Espacios. Vol. 29 (1) 2008. Pág. 11

A diversidade biológica – uma potencial fonte de vantagem competitiva para a indústria farmacêutica brasileira

The biological diversity – a potential source of competitive advantage for brazilian pharmaceutical industry

La diversidad biológica - una posible fuente de ventaja competitiva para la industria farmacéutica brasileña

Vera Maria Costa Marinho, Peter Rudolf Seidl y Waldimir Pirró e Longo


CONCLUSÕES

A indústria farmacêutica mundial, mesmo com todos os avanços tecnológicos das últimas décadas em técnicas associadas a processos de síntese química para obtenção de novos medicamentos, continua bastante dependente dos insumos naturais – moléculas encontradas em organismos vivos. No caso do Brasil, existe uma enorme lacuna no volume de produção interna tanto de fármacos quanto de medicamentos prontos apesar da existência de fatores favoráveis ao desenvolvimento da indústria nacional, tais como, o tamanho do mercado, a capacidade potencial da infra-estrutura científico-tecnológica instalada, o parque industrial já existente e sua megadiversidade biológica.

A existência de tais fatores favoráveis, entretanto, não foi suficiente para impedir que a indústria farmacêutica brasileira, principalmente nas últimas décadas do século XX, passasse – como várias outras indústrias nacionais - por um avassalador processo de desmantelamento, justificado à época pela necessidade do país se adequar aos processos de globalização e de auto-regulação econômica. Atualmente, a correta e oportuna inserção do setor como uma das prioridades da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior tem gerado uma série de medidas governamentais no sentido de estimulá-lo. Realmente, os fármacos constituem-se numa das mais graves vulnerabilidades estratégicas do Brasil., quando as conseqüências da debilidade da produção nacional são observadas pelos ângulos social, econômico ou mesmo militar.

Finalmente, salienta-se que, no momento, a questão da proteção e do uso adequado da biodiversidade nacional é extremamente importante. A regulamentação de sua proteção e utilização, associada ao estímulo governamental à P&D em produtos naturais, pode ser um dos mais importantes fatores para geração de inovações tecnológicas e de aumento da competitividade das empresas nacionais.

REFERENCIAS

[anterior] [inicio]


Vol. 29 (1) 2008
[Editorial] [Índice]