Espacios. Vol. 37 (Nº 33) Año 2016. Pág. 16

Caracterização dos Materiais Didáticos Desenvolvidos Pelos Bolsistas do PIBID

Characterization of Products Developed by scholars of the PIBID Mathematics at the University of State of Mato Grosso/Barra do Bugres/Brazil

Welvesley da Silva SANTOS 1; Edinéia Aparecida dos Santos GALVANIN 2; Jaqueline Nunes CARVALHO 3

Recibido: 03/08/16 • Aprobado: 12/08/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID): uma breve apresentação

3. Procedimento Metodológico

4. Resultados e Discussao

5. Considerações Finais

Referências Bibliográficas


RESUMO:

O objetivo desse trabalho é mapear e apresentar os materiais didáticos elaborados e apresentados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Subprojeto PIBID/Matemática da Universidade do estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres - MT da Escola Estadual Júlio Müller nos anos de 2014 e 2015. Utilizamos como metodologia a pesquisa descritiva, caracterizamos assim os materiais didáticos desenvolvidos pelos bolsistas e os trabalhos apresentados nos eventos: Feira da Matemática; 6ª Jornada Científica da Universidade do estado de Mato Grosso; PIBID nas Escolas; PIBID no Campus; XIV Semana da Matemática: Educação a Distância. Os resultados obtidos apontam que a utilização dos materiais didáticos desenvolvidos pelos bolsistas podem ser utilizados pelos professores e alunos na construção do conhecimento, ou seja, a utilização de jogos e materiais didáticos para ensinar e aprender conteúdos matemáticos é uma estratégia bastante válida, pois possibilita ao aluno articular entre teoria e prática e assim se motivar a buscar, aprender e ver significados nos conteúdos matemáticos.
Palavras-chave: Iniciação a docência. Material didático. Matemática.

ABSTRACT:

The aim of this study is to map the developed teaching materials and presented by the scholars of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching in Subproject PIBID/Mathematics at the University of state of Mato Grosso, Campus Barra do Bugres, Mato Grosso of State school Julio Müller in the 2014 and 2015. We have chosen to use as methodology the descriptive research, we characterize the products developed by scholars and the papers presented at events: Fair of Mathematics, 6th Scientific Day of University of state of Mato Grosso, PIBID in Schools, PIBID in Campus, XIV Week Mathematics: Distance Education and Fair Science State School Julio Müller. The results indicate that the use of teaching materials developed by the scholarship can be used by teachers and students in the construction of knowledge, i.e , the use of games and educational materials for teaching and learning mathematical content is quite a valid strategy as it enables the student to articulate between theory and practice and thus to motivate to learn and see meanings in mathematical content.
Keywords: Introduction to Teaching. teaching materials. Mathematics

1. Introdução

Partindo da grande preocupação com a formação docente, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica (BRASIL, 2013); o foco está em inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

A matemática é uma disciplina vista como difícil por grande parte dos alunos, com isso entendemos que “se o aluno puder conhecer um sistema matemático e, mais que isso, participar da construção desse sistema, terá a oportunidade de compreender como se dá a organização do conhecimento da matemática” (MARANHÃO,1994, p.35), assim os alunos necessitam construir o seu próprio conhecimento, por meio das descobertas de propriedades e conceitos através de sistemas e não apenas a partir de modelos concretos abordados em salas de aulas.

Nessa perspectiva é necessário trabalhar os conteúdos matemáticos de forma diferenciada. A utilização dos materiais didáticos manipuláveis vem ao encontro do aluno e do professor. Do aluno, pois, ele se torna atuante no processo, isto é, o aluno deixa de ser espectador e passa a ser autônomo do seu próprio conhecimento, e o docente deixa de ser o dono do saber e passa a orientar e mediar os conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas, mais atrativas, propondo a participação do aluno efetivamente na formação dos conceitos trabalhados.

“Os materiais didáticos tem fundamental importância, pois, a partir de sua utilização adequada os alunos ampliam sua concepção sobre o que é, como e para que aprender, matemática” (RÊGO e RÊGO, 2006, p.43), entendemos que a utilização dos materiais didáticos é importante, mas esses materiais não devem ser utilizados apenas como objetos ilustrativos, e sim para dar ênfase nos conceitos, propriedades etc.

Nesse contexto, os bolsistas do programa PIBID/Matemática, licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) do Campus de Barra do Bugres, Mato Grosso, atuantes na Escola Estadual Júlio Müller juntamente com os alunos da escola elaboraram alguns materiais didáticos, os materiais didáticos foram apresentados em eventos, por meio de exposições dos materiais e produções cientificas (artigos). Com a participação dos bolsistas nos eventos e na preparação dos materiais, foi possível adquirir aprendizados coletivos entre bolsistas e alunos do ensino básico, contemplando alguns objetivos do subprojeto PIBID.

Esta pesquisa tem por objetivo mapear e apresentar os materiais didáticos elaborados e apresentados pelos bolsistas do PIBID do Subprojeto PIBID/Matemática da Universidade do estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres, Mato Grosso da Escola Estadual Júlio Müller nos anos de 2014 e 2015.

2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID): uma breve apresentação

A Portaria Normativa Capes nº 122 de 16/09/2009 instituiu, no âmbito da CAPES, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Que tem como objetivos:

  1. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  2. Contribuir para a valorização do magistério;
  3. Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  4. Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  5. Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  6. Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Para alcançar esses objetivos o PIBID concede cinco modalidades de bolsa aos participantes, sejam elas: Iniciação à docência (Ids) para estudantes de licenciatura; Supervisão para professores de escolas públicas de educação básica; Coordenação de área para professores da licenciatura que coordenam os subprojetos; Coordenação de área de gestão de processos educacionais para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto; Coordenação institucional para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na Instituição.

De acordo com os objetivos, o PIBID é um projeto que vem contribuindo para a melhoria da formação dos licenciandos ao propiciar o acesso às escolas, as salas de aulas e a comunidade escolar, assim colaborando para uma melhor compreensão do ambiente escolar, pois os licenciandos podem fazer observações em sala de aula, ter acesso ao plano de ensino do professor e livro didático e ainda conhecer e discutir as metodologias adotadas pelos professores de matemática.

Nesse sentido, surge o subprojeto Matemática.

2.1 Subprojeto PIBID/Matemática/UNEMAT Campus de Barra do Bugres - MT

O subprojeto matemática/ UNEMAT/ campus de Barra do Bugres - MT foi aprovado pela Portaria Normativa Capes n°061 /2013 e iniciou suas atividades em Abril de 2014. Uma dificuldade encontrada pelo licenciado em Matemática, recém-formado, ao iniciar as atividades como professores em uma escola pública, está relacionada à sua pouca experiência com a prática docente e o desconhecimento a respeito da realidade existente nas escolas.

Nesse contexto, o subprojeto propôs-se a intervir, de modo decisivo, na melhoria da formação dos licenciados em Matemática da (UNEMAT), e consequentemente na melhoria do ensino da Matemática para a educação básica, além de fomentar a formação de novos pesquisadores intervencionistas no ensino da Matemática.

O subprojeto tem por finalidade colaborar para a elevação da qualidade de formação dos licenciandos do curso de Matemática do Campus de Barra do Bugres/MT, fomentar a comunidade escolar sobre a Matemática, com as atividades sugeridas, colaborar na solução do problema que se agrava no Brasil que é a falta de profissionais qualificados para educação e in loco minimizar os dados de evasão do curso de Matemática do Campus de Barra do Bugres - MT.

O subprojeto PIBID/Matemática é desenvolvido na cidade de Barra do Bugres - MT, com a parceria da UNEMAT e de três escolas, sendo a escola alvo deste trabalho a Escola Estadual Júlio Müller. Em cada escola temos bolsistas de Iniciação a Docência (IDS), bolsistas supervisores e bolsistas coordenadores. Os Ids são licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNEMAT do Campus de Barra do Bugres - MT, os bolsistas supervisores são professores da rede pública que ministram aulas de matemática na escola onde ele é bolsista e o bolsista coordenador é professor da UNEMAT do curso de Matemática.

3. Procedimento Metodológico

Para alcançarmos nossos objetivos optamos em utilizar a pesquisa descritiva, pois de acordo com Gil (2011), Gressler (1983) e Triviños (1987), ela é utilizada quando o pesquisador pretende descrever fatos e fenômenos de uma determinada realidade.

A pesquisa descritiva “tem o propósito de analisar, com a maior precisão possível, fatos ou fenômenos em sua natureza e características, procurando observar, registrar e analisar suas relações, conexões e interferências” (MICHEL, 2009, p.45).

Os dados aqui expostos foram adquiridos juntamente com os bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática/UNEMAT do Campus de Barra do Bugres - MT atuantes na Escola Estadual Júlio Müller, onde estão descritos os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas e os eventos que os mesmos participaram.

4. Resultados e Discussão

As atividades apresentadas nesse artigo foram desenvolvidas pelo grupo de bolsistas e alunos da Escola Estadual Júlio Müller, sendo um total de 12 bolsistas de Iniciação a Docência, dois bolsistas supervisores e um coordenador de área.

Os eventos descritos são eventos locais e eventos regionais, onde os bolsistas participaram apresentando trabalhos de pesquisas e/ou amostras de materiais.

4.1 Feira da Matemática

A feira da Matemática foi realizada no dia 19 de novembro de 2014 nos períodos matutino e vespertino na escola estadual Júlio Müller para aproximadamente 650 alunos da escola e 30 professores. O objetivo da feira foi apresentar o material didático produzido, como forma de diálogo e de articulação da linguagem matemática com a comunidade escolar.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da escola juntamente com os Ids e os professores supervisores (quadro 1). Os Ids e supervisores tinham o papel de auxiliar os alunos na busca, confecção dos materiais e apresentação do materiais didáticos  construído. Cada trabalho teve um aluno produtor - expositor, esse aluno era integrante da escola, sendo do ensino fundamental ou médio.

Quadro 1- Trabalhos expostos na feira da matemática.

Nome do trabalho

 

Conteúdo abordado

Ano letivo do materiais didáticos r - expositor

Balança da adição

Adição e subtração com números inteiros.

1° ano do Ensino Médio

Jogo da Velha 3D

Vértices, arestas, diagonal da face e diagonal dos poliedros.

2° ano do Ensino Médio

Jogo “Perda e Ganho”

Adição com números inteiros.

1° ano do Ensino Médio

Pipa tetraédrica de Alexander Graham Bell

Vértices, arestas, diagonal da face e área da face do tetraedro.

3° ano do Ensino Médio

Problemas Da Braquistócrona

Velocidade de um corpo, atrito, ângulo, distância entre dois pontos.

3° ano do Ensino Médio

Problemas Da Tautócrona

Velocidade de um corpo, atrito, ângulo, distância entre dois pontos.

1° ano do Ensino Médio

Comparação do volume do Cilindro, Pirâmide e Cubo

Vértice, aresta, face, área total do cubo e cilindro, volume do cilindro, cubo e pirâmides.

3° ano do Ensino Médio

Teorema de Pitágoras

Área do quadrado, retângulo, triângulo e semicírculo e classificação dos triângulos.

1° ano do Ensino Médio

Tabuadas com os dedos

Soma e multiplicação com os números Naturais

9° ano do Ensino Fundamental

Tangram

Raciocínio lógico, capacidade de concentração, orientação espacial e coordenação motora.

9° ano do Ensino Fundamental

Geoplano

Simetria, área e perímetro de figuras planas.

9° ano do Ensino Fundamental

Torre de Hanói

Potenciação, função exponencial e equação exponencial

7° ano do Ensino Fundamental

Adivinha Matemático

Raciocínio lógico, operações com números inteiros.

7° ano do Ensino Fundamental

Poliedros regulares planificados

Vértices, arestas, faces, diagonais dos poliedros regulares.

2° ano do Ensino Médio

Tabuada Pitagórica

Proporção, multiplicação com números Naturais.

8° ano do Ensino Fundamental

Multiplicação chinesa

Multiplicação de números inteiros

8° ano do Ensino Fundamental

Como montar o cubo utilizando três pirâmides

Raciocínio lógico, vértice e aresta do cubo e da pirâmide.

3° ano do Ensino Médio

 

 

A feira da matemática da escola estadual Júlio Müller propiciou aos alunos, Ids e professores supervisores trabalhos em momentos extraclasses, em que os alunos, Ids e professores se reuniam em uma sala de aula para conversar, estudar, socializar e organizar os trabalhos desenvolvidos. Em relação a esses momentos a “aluna A” relata que “foi bastante útil, pois me permitiu ver a matemática de uma forma que eu nunca imaginei, fácil de aprender e consegui ver a importância dela, tenho certeza que ajudou muitos alunos a compreender e entender a matemática e sua importância”. Percebemos que esses momentos foram úteis para os Ids, alunos e professores.

As pesquisas feitas pelos alunos, Ids e supervisores foram de extrema importância para a elaboração dos trabalhos desenvolvidos e o acontecimento da feira, os alunos reconstruíram seus conhecimentos, motivaram-se a estudar o que eles queriam e precisavam aprender, tornando-se mais autônomos na construção do seu próprio conhecimento, estabelecendo assim seus argumentos e questionamentos sobre o porquê de alguns conceitos matemáticos.

(...) os alunos não estão motivados ou desmotivados abstratamente. Estão motivados ou não em função do significado do trabalho que têm a realizar, significado que percebem num contexto e em relação com alguns objetivos, e que pode mudar à medida que a atividade transcorre (ALONSO TAPIA e FITA, 2001, p. 14).

Dessa forma, é importante dar significado ao aprendizado dos alunos, quando o aluno escolhe um determinado tema, a pesquisar pode levá-lo a interessar-se por este assunto, logo a feira da matemática foi um evento que serviu de motivação para o aprendizado da matemática. 

Os Ids e supervisores tinham o papel de orientador e mediador, pois os mesmos orientavam onde, como e quando pesquisar, como fazer os objetos, visualizar e aplicar os conceitos matemáticos serviu como fonte de motivação aos Ids e supervisores no tocante a ensinar, pois os alunos estavam motivados a aprender, contribuindo para formação acadêmica dos Ids e supervisores.

Não é por meio da memorização e mecanização de definições e procedimentos que os alunos irão atingir os principais objetivos. Para que o aluno consiga compreender, reinventar e atingir seus objetivos eles precisam estar motivados e para isso as Feiras da Matemática vem com um papel extremamente importante, [...] ela motiva os alunos a conhecerem mais sobre a matemática por trás dos experimentos e dos objetos vistos no seu dia-dia (SANTOS et. al., 2015, p. 4).

Podemos dizer que a Feira da Matemática contribuiu para a motivação e construção do conhecimento dos alunos e para a formação dos professores, propiciando um dialogo entre professor e aluno, de acordo com a aluna B “A feira me mostrou que por trás de muitos objetos existe muita matemática”, assim identificamos que os materiais didáticos são de extrema importância para facilitar a visualização dos conceitos matemáticos, facilitando o aprendizado desses conteúdos. De acordo com aluna C “Eu tenho uma grande dificuldade de aprender matemática, mas com esse experimento pude observar que é fácil aprender matemática”.

 Nessa perspectiva identificamos que os materiais didáticos contribuem na visualização dos conceitos matemáticos e motiva os alunos na busca e compreensão dos conteúdos matemáticos.

4.2.  6° Jornada Cientifica da UNEMAT

A 6° jornada cientifica é um evento regional desenvolvido pela UNEMAT, onde os bolsistas do PIBID, dos projetos de extensão (SEMEX), Iniciação Científica e do Programa de formação de células cooperativas (FOCCO) apresentam trabalhos em forma de pôster e/ou comunicação oral, socializando com todos os participantes do evento os resultados de suas pesquisas.

No Quadro 2 estão descritos os trabalhos apresentados pelos bolsistas PIBID/Matemática neste evento.

Quadro 2 - Trabalhos apresentados na 6° Jornada Científica da UNEMAT.

Nome do Bolsista/ tipo de bolsa

Título do trabalho

Tipo de apresentação

Caroline Rodrigues de Arruda/Id

Participação em Feira de Matemática com os Trabalhos: Pipa Tetraédrica De Alexander Graham Bell E Problemas Da Braquistócrona E Tautócrona

Comunicação Oral

Daniele Miguel da Silva/Id

O Uso do Tangram Como um Material Concreto Para o Estudo de Frações e Porcentagens, Com Análises de Área das Figuras Geométricas Planas que formam o Tangram.

Comunicação Oral

Jaqueline Nunes Carvalho/ Id

Oficina e feira da Matemática como proposta de ensino realizado pelo programa institucional de bolsas de iniciação à docência.

Comunicação Oral

Luanderson Nascimento dos Santos/Id

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Feira de Matemática na Escola Estadual Júlio Müller em Barra do Bugres - MT

Comunicação Oral

Maria Luiza Fonseca Nunes de Melo/Id

Experiência em uma Feira de Matemática com o Jogo da Velha 3D: Da Confecção Á Contribuições Para A Aprendizagem

Comunicação Oral

Welvesley da Silva Santos/ Supervisor

Uma Contribuição dos Acadêmicos Bolsistas do PIBID com os alunos da Escola Estadual Júlio Müller através da Feira da Matemática

Comunicação Oral

 

A construção e apresentação dos trabalhos científicos têm contribuído para a formação acadêmica dos Ids e professores supervisores, pois cada trabalho desenvolvido exige do autor muita leitura, escrita e comprometimento para a elaboração do trabalho escrito. Contribuindo para a melhoria da comunicação com as pessoas e diminuindo a timidez em relação à diálogo em público.

De acordo com Tavares “Os trabalhos apresentados em eventos científicos proporcionam uma fonte de informação que contribui para a formação intelectual e cultural do estudante” (TAVARES, 2007, p. 133). Apresentações de trabalhos em eventos dessa natureza têm contribuído para a formação intelectual e cultural dos participantes.    

“A apresentação oral do trabalho no encontro tem a vantagem de possibilitar que críticas e sugestões sejam feitas na hora, de forma a permitir uma retroalimentação instantânea, podendo envolver vários pontos de vista” (CAMPELLO, 2000, p.56-57). Os seis Ids apresentaram trabalhos em forma de comunicação oral, cada apresentação tinha um tempo estipulado e uma banca de avaliadores, o que contribuiu para a ampliação dos temas abordados e para reconstrução do conhecimento dos alunos e professores.

4.3. PIBID nas Escolas

O evento PIBID nas escolas foi desenvolvido pelos professores coordenadores de área, professores supervisores e pelos Ids, foi articulado um dia de amostra dos materiais didáticos desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID dos subprojetos UNEMAT/Matemática do Campus de Barra do Bugres - MT e UNEMAT/Biologia do Campus de Tangara da Serra - MT.

O evento ocorreu na cidade de Barra do Bugres - MT, nas três escolas parceiras do programa, em horários diferentes, pois os materiais expostos pelos bolsistas das escolas eram reunidos em apenas uma escola no momento da amostra. Todos os bolsistas de Iniciação a Docência apresentaram um material didático.

O evento ocorreu no dia 17 de novembro de 2015 no período matutino e vespertino, sendo no período matutino na Escola Municipal Guiomar Campos de Miranda e Escola Estadual Alfredo José da Silva respectivamente e no período vespertino na Escola Estadual Júlio Müller.

Esse evento teve o intuito de socializar os trabalhos desenvolvidos por todos os bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática e mobilizar toda a comunidade escolar nesse evento (quadro 3).

Quadro 3 - Materiais desenvolvidos pelos Bolsistas PIBID/Matemática da Escola Estadual Júlio.

Nome do trabalho

Conteúdo abordado

Jogo da Velha 3D

Vértices, arestas, diagonal da face e diagonal dos poliedros

Problemas Da Braquistócrona

Velocidade de um corpo, atrito, ângulo, distância entre dois pontos.

Problemas Da Tautócrona

Velocidade de um corpo, atrito, ângulo, distância entre dois pontos.

Comparação do volume do Cilindro, Pirâmide e Cubo

Vértice, aresta, face, área total do cubo e cilindro, volume do cilindro, cubo e pirâmide.

Teorema de Pitágoras

Área do quadrado, retângulo, triângulo e semicírculo e classificação dos triângulos.

Tangram

Raciocínio lógico, capacidade de concentração, orientação espacial e coordenação motora.

Geoplano

Simetria, área e perímetro de figuras planas.

Torre de Hanói

Potenciação, função exponencial e equação exponencial.

Poliedros regulares planificados

Vértices, arestas, faces, diagonais dos poliedros regulares.

Montar um cubo utilizando três pirâmides

Raciocínio lógico, vértice e aresta do cubo e da pirâmide.

 

“Os eventos científicos assumem um papel de grande importância no processo da comunicação científica na medida em que a transmissão de idéias e fatos novos chegam ao conhecimento da comunidade científica de maneira mais rápida” (TAVARES, 2007, p. 133).

Esse evento proporcionou socializar os trabalhos com os professores e alunos das três escolas envolvidas, contribuindo para a formação acadêmica dos Ids e dos professores das escolas, nesse momento foram realizadas uma explicação de como elaborar e utilizar os materiais como metodologia de ensino, esses materiais foram disponibilizados para a utilização no ensino dos conteúdos matemáticos das escolas parceiras do projeto.

4.4. PIBID no Campus - XVI Semana da Matemática: Educação a Distancia - EAD

O evento PIBID no Campus foi desenvolvido pela Coordenação do curso de Matemática da UNEMAT do Campus de Barra do Bugres - MT juntamente com os coordenadores de área do subprojeto PIBID/Matemática. O evento PIBID no Campus foi realizado no dia 25 de novembro de 2015 no Campus da UNEMAT de Barra do Bugres - MT, no período noturno.

Os materiais apresentados no evento foram os mesmos materiais apresentado no evento PIBID nas escolas. O evento teve como intuito mostrar os materiais do PIBID/Matemática para a comunidade acadêmica do curso de Matemática da Unemat, divulgando o projeto PIBID para a sociedade em geral, pois o evento PIBID no Campus ocorreu juntamente com a XVI Semana da Matemática: Educação a Distancia – EAD, o evento foi aberto ao público geral da cidade e região.

O evento proporcionou a interação entre Universidade e Escola, pois possibilitou a participação dos alunos da escola básica no evento, estreitando a distância entre as mesmas.

A construção dos materiais didáticos aqui abordados contribuiu para a formação acadêmica dos Ids e professores supervisores, com esse evento foi possível socializar com os alunos da graduação em matemática os materiais desenvolvidos, proporcionando uma troca de conhecimento entre aluno-aluno.

A XVI Semana da Matemática: Educação a Distância – EAD aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2015, com a oferta de oficinas, palestras, apresentação de pôster, comunicação oral.

 Foram apresentados neste evento dois trabalhos dos bolsistas de Iniciação a Docência do grupo da Escola Estadual Júlio Müller (quadro 4).

Quadro 4 - Trabalhos apresentados no evento.

Nome do Bolsista/ tipo de bolsa

Título do trabalho

Tipo de apresentação

Jaqueline Nunes Carvalho/ ID

Análise multivariada do número de bolsista de Iniciação a Docência no Brasil

Comunicação Oral

Clayce Victor Scudeler/ Supervisor

Formas de Ensinar a tabuada - PIBID

Pôster

 

De acordo com Longaray e Beuren

Os eventos científicos representam a possibilidade de determinada comunidade acadêmica promover a troca de conhecimentos, demonstrar suas pesquisas em andamento, bem como os novos avanços na área. Trata-se, portanto, de oportunidades ímpares para que o estudante tenha contato direto com outros estudantes, pesquisadores e professores e suas pesquisas (LONGARAY e BEUREN, 2006, p.33).

Dessa forma a participação em evento contribui diretamente na formação acadêmica do aluno, os professores devem incentivar os alunos a participar dos eventos, mais não apenas como ouvinte, mas como pesquisadores, pois de acordo com Oliveira et. al. (2003, p. 145) “[...] a leitura pode ser o componente mais importante ao desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas”, assim os alunos pesquisadores precisam estar inseridos no ambiente da leitura, o que contribuirá para o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos e professores.

4.5 Análises dos dados

A elaboração dos materiais didáticos apresentados nos eventos contribui efetivamente para a formação dos alunos da escola, Ids e professores supervisores, pois cria um ambiente de pesquisa, elaboração e discussão dos temas abordados nos eventos, com a participação dos alunos do ensino básico, acadêmicos do curso de matemática e professores de matemática da escola Júlio Müller. Nesses ambientes foram socializados os conteúdos e temas pesquisados, os materiais didáticos confeccionados, deste modo essas atividades proporcionaram a inserção dos licenciandos no cotidiano da escola, dando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador.

Os eventos, a elaboração dos materiais e a apresentação dos mesmos tem contribuído para construção do conhecimento dos alunos produtor-expositor, pois o trabalho coletivo entre aluno, acadêmicos e professores proporcionou unir ensino e pesquisa, de acordo com (CUNHA, 2005, p. 32) “unir ensino e pesquisa significa caminhar para que a educação seja integrada, envolvendo estudantes e professores numa criação do conhecimento comumente partilhado”.

A apresentação desses materiais contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos da escola a respeito dos conteúdos matemáticos abordados, a partir da visualização dos materiais percebeu-se uma motivação dos alunos para aprender os conteúdos abordados na construção dos materiais e ainda incentivou os alunos a estudar os conteúdos matemáticos na sala de aula. Dessa forma o programa PIBID/MATEMÁTICA/UNEMAT de Barra do Bugres vem contribuindo para elevação da qualidade do ensino-aprendizagem da matemática e proporcionando e diversificando a utilização de recursos didáticos lúdicos/pedagógicos nas aulas de matemática na escola Júlio Müller, porem sem perder o objetivo do conteúdo a ser trabalhado.

A produção dos artigos apresentados nos eventos contribuiu para a escrita e leitura dos temas abordados, contribuindo para a formação intelectual do Ids e professores supervisores. Os eventos permitiram que os Ids tivesse o contato direto com outros acadêmicos e professores mestres e doutores na área da pesquisa em Matemática, os mesmos sugeriram e contribuíram com os trabalhos apresentados, elevando a qualidade da formação inicial dos futuros professores de matemática.

5. Considerações Finais

Os materiais didáticos mapeados neste estudo foram elaborados e apresentados pelos bolsistas do Subprojeto PIBID/Matemática/UNEMAT do Campus de Barra do Bugres - MT da Escola Estadual Júlio Müller no estado de Mato Grosso, Brasil.

Podemos relatar que os materiais didáticos foram expostos em seis eventos no período de 2014 à 2015, sendo a Feira da Matemática, 6ª Jornada Cientifica da UNEMAT, PIBID nas Escolas, PIBID no Campus - XVI Semana da Matemática: Educação A Distancia - EAD e Feira de Ciências da Escola Júlio Müller. Foram confeccionados e apresentados 27 materiais didáticos e 8 artigos, sendo 7 apresentados como comunicação oral e um como pôster.

Com esse mapeamento é possível refletir sobre as contribuições geradas para elevar a qualidade da formação inicial dos bolsistas, e dos professores supervisores, considerando que os licenciandos foram inseridos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, o que proporcionou-lhes oportunidades de elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes. Com os materiais didáticos gerados eles se articularam entre teoria e prática necessárias à sua formação.

Referências Bibliográficas

Tapia, A., Jesus, F., Enrique, C. (2001). A motivação em sala de aula. São Paulo: Loyola.

BRASIL. Portaria n.º 096, de 18 de julho de 2013. (2013). Dispõe sobre a regulamentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Campello, B. S. (2000). Encontros científicos. In: Campello, B. S., Cendòn, B. V., Kremer, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

Cunha, M. I. (1989). O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus.

Gil, A. C. (2011). Métodos da pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas.

Gressler, L. A. (1983). Pesquisa educacional: Importância, modelos, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola.

Longaray, A. A., Beuren, I. M. (2006). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). 3. Ed. São Paulo: Atlas.

Maranhão, M. C. S. A. (1994). Matemática. São Paulo: Cortez.

Michel, M. M. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Oliveira, A. B. S. et al. (2003). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. 1. Ed. São Paulo: Saraiva.

Rêgo, R. M., Rêgo, R. G. (2006). Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: Lorenzato, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados.

Santos, W. S.; Melo, M. L. F. N.; Carvalho, J. N.; Arruda, C. R.; Galvanin, E. A. S. (2015). Uma Contribuição dos acadêmicos Bolsistas do PIBID com os Alunos da Escola Estadual Júlio Müller Através da Feira da Matemática. In: 6° Jornada Científica da Unemat, 2015, CACERES - MT. 6ª Jornada Científica da Unemat.

Tavares, A. L. L., Weber, C., Porto, M. P., Silva, R. A. (2007). A importância dos eventos científicos na formação acadêmica dos estudantes de Biblioteconomia. Revista ACB (Florianópolis), v. 13, p. 130-144.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.


1. Professor da Secretaria de Estado de Mato Grosso (SEDUC), Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres -MT, Brasil. Email: welvesleysantos@gmail.com
2. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Departamento de Matemática, Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres - MT, Brasil. Email: galvaninbbg@unemat.br
3. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres - MT, Brasil. Email: jaquelinencarv@gmail.com


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 33) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]