de informações administrativa-financeira, para determinar de forma precisa e confiável o retorno de investimento (ROI) durante o desenvolvimento de projetos de máquinas agrícolas. O fluxo de informações obtido contribui para o aprendizado do processo de desenvolvimento de projetos de máquinas e auxilia na tomada de decisões durante o gerenciamento de projetos, garantindo um monitoramento e controle financeiro adequados no desenvolvimento de novos produtos.
Palavras-chave: Controle de projeto, desenvolvimento produto, modelagem.

ABSTRACT:

Organizations are living in a competitive environment, in which strategic information helps in decision making, especially regarding the financial viability for project development. This article aims to present the flow of administrative and financial information in agricultural machinery design to aid in the analysis of economic and financial feasibility of implementing agricultural machinery production. For thiswas held two case studies on the exploratory process of economic and financial viability analysis. The first study was the reference model for the development process of agricultural machinery (PDMA) of ROMANO (2013) and the second, the process practiced in a multinational company manufacturer of agricultural machinery. After completion of the case studies, we proceeded to model the flow of administrative and financial information to determine in a precise and trusted return of investment (ROI) for the development of agricultural machinery projects. The flow of information obtained contributes to the learning of the development process of machine designs and aids in decision-making for project management, monitoring and ensuring adequate financial control in the development of new products.
Key - Words: project control, product development, modelling.

1. Introdução

O setor de máquinas agrícolas está passando por diversos avanços tecnológicos, com isso os comparativos entre as diversas marcas estão cada vez mais fortes, e os usuários já não estão tão fidelizados como anteriormente, devido a facilidade de obter informações sobre o desempenho do produto, fazendo com que seus usuários procurem pelo menor custo e melhor desempenho (CLINTON & CLINTON, 2013). Nestas condições, para que as empresas sobrevivam e ampliem sua participação no mercado, TOLEDO & SIMÕES (2010) indicam que é necessária a capacitação no desenvolvimento de novos produtos, porém OLIVEIRA et al. (2012) expressam que o setor industrial de máquinas e implementos agrícolas carece de ferramentas de gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) que se encaixem à realidade nacional. Verifica-se que este contexto predomina no Brasil em empresas de pequeno e médio porte (EPM), em que pouco se conhece sobre seus processos (BERGAMO, 2014; TOLEDO & SIMÕES, 2010).

Estudos recentes realizados no Estado do Rio Grande do Sul indicam que nas EPM, produtoras de máquinas agrícolas (MA), em que a administração normalmente é familiar, há a realização de PDP informal e sem o emprego das melhores práticas de gestão (BERGAMO & ROMANO, 2013). Por outro lado, têm-se processos formalizados apenas nas empresas de grande porte e capital estrangeiro (NANTES & LUCENTE, 2009; ROMANO et al., 2005).

No âmbito deste trabalho percebe-se que as empresas estão repensando a forma de desenvolver novos produtos, cuja principal avaliação é a revisão do conceito de análise financeira, para demonstrar o retorno sobre o investimento de forma padronizada, diretamente e simultaneamente no desenvolvimento do projeto (JARRAR; SMITH, 2014).

Neste novo horizonte de análise, os valores comerciais para a aquisição de máquinas agrícolas estão cada vez mais competitivos, incentivados pelos planos governamentais disponíveis (financiamento de máquinas e equipamentos – FINAME), beneficiando produtores de baixa renda, os quais movimentam importante parcela da economia do país, fazendo com que as empresas produzam e desenvolvam novos produtos que melhor atendam as necessidades dos clientes e usuários, criando um movimento econômico positivo (ROMEIRO FILHO, 2010). Para isso as empresas precisam decidir a melhor forma de investir em projetos para o lançamento de novos produtos, contudo isto requer uma sistematização mais detalhada do processo, ou seja, um modelo do fluxo de informações e de análise a ser seguido para identificar como o investimento vai se comportar economicamente (viabilidade) ao longo do projeto (FRANK et al., 2011). Entender como este fluxo de informação pode contribuir para o desenvolvimento de um produto com qualidade e de custo competitivo, que venha atender à demanda crescente e exigente dos produtores rurais, é o que as empresas estão buscando no desenvolvimento dos projetos (BONFANTE, 2010).

De acordo com KNOX (2011), a distribuição da informação no trabalho e a responsabilidade no projeto ajuda a organizar, de forma consistente, o controle de atividades e tarefas de todo o time de projeto. A verificação de forma periódica de todos os processos abrangidos no domínio de conhecimento (DC) do administrativo-financeiro (AF), em forma de um modelo de fluxo, possibilita um monitoramento das entradas e saídas de atividades, dando subsídios para o desenvolvimento de um produto economicamente viável (ROMANO, 2013).

Uma vez que seja conhecido os fatores que determinam que o produto em desenvolvimento é viável do ponto de vista econômico, torna-se necessário o estudo para determinar qual é o ROI (Return of investment) de um projeto. Segundo YANAZE (2010), a organização empreendedora do projeto deve avaliar o investimento requerido à implementação da produção do produto, subtraindo o custo do desenvolvimento do produto, ou seja, a parte equivalente a recuperação do investimento realizado, sendo o restante considerado como retorno sobre o investimento.

Inserido no contexto descrito acima, o objetivo deste artigo é apresentar um modelo do fluxo de informações administrativa-financeira no projeto de máquinas agrícolas, como uma ferramenta de gestão que possibilite a análise de viabilidade economica e financeira em projetos de desenvolvimento de novos produtos, voltados à produção em escala industrial.

2. Metodologia

Para a criação do modelo do fluxo de informações administrativa-financeira para o projeto de máquinas agrícolas, foram realizados dois estudos de caso exploratórios, que resultaram no conhecimento de dois modelos de PDMA. O primeiro, descrito em ROMANO (2013), buscou-se identificar as atividades relativas ao DC da área de Administração-Financeira (AF), com a finalidade de identificar em que fase do processo se determina o estudo de viabilidade econômica e de ROI para um novo produto, e quais as atividades e tarefas necessárias. Já o segundo estudo de caso foi realizado in loco, sobre o modelo particular de desenvolvimento de novos produtos de uma empresa multinacional, instalada no Brasil, que produz máquinas e implementos agrícolas, focando na identificação dos procedimentos de análise financeira prescritas para a definição do ROI.

Para ambos os estudos, os dados coletados foram organizados em uma planilha eletrônica, conforme proposta por ROMANO (2013), e classificados nas seguintes dimensões: entradas de informações; atividades a serem realizadas; tarefas individualizadas que formam as atividades; DC abrangidos; mecanismos (métodos/técnicas); controles (informações específicas) e saídas de informações (resultados das atividades e/ou tarefas). Os DC estudados indicam as competências necessárias à realização das tarefas, tipicamente representam as áreas funcionais da empresa e incluem: Gestão Empresarial (GE); Gerenciamento de Projeto (GP); Administrativo-Financeiro (AF); Marketing (MK); Projeto de Produto (PP); Projeto de Manufatura (PM); Suprimentos (SU); e, Pós-Vendas (PV). Tais dimensões permitem o controle e o monitoramento do fluxo de informações interligadas conforme ilustra a Figura 1 .

Figura 1 – Dimensões do modelo de análise de viabilidade econômica e financeira.

Posteriormente a modelagem do fluxo de informações em planilha eletrônica dos estudos de caso, procedeu-se a análise comparativa dos modelos para evidenciar, de forma complementar, o que se faz necessário para a obtenção de um fluxo completo de informações para a análise de viabilidade econômica-financeira de projetos de máquinas agrícolas. O modelo final resultante é descrito no mesmo formalismo de modelagem dos estudos de caso.

3. Resultados e discussão

Estudos de caso

No modelo de referência do PDMA de ROMANO (2013), foram analisadas as oito fases que compõem o modelo, a fim de identificar as tarefas que se ocupam da análise financeira no decorrer de todas as fases, caracterizando o DC responsável pela aprovação e a continuação do desenvolvimento do projeto. O estudo de caso realizado evidenciou que no domínio AF identificam-se as tarefas cuja natureza envolvem questões administrativas, jurídicas e financeiras da empresa para definir a viabilidade econômica da máquina agrícola (VEMA). Estas tarefas concentram-se na fase de Projeto Preliminar (quarta fase do PDMA), sendo identificado o ROI como um método (mecanismo) de cálculo a ser empregado no projeto de máquinas agrícolas, para a avaliação da viabilidade econômica do novo produto. O PDMA descrito por ROMANO (2013) é ilustrado na Figura 2, ao longo de suas fases de planejamento, projetação e implementação.

Figura 2 – Fases do processo desenvolvimento de projeto de máquinas agrícolas.
Fonte: adaptado de ROMANO (2013)

O segundo estudo de caso emprega um PDMA composto por seis fases, utilizando uma metodologia própria para as análises de viabilidade econômica e financeira, contribuindo na consolidação dos dados no progresso do projeto. Na modelagem dos dados/informações verificou-se que a empresa estudada define a viabilidade econômica do novo produto nas primeiras fases de desenvolvimento (Figura 3), permitindo uma tomada de decisão sob o prosseguimento do projeto. Já no primeiro estudo, as questões financeiras são avaliadas na fase intermediária, assim, é possível perceber que ambos os desenvolvimentos não ultrapassam a metade do projeto para determinar a viabilidade econômica.

Figura 3 – Fases do desenvolvimento de projeto de MA na empresa estudada.
Fonte: Dados da pesquisa na empresa estudada (2014)

Ao explorar de forma detalhada o DC-AF de ROMANO (2013) e de uma empresa multinacional, foi possível entender as duas práticas para sustentação à modelagem do fluxo de informações do AF no projeto de máquinas agrícolas, definindo um procedimento capaz de determinar um ROI adequado.

Modelo desenvolvido

O modelo desenvolvido tem o objetivo de auxiliar no entendimento do fluxo de informações para o desenvolvimento de produto, visando a definição do retorno do capital disponibilizado para investimento. O fluxo de informação foi descrito em uma planilha eletrônica, podendo ser acessada por qualquer dispositivo eletrônico que tenha um software editor de planilhas instalado.

A área AF responsável pelo controle das informações voltadas ao ROI, realiza análises periódica em contratos de trabalhos com processos terceirizados, despesas operacionais, orçamentos, solicitando auditorias quando necessário para manter o resultado definido no planejamento do projeto, focando no custo meta da MA, sendo acompanhdo fase por fase.

Estas avaliações em cada etapa se fazem necessário para ajustar o andamento do projeto em algumas variações inesperadas, possibilitando a busca de outros recursos ou novos encaminhamentos para manter o objetivo do projeto dentro do escopo.

Na Tabela 1, é possível verificar a consolidação das informações realizadas nos estudos anteriores e a formação de uma nova metodologia de análise.

 

Tabela 1– Modelo do fluxo informações administrativo-financeiro para
projeto de máquinas agrícolas na determinação do Retorno do Investimento.

Com isso, toda alternativa de investimento deve ser analisada através de etapas com seus respectivos mecanismos. Nesta parte inicial deste fluxograma, todas as etapas são realizadas através de uma verificação preliminar, ou seja, todos os detalhes do investimento são conhecidos na etapa inicial da análise de viabilidade econômica-financeira.

Em todas as etapas do modelo é possível realizar um filtro para analisar as etapas das atividades com seu principal domínio e mecanismos que irão auxiliar no controle gerencial do projeto, dá entrada de informação até seu resultado, facilitando as análises e trabalhando de uma forma contínua.

As contribuições apresentadas neste fluxo de informação apoiam desde o plano de projeto para formação da equipe operacional para desenvolvimento do projeto, passando por um refino de informações legais de legislação que possibilitam o fechamento do projeto com as definições de viabilidade econômica e financeira de um novo produto.

Nas fases seguintes do fluxo de informações, estão as definições dos valores meta do produto final que cada responsável por suas atividades deve controlar, sempre com um apoio dos especialistas da área financeira e do plano de gerenciamento do projeto. A partir dos fatores de equilíbrio dos valores meta do produto, é possível iniciar os estudos de viabilidade econômica, considerando os processos de dedutibilidade da depreciação, que influência diretamente no resultado final do projeto.

Os resultados apurados vão gerar fatores de conversão ligados diretamente à economia dos recursos e aos benefícios no financiamento da máquina agrícola que completarão o custo do produto final, esta visão só é possível com a implementação de uma estrutura que torne todas as atividades transparente, ou seja, uma estrutura que apresente, claramente onde cada área vai atuar para alcançar os resultados esperados.

A partir destas definições é que os setores envolvidos na busca de fontes de suprimento vão efetivar a melhor fonte com um custo adequado e a qualidade esperada, pois este, tem um alto valor agregado ao produto, com amplas pesquisas em países de baixo custo ou mesmo no mercado doméstico para

finalizar a viabilidade econômica do projeto e se encaminhar para a próxima fase de desenvolvimento.

A validação dos custos de aquisição incide diretamente na rentabilidade anual no projeto de MA, sendo que a partir desta definição é que o gerente do projeto toma a decisão para o seguimento do projeto. De acordo com o Tabela 2, a rentabidade é um dos principais fatores do desenvolvimento do projeto.

Tabela 2 – Fluxo informações apartir da rentabilidade anual

Na finalização do desenvolvimento da máquina agrícola, se faz necessário a criação de relatórios gerenciais que evidenciarão todas as etapas do projeto até sua finalização, servindo como base para o controle gerencial e encaminhamento para o fechamento do mesmo e aprovação final pela direção da organização.

Por fim, relatar as lições aprendidas no desenvolvimento de todo o projeto em um relatório distribuído para toda gerencia e participantes do projeto, para saber qual é a viabilidade financeira, identificando possíveis cortes ou incrementos no orçamento, no decorrer do projeto, servindo de base para o desenvolvimento de novos produtos, antecipando possíveis erros cometidos anteriormente, os quais não deverão se repetir.

4. Conclusão

O desenvolvimento do fluxo de informações do administrativo-financeiro na definição do ROI, vem contribuir para o preenchimento das lacunas na definição de um produto viável economicamente para produção em escada industrial. Este fluxo contribui para as empresas de qualquer natureza, especialmente a de máquinas agrícolas, no desenvolvimento de um projeto, fornecendo informações confiáveis para um detalhamento de controle de entradas e saídas de resultados, facilitando a tomada de decisão para o passo seguinte do projeto,

Referências

ATKINSON, A. A.; et al. (2011); Management Accounting: Information for Decision Making and Strategy Execution. 6 Pearson Education.

BERGAMO, R. L. (2014) Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas para empresas de pequeno e médio porte. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.

BERGAMO, R. L.; ROMANO, L. N. (2013) O processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas no Rio Grande do Sul: estudo multicaso em empresas de micro, pequeno e médio porte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, 9. 2013, Natal. Anais... Natal: IGDP. 1 CD-ROM.

BONFANTE, T. M. (2010) Análise da viabilidade econômica de projetos que visam á instalação de biodigestores para o tratamento de resíduos da suinocultura sob ópticas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e da geração de energia. 2010, 176 f. Dissertação (Mestrado de Administração de Organizações) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

CLINTON, A. M.; CLINTON, B. D. (2013); Activities to metrics mapping: an aid to applying the balanced scorecard to MFIS. Cost Management (March/April): 30-38.

FRANK, A. G.; et al. (2011); Sistemática para avaliação multicriterial de investimentos no desenvolvimento de produtos. Produção, v. 21, n. 4, p. 570-582, out./dez.

FURLANETO, F.P.B.; ESPERANCINI, M.S.T. (2009); Estudo da viabilidade econômica de projetos de implantação de piscicultura em viveiros escavados. Informações Econômicas, São Paulo, v.39, n.2, fev.

JARRAR, N. S.; SMITH, M. (2014); Innovation in entrepreneurial organisations: a platform for contemporary management change and a value creator. The British accointing Review, v.46, n.1, p.60-76.

KNOX, R. (2011); Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comitê Econômico e Social Europeu e ao Comitê das Regiões — Iniciativa emblemática no quadro da estratégia. Jornal Oficial da União Européia. v.4, n.259, p. 19-25.

NANTES, J. F. D.; LUCENTE, (2009); A. R. Evaluation of product development process from technological innovation: a study in the segment of agricultural machinery and equipament. Product: management & development, v. 7, n. 2, p. 193-190, Dec.

OLIVEIRA, A. S.; DALLMEYER, A. U.; ROMANO, L. N. (2012); Marketing in the pre-development process of agricultural machines: a reference model. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 32, n. 4, p. 745-755, jul./ago..

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. (2008); A guide to Project Managemant Body of Knowledge–PMBOK® guide, Pennsylvania, USA.

ROMANO, L. N. (2013); Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas: planejamento, projeto, produção. São Paulo: Blucher.

ROMANO, L. N.; BACK, N.; OGLIARI, A.; MARINI, V. K. (2005); An introduction to the reference model for the agricultural machinery development process. Product: management & development, v. 3, n. 2, p. 109-132, Dec.

ROMEIRO FILHO, E.; et al. (2010); Projeto de Produto. Rio de Janeiro: Elsevier.

TOLEDO, J. C.; SIMÕES, J. M. (2010); Gestão do desenvolvimento de produtos em empresas de pequeno e médio porte do setor de máquinas e implementos agrícolas do Estado de SP. Gestão da Produção, v. 17, n. 2, p. 257-269.

YANAZE, M. (2010); ROI em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão

1. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Agrícola – PPGEP. Email: jrrogeriosilva@hotmail.com
2. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Agrícola – PPGEP. Email: romano@mecanica.ufsm.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 23) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]