Espacios. Vol. 32 (1) 2011. Pág. 17

Incentivo a Inovação Mediante a Cooperação Universidade-Empresa: análise das ações do Governo do Estado do Paraná - Brasil

Incentive the Innovation By the University Company Cooperation: analysis of the actions of the Government of the State of Paraná – Brazil

El incentivo la Innovación Por la Cooperación de la Universitaria Compañía : el análisis de las acciones del Gobierno del Estado del Paraná – Brasil

Carlos Cesar Garcia Freitas y João Carlos da Cunha


4. Conclusão

O governo do estado do Paraná tem se utilizado como principal estratégia de manutenção e incentivo a inovação em Ciência e Tecnologia, o apoio das instituições de ensino e pesquisa, por meio do atendimento as demandas oriundas destas, assim como tem se utilizado de modo crescente chamadas públicas induzidas, direcionadas atender setores e regiões menos favorecidas dentro do estado.

Considerando o ano de 2008 foram aprovados 211 projetos por meio das chamadas públicas Fluxo Contínuo, porém apenas 47 destes, ou seja, 22,27% compreenderam ações efetivas e diretas de cooperação universidade-empresa. Porém estes recursos se concentraram no setor primário (agricultura e pecuária) totalizando 74% do recurso investido, o que denota a necessidade de uma melhor distribuição aos demais setores.

O grande montante 77,73% dos investimentos foram direcionados ao fortalecimento das estruturas físicas e capacitação de recursos humanos. Apesar da importância dos investimentos em estrutura física e pessoal, é de suma importância também que mais recursos sejam direcionados em termos de transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e ensino e os setores produtivos, o que torna necessário a indução dos recursos mediante delimitação das chamadas públicas.

Ações neste sentido tem sido realizado pelo governo do Estado, mediante chamadas públicas de demandas induzidas, concentradas no programa Universidade Sem Fronteiras, que de um total de R$ 54.350.913,00 orçados nos oito sub-programas, 51,03% representaram ações de cooperação universidade-empresa, o que representa um grande avanço para um distribuição mais equitativa dos recursos e do direcionamento de investimentos de aproximação do setor produtivo ao acadêmico.

Cabe destacar que avanços foram obtidos, mas muito ainda resta a ser feito ou melhorado no processo, e que pode se concluir que a intervenção econômica e social é um processo importante para a redução e até mesmo eliminação das desigualdades sociais, porém esta requer muitas vezes a indução das instituições de ensino e pesquisa que muito podem contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor; isto pode ser conferido pela necessidade do governo do Estado do Paraná, não somente de proporcionar mecanismos passivos, mas ativos, pois há uma necessidade de romper uma tradição fortemente voltada a pesquisa e que na maioria das vezes seu resultado demora ou não se transforma em desenvolvimento econômico, por meio do trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou ainda acabam promovendo a Ciência e Tecnologia com base em melhorias internas referentes à estrutura física e capacitação de pessoal.

Referências bibliográficas

CCT. Conselho de Ciência e Tecnologia do Paraná. [on line] janeiro 2010. Disponível em http://www.seti.gov.br/UGF/cct/index.htm.

CHAIMOVICH, H. (1999); Por uma Relação Mutuamente Proveitosa entre Universidade de Pesquisa e Empresas. Revista de Administração da USP, São Paulo. v. 34. n° 4, p. 18-22 outubro/dezembro.

COHEN, et. al. (2001); The Transfer of Technology from Research to Development. In Burgelman, Robert A., Maidique, Modesto A. and Wheelwright, Steven C. Strategic Management of Technology and Innovation. New York: McGraw Hill, 3 ed.

COSTA, V. M. G.; CUNHA, J. C. da. (2001); A Universidade e a Capacitação Tecnologia da Empresas. RAC, v. 5, n. 1, Jan./Abr: 61-81.

CUNHA, N. C. V. da (1999); Mecanismos de Interação Universidade-Empresa e Seus Agentes: o Gatekeeper e o Agente Universitário de Interação. REAd , ed. 9, v. 5, nº 1, março/abril.

FLEURY, M. T. L. (1999); A Relação Universidade-Empresa: desafios e oportunidades na geração e disseminação do conhecimento Mesa redonda. Revista de Administração da USP. São Paulo, v, 34. nº 4. p. 32-45, outubro/dezembro.

FLORES. M. J. das. (2005). Contribuições da Cooperação Universidade-Empresa para a Capacitação Tecnológica de PME's Moveleiras: o pólo de Arapongas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR.

FUNDO PARANÁ. (2009a); Relatório 2008. XIV Reunião do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia. Curitiba: CCT.

FUNDO PARANÁ. (2009b); Síntese Gráfica 2008. XIV Reunião do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia. Curitiba: CCT.

PLONSKI. G. A. (1999). Cooperação Universidade-Empresa: um desafio gerencial complexo. Revista de Administração da USP. São Paulo. v. 34. n° 4. p. 5-12. outubro/dezembro.

PORTO, G. S. (2000); A Decisão Empresarial de Desenvolvimento Tecnológico por Meio da Cooperação Empresa-Universidade. Tese de doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: USP.

RAPINI, M. S. (2007); Interação Universidade-Empresa no Brasil: evidências do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq. Revista de Estudos Econômicos. São Paulo. v. 37 nº.1 janeiro/março, 2007.

SBRAGIA, et. al. (1999); O Contexto Econômico, a Articulação Institucional e o Comportamento Tecnológico Recente da Indústria Brasileira. Caso en Iberoamérica.

SCHUGURENSKY, D; NAIDORF, J. (2004); Parceria Universidade-Empresa e Mudanças na Cultura Acadêmica: análise comparativa dos casos da Argentina e do Canadá. Revista Educ. Soc. São Paulo: Campinas. v. 25, nº 88, p. 997-1022. Especial – outubro.

SEGATTO, A. P. (1996); Análise do Processo de Cooperação Tecnológica Universidade-Empresa. Dissertação de mestrado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: USP.

SEGATTO-MENDES, A. P. (2001); Teoria da Agência Aplicada à Análise de Relações Entre os Participantes de Cooperação Tecnológica Universidade-Empresa. Tese de doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: USP.

SETI. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. [on line] janeiro 2010. Disponível em http://www.seti.pr.gov.br/.

TEMAGUIDE. (1999); Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Modulo I: Perspectiva Empresarial. Cotec.

UGF. Política do Estado para Ciência e Tecnologia. [on line] janeiro 2010. Disponível em http://www.seti.gov.br/UGF/politica/index.htm.

ZANLUQUl, J. B; GONÇALO, C. R. (2007); O Estágio de Desenvolvimento da Pesquisa Aplicada Através da Relação Universidade-Empresa. XXVII Encontro Nacional de Engenharia da Produção. Foz do lguaçu-Pr: ENEGEP.

[anterior] [inicio]

Vol. 32 (1) 2011
[Índice]