Espacios. Vol.29 (2) 2008. Pág. 27
A gestão pública por resultados aplicada no Brasil
The public administration for results applied in Brazil
Gestión pública por resultados aplicada en Brasil
Cézar Volnei Mauss, Marcos Antônio de Souza y Carlos Alberto Diehl
Um dos aspectos que mais marcou esta pesquisa é o fato de que na administração pública a contabilidade gerencial e de custos não são consideradas com a importância que deveriam ter. Na iniciativa privada a contabilidade de custos têm uma importância estratégica e já é utilizada para apurar e analisar o custo do concorrente, o custo total de propriedade, da cadeia de valores da empresa, etc., enquanto que na área pública sequer foram encontrados estudos técnicos e científicos para viabilizar a sua aplicação na prática.
Por esse motivo, o objetivo principal fixado no início desta pesquisa foi delinear um sistema de apuração dos custos dos serviços prestados por unidades de saúde pública para mensurar e demonstrar o seu resultado econômico para a sociedade. Ao fim da mesma, apresenta-se um modelo com características gerenciais voltado para o planejamento, avaliação, controle e tomada de decisão do gestor.
Porém, mesmo sendo voltado a aspectos gerenciais, tem sua essência e premissas direcionadas a também atender dispositivos legais que exigem que o serviço público institua e utilize sistema de custos, demonstre o seu resultado econômico e comprove que está sendo eficiente e econômico.
Este estudo sugere que a estrutura operacional de um sistema de custos que possibilita o custeio dos serviços prestados pelas unidades de saúde deve utilizar-se do método de custeio direto integrado ao ABC. Esta integração deve ocorrer porque a composição dos custos dos serviços públicos dispõe de uma grande representatividade de custos indiretos que, se não forem direcionados aos serviços, trarão distorções relevantes nos resultados e, conseqüentemente, nas decisões gerenciais.
Outra constatação que se obteve, é que o impacto da ociosidade dos recursos na composição do custo total dos serviços prestados é relevante e deve ser constantemente monitorada pelos gestores para que possam ser criadas formas de reduzi-la e evitar esse desperdício de recursos públicos.
Por fim, o modelo de custeamento proposto neste estudo possibilita uma apuração acurada do resultado econômico do Município de Coqueiros do Sul, tanto a nível corporativo como por serviço, divisão ou órgão. Oferece fundamentos para o gestor tomar decisões operacionais e estratégicas que tornem o serviço público eficaz, através de uma maior eficiência e economicidade em suas atividades como determina a legislação pública.
Com as informações extraídas deste modelo o gestor sabe quais serviços são deficitários e, desta forma, tem melhores condições de decidir se irá descontinuá-los ou mantê-los com ou sem expansão dos atendimentos, pois dispõe da informação de qual será a perda econômica da entidade no longo prazo.
Por fim, é preciso pesquisar mais a fundo os aspectos atinentes à eficiência econômica operacional dos serviços públicos e os aspectos não econômicos da eficiência e eficácia criando parâmetros que também possibilitem medir a qualidade dos serviços e direcionar de forma mais efetiva ações de melhoria.
A principal sugestão de pesquisa para a continuação desta, é a formulação de um modelo para a aplicação do ABM no serviço público e propor um novo modelo de gestão das atividades públicas para a busca da eficiência operacional no âmbito técnico, político, de oportunidade e qualitativo (mérito e importância).
Referências bibliográficas
- ANTHONY, R.N.; HERZLINGER, R.E. (1980). Management Control in Nonprofit Organizations. Irwin: Illinois.
- BECKETT, Julia. (2002) Toward a better understanding of politics: Linking costs, cultures, and institutional rules to budgets. Public Administration Review. v. 62. n. 1. p. 112-115. Washington: jan./feb, 2002.
- BNDES- BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (2005). Uma Introdução à Contabilidade Pública de Custos. Informe-SF, n. 18, ago/2000. Disponível em: http://federativo.bndes.gov.br Acesso em: 10 de mai.
- BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
- BRASIL, Decreto-Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967.
- BRASIL. Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.
- BRASIL. Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964.
- CATELLI, A.; GUERREIRO, R. (1995). Uma análise crítica do sistema “ABC Activity Based Costing”. Revista Brasileira de Contabilidade. São Paulo, n. 91, p. 18-23, jan./fev.
- CATELLI, Armando; SANTOS, Edilene Santana. (2001). Mensurando a Criação de Valor na Gestão Pública. In: ASIAN PACIFIC CONFERENCE ON INTERNATIONAL ACCOUNTING ISSUES. 13., 2001, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: FEA-USP.
- CHRISTIANSEN, Jeffrey C; MELLICK, Michael S. (1993). A 'new' program management information system. Transactions of AACE International. 1993.
- CRUZ, F. (1997) O Método de Custeamento ABC Adaptado ao Controle Substantivo da Despesa Orçamentária ao Setor Público. Contabilidade Vista & Revista. v. 8, n. 1, p. 33-42.
- DUARTE, Reinaldo Boeira. (2002). Procedimento Para Implantação Da Gestão Baseada Em Atividades Como Instrumento De Apoio À Gestão Pública Municipal (2002). Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.
- FARIAS, Helder Alexandre de Ávila; MADRUGA, Sérgio Rossi (2005). Gestão Estratégica de Custos: Análise da metodologia da Aeronáutica. Revista Eletrônica de Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis UFSM. v. 1, n. 2. p. 72-90, dez/2004-fev.
- HANSEN, D.R.; MOWEN, M.M. (2001). Gestão de Custos. São Paulo: Thomson Learning.
- NUNES, Marcos Alonso (1995). Custos no Serviço Público. São Paulo: MARE.
- OSTRENGA, Michael R. (1990) Activities: The Focal Point of Total Cost Management. Management Accounting. p. 42-48, feb. 1990.
- PADOVEZE, Clóvis Luís (2003). Contabilidade Divisional: Centros de lucros e unidades de negócios. RA UNIMEP Revista Eletrônica do Mestrado de Administração da UNIMEP. v. 1, n. 1, set./dez. 2003.
- REITELL, Charles (1958). Direct Costing Opens the Door to Profit Planning. National Association of Accountants. NAA Bulletin. v. 39, n. 8, p. 5-15, apr. 1958.
- RIBEIRO FILHO, José Francisco (2002). Modelo Gerencial para a Eficácia de Hospitais Públicos: Análise do âmbito de uma Entidade de Ensino e Assistência. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.
- SILVA, Lino Martins (1997). Contribuição ao Estudo para Implantação de Sistema de Custos na Administração Pública. In. PRÊMIO STN DE MONOGRAFIAS. 2., 1997, Brasília. Anais... Brasília: ESAF, 1997.
- SLOMSKI, V. (1996) Mensuração do Resultado Econômico em Entidades Públicas Uma Proposta. 1996. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.
- SLOMSKI, V. (2003). Manual de Contabilidade Pública. 2. ed. São Paulo: Atlas.
- SOLOMONS, David. (1970). Divisional Performance: Measurement and control.
- TREASURY of New Zeland (2005). Improving Output Costing: Guidelines and examples. Nova Zelândia, 1994. Disponível em: www.treasury.govt.nz/aboutsite. Acesso em: 15 de jun. 2005.
- TROSA, S. (2001). Gestão Pública por Resultados. Rio de Janeiro: Revan. Brasília: ENAP.
[anterior] [inicio]