Espacios. Vol. 37 (Nº 33) Año 2016. Pág. 22

O monstro da cárie: a importância da ludicidade em atividades teórico-práticas relacionadas à saúde bucal

The monster of the cavity: the importance of playfulness in theoretical and practical activities related to oral health.

Camila Thomaz DOS SANTOS 1; Luciana Boer Pinheiro DE SOUZA 2; Silvio Luiz Rutz DA SILVA 3

Recibido: 26/07/16 • Aprobado: 26/09/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Materiais e métodos

3. Resultados

4. Considerações finais

Referências


RESUMO:

A Operação Rondon UEPG é um projeto de integração social que envolve a participação de estudantes universitários voluntários buscando soluções para o desenvolvimento sustentável em comunidades paranaenses. A Operação ocorreu no período de 19 a 29 de julho de 2015, em seis municípios do Paraná. Este é um relato de experiência de uma cirurgiã dentista rondonista no município de Ibaiti – PR, onde realizou-se a oficina sobre Saúde Bucal na Escola Municipal Leônidas Ferreira de Mello, com a participação de 90 pessoas. Juntamente com uma acadêmica de Odontologia da UNIOESTE, preparou-se a oficina para demonstrar a importância da saúde bucal tendo como público alvo crianças. A oficina constituiu-se de uma representação teatral do “Monstro da Cárie”. Pode-se perceber o interesse das crianças pelo assunto, tornando a experiência essencial para a rondonista, visto que se pode compartilhar e construir conhecimento sobre a saúde bucal na ludicidade, favorecendo a Odontologia preventiva.
Palavras-chave: Projetos. Educação em Odontologia. Odontologia Comunitária.

ABSTRACT:

The Rondon Operation UEPG is a social integration project involving the participation of volunteer college students seeking solutions for sustainable development in Paraná communities. The operation took place from 19 to 29 July 2015 in six cities of Paraná. This is an experience report of a surgeon dentist rondonista in the Ibaiti city - PR, where it held the workshop on Oral Health at the Municipal School Leonidas Ferreira de Mello, totaling 90 people. Along with a Dentistry’s academic of UNIOESTE, prepared the workshop with presentation slides, costumes and face paint. To demonstrate the importance of oral health to children, a representation of took place "Monster of caries". One can see children's interest in the subject, making the essential experience for rondonista, as can share and build knowledge on oral health in a playful manner, favoring the preventive Dentistry.
Keywords: Projects. Education, Dental. Community Dentistry.

1. Introdução

O Projeto Rondon é uma atividade de extensão que visa a integração social envolvendo estudantes universitários voluntários com os objetivos de buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e melhorias ao bem-estar da população. Foi criado em 1967, onde ficou conhecido pelo Brasil; porém, foi extinto em 1989 (PROJETO RONDON, 2016; 2016a). A partir do Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005, todas as ações do Projeto passaram a ser coordenadas pelo Ministério da Defesa e orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, que conseguiram incluir novamente a participação dos estudantes universitários (COSPR, 2005). Em parceria com diversos Ministérios e apoio das Forças Armadas, o Projeto possui suporte logístico e segurança necessários às operações. Os Governos Estaduais, as Prefeituras Municipais e as empresas socialmente responsáveis também colaboram com o Projeto (PROJETO RONDON, 2016).

Em 2015, buscando como inspiração o Projeto Rondon Nacional, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a primeira Operação Rondon UEPG, a qual possui o mesmo objetivo do Projeto Rondon; entretanto, com atuação nos municípios paranaenses. A Operação ocorreu no período de 19 a 29 de julho de 2015, em seis municípios: Piraí do Sul, Ventania, Tibagi, Ibaiti, São José da Boa Vista e Arapoti, todos no estado do Paraná. Em cada município foram enviados estudantes e professores universitários voluntários da UEPG e de outras Instituições de Educação Superior do Estado do Paraná e de Santa Catarina (Da Silva, 2016).

Este texto é um relato de experiência de uma cirurgiã dentista estudante de Pós-Graduação que participou da Operação Rondon UEPG, no município de Ibaiti. Além da cirurgiã dentista, a equipe participante era composta por: coordenadores (dois Professores da UEPG e dois Professores da UNIOESTE), uma monitora (acadêmica do curso de Letras que já participou do Projeto Rondon), uma funcionária administrativa da UEPG, e acadêmicos de diversos cursos (seis representantes da UEPG e 11 estudantes da UNIOESTE).

Este relato tem por objetivo descrever a experiência da rondonista em relação a Oficina de Saúde Bucal aplicada na Escola Municipal LeônidasFerreira de Mello, juntamente com outra rondonista acadêmica do curso de Odontologia da UNIOESTE. A Secretaria de Saúde do município de Ibaiti e a equipe da Operação Rondon optaram pela escolha desta oficina por ser um tema pouco discutido na comunidade, principalmente em relação a prevenção na Odontologia. Também foi escolhido realizar esta oficina na comunidade com mais necessidades de atendimento e orientações. Este tema se faz importante pois muitas alterações na cavidade bucal estão relacionadas a doenças sistêmicas (ALMEIDA, 2006; GLÓRIA, 2011; CRO, 2012), o que pode gerar até mesmo o internamento em ambiente hospitalar (MOREIRA et al, 2011; CRO, 2012).

2. Materiais e métodos

Este é um relato de experiência de uma Cirurgiã Dentista, que participou da Operação Rondon UEPG por ser estudante de pós-graduação vinculada a Universidade Estadual de Ponta Grossa. O relato corresponde a experiência adquirida com a apresentação de uma oficina sobre saúde bucal para público em geral, realizada no município de Ibaiti – Paraná, na Escola Municipal LeônidasFerreira de Mello. A Operação aconteceu entre os dias 19 a 29 de julho de 2015, sendo a oficina realizada no período noturno do dia 24. A Residente e uma acadêmica de Odontologia da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ficaram responsáveis por planejar e desenvolver a oficina. Como apoio, haviam dois acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem, e uma Professora do curso de Química da UEPG e coordenadora da Operação no município. Para realizar a oficina, utilizamos um multimídia com slides sobre o assunto, quadro com giz, tinta para o rosto e fantasias de dente, pasta de dente e fio dental confeccionadas com papel cartão pelas responsáveis da oficina.

3. Resultados

Para a surpresa, havia um público de 90 pessoas na sala da Escola, e as crianças se apresentavam em maior quantidade (60 crianças), precisando-se adaptar a oficina a um formato dinâmico, o qual fosse atrativo ao público infantil. Assim, iniciou-se a oficina com uma história sobre a possível vinda do “Monstro da Cárie” à Escola, para buscar as crianças que não estavam higienizando a cavidade bucal. Com os slides e as figuras, as crianças e os adultos puderam compreender temas importantes na Odontologia como: doença cárie, doença periodontal, fluorose, herpes, câncer bucal, trauma dental e higiene bucal.

Para demonstrar como a doença cárie se instala e progride na cavidade bucal, desenhou-se um dente no quadro com giz de diferentes cores, ensinando a população quais as principais regiões de um elemento dentário e como a dor de dente se inicia. No intuito de motivar as crianças neste momento, solicitou-se que quem soubesse cada região do elemento dentário se dirigisse até a frente da sala para escrever no quadro ou apenas falar a resposta (Figura 1). Quando a criança acertava, como recompensa era lhe entregue uma bala, como forma de demonstrar também que o doce não provoca a doença cárie, e sim a falta de higiene bucal após a sua ingestão.

Figura 1 – Rondonistas indicando quais as principais regiões de um
elemento dentário e explicando como a dor de dente se inicia.
Fonte: Própria.

Sobre a importância da higiene bucal e do atendimento odontológico às crianças, utilizaram-se um macro modelo com dentes/gengiva de plástico e uma escova de dente, explicando qual a forma mais adequada para se realizar a higiene da cavidade bucal. Orientou-se quanto ao atendimento odontológico que deve ser procurado pelo menos uma vez ao ano, mesmo na ausência de dor.

Ao final da oficina, a rondonista cirurgiã dentista comenta com as crianças que o Monstro da Cárie está a caminho e que tentará mantê-lo longe da sala. Porém, ela retorna como Monstro, com o rosto pintado e um casaco preto, assustando e divertindo ao mesmo tempo o público em geral (Figura 2). Algumas crianças estavam na frente da sala, utilizando as fantasias de dente, pasta de dente e fio dental, as mantendo protegidas do Monstro da Cárie (Figura 3).

Figura 2 – Rondonista cirurgiã dentista como Monstro da Cárie.
Fonte: Própria.

Figura 3 – Rondonistas junto das crianças
protegidas contra o Monstro da Cárie.
Fonte: Própria.

Pode-se perceber o interesse das crianças pelo assunto, através dos olhares de cada uma delas e pelas perguntas realizadas durante e após a oficina, confirmando que as atividades lúdicas ajudam a compreender diversos assuntos (CAVALCANTE; SOLFA, 2012; OLIVEIRA, 2014). Apesar da oficina ter enfoque maior ao público infantil, os adultos também participaram de forma indireta, ajudando cada criança a responder perguntas durante a oficina e realizando perguntas no término da atividade.

Para a rondonista, a experiência foi excepcional. A Operação Rondon UEPG, e em especial esta oficina, lhe proporcionaram conhecimento e lhe permitiram adquirir autoconfiança. Visto que a sua área de atuação pela Pós-Graduação é o idoso, o trabalho com o público infantil lhe mostrou que novos caminhos podem ser seguidos, e que a ludicidade é uma boa forma de se construir conhecimento junto da comunidade, em qualquer faixa etária.

4. Considerações finais

De acordo com o relato desta oficina e, principalmente, pela experiência que a atividade proporcionou, pode-se perceber a importância da ludicidade em atividades teóricas práticas relacionadas à saúde bucal ao público em geral. A oficina motivou a Cirurgiã Dentista a acreditar na sua capacidade dentro da profissão, mesmo que o público infantil não fosse a sua área de atuação de maior domínio. Percebeu-se no olhar de cada criança a compreensão dos temas apresentados dentro da saúde bucal. Os adultos também tiveram interesse, ajudando as crianças em respostas durante a oficina e realizando perguntas após a mesma. Assim, a experiência desta oficina foi essencial visto que se pode compartilhar e construir conhecimento sobre a saúde bucal, junto da comunidade, de forma lúdica, favorecendo a prevenção na Odontologia desde a infância.

Referências

Almeida, R. F.; Pinho, M. M.; Lima, C.; Faria, I.; Santos, P. e Bordalo, C. (2006). Associação entre doença periodontal e patologias sistêmicas. Rev. Port. Clín. Geral, v.22, p.379-390.

Cavalcante, D. C. e Solfa, M. R. S. (2012) A utilização dos contos de fadas com crianças em processo de alfabetização. TCC Graduação CUCSA – São Paulo, p. 1-60, 2012.

Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon [COSPR]. (2005). Resolução COS nº 1 de 18 de maio de 2015. Boletim do Exército N 21/2005. Brasília - DF, 25 de maio de 2005. Ministério da Defesa Exército Brasileiro - Secretária-Geral do Exército. 25 de maio, p.9-13.

Conselho Regional de Odontologia [CRO]. (2012). Manual de Odontologia Hospitalar, 1ed., p. 1-58.

Da Silva, S. L. R.; Lopes, M. C.; Veber, A. P. e Oliveira, M. do R. (2016). Operação Rondon UEPG 2015. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Ouro Preto – Minas Gerais, 07 a 09 de setembro.

Glória, V. F. V. (2011). Relação entre condições bucais e a saúde geral. TCC Especialização – UFMG, p. 1-29, 2011.

Moreira, M. B. A. et al. (2011). Associação entre doença periodontal e infecção do trato respiratório nosocomial. UEFS, p. 1155-1158.

Oliveira, J. C. C. (2014). Atividades lúdicas na Odontopediatria: uma breve revisão de literatura. Revista Brasileira de Odontologia, v. 71, n.1, Rio de Janeiro, Jan./Jun, p.103-107.

PROJETO RONDON (julho de 2016). Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br

PROJETO RONDON (julho de 2016a). Disponível em: http://www.projetorondon.org.br/historia.html


1. Cirurgiã dentista, Especialista em Saúde do Idoso. Mestranda em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: camithomazs@hotmail.com
2.  Bacharel e Licenciada em Química, Mestre e Doutor em Química Orgânica. Professora do Departamento de Química. Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: lucianaboer@gmail.com
3. Licenciado em Ciências-Química, Mestre em Engenharia de Materiais, Doutor em Ciência dos Materiais. Professor do Departamento de Física. Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: slrutz@gmail.com


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 33) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]