ISSN 0798 1015

logo

Vol. 40 (Nº 29) Ano 2019. Pág. 21

Análise da transposição didática: um estudo sobre o programa de monitoria na disciplina de matemática dos discentes de administração

Didactic Transposition Analysis: A Study on the Monitoring Program in the Mathematics Discipline of Management Students

FERREIRA, Lenivaldo Da Silva 1; CHAMIE, Luiza Alves dos Santos 2; COUTINHO, Diogenes José Gusmão 3; MELO, Ana Paula Cabral De 4 e COSTA, Carlas Renata Prissila Costa 5

Recebido: 17/05/2019 • Aprovado: 04/08/2019 • Publicado 02/09/2019


Conteúdo

1. Introdução

2. Metodologia

3. Resultados e discussão

4. Conclusões

Referências bibliográficas


RESUMO:

O estudo apresenta algumas reflexões sobre ênfase na percepção da transposição didática em relação à prática de monitoria acadêmica na construção do processo de aprendizagem. O curso seleccionado foi um programa de Administração e Contabilidadede de um Centro Universitário, localizado na Região Metropolitana do Recife, através da Monitoria da disciplina de Matemática Aplicada. O objetivo foi discutir aspectos relacionados ao processo de transposição didática e seus impactos na transformação dos saberes escolares por meio da execução de atividades desenvolvidas pelo monitor.
Palavras chiave: Monitor; formação acadêmica; formação profissional, administração.

ABSTRACT:

The study presents some reflections on the emphasis on the perception of didactic transposition in relation to the practice of academic monitoring in the construction of the learning process. The selected course was Administration and Accounting program from a University Center, located in the Metropolitan Region of Recife, through the Applied Mathematics Monitoring program. The objective was to discuss aspects related to the didactic transposition process and its impacts on the transformation of school knowledge through the execution of activities developed by the monitor.
Keywords: academic training, vocational training, administration

PDF version

1. Introdução

O presente artigo teve como objetivo descrever a investigação realizada sobre o papel da monitoria como instrumento da transposição didática na formação dos estudantes do curso de Administração e contabilidade de um Centro universitário, localizado na Região Metropolitana do Recife. Por entender que o trabalho da monitoria é um instrumento para a melhoria do ensino do componente curricular da disciplina de Matemática Aplicada ao curso de Administração e contabilidade, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas; foi observado que a transposição didática proporciona possíveis alterações no ensino dos saberes inerentes a disciplina, uma vez que, para ser ensinado, adquirido e avaliado, o saber sofre transformaçõesque auxiliam no processo de ensino-aprendizagem intervindo no desenvolvimento acadêmico dos discentes.

As criações didáticas são conteúdos motivados pelas necessidades do ensino para atuarem como recursos para outras aprendizagens, esses conteúdos são úteis apenas no contexto escolar (PAIS, 2015, p.17). Esse processo fortalece as articulações entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. É uma prática necessária aos docentes para mediar conhecimentos científicos, uma vez que, os futuros profissionais (alunos) de Administração e Ciências Contábeis necessitam estar preparados tanto com conhecimentos teóricos como práticos para o exercício de sua profissão.

A monitoria enquanto ferramenta da transposição didática tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes, possibilitando aos alunos a prática na aprendizagem em sala de aula por intermedio da teoria, auxiliando a se formarem profissionais capacitados para desempenhar seu papel profissional. Como também, aprimorar a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas utilizadas na aplicação dos conteúdos pedagógicos promovendo a cooperação e articulação acadêmica entre docentes e discentes.

1.1. Justificativa

Justifica-se o estudo sobre o programa de monitoria para compreender como através dessa prática da transposição didática se pode proporcionar o desenvolvimento de habilidades para os discentes, principalmente os que almejam serem professor. Através do planejamento e execução dos conteúdos a serem abordados no programa, pode-se dizer que a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem a qual contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e aprofundamento dos cursos de graduação na universidade privada. Boa parte da expansão do ensino superior em Administração tem acontecido apartir de IES privadas, que demostram possuir uma orientação cada vez mais mercantilizada. (SENO; KAPEL; VALADÃO JÚNIOR, 2014).

Esta aproximação da docência efetuada pela monitoria é referida por outros autores, que apontam que o aluno que busca engajar-se no programa, a experiência enquanto monitor, aproxima-o do papel docente (CECHINEL et al., 2014). Entretanto, Segundo Santos; Batista, (2015), alguns estudos comprovam que o programa de monitoria na universidade contribui para que o discente se desenvolva pedagogicamente, superando atitudes e posturas mediantes diferentes situações vivenciadas durante a graduação, e nas experiências profissionais.

Há de modo geral, nos ambientes educativos espaço para que a transposição didática seja construída por meio da soma de fatores que proporcione condições mínimas para o docente fazer adaptação e a conversão do saber cientifico para o ambiente escolar. Isso, será possível acontecer com a aplicação das habilidades do docente para conduzir grupos de discentes nas etapas de vivencia com objeto de estudo.

2. Metodologia

Para a realização deste trabalho optou-se pela técnica da análise teórica das práticas didático-pedagógicas realizadas durante o período de seis meses da disciplina de Matemática financeira. De modo a se alcançar o objetivo dapesquisa, foi realizado uma pesquisa descritivapara proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudoanalisando. Do Ponto de Vista da Forma de Abordagem do Problema foi abordado PesquisaQuantitativa commedição numérica,estudo estatístico, mensuração, e busca de generalização dos resultados, por meio de 5 perguntas fechadas. E a pesquisa qualitativa com o intuito de observar, explorar, aprofundar eexplicar o fenômeno da monitoria por meio de entrevista com questionário contendo 5 perguntas abertas. De acordo com Cervo; Bervian (2007) a pesquisa descritiva busca descobrir, com precisão possível, a frequência com que umfenômeno ocorre, e também sua relação e conexão com outros elementos, sua naturezaecaracterísticas foi explorado a pesquisa quantitativa

Apresente investigação, define-se como população o universo de estudantesdos cursos de Administraçãoe Ciências Contábeis mais especificamente de um Centro Universitário privado, localizadona Região Metropolitana do Recife, credenciada em 27 de abril de 2007, através Ato do Ministro da Educação consubstanciado na Portaria MEC nº. 388, do programa de monitoria acadêmica na disciplina de Matemática.

A escolha desta faculdadedeu-secom a facilidade de acesso do autor aos estudantes dos cursos citados e pela disponibilidade da coordenação do mesmo, no sentido de facultar toda a logística necessária à recolha de dados e das informações de localização das turmas. No presente trabalho, recorreu-se a estudantes do 7º e 8º períodos para serem monitores e alunos dos 1º períodos para serem objetos de estudos. A escolha dos alunos do 7º e 8º períodos específicos foi motivada por serem alunos do último ano dos cursos e já possuírem uma bagagem de conteúdo podendo assim desenvolver mecanismos da transposição didática.

A caracterização pedagógica da instituição está baseada em uma estrutura curricular da que incluir o ensino presencial e à distância, estimula o aluno a realizar estágio supervisionado, prática profissional, elaboração de trabalho de conclusão de curso, atividades complementares, extensão, práticas investigativas e iniciação científica. A mesma possui diretrizes pedagógicas direcionadas para a responsabilidade social, a promoção da cultura, os programas institucionais de financiamento de estudos para alunos de baixa renda, as relações e parcerias com a comunidade e as instituições, a inclusão social e a educação inclusiva, bem como, as práticas esportivas. Possui cursos superior nas áreas Exatas, Humanas, Saúde.

Constituíram critérios de inclusão dos estudantes de ciências contábeis e Administração. O programa de monitoria analisado foi facultativa ao corpo discente, optando por ela aqueles estudantes que manifestaram interesse em aprimorar seu nível de aprendizagem em relação aos conteúdos matemáticos e dispunham de tempo, uma vez que, foi realizada em turno contrário ao frequentado pelos alunos no ensino regula e efetivado após a aprovação do processo de seleção via edital.

(1) Ser estudante do curso superior de fisioterapia do ciências contábeis e Administração; (2) Ter se inscrito devidamente no edital de participação, e estar ciente dos objetivos dainvestigação; (3) estar disponível nos dias e horários solicitados pelo edital para cumprir a carga horária.

Foram ainda definidos os seguintes critérios de exclusão, para os estudantes e monitores: (1) investigar discentes que não estão devidamente matriculados no curso de Administração e/ou ciências (turmas geminadas) contábeis; (1) candidato a monitoria que não tenham sido aprovado na disciplina o qual estar se candidatando como no mínimo média 7,0; (3) candidato a monitoria não estar matriculado no 7º ou 8º do curso de Administração e/ou ciências contábeis da instituição que oferta o edital.

A amostra total do grupo experimental é constituída por 2 monitores que realizaram os encontros acadêmicos e 456 estudantes, entre 18 e 50 anos, do sexo masculino e feminino, a frequentar o 1º semestre do 1º ano do curso superior de administração e contabilidade. Para os estudanteseste número correspondeu ao número de estudantes das turmas 1ªMA, 1ºMB, 1ºNA E 2ºNB querespondendo aos critérios de inclusão da pesquisa. No caso dos monitores, 1 estava cursando o 7º período de Administração, e o outro(a) cursando 8º período de Administração ambos do turno matutino

Para realização deste trabalho (a monitoria), os estudantes, chamados de monitores, realizaram junto a orientadora e ao orientador, o planejamento das atividades de monitoria através de reuniões presenciais nas quais foram discutidos os conteúdos, acerto dos horários; as datas e as ações a serem realizadas (acompanhamento da turma na resolução de exercícios com a turma, esclarecimento de dúvidas); o incentivo a pesquisa acadêmica, a interdisciplinaridade, melhoria na estética de apresentação e no discurso, valorizando o desenvolvimento pessoal e interpessoal durante a execução de suas atividades entre o monitor-aluno-orientador.

Quanto ao instrumento e procedimento de coleta de dados foram estruturadas 5 questões de formas objetivas abertas e 5 fechadasinerentes ao problema de pesquisa e aosobjetivos propostos no início desse trabalho.Oquestionário foi aplicado na a presença do pesquisador e recolhido pelo mesmo para compilação dos dados.

Para o Processamento e análise dos dados utilizou-se da análise dos questionários e da formulação dos gráficos que permitiram comparar os resultados quanto aos rendimentos dos estudantes em um semestre letivo 2017.1 (com monitoria) e 2017.2 (sem monitoria), através da comparação de frequências, percentual das médias de notas dos discentes. Bem como classificação percentual de grupos (níveis: A, B, C, D e E) para 456 discentes distribuídos por intervalo de notas na disciplina de matemática aplicada do Centro Universitário XY,  nocurso Administração e Ciências Contábeis (por se tratarem de turmas geminadas), para fundamentar um olhar de formação de administradores  e contadores associada ao PCN nº3.

O Referencial Teórico-Metodológico desse estudo está organizado em duas partes: os eixos teóricos com foco na discussão sobre didática no ensino superior e a perspectiva metodológica sobre as práticas da transposição didática.O embasamento teórico desse trabalho tem o propósito de pesquisar sobre como ocorre as práticas pedagógicas realizadas pelos professores que devem ser cuidadosamente elaboradas, no intuito proporcionar aos discentes a absorverem o conteúdo da melhor forma possível.A sua proposta consiste em transcorrer as discussões sobre as práticas pedagógicas que vão além dos conceitos científicos por meio de ferramentas didáticas que proporcione identificar como o aluno do curso de Administração está absorvendo o conteúdo abordado e pensar em ações educativas de sucessos para transpor esse conhecimento.

3. Resultados e discussão

Foi acrescentado a prática pedagógica da monitoria a utilização de e-mail, contatos via WhatsApp, mídias sociais, entre a turma e o monitor, para auxiliar no desenvolvimento e construção do processo de aprendizagem dos alunos, de forma que as informações eram repassadas de maneira eficiente e eficaz proporcionando o crescimento intelectual dos envolvidos no processo.

Segundo Ferreira et al. (2008)As organizações nacionais se viram frágeis diante de tantas inovações tecnológicas e mercadológicas. Dada tamanha complexidade do ambiente e o alto nível dos concorrentes, aumentando bastante à competitividade, e a multifuncionalidade das profissões.

Na tentativa de promover o aprimoramento dos modelos de gestão, surgiram várias práticas que tiveram bastante influência no comportamento e cultura empresarial e na gestão de pessoas, dentre as quais se destaca a gestão por competências, objeto de atenção do presente trabalho, que vem ampliando a visão do mercado para diferentes profissionais atuarem como administradores (MAXIMIANO, 2000; ROBBINS, 2000). O diferencial de uma empresa passa a ser o seu capital intelectual, a qualidade e variedade das informações, principalmente quando diferentes profissionais atuam na função de gestor. Pequenas mudanças no modo de gerenciar as pessoas têm trazido benefícios incalculáveis aos negócios (VALE, 2004; WAGNER & HOLLENBECK, 1999), tais como:

Segundo Vale, (2004) a implementação da Gestão por Competências traz resultados para a empresa e seus colaboradores:

- Alinhamento das estratégias organizacionais e desenvolvimento das pessoas. As competências corporativas pelas quais a empresa deseja ser reconhecida pela sociedade, serão efetivas quando este alinhamento acontecer.

- Ganho nos resultados financeiros e institucionais da empresa através de práticas de manutenção ou alcance de competências corporativas. É papel do gestor reconhecer e aplicar estas práticas – uma nova maneira de executar o trabalho, lidar com o cliente, no negócio –tornando-a uma prática organizacional.

- Maior valorização do colaborador, mediante o reconhecimento e aperfeiçoamento de suas competências e desenvolvimento de novas, identificando ações que facilitem seu aprendizado, espertando o sentimento de satisfação pessoal por pertencer e fazer parte de um grupo em busca de objetivos coletivos.

- Transparência na gestão de pessoas, privilegiando o feedback, a orientação profissional, a distribuição de recursos para o desenvolvimento pessoal, a captação, retenção e seleção por competências.

- A busca dos gestores em viabilizar soluções para alcançarem os objetivos da empresa, através de ações e reflexões sobre a realidade, análise dos problemas e oportunidades, identificadas a partir da comunicação com todos os níveis da organização.

- Através da fundamentação teórica de gestão de competências analisou-se o desempenho da monitoria e a importância do projeto para formação do profissional que irá atuar como administrador. As médias dos alunos do semestre 2018.1 (com monitoria) foram comparados às médias do semestre do 2018.2 (sem monitoria), turmas de 1º período.

Identificadas as dificuldades é possível evidenciar a importância do trabalho do aluno-monitor nas salas de aula, pois o processo de monitoramento dos grupos de alunos, durante as atividades propostas no projeto, gerou um aprendizado que dificilmente seria alcançado na sala de aula com a atuação isolada do professor, uma vez que nesse processo estavam envolvidos a professora orientadora e os alunos monitores. (FERRAZ et al., 2009; SCHNEIDER, 2006).

A figura 1 apresenta o perfil de notas dos alunos sem e com monitoria.

Figura 1
Perfil de notas dos alunos sem e com monitoria (%)

Após identificar a importância do trabalho do monitor conforme apresentado na citação a cima,através da análise realizada pela figura1 foi possível constatar que os alunos que obtiveram maior aproveitamento, com o trabalho da monitoria, são os dos níveis B, D e E como mostra na tabela 1. Por sua vez, os alunos dos níveis A e C mesmo apresentando redução em ~3% mostraram-se resistente ao trabalho de monitoria ou mesmo baixo rendimento, especula-se a relação por algumas razões: por serem alunos de classe trabalhadora, deficiência do ensino básico; por estarem a muito tempo sem estudar; e poucos por falta de interesse; problemáticas observadas também por Carvalho e Fabro (2011), no estudo sobre a monitoria no monitor porém em turmas do curso de matemática. Como pode-se observar na tabela de Classificação percentual de um grupo de estudantes os quais foram distribuídos por intervalo de notas e da disciplina de matemática aplicada à administração.

Quanto ao objetivo de avaliar quantitativamente o desenvolvimento do projeto e os índices de aproveitamento obtidos pelo período 2018(1) (com monitoria) e 2018(2) (sem monitoria). Foi detectado que houve uma melhoria nas notas em ~15% e o rendimento médio dos alunos (número de aluno com média superior a 7,0). Segundo CFA (Conselho Federal de Administração) (2013) revela o perfil atual do Administrador no Brasil, como um profissional que atua com a visão sistêmica das organizações, tendo com isso condições de articular as suas diversas áreas internas, ou seja, o Administrador é um profissional que deve possuir o perfil articularpara executar as atividades inerentes aos diversos segmentos de organizações.

Em 2018(1), com o programa de monitoria os alunos de uma determinada turma obtiveram as seguintes notas, 7,50 % dos alunos possuiram notas de 0 – 2, 15,10% notas de ,0 – 40,0 ; 25,70 % notas 4,0 – 6,0; 42,70% notas de 6 – 8; e 9% obtiveram notas de 8,10. Cujo nota-se o bom desempenho dos discentes monitores que participaram do programa.

Já em 2018(2), sem o programa de monitoria aumentou-se o número de alunos que tiveram 10,50 % das notas dentre em 0 – 2,0 ; 25% tiveram de 2,0 – 4; 28,10% obtiveram notas entre 4,0 – 6,0; 42,70% notas em 6 e 8; e 3% notas entre 8- 10.Sendo assim,

Conforme os estudos realizados identificou-se que o perfil do Administrador no contexto atual, deve ser  formado por uma qualificação mais sólida, dominio de várias idiomas estrangeiro e estar por dentro das normas e exigências desses acordos de livre comércio, pelo menos para garantir uma boa posição no mercado de trabalho e se safar do desemprego.

Segundo Sokolova e Mohelska (2014), a educação e o desenvolvimento de competências é uma das condições chave para odesenvolvimento da sociedade em geral e proporcionam as melhores condições de trabalho e oportunidades no mercado.

As empresas não mais precisam de profissionais eminentemente técnicos, e sim, de pessoas com habilidades para execução de processos, interpretação, elaboração e transformação. O profissional de sucesso na carreira profissional não é mais aquele especializado em determinado assunto. Hoje, é preciso ter uma visão globalizada para atender a um consumidor exigente. ((MOREIRA et al., 2014).). Como demonstra no quadro 1 (abaixo), diferenciando os administradores do terceiro milênio com os administradores do passado.

Tabela 1
Classificação percentual de um grupo de 456 estudantes distribuídos por
intervalo de notas e da disciplina de matemática aplicada a administração.

Nível

Notas

2018(1)

2018(2)

A

0.0-2.0

7.50 %

10.5 %

B

2.0-4.0

15.1 %

25.0 %

C

4.0-6.0

25.7 %

28.1 %

D

6.0-8.0

42.7 %

33.4 %

E

8.0-10.0

9.00 %

3.00 %

Total geral 100%

 

 

 

Fonte: próprio autor (2018)

-----

Quadro 1
Análise comparativa entre os administradores do passado e
os administradores do terceiro milênio. (WICK e LEÓN, 1997)

Fonte: próprio autor, 2018

A importância da monitoria na disciplina do ensino superior, como se pode percebe, vai além da obtenção de um título. Sua importância está ligada a contribuição oferecida aos alunos monitorados, na relação de troca de conhecimento, durante o programa, entre o professor-orientador e o estudante-monitor, principalmente no aspecto pessoal de ganho intelectual para o próprio monitor. O privilégio oferecido aos aprovados nos programas de monitoria torna-se de fundamental importância para a descoberta da vocação podendo se identificar até como um docente, evitando, assim evitando, que no futuro, possa tornar-se um profissional descontente com a carreira escolhida.

Ao comparar os dados e analisar os resultados obtidos pelos alunos, através do projeto de monitoria, observou-se que os objetivos foram alcançados. Pois os índices de aprovação após esse projeto aumentaram consideravelmente, superando as expectativas da coordenadora do curso de Administração. Sendo assim o aluno-monitor se tornou um facilitador do processo ensino-aprendizagem e reaprenderam os conteúdos da matemática aplicada para poder ensinar.

Apesar das dificuldades citadas, acredita-se que este trabalho pode ser de grande proveito, não apenas para os alunos que foram atendidos pela monitoria, mas também para os alunos monitores que melhoraram seu desempenho escolar e ampliaram sua visão crítica do processo ensino-aprendizagem. Destacando-se que a figura do monitor exerceu um papel mediador entre a linguagem, muitas vezes técnica do professor, e a realidade mais próxima do aluno. Mostrando a importância desta atividade, que é inerente a responsabilidade das Faculdades ou Universidades valer-se de soluções, práticas e úteis, que permitam a implementação de projetos similares a este que venham auxiliares a evolução do processo ensino-aprendizagem dos seus estudantes.

4. Conclusões

Pode-se afirmar que houve uma expressiva melhora no aprendizado dos alunos da disciplina de Matemática Aplicada no curso de Administração na Faculdade Joaquim Nabuco- Recife, pois atividades como organização de tempo-conteúdo, dinamismo, atitude estratégica, tomada de decisão, articulação e postura, liderança, foram melhorados e até mesmo desenvolvidos. Tal reflexo foi direcionado e avaliado pela orientadora; e também observados através da comparação resultados das notas estudantes de primeiro período sob monitoria na disciplina de matemática aplicada e os do semestre de 2017.2

Ao termino de toda a monitoria, ficou salientado que em toda ela dá ao aluno monitor oportunidades não só de desenvolver conhecimentos específicos para com a disciplina trabalhada, mas também de lhe oferecer uma nova oportunidade de experimentar por um breve momento a sensação de   como se portar como  docente diante de um aluno, assim tendo a vivencia de  como o mesmo lida com seus alunos, pois o monitor se coloca ao menos por pouco tempo na interação de Professor-aluno, e encontra partida ele está na relação de aluno-professor, assim estando dos dois lados pode compreender um pouco mais de cada um.

Sem mencionar o lado do conhecimento adquirido, pois isso é explicito desde o momento em que se está disposto a ajudar os colegas, até o momento em que se está participando com uma equipe para a formação de um projeto científico. Por fim, o monitor não poderia estar iniciando uma carreira acadêmica de melhor forma possível.

Referências bibliográficas

BRASIL. Decreto n° 64.086, de 11 de fevereiro de 1969. Dispões sobre o regime de trabalho e retribuição do magistério superior federal, aprova programa de incentivo à implantação do regime de tempo integral e dedicação exclusiva e outras providências. 03 de novembro de 208, http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=194894&tipoDocumento=D EC&tipoTexto=PUB.

CARVALHO, D. G.; FABRO, P. N. A importância das monitorias para a formação do acadêmico do curso de matemática – licenciatura. In: XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.Janeiro 2019

http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/1665/supp/1665- 4291-2-SP.pdf.

CECHINEL, M. P.; et al. (20104). As relações sociais entre os diferentes sujeitos da monitoria acadêmica em um centro biomédico. Rio de Janeiro: Revista de Enfermagem da UERJ.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. (2007). Metodologia científica.São Paulo :6. ed.: Pearson Prentice Hall.

Conselho Federal de Administração (CFA). Perfil do Administrador. Brasília, DF, 2013. Novembro de 2018.http://www.cfa.org.br.

CUNHA JR., Fernando Rezende da. (2016). Student training for promoting collaborative agency: the monitoring activities.

FERRAZ, L. V.; FERREIRA, L. M. C.; CARVALHO, S. S. G.; LINS, L. F.; PIRES, D. A. F. In: JEPEX 2009 – IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife. Fevereiro de 2019

http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0334-2.pdf.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. (2014). Rio de Janeiro: Paz & Terra.

GALLIANO, Alfredo Guilherme. (1986). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra.

JACOBSEN, Alessandra Linhares, (2006). Administração (Introdução e teorias) / Alessandra Linhares. JACOBSEN, João Benjamim da Cruz Junior, Luis Moretto Neto- Florianópolis: SEaD/UFSC.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V.; CARVALHO, S. S. G. A (2009). importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 –IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife. Fevereiro 2019.

http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0147-1.pdf.

MOREIRA, F. M.; Queiroz, T. R.; MACINI, N.; CAMPEÃO, G. H. (2014). Os alunos de administração estão em sintonia com o mercado de trabalho? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior.

NASCIMENTO, C. R.; SILVA, M. L. P; SOUZA, P. X. Possíveis contribuições da atividade de monitoria na formação de estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Recife, 2010.     02 março de 2019 http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2010.1/possveis%20contribuies%20das% 20atividades%20de%20monitoria%20na%20forma.pdf. 

Oliveira, A. C. (2005). O curso de administração à luz das diretrizes curriculares nacionais.Sitientibus. Universidade Estadual de Feira de Santana – Dep. de CIS. Feira de Santana, 32, 29-42     .

PAIS, Luiz Carlos. Transposição Didática. MACHADO, S. D. A. (Org.) 2015.Educação Matemática Uma (nova) introdução.3 ed. revisada, 3 reimp. – São Paulo: EDUC.

PEREIRA, J. D. (2007). Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e iniciação à docência. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias.Natal: Edufrn.

PELLICER, A. M.; BOTÍA, A. L; PALMA, M. B. G. (2014) Career Guidance in Universities as a Tool for the Improvement of Employability. The Case of the University of Murcia. Procedia-Social and Behavioral Sciences.

SANTOSI, S. M.; SANTOS, V. N. Monitoria em serviço social: importância para a formação profissional e para o exercício da docência. VI Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristovão - Sergipe.

Março de 2019.  http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_02/PDF/52.pdf

SENO, J. P.; KAPPEL, L. B.; VALADÃO JÚNIOR, V. M. (2014). As percepções do professor universitárioda área de gestão acerca das mudanças na educação superior: uma pesquisa com profissionais de instituições de ensino privadas do Triângulo Mineiro. Gestão & Regionalidade.

SANTOS, G. M.; BATISTA, S. H. S. S. (2015). Monitoria acadêmica em formação em/para saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences. São Paulo.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p. 65. 2006. Outubro de 2018. http://www.espacoacademico.com.br/065/65schneider.htm

SOKOLOVA, M.; MOHELSKA, H. Why adults return to school? Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 171, p. 1060-1064, 2014. Outubro de 2018. http://www.espacoacademico.com.br/065/65schneider.htm


1. Administrador. E email: lenivaldoadm@hotmail.com

2. Pedagoga.E email de contato: luizazafira@hotmail.com

3. Doutor em Biologia pela UFRPE. E email de contato: gusmao.diogenes@gmail.com

4. Administradora. E-mail: anapscabral@hotmail.com

5. Doutora em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFRPE. E email de contato: carlasrenata@gmail.com


Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015
Vol. 40 (Nº 29) Ano 2019

[Índice]

[Se você encontrar algum erro neste site, por favor envie um e-mail para webmaster]

revistaESPACIOS.com