Espacios. Vol. 37 (Nº 31) Año 2016. Pág. 15

O que Motiva os Voluntários em Projetos de Voluntariado Temporários e Contínuos?

What Motivates Volunteers in Temporary and Continuous Voluntary Projects?

Ana Clarissa Matte SANTOS 1; Maira de Cassia PETRINI 2; Luiz Gustavo Cunha BARBATO 3; Ana Carolina Alves PEREIRA 4

Recibido: 03/06/16 • Aprobado: 02/07/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Motivação para a atividade voluntária

3. Método de pesquisa

4. Apresentação e análise dos resultados

5. Considerações finais

Agradecimentos

Referências bibliográficas


RESUMO:

Buscou-se compreender as motivações de voluntários em projetos contínuos e temporários a partir de suas percepções, caracterizando-se um estudo de caso múltiplo. Partindo-se dos cinco níveis de motivações propostos por Souza et al. (2012), foram analisadas as motivações de Entrada e Permanência nos projetos. Os resultados apontam os níveis Ajustado e Ajuizado como motivações nos dois projetos, entretanto com justificativas diferentes em cada um. Identificou-se a presença do nível Ajustado como motivação tanto na entrada quanto na permanência. Ao nível Amigável é dada pouca importância como motivação de entrada, mas bastante na permanência.
Palavras-chave: Voluntariado. Motivações. Hierarquia de Valores. Copa do Mundo. POASEC.

ABSTRACT:

We aimed to understand the motivations of volunteers in continuous and temporary projects from their perceptions, characterizing a multiple case study. We used the five levels of motivation proposed by Souza et al. (2012), and we analyzed the entrance and permanence motivations in the projects. The results show the Adjusted and Selfish levels as motivations in both projects, but with different reasons in each. It identified the presence of Adjusted level as motivation in the entrance and permanence. Friendly level was little important as entrance motivation, but rather in permanence.
Keywords: Volunteering. Motivations. Values hierarchy. World Cup. POASEC.

1. Introdução

O crescimento das associações e organizações do terceiro setor motivadas pela solidariedade, pela necessidade de pertencimento e pela busca de soluções para problemas sociais é um fenômeno observado na sociedade atual. O Voluntariado das Nações Unidas (2011) apresenta indicadores como  número de voluntários e horas de trabalho voluntário evidenciando o crescimento dos mesmos em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália. No cenário brasileiro, três em cada dez brasileiros já realizaram ações voluntárias, demonstrando que ainda há grande potencial para a expansão do voluntariado no país (Fundação Itaú Social, 2014).

Mas o que leva os indivíduos a engajar-se em programas de voluntariado? A literatura aponta que os voluntários percebem ganhos ao trabalharem nos projetos: autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoconfiança, realização pessoal, aprofundamento de conceitos, desenvolvimento técnico, dentre outros (Bitencourt et al., 2010; Salazar, Silva, & Fantinel, 2015). Uma vez que há valores percebíveis em torno do processo de voluntariado, o entendimento das principais motivações dos envolvidos é fundamental para o desenvolvimento e a continuidade de projetos sociais, independente da área de atuação. Além disso, na pesquisa encomendada pela Fundação Itaú Social (2014), ficou constatado que, ao final de um projeto, 21% dos voluntários deixam de realizar outro trabalho, principalmente por não conhecerem novas oportunidades.

Nesse sentido, tais oportunidades podem ser consideradas diversificadas. Além do voluntariado ligado às diferentes áreas sociais que objetivam diminuir as vulnerabilidades da comunidade, observam-se projetos com temas específicos relacionados à busca de solução de problemas rotineiros. Como exemplo, o projeto POASEC – People Organized Aiming for Security, Ethics and Culture objetiva disseminar informações e conhecimentos sobre segurança da informação a fim de criar uma cultura mais ciente dos riscos e impactos que a tecnologia pode trazer à sociedade (POASEC, 2014).   Outra oportunidade de voluntariado é a participação em projetos específicos que convocam voluntários para determinadas atividades ou projetos temporários. Um exemplo desta modalidade foi o Programa Brasil Voluntário que atendeu à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Brasil Voluntário 2013). 

Com pouca atenção aos projetos temporários, a maioria das pesquisas publicadas estuda a motivação de voluntários em projetos sociais contínuos realizados nas comunidades (Cavalcante, Souza, Cunha, & Nascimento, 2011; Griep et al., 2015; O’ Toole & Grey, 2015; Piccoli & Godoi, 2012). Buscando relacionar estas questões - as motivações e os diferentes tipos de projetos, este artigo pretende compreender se há diferenças entre as motivações de voluntários que trabalham em projetos com duração limitada e aqueles que trabalham em programas contínuos. Desta forma, define-se como questão de pesquisa: por que indivíduos se engajam e se mantém como voluntários em projetos temporários e contínuos?

Como contribuição teórica, acreditamos que a compreensão das diferentes motivações dos voluntários, à luz do tipo de projeto, poderá fornecer elementos que discutam os modelos de projetos de voluntariado, contribuindo com a literatura sobre o tema. Como contribuição prática, os resultados podem auxiliar os gestores de projetos sociais que contam com voluntários, tornando a busca e retenção dos voluntários mais efetiva.

2. Motivação para a atividade voluntária

Ser voluntário é estar engajado em algum projeto social e/ou político, determinado a praticar ações para o bem comum de um grupo, comunidade ou, de forma mais ampla, do planeta. No Brasil, essa atividade é tão importante que, há quinze anos, foi criada a lei nº 9.608/08 para definir o trabalho voluntário no país: “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade” (Brasil, 1998).

Há várias razões que podem justificar o engajamento de voluntários nestas atividades, podendo apresentar diferentes nuances. Souza e Hilleshein (2011), Bitencourt et al. (2010) e Okun (1994) descrevem que a necessidade de se sentirem úteis e produtivas faz com que as pessoas, principalmente as idosas, queiram ser voluntárias. Adicionalmente, outros autores destacam motivações relacionadas ao aprimoramento da carreira, contato com celebridades, oportunidade de viajar, créditos acadêmicos, obtenção de empregos melhores, entre outros (Geiser, Okun, & Grano, 2014; Theuvsen, 2004). Uma pesquisa realizada com 400 voluntários brasileiros (Dreyer & Johanpeter, 2008) aponta que 92% dos entrevistados não realizam trabalho voluntário, apesar de 90% apresentar uma imagem positiva deste tipo de atividade. As justificativas para a não realização são a falta de tempo (68%), a necessidade de cuidar de problemas pessoais (13%)  e a compreensão de que a solução de problemas sociais não é de sua responsabilidade, mas do Estado (10%). Por outro lado, quando questionados sobre os motivos que levam a  realizar a atividade voluntária, 38% trabalham para se sentirem úteis e 25% identificam-se com causas sociais. Com relação à permanência, 47% comentaram que a satisfação ou gratidão das pessoas atendidas os mantem atuantes. Quanto aos ganhos pessoais, 59% revelaram-se mais tolerantes em relação aos outros e 47% aprenderam com realidades de vida diferentes.

McClelland (1967) orienta que a pesquisa de satisfação no trabalho, voluntário ou não, deve levar em consideração as necessidades psicológicas de afiliação, de realização e de poder. A necessidade de afiliação refere-se aos indivíduos que precisam se relacionar harmoniosamente com outras pessoas, sentindo-se aceitos no grupo, comunidade ou sociedade. A necessidade de realização enquadra as pessoas que buscam a excelência no trabalho e o atingimento dos resultados. A necessidade de poder inclui o desejo das pessoas em liderar e organizar atividades. Adicionalmente, é importante atentar para os mecanismos de gratificação, uma vez que a influência dos valores e papeis individuais agem como facilitadores e inibidores no comportamento de outros indivíduos.

Com uma abordagem semelhante, Maslow (1970) aponta que as necessidades humanas podem explicar o comportamento motivacional. Tais necessidades são organizadas em uma escala de valores: quando uma necessidade é atendida minimamente, outra surge. É importante ressaltar que estes motivos atuam simultaneamente no indivíduo, influenciando-o ao mesmo tempo. Ao buscar compreender o voluntariado em  diferentes culturas, percebe-se que voluntários brasileiros são mais motivados por questões altruísticas e de interesses próprios, enquanto que nos Estados Unidos, o trabalho voluntário é incentivado por empresas privadas (Coelho, 2000).

Em relação às motivações para o voluntariado, Horton-Smith desenvolveu, em 1981, o “modelo dos dois fatores” que contempla dois argumentos opostos. Segundo o modelo, a ação voluntária busca atender um desejo egoísta em benefício próprio ou ancora-se na preocupação do indivíduo com o outro e com a comunidade (Clary & Snyder, 1999).

De forma mais específica e buscando compreender as quatro diferentes nuances da motivação para o voluntariado: a) ajudar pessoas em situação de aflição, b) para fornecer ajuda aos menos afortunados, c) para melhorar a sociedade e d) por interesse próprio, Souza et al. (2012) elaboraram uma tipologia que foi denominada 5A's. Ela foi utilizada em uma pesquisa que buscou compreender as motivações e expectativas de voluntários que atuavam na Pastoral da Criança. Os cinco níveis iniciam com a letra A: a) Altruísta; b) Afetivo; c) Amigável; d) Ajustado; e e) Ajuizado, sendo suas características apresentadas no Quadro 1.

Utilizando a hierarquia de valores apresentada por Souza et al. (2012), esta pesquisa analisa as motivações de engajamento e de permanência de voluntários que atuam em projetos temporários e projetos contínuos.

Quadro 1 – Hierarquia de valores

Níveis

Descrição

Altruísta

Retrata a percepção subjetiva de auto-sacrifício por parte do voluntário, envolvendo risco, insalubridade e periculosidade, sob a perspectiva da consciência de espécie ou de questionamento em torno das condições gerais de vida de seres humanos. Nesse caso, há uma consciência societal.

Afetivo

Reúne motivos relativos ao sentimento de auxílio a sujeitos e comunidades em situações de exceção, via fornecimento de apoio direto aos menos aptos e prósperos tais como idosos, crianças, desabilitados e pacientes em hospitais, estando o voluntário interessado no resgate da cidadania, numa perspectiva local.

Amigável

Contempla motivos vinculados à avaliação subjetiva de contribuição para o bem-estar social, e de desafortunados em particular, sob uma perspectiva amistosa, em que o voluntário se sente compartilhando algo próprio com alguém em dado espaço organizacional.

Ajustado

Reúne motivos de uma forma específica de aprimoramento social não centrada em temas cruciais ou aflitivos, mas que, de alguma forma, transmite ao voluntário a sensação de estar, simultaneamente, promovendo a si próprio e a vida do receptor sob uma interação grupal.

Ajuizado

Congrega motivos centrados na sensação de privilégios, de status e de proteção, estando o voluntário interessado na construção e projeção da autoimagem ou na promoção pessoal junto a indivíduos e coletividades. Trata-se de um posicionamento centrado no eu, portanto, egoísta em essência.

Fonte: Souza et al. (2012)

As próximas seções apresentam os projetos que foram o campo de investigação, tendo como foco contextualizá-los para analisar as motivações para a existência de cada um deles.

Eventos esportivos geram grandes impactos na sociedade que os sediam, podendo causar confiança, coesão, orgulho por fazer parte de um acontecimento internacional de muita importância e também a construção de novas áreas públicas e privadas para a realização e prática dos esportes. De acordo com Tadini & Melquiades (2008), a questão social esportiva e a economia estão relacionadas com o voluntariado em eventos esportivos. Para a realização e desenvolvimento de megaeventos esportivos não existiriam recursos suficientes sem que fosse possível contar com a participação de uma equipe de voluntários.

A ação dos voluntários, nos eventos esportivos, é bastante específica. O voluntário atua desde um agente de hospitalidade, abordando diversas culturas, interagindo com espectadores que apresentam hábitos diferentes, diversos tipos de religiões e classe social, até fazendo o papel de integrador do evento (Tadini & Melquiades, 2008). É alguém que se compromete em assumir compromisso filantrópico e individual de colaborar com o máximo de seus conhecimentos e habilidades, assumindo responsabilidades que a ele são delegadas e sem receber nenhum pagamento ou recompensa material.

Objetivando estruturar o evento de forma efetiva e minimizar as falhas, os mecanismos para convocação dos voluntários e o treinamento devem ter bastante atenção. No processo de definição do perfil e captação, o site da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 divulgou que o voluntário poderia informar a área de preferência (atendimento no Centro de Treinamento de Seleções, nos Campos Oficiais de Treinamento, em estádios, em aeroportos e pontos turísticos), mas o processo de seleção contava com a análise de habilidades, conhecimentos e disponibilidade de tempo. Além disso, as funções foram classificadas em Especialista (atendimento à imprensa, serviços de idiomas e departamento médico) e Generalista (atendimento às demais áreas, principalmente ao público em geral) conforme os conhecimentos e habilidades exigidos. Também foi divulgado o número de horas exigido e os dias do evento. Além disso, estabeleceu a idade mínima para voluntários, 18 anos completos, não havendo limite máximo de idade.

Para a FIFA/COL, o trabalho voluntário é por natureza sem remuneração, não havendo nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem. Entretanto, para não onerar os voluntários, houve o fornecimento de uniformes, auxílio para o deslocamento e alimentação durante o período de atuação nas atividades.

No site da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 foi possível encontrar relatos de alguns voluntários, explicando o que os motivou a ser um voluntário em evento esportivo. Ajudar o Brasil a fazer bonito, tornar ainda mais agradável a experiência do torcedor, ter alto astral, saber que há um pouco de você no evento, conhecer pessoas e culturas de diferentes partes do mundo são exemplos citados pelos voluntários (Copa do Mundo FIFA Brasil, 2014).

A Internet é um meio cada vez mais popular. Novos usuários oriundos de diferentes tecnologias de acesso aderem a grande rede com diversas expectativas e necessidades. Tal tecnologia massiva está mudando padrões de comportamento e, consequentemente, forçando empresas a repensarem seus modelos de negócio. Lojistas abrem versões de comércio eletrônico de seus estabelecimentos, emissoras de televisão adaptam sua programação devido à era da convergência digital, consumidores viram fornecedores de seus bens pessoais.

É visível que a evolução tecnológica trouxe benefícios tanto aos consumidores quanto aos fornecedores. Entretanto, situações adversas podem ocorrer como consequência da facilidade de manipulação e subversão das tecnologias envolvidas. Dados do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br, 2015) apontam que, em 1999, 3107 incidentes foram relatados. Em 2015, este número passou para 722.205 incidentes relatados. Evidências como essas, e consequentes prejuízos financeiros, motivaram a criação e aprovação da lei 12.737/2012 que tipifica crimes cibernéticos. Embora haja um movimento legislativo na direção ao combate de crimes cibernéticos, muitos usuários leigos, para utilizar as tecnologias sem se exporem a riscos, ainda serão lesados.

 Dessa forma, a mais apropriada medida de segurança é a conscientização. A educação é o meio de criação de um alicerce para sustentar uma cultura mais ciente tecnologicamente. A partir dessa crença associada a sentimentos altruístas e sem fins lucrativos que grupos de pessoas, com os mesmos propósitos, se juntam para debater e tentar encontrar soluções que minimizem os crimes cibernéticos que o projeto POASEC.org se desenvolve.

O POASEC, acrônimo para Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura (em inglês, People Organized Aiming for Security, Ethics and Culture), foi criado para reunir pessoas interessadas em segurança da informação, inicialmente na região de Porto Alegre, para potencializar o compartilhamento de conhecimento por meio de reuniões mensais e eventos abertos. Conta com mais de 250 membros, distribuídos pelo país e exterior, entre especialistas, consultores, pesquisadores, professores universitários, policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores.

3. Método de pesquisa

A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se por ser um estudo de caso múltiplo (Yin, 2005). A fim de viabilizar o controle de aspectos que poderiam impactar na questão de estudo, assegurando o alcance do objetivo da pesquisa e garantindo eventuais comparações entre os casos, optou-se pela escolha de organizações com características convergentes (serem da mesma região e dependerem da atuação de voluntários) e divergentes (projeto contínuo e tempo determinado) entre si. Com estes critérios, foram analisados o projeto POASEC.ORG, que se caracteriza por ser contínuo, e a Copa do Mundo FIFA 2014, que teve um tempo determinado de duração. Apesar de ambos serem de atuação nacional, a análise delimitou a atuação dos voluntários na região de Porto Alegre

3.1. Instrumento de Pesquisa

É importante destacar que foram construídos dois instrumentos de pesquisa distintos – questionários e entrevistas, devido ao acesso aos respondentes e à natureza do projeto – temporário ou contínuo.

Para os integrantes do projeto POASEC, o questionário disponibilizado via on-line continha cinco perguntas abertas: 1) O que é o POASEC para mim; 2) Por que me juntei ao POASEC; 3) Como podemos conseguir mais contribuição ativa dos membros; 4) Em que o POASEC pode contribuir com a sociedade e 5) Como vejo o POASEC em 2018 e 2025. O questionário foi construído com base no estudo de Cavalcante (2012), considerando as razões para entrada e permanência dos voluntários em projetos contínuos.

Já, no caso dos voluntários que atuaram na Copa do Mundo, foi elaborado um roteiro de entrevista com dez perguntas orientadoras: 1) o que significa ser voluntário para você; 2) que características você acredita serem necessárias para ser um voluntário; 3) por que você decidiu fazer um trabalho voluntário e o que te fez permanecer realizando o trabalho; 4) por que você acredita que há uma procura para realizar trabalho voluntário em eventos esportivos; 5) o que você esperava quando se candidatou para ser um voluntário; 6) suas expectativas foram atendidas e como; 7) o que você sente que recebeu em troca (pessoalmente e profissionalmente) pelo trabalho realizado; 8) que problemas ou dificuldades você vê no trabalho voluntário que realizou; 9) o que mudou em você após o voluntariado e 10) defina em uma palavra o que é ser voluntário. O roteiro foi estruturado a partir dos estudos em projetos temporários dos autores Bitencourt et al. (2010) e Souza et al. (2012).

3.2. Coleta de Dados

Os dados referentes ao projeto POASEC foram coletados por meio de um questionário eletrônico disponibilizado via Web no Google Forms. Todos os participantes do projeto receberam um e-mail informando o objetivo da pesquisa e o link do questionário. A taxa de retorno foi de 60 respondentes, pouco mais de 25% dos participantes do projeto POASEC.ORG.

A coleta dos dados relacionados ao projeto da copa do Mundo foi realizada com a participação de sete voluntários que atuaram nos jogos realizados na Sede Porto Alegre que se dispuseram a participar da pesquisa. As entrevistas foram realizadas individualmente e, após autorização dos voluntários, gravadas para serem transcritas. O quadro 2 apresenta o perfil dos respondentes, sendo possível perceber que a maioria dos entrevistados possui idade entre 18 a 25 anos. Ressalta-se que este foi o intervalo de idade com maior número de inscrições para o voluntariado.

Quadro 2 - Perfil dos Voluntários que atuaram no projeto da Copa do Mundo 2014

Entrevistado

Idade

Sexo

Escolaridade

Duração da entrevista

E.1

35 anos

Masculino

Mestrado

1h30min

E.2

24 anos

Feminino

Superior Completo

1h30min

E.3

41 anos

Feminino

Especialização

1h30min

E.4

19 anos

Masculino

Superior Incompleto

1h

E.5

23 anos

Feminino

Superior Incompleto

1h45min

E.6

27 anos

Feminino

Superior Incompleto

1h

E7

19 anos

Feminino

Superior Incompleto

1h

Fonte: dados da pesquisa (2014).

3.3. Análise dos Dados

A técnica utilizada para tratar os dados coletados foi a análise de conteúdo (Bardin, 2011). As categorias de análise foram estabelecidas a partir da proposta de Hierarquia de Valores, realizada por Souza et al. (2012) também chamada de Modelo dos 5 A’s. e adaptada conforme o trabalho de Cavalcante e Souza (2014). No quadro 3 são apresentados os critérios utilizados para a codificação das respostas dos entrevistados.

Quadro 3 – Categorias de análise

Categorias

Descrição

Ajuizado

Valores relacionados somente ao benefício próprio; obtenção e/ou preservação de vantagens próprias, ainda que secundariamente vinculadas ao coletivo.

Ajustado

Valores relacionados ao benefício dos integrantes do grupo unicamente; a decisão está fundada na busca de competências e habilidades específicas.

Amigável

Valores relacionados ao benefício de uma comunidade específica por meio de ensinamentos; voluntário interessado em compartilhar valores e fortalecer elos grupais.

Afetivo

Valores relacionados ao benefício de uma comunidade específica por meio de ações práticas; transmite ao voluntário a sensação de dever cumprido, de responsabilidade.

Altruísta

Valores relacionados ao benefício de uma sociedade em geral numa visão mais ampla e estratégica; desejo de promover o bem estar, mediante doação pessoal.

Fonte: adaptado de Souza et al. (2012) e Cavalcante & Souza (2014).

A partir das categorias apresentadas no Quadro 3, os dados obtidos a partir dos questionários e das entrevistas foram analisados com a ajuda do software NVivo versão 10. Primeiramente, foram criados duas grandes categorias, denominadas Motivos de Entrada e Motivos de Permanência. Após, cada categoria foi subdividida conforme as Hierarquia de Valores (Altruísta, Afetivo, Amigável, Ajustado e Ajuizado), sendo cada uma representada como um nó no NVivo. Da mesma forma, cada entrevista foi transformada em um nó de caso. É importante lembrar as entrevistas dos voluntários que atuaram na Copa do Mundo só foram codificadas na categoria Motivos de Entrada.

Na análise das entrevistas, trechos das respostas dos entrevistados foram codificados nos nós correspondentes à Hierarquia de Valores. Após a codificação, foram realizadas as análises disponibilizadas no software.

4. Apresentação e análise dos resultados

Os dados e a análise das motivações são apresentados a partir das motivações de entrada e de permanência nos projetos, estes últimos presentes somente no projeto contínuo, dada a sua natureza.

4.1. Motivos de Entrada

A partir da codificação das entrevistas nos níveis de motivação, foi possível elaborar o gráfico 1. Ele apresenta uma comparação entre o número de evidências em cada nível, considerando os motivos de entrada no projeto da Copa do Mundo e no POASEC.ORG.

A diferença no número de trechos codificados nos dois projetos deve-se ao fato de ter 60 respondentes em um caso e 7 no outro. Entretanto, o objetivo do gráfico é mostrar a intensidade de ocorrência de cada nível, buscando identificar aqueles que são mais frequentes em cada projeto. Assim, percebe-se que os níveis mais citados nas entrevistas para iniciar um trabalho voluntário parecem ser os mesmos. O mais citado é o nível Ajuizado, seguido do Ajustado e Altruísta nos dois projetos.

Gráfico 1 – Intensidade dos níveis de motivação de entrada nos diferentes projetos
Fonte: dados da pesquisa.

Percebe-se que somente o nível Afetivo foi considerado mais importante no projeto temporário. Este fato pode ser explicado pelo fato dos voluntários que trabalharam na Copa do mundo sentirem-se responsáveis pela imagem que o País e os brasileiros passariam aos turistas. O depoimento da entrevistada 1 pode demonstrar este sentimento: “passar uma imagem legal da nossa cidade, do nosso estádio e do nosso país de uma forma geral”.

Os motivos ajustado e ajuizado foram os motivos que apresentaram maior distância na percepção dos respondentes dos dois tipos de projetos (Gráfico 1). Isso pode ser, primeiramente, pelo número de entrevistados em cada caso, fazendo com que exista um número maior de material codificado como já mencionado anteriormente. Entretanto, a diferença de respondentes não parece afetar o resultado, uma vez que reforça a importância dos dois níveis à medida em que o número de respondentes aumenta.

De forma mais específica, são apresentadas no Quadro 4 as principais motivações de entrada identificadas nos depoimentos dos voluntários dos dois projetos. Em ambos, identificam-se motivações de entrada no projeto relacionadas ao desenvolvimento individual e coletivo, tais como o desenvolvimento dos integrantes do grupo e o crescimento do projeto. O projeto pode contribuir com a aprendizagem e o incremento de networking dos membros, aprimorando a sua capacidade profissional. Adicionalmente, esperam que o projeto possa contribuir com a comunidade por meio da disseminação de conhecimento e informações em eventos e palestras promovidas pelo grupo, promovendo o bem.

Quadro 4 – Principais motivações de entrada

PROJETO CONTÍNUO

POASEC. ORG

PROJETO TEMPORÁRIO

Copa do Mundo FIFA 2014

Trechos codificados

Motivação identificada

Trechos codificados

Motivação identificada

AJUIZADO
(benefício próprio)

108 trechos

a.     Adquirir co-nhecimentos e in-formações, assim como aprender com as experi-ências de membros do grupo.

b.     Expandir o networking por meio de novos contatos pessoais e profissionais.

29 trechos

a. Oportunidade de desenvolver dife-rentes habilidades, qualificando o cur-rículo profissional.
b. Trabalhar como voluntário em um evento reconhecido internacionalmente, oportunizando contatos e experi-ências diferentes.

AJUSTADO
(benefício do grupo)

57 trechos

a. Poder contribuir em um grupo re-ferência em assun-tos relacionados à segurança da in-formação com pro-fissionais de dife-rentes áreas.

27 trechos

a. Desenvolver um elo com um grupo em que possam compartilhar situa-ções que vivenciam ou vivenciaram.

ALTRUÍSTA
(benefício da sociedade)

33 trechos

a. Colaborar mais com a sociedade, tornando-a mais conhecedora da tecnologia e seus benefícios, a partir de reuniões, cursos e treinamentos oferecidos pelo grupo.

25 trechos

a. Desejo de pro-mover o bem, a partir da disposição em ajudar, colabo-rar e praticar o bem.

Fonte: dados da pesquisa.

Buscando aprofundar esses resultados, foi realizada a análise de frequência de palavras para a categoria motivações de entrada em cada projeto. Assim, no projeto da Copa do Mundo foram identificadas as palavras “ajudar”, “troca” e  “experiência”, além de “voluntário” e “trabalho”. Para o caso do POASEC, identificou-se de forma mais evidente as palavras “profissional”, “networking” e “experiência”, além de “voluntário” e “trabalho”. Esta análise de frequência de palavras também auxilia na compreensão do porque os voluntários do trabalho temporário evidenciaram de forma enfática a motivação Altruísta, enquanto os voluntários do projeto contínuo detiveram-se na motivação Ajuizado. Essa diferença pode ser decorrente do envolvimento que o voluntário terá com o projeto, ou seja, quando decide participar de um projeto temporário, a motivação pode ser mais ligada à doação pessoal e ao senso de responsabilidade. Por outro lado, em um projeto contínuo, no qual o indivíduo pressupõe que a dedicação seja mais longa, ele busca, também, benefícios relacionados a sua capacitação e estabelecimento de contatos profissionais.

Por fim, esperava-se que o nível Afetivo aparecesse mais fortemente no projeto contínuo, uma vez que está relacionado com o desenvolvimento de uma comunidade específica por meio de ações práticas. Entretanto, isto não foi evidenciado, diferentemente do projeto temporário. Souza, Medeiros e Fernandes (2006) descrevem que o nível Afetivo refere-se ao voluntário interessado no resgate da cidadania. Percebe-se nos trechos codificados a preocupação com a imagem que os turistas teriam do Brasil e que a responsabilidade de cada cidadão por esta percepção. Esperava-se, por isso, que este nível apresentasse mais trechos codificados.

A partir do número de trechos codificados na categoria Motivos de Permanência, foi elaborado o Gráfico 2, apresentando os níveis de motivação mais frequentes nas respostas dos entrevistados. Diferente dos resultados obtidos nos motivos de entrada, percebe-se que o nível Amigável passa a ter maior número de trechos codificados, indicando a preocupação com o fortalecimento dos laços grupais e com o compartilhamento de conhecimento para benefício de uma comunidade específica. Por outro lado, o nível Altruísta deixa de ser tão representativo, ou seja, o voluntário parece preocupar-se mais com o desenvolvimento pessoal e do grupo e menos com a questão da doação pessoal. 

Gráfico 2 – Intensidade dos níveis de motivação de permanência
Fonte: dados da pesquisa.

Quando analisadas as palavras mais frequentes nos motivos de permanência no trabalho voluntário, destacam-se razões do nível Amigável: “discussão”, “membro”, “encontro”, “site” e “conhecimento”. Esta análise pode indicar que, após fazer parte do projeto, os indivíduos passam a preocupar-se com os benefícios do trabalho para o grupo, passando a compartilhar valores e fortalecer eles por meio do conhecimento.

Quadro 5 – Principais motivações de permanência

Motivação de Permanência

Nível

Motivação identificada

PROJETO CONTÍNUO
POASEC.ORG

AJUSTADO
(74 trechos codificados)
- benefício do grupo -

a.     Participar de encontros e eventos do grupo para compartilhar conhecimento.

b.    Possibilidade de contribuir para a manutenção de um site ativo que apresente os resultados das discussões realizadas.

AMIGÁVEL
(52 trechos codificados)

- benefício da comunidade -

a. Fazer parte de um grupo que atua na disseminação de conhecimento sobre segurança da informação para a sociedade por meio da realização de eventos.

Fonte: dados da pesquisa.

Os motivos de permanência no projeto Copa do Mundo não são abordados uma vez que este projeto é temporário, com duração máxima de 20 dias de atuação. Assim, o Quadro 5 apresenta as principais motivações identificadas nas respostas dos questionários respondidos pelos voluntários do POASEC.ORG.

Relacionando os resultados com as teorias de McClelland (1967) e Maslow (1970), identifica-se a dimensão psicológica de afiliação por meio da necessidade de pertencimento, especialmente por ser uma condição que possibilite o estabelecimento de relacionamentos e contatos pessoais. Esta característica pode ser identificada tanto nas motivações de entrada como nas de permanência. Da mesma forma, o desejo de desenvolver-se também aparece nos trechos codificados, relacionando-se com as motivações que Maslow (1970) aponta em sua hierarquia.

5. Considerações finais

A compreensão das motivações para o trabalho voluntário, independente do foco de atuação, é importante para que o encontro dos interesses individuais e das possibilidades de atuação possa ser convergente. Assim, novos e mais voluntários podem se engajar, além de promover a continuidade da atuação. O propósito deste trabalho foi, então, compreender por que indivíduos se engajam e se mantém como voluntários em projetos temporários e contínuos.

Os principais resultados apontam que, de maneira geral, os voluntários em projetos temporários apresentam como principal diferença a motivação de entrada relacionada ao nível Afetivo. Por outro lado, como razões para permanecer no projeto destacam-se os níveis Ajustado e Amigável e, com pouca influência, o nível Altruísta.

Em um recorte relativo aos motivos de Entrada e Permanência, identificou-se a presença do nível Ajustado como motivação tanto na entrada quanto na permanência e ao nível Amigável é dada pouca importância na Entrada mas bastante na Permanência. Os níveis Ajustado e Ajuizado foram identificados nos voluntários dos dois projetos, mas a análise de frequência de palavras traz à tona que os motivadores destes níveis têm raízes diferentes na percepção dos voluntários. Por um lado, as raízes que parecem mover os voluntários nos projetos contínuos parecem estar mais ligadas a um maior nível de profissionalismo na função de voluntario. Por outro lado, nos projetos temporários, as raízes relacionam-se, ainda, com uma visão mais filantrópica, talvez até romântica, do trabalho voluntário. Essa leitura também encontra reforço no resultado do nível Afetivo ter sido evidenciado como relevante nas motivações de entrada em projetos temporários. É importante ressaltar que tal análise não merece ser encarada de forma negativa. Ao contrário, o caráter filantrópico ou romântico, se bem trabalhado em voluntários de projetos temporários, pode despertar um engajamento mais profundo, que associado a raiz mais profissional demonstrada nos projetos contínuos, potencialize o tempo de permanência e comprometimento dos voluntários, associando crença no bem comum com um caráter profissional.

Algumas limitações foram identificadas no desenvolvimento do estudo. Primeiramente, quanto ao projeto POASEC, a dificuldade para acessar os voluntários permitiu que a coleta dos dados fosse realizada apenas de forma on-line. Este tipo de coleta pode dificultar a identificação de algumas motivações, uma vez que não há a interação do pesquisador com o respondente. Em relação o projeto de voluntariado na Copa do Mundo, o acesso aos voluntários que se dispusessem a falar sobre a experiência foi um dificultador, já que no período da coleta de dados, a competição já havia terminado.

Como sugestões de pesquisas futuras, podem ser desenvolvidos trabalhos visando apurar ainda mais tais motivações específicas, como entender os interesses de acordo com atributos que possam ser agrupados, tais como, idade, sexo, grau de escolaridade, estado civil, renda familiar, região de residência, etc. Assim, este trabalho pode ser utilizado como uma forma de pesquisa exploratória para a criação de pesquisas quantitativas, por meio de enquetes, visando classificar e correlacionar os resultados por grupos específicos. O desenvolvimento de ações de melhoria no processo de busca de voluntários pode ser aprimorado levando-se em consideração os resultados encontrados. As motivações identificadas poderão servir de base para o planejamento de projetos a serem desenvolvidos, buscando conectar as motivações dos voluntários com o objetivo do projeto e mantê-los por mais tempo atuando.

Agradecimentos

A primeira autora agradece o apoio recebido pela CAPES – PROGRAMA PNPD, no Brasil.

Referências bibliográficas

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. In Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bitencourt, C. C.; Brito, A. N. de; Cabral, P. M. F.; Villwock, L. H. de M.; Culleton, A.; Rhoden, I. (2010). Doing better by doing good – the experience of a community network in Brazil. Business, 4(2), 209–226.

Brasil. (1998). Lei 9.608/98, de 18 de Fevereiro de 1998.

Brasil Voluntário. (2013). Retrieved August 13, 2014, from http://www.brasilvoluntario.gov.br/

Cavalcante, C. E. (2012). Motivação no Trabalho Voluntário: expectativas e motivos na Pastoral da Criança. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cavalcante, C. E.; Souza, W. J. de. (2014). O que eu espero do trabalho voluntário? Proposição de um modelo teórico. In VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (pp. 1–21). Cachoeira/BA.

Cavalcante, C. E.; Souza, W. J. de; Cunha, A. S. R. da; Nascimento, M. A. D. A. (2011). Elementos do trabalho voluntário: motivos e expectativas na pastoral da criança de João Pessoa/PB. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 10(1), 98–110.

Cert.br. (2015). Retrieved May 22, 2015, from http://www.cert.br/stats/incidentes/

Clary, E. G.; Snyder, M. (1999). The Motivations to Volunteer: Theoretical and Practical Considerations. Current Directions in Psychological Science, 8(5), 156–159.

Coelho, S. de C. T. (2000). Terceiro Setor: um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora SENAC.

Copa  do Mundo FIFA de 2014. (2014). Voluntários. Retrieved August 15, 2014, from http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers/faq/index.htm

Dreyer, L.; Johanpeter, M. H. (2008). O Quinto Poder: consciência de uma nação. Porto Alegre: L&PM.

Fundação Itaú Social. (2014). Opinião do Brasileiro sobre o Voluntariado - Fundação Itaú Social. Retrieved from https://fundacao-itau-social-producao.s3.amazonaws.com/files/s3fs-public/biblioteca/documentos/pesquisa_voluntariado-12.2014.pdf?So_s7_Mp1D4WQHilEPE_uNRfTYOVyCKo

Geiser, C.; Okun, M. A.; Grano, C. (2014). Who is motivated to volunteer ? A latent profile analysis linking volunteer motivation to frequency of volunteering. Psychological Test and Assessment Modeling, 56(1), 3–24.

Griep, Y.; Hyde, M.; Vantilborgh, T.; Bidee, J.; De Witte, H.; Pepermans, R. (2015). Voluntary work and the relationship with unemployment, health, and well-being: A two-year follow-up study contrasting a materialistic and psychosocial pathway perspective. Journal of Occupational Health Psychology, 20(2), 190–204.

Maslow, A. H. (1970). Motivation and personality. New York: Harper & Row.

McClelland, D. (1967). Personality. New York: Holt, Rhinehart and Winston.

O’ Toole, M.; Grey, C. (2015). “We can tell them to get lost, but we won’t do that”: Cultural Control and Resistance in Voluntary Work. Organization Studies, 1–21. http://doi.org/10.1177/0170840615604507

Okun, M. A. (1994). The relation between motives for organizational volunteering and frequency of volunteering by elders. Journal of Applied Gerontology, 13(2), 115–126.

Piccoli, P.; Godoi, C. K. (2012). Motivação para o trabalho voluntário contínuo: uma pesquisa etnográfica em uma organização espírita. Organizações & Sociedade, 19(62), 399–415.

POASEC. (2014). People Organized Aiming for Security, Ethics and Culture. Retrieved August 13, 2014, from http://www.poasec.org/

Salazar, K. de A.; Silva, A. R. L. da; Fantinel, L. D. (2015). As Relações Simbólicas E a Motivação No Trabalho Voluntário. RAM - Revista de Administração Mackenzie, 16(3), 171–200.

Souza, L. M. de; Lautert, L.; Hilleshein, E. F. (2011). Qualidade de vida e trabalho voluntário em idosos. Rev Esc Enferm USP, 45(3), 665–671.

Souza, W. J. de; Dias, T. F.; Moura, L. R.; Cunha, A. S. R. (2012). Elementos do Trabalho Voluntário: motivos e expectativas na Pastoral da Criança. Espacios, 33(9).

Souza, W. J.; Medeiros, J. P. de; Fernandes, C. L. (2006). Trabalho voluntário: elementos para uma tipologia. In X Colóquio Internacional sobre Poder Local (pp. 1–16). Salvador.

Tadini, R. F.; Melquiades, T. (2008). Análise da atuação dos voluntariados de serviço aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais no âmbito dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007 1 2 - UFRRJ Tânia Melquiades 3 - UFRRJ. In V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL - SeminTUR (pp. 1–15). Caxias do Sul.

Theuvsen, L. (2004). Doing better while doing good: Motivational aspects of pay-for-performance effectiveness in nonprofit organizations. Voluntas, 15(2), 117–136.

Yin, R. F. (2005). Estudo de Caso. Porto Alegre: Bookman.


1. Administração, Bolsista PNPD CAPES – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil (ana.clarissa@pucrs.br)

2.  Doutora em Administração. Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil (maira.petrini@pucrs.br)
3. Doutor em Computação Aplicada – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil (lgbarbato@gmail.com)

4. Ana Carolina Alves PEREIRA. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. (anacarolina.alvespereira@gmail.com


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 31) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]