Espacios. Espacios. Vol. 30 (3) 2009. Pág. 9

Adoção de Novas Tecnologias e os Determinantes do Processo Inovativo: o caso da Indústria Alimentícia no Estado do Paraná

Sustenability and accountability: proposal of social and environmental diagnostic model based in empirical survey

Sustentabilidad y responsabilidad social: propuesta de un modelo de diagnóstico socio-ambiental basada en investigación empírica

Marlete Beatriz Maçaneiro, Christiane Hiromi Tanabe Ogassawara y Débora Andrea Liessem Vigorena

Recibido: 16-04-09 - Aprobado: 13-07-09


6. Considerações Finais

Albuquerque (2006) salienta que na teoria schumpeteriana, a busca de lucros pelas empresas é a motivação essencial para a introdução permanente de inovações, constituindo-se em uma característica da dinâmica dos países capitalistas. Dessa forma, a inovação, incremental ou radical, em mercados onde a competição configura-se fortemente, a inovação surge como sinônimo de lucro, bem como uma forma de diferenciação e manutenção da empresa nesse mercado.

Conforme visto anteriormente, a inovação pode ser caracterizada pela introdução de um novo produto, a abertura de um novo mercado, a conquista de uma nova fonte de oferta de matéria-prima e a novidade na organização industrial. Assim, a inovação pode surgir de diversas formas, não apenas no produto e/ou processo. Neste estudo, o foco foi direcionado apenas à inovação no produto e/ou no processo, como forma de estudar os fatores determinantes e relacionados a essa adoção, sob a luz dos modelos do processo inovativo.

A inovação no produto e/ou no processo, quando visto sob a perspectiva dos modelos technology-push e demand-pull, revela pontos sobre a posição do setor alimentício no mercado quanto à inovação e também sobre sua forma de inovar. O setor alimentício foi propositalmente selecionado já que é um dos setores tradicionais que mais inovam no país, e possui posição estratégica no mercado brasileiro. Na análise dos dados, verificou-se que a indústria alimentícia realiza inovações voltadas mais para o mercado, tendo como base as necessidades dos clientes em detrimento às inovações desenvolvidas através de pesquisa interna ou externa. Pode-se, então, caracterizar as inovações de cunho mais incremental do que radical e hipoteticamente considerar o fator imitação presente no setor.

Dessa forma, de acordo com a proposta inicial de analisar como as empresas de alimentos do estado do Paraná realizam suas inovações, segundo o modelo demand-pull e technology-push, e respondendo à questão de pesquisa, pôde-se inferir que grande parte das empresas realiza inovações baseadas em informações de demanda de mercado, tendo como norteador as necessidades dos clientes. Conforme discutido na revisão da literatura, não se deve focar em excesso em apenas um desses modelos, pois é prejudicial, conduzindo a inutilidade do setor de P&D e a ameaças de competidores baseados em novas tecnologias (BREM e VOICHT, 2007). Um foco único no modelo technology-push não explica o processo de inovação em indústrias maduras, ignorando fatores econômicos que são importantes na definição da direção e da taxa do progresso técnico. (GUIMARÃES; VIANA, 2001). Por outro lado, uma forte concentração no modelo demand-pull tende a descaracterizar a importância e a influência das melhorias cumulativas em tecnologia que tem um papel crítico e negligenciado em responder pela atividade inovadora (MOWERY; ROSENBERG, 1979). Assim, salienta-se que mesmo com maior tendência a demanda de mercado nas indústrias de alimentos do Paraná, os dados indicam que não se pode ignorar totalmente a influência de fatores de base científica no processo inovativo dessas empresas, e até mesmo considerar certa interação entre oportunidade de mercado e conhecimentos e capacidade da empresa.

Para o presente estudo, pode-se levantar a hipótese de que as empresas do setor alimentício, sendo considerado um setor tradicional, tenham esse comportamento devido aos altos custos e incertezas do modelo technology-push, bem como a necessidade de resultados com certo grau de certeza e a curto prazo. Pois, este modelo enfatiza a oferta do processo de desenvolvimento técnico-científico como produto de programas de investimento relacionados à P&D, além do fator custos elevados, o retorno a curto prazo não é totalmente garantido.

Portanto, para o desenvolvimento de pesquisa futura, sugere-se um estudo de métodos mistos (quantitativo/qualitativo) que tenha foco na hipótese acima levantada, com um aprofundamento maior nas especificidades do setor em estudo. Especificamente analisar as causas/conseqüências do baixo interesse dessas indústrias pela P&D, seja por meio de realização interna ou aquisição externa, em parceria com universidades e institutos de pesquisa.

Referências bibliográficas

Albuquerque, E. da M. e. (2006); A apropriabilidade dos frutos do progresso técnico. In: Pelaez, V.; Szmrecsányi, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec- Ordem dos Economistas do Brasil. Cap. 10, p. 232-259.

Abia – Associação Brasileira das indústrias da alimentação (2008); Economia e comércio exterior. Disponível em: <http://www.abia.org.br/visit/ecopubl.asp> Acesso em: 14 abr.

Brem, A.; Voight, Kai-I. (2007); Pull vs. Push – strategic technology and innovation management for a sucessful integration of market-pull and technology push activities. In: INTERNACIONAL ASSOCIATION FOR MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, Califórnia, Relação de trabalhos. California: Elsevier. 1 CD-ROM.

Campos, A. L. S. de. (2006); Ciência, tecnologia e economia. In: Pelaez, V.; Szmrecsányi, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec- Ordem dos Economistas do Brasil. Cap. 6, p. 137-167.

Carvalho, C. R. F. de (2005); Gás natural como fator de competitividade na indústria química: estudo de caso: Millennium Chemicals – Bahia. Salvador. 124 f. Dissertação (mestrado Profissional em Administração) – Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia.

Dosi, G.; Orsenigo, L.; Labini, M. S. (2002); Technology and Economy. LEM Working Paper Series. Pisa: Sta. Anna School of Advanced Studies.

Freeman, C. (1995); The “National System of Innovation” in historical perspective. Cambridge Journal of Economics, v.19, p.5-24.

Guimarães; R. F. N.; Vianna, C. M. de (2007); Tendências Mundiais. Diagnóstico Global e Estado da Arte no Brasil. Disponível em: http://<dtr2001.saude.gov.br/sctie/decit/ 2confereceia_ct/anais_conferencia_nacional%20-%202parte.pdf> Acesso em: 19 ago.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2008); PINTEC – Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica. Disponível em: <http://www.pintec.ibge.gov.br> Acesso em: 14 abr.

Mendez, S. I. (2004); Um método para o desenvolvimento de produtos alimentícios aplicado em uma indústria avícola. Florianópolis. 95f. Dissertação (mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

Mowery, D; Rosenberg, N. (1979); The influence of market demand upon innovation: a critical review of some recent empirical studies. Research Policy, v. 8, p. 102-153, abr.

Nag, R.; Corley, K. G.; Gioia, D. A. (2003); Innovation tensions: chaos, structure, and managed chaos. In: SHAVININA, L. The international handbook on innovation. Elsevier. p. 607-618.

OECD – Organização para cooperação econômica e desenvolvimento (2007); Manual de Oslo. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/manual_de_ oslo.pdf> Acesso em: 17 ago.

Nelson, R. R. (1990); Capitalism as an Engine of Progress. Research Policy, Amsterdam, v. 19, n. 3, p. 193-214, jun. Oliveira, G.;

Oliveira, B. (2003); Evolução e perspectivas da indústria alimentícia brasileira. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-US, 6, São Paulo. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/6semead/index.htm> Acesso em: 14 abr. 2008.

Pessali, H. F.; Fernández, R. G. (2006); A tecnologia na perspectiva da economia institucional. In: Pelaez, V.; Szmrecsányi, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec- Ordem dos Economistas do Brasil. Cap. 4, p. 87-111.

Rothwell, R. (1994); Towards the fifth-generation innovation process. International Marketing Review, v. 11, n. 1, p. 7-31.

Sbicca, A.; Pelaez, V. (2006); Sistemas de inovação. In: Pelaez, V.; Szmrecsányi, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec - Ordem dos Economistas do Brasil. Cap. 17, p. 415-448.

Schmoch, U. (2007); Double-boom cycles and the comeback of science-push and market-pull. Research Policy, doi: 10.1016/j.respol.2006.11.008.

Schumpeter, J. A. (1988); Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juros e o ciclo econômico. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural.

Shikida, P. F. A.; Lopez, A. A. O. (1997); A questão da mudança tecnológica e o enfoque neoclássico. Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 81-92, maio.

Szmrecsányi, T. (2006); A herança schumpeteriana. In: Pelaez, V.; Szmrecsányi, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec- Ordem dos Economistas do Brasil. Cap. 5, p. 112-134.

[anterior] [inicio]


Vol. 30 (3) 2009
[Editorial] [Índice]